A A A C
email
Retornando 39 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Terça-feira, 26/05/2015

Saúde e Cuidados Médicos com Teddy Bear - Hospital do Ursinho

Tags: 11ªcre, hospital, medicina, .

 

 

 

Nos dias 19 e 20 de maio, a Escola Comandante Guilherme Fischer Presser, da 11ª CRE, recebeu a campanha Teddy Bear Hospital. Confira!

 

Para muitas crianças, o hospital pode ser um ambiente assustador. Com paredes brancas, gente de branco, agulhas, remédios e seringas.

 

O Teddy Bear Hospital, Hospital do Ursinho, é um projeto criado na Áustria em meados dos anos 90, posteriormente trazido ao Brasil, com o intuito de mostrar às crianças que o hospital é um local de cuidado. Aproxima os pequenos da figura do médico, fazendo com percam o medo do atendimento médico.

 

 

 

Graduandos de medicina da UFRJ simulando as repartições de um hospital.

 

Uma iniciativa da IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students' Associations of Brazil) sendo a UFRJ coparticipante, ajudando na elaboração e organização do evento e convidando seus alunos a participarem - como informa o site de Pediatria da Universidade.

 

Sala de recepção: alunos preenchendo folha de atividades relacionadas.

 

Na escola foi construído um cenário de fantasia, onde as crianças receberam um bichinho de pelúcia, que era paciente, e passaram pelas diversas repartições de um hospital: recepção, sala de atendimento, sala de curativos e farmácia, até chegar no centro cirúrgico.

 

Farmácia com remédios e comprimidos (jujubas) de carinho, respeito e atenção.

 

 

Paciente sendo analisado na sala de tomografia.

 

Na recepção, cada aluno dizia qual era o motivo do paciente. Uns diziam "ele está com dor de cabeça", "o meu quebrou a perna", "dor de barriga", e cada caso era encaminhado para consulta.

 

Centro cirúrgico.

 

Já no centro cirúrgico, os alunos puderam participar de uma cirurgia, uma delas era a de coração. Na dramatização, além de vestirem uma roupa especial, luvas e máscaras para evitar contaminação, eles eram convidados a localizar o coração e extrair um, em forma de boneco, através de pinça cirúrgica.

 

Encerramento da campanha. Todos muito felizes com o resultado!

 

 

Quer saber mais sobre a atividade? Entre em contato com a escola:

Diretora: Rita de Cássia

Telefone: (021) 3393-4175

E-mail: empresser@rioeduca.net

 

 

Parabéns a todos os envolvidos da Escola Cmte Guilherme Fischer Presser e aos graduandos de medicina da UFRJ, por este aulão prático sobre o cuidado médico!

 

 

 

 


Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/05/2015

Creche Municipal Fallet, Um Caso de Amor com o Rio de Janeiro!

Tags: 1ªcre, eventos, educacaoinfantil.

 

 

 

 

A paixão pelo futebol, um dos símbolos da "carioquice" dos moradores de nossa cidade, foi o eixo norteador do trabalho com Valores.

 

A Creche Municipal Fallet está localizada na comunidade de mesmo nome, entre os bairros de Santa Teresa e Catumbi. Atualmente a unidade é administrada pelas professoras Maria Aparecida Martinez e Ana Paula Leite Cortegiano.

 

 

O Projeto Pedagógico 2015 tem como eixo norteador os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. E, desde o início no ano letivo, as ações estão a todo vapor! Como diz o título da postagem no Blog da Creche, "Creche Fallet, um Caso de Amor com o Rio de Janeiro".

 

Releitura dos Arcos da Lapa, colorido coletivamente pelas crianças.

 

Partindo de letras de músicas que retratam a cidade e seus encantos, foram elencados temas mensais que abordam o cotidiano carioca e, principalmente, o da comunidade onde está inserida a Unidade Escolar.

 

 

Dentre as canções selecionadas, está "Aquele Abraço", de Gilberto Gil, que exalta a paixão carioca pelo futebol.

 

 

Nessa perspectiva, foram trabalhados valores como amizade, solidariedade, respeito e companheirismo, além das perdas e ganhos. As crianças perceberam que, apesar de cada um torcer por um time diferente, todos são amigos.

 

 

Cada um torcendo, mas respeitando a torcida do colega. E, o mais importante, percebendo que a vida é assim: "vivendo e aprendendo a jogar... nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar!".

 

 

Os versos "Alô torcida... Aquele abraço!" serviram de motivação para regras do jogo que também foram abordadas. A partir delas, as crianças refletiram sobre a importância da existência de regras para o convívio harmônico entre as pessoas. Regras de conduta nas turmas foram elaboradas para serem seguidas ao longo do ano letivo.

 

 

A culminância do tema deu-se no Dia do Brincar, quando as crianças puderam vestir as camisas de seus clubes e participar de atividades com bola e cobrança de pênaltis.

 

 

O Dia do Brincar é uma Ação que acontece mensalmente, na última terça-feira de cada mês, em todas as Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. É um dia muito especial nas unidades da Rede!

 

Dia no Brincar na Creche Fallet.

 

Quer conhecer todo o processo criativo dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores da Creche Fallet? Clique na foto abaixo e faça uma visita ao Blog da Unidade.

 

 

Parabéns a toda a Equipe que atua na Fallet! Trabalhos de Excelência para nossas crianças têm sido a tônica da Unidade, que tem levado a nossas crianças uma Primeira Infância com Educação de Qualidade!

 

 

Para entrar em Contato com a Unidade Escolar:

CRECHE MUNICIPAL FALLET

Diretora: Maria Aparecida da Conceição Martinez

Telefone: 2504-7015

E-mail: cmfallet@rioeduca.net

 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMENTE E COMPARTILHE 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/05/2015

Projeto Ocupa Escola, Transformando Escolas Públicas em Equipamentos Culturais

Tags: 6ªcre, ocupaescola.

 

 

 

No dia 14 de maio ocorreu o lançamento do projeto Ocupa Escola no Ginásio Carioca Coelho Neto. O evento contou com a presença do Prefeito da Cidade do Rio, da Secretária de Educação e do Secretário de Cultura. Vamos ver como tudo aconteceu?

 

O prefeito Eduardo Paes inaugura o projeto Ocupa Escola.

 

O projeto Ocupa Escola, resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a ONG Arte Educar, foi apresentado pelo prefeito Eduardo Paes a toda comunidade escolar. O evento foi realizado no dia 14 de maio, às 9h30min, no Ginásio Carioca Coelho Neto e contou com a participação da Secretária de Educação, Helena Bomeny, e do Secretário de Cultura Marcelo Calero.

 

O Ocupa Escola é um projeto da Rede Complementar de Cultura, formulado pelo GT de Arte Educação do movimento Reage, Artista! a partir do resultado de uma série de debates e fóruns públicos. Sua formulação levou em consideração a concentração de equipamentos culturais no Centro e na Zona Sul, em detrimento das zonas Norte e Oeste.

 

A banda do Ginásio Carioca Coelho Neto encantou a todos com sua apresentação.

 

A dificuldade dos grupos artísticos em conseguir espaço para ensaios e para a circulação de suas criações, além da escassa relação entre cultura e educação, também foram levadas em consideração para a construção do projeto.

 

Portanto, o projeto visa minimizar os problemas levantados, reconhecendo a escola como um dos instrumentos governamentais mais aptos para construir a necessária democratização da cultura.

 

Um grupo de palhaços ajudou a abrilhantar o evento com sua arte.

 

A apresentação dos artistas foi um momento de muita animação e interação.

 

O projeto tem por objetivo capacitar onze escolas da rede municipal de ensino para atuarem como equipamento público de cultura com programação quinzenal (priorizando artistas do entorno), residência artística de grupo local (que ministrará oficinas de arte aos alunos e terá espaço para desenvolver seu processo criativo), protagonismo dos alunos e construção participativa (envolvendo escola e comunidade). 

 

Há uma equipe em cada escola formada por um articulador e dois assistentes de articulação. O papel principal do primeiro elemento é articular e produzir duas ocupações mensais, envolvendo escola, artistas e comunidade. Os assistentes desempenham a função de auxiliar o articulador em todas as suas tarefas.

 

Integrantes das onze equipes do projeto Ocupa Escola: Coordenadores, Articuladores e Assistentes.

 

A relação desta equipe com a direção da escola é baseada no compartilhamento direto das ideias e decisões, bem como o estabelecimento de uma rotina de encontros e planejamento de trabalhos. O envolvimento, a ocupação e a ressignificação dos espaços físicos da escola estará à frente de todo o trabalho, procurando despertar, por meio da arte, o encantamento.

 

Os integrantes do projeto Ocupa Escola têm pela frente um enorme desafio! Para transformar cada uma das onze escolas em potentes redemoinhos culturais e artísticos, eles vão precisar de muita colaboração e suor. Não é à toa que o símbolo do projeto é o redemoinho, uma força que traz os elementos à roda, gerando movimentos e encontros.

 

O projeto Ocupa Escola acontece em uma escola de cada Coordenadoria de Educação do Rio de Janeiro.

 

A missão da equipe é ativar essa roda viva e intensa, envolvendo alunos, artistas, educadores e cidadãos. Muito diálogo e articulação serão necessários para se promover uma enriquecedora troca entre essas onze ocupações.

 

Parabéns à Prefeitura do Rio de Janeiro, por estabelecer uma parceria de sucesso com a ONG Arte Educar e com o movimento Reage, Artista!. Essa união qualificará as práticas educacionais das escolas envolvidas através de sua articulação com o rico e diverso patrimônio Cultural. 

 

Quer saber um pouco mais? Entre em contato com a escola participante da 6ª CRE:
Ginásio Carioca Coelho Neto
Rua Umbuzeiro, 455 / Ricardo de Albuquerque
Telefone: 3358-1051
E-mail: emneto@rioeduca.net

 

Quer ter o seu trabalho divulgado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua CRE! Será um prazer ter você por aqui. Até a próxima semana!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª Cre
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/05/2015

A 5ª CRE Marca Presença na Premiação do Concurso Rioeduca 450 anos!

Tags: 5ªcre, concurso, rio450anos.

 

 

 A 5ª CRE alcançou grande presença na premiação do Concurso Rioeduca 450 Anos. Os trabalhos dos alunos dessa CRE foram premiados na maioria das categorias da competição! Parabéns a eles!

 

 

Aluno: Felipe Alcantara Rodrigues

E. M. 05.15.054 Cardeal Arcoverde

 

 

Aluno: Roni Gonçalves da Silva 

E. M. 05.15.038 França

 

Aluno: Erick Gonçalves dos Santos

E. M. 05.15.004 Luiz de Camões

 

Aluno: Fernando Junio Andrade Filho 

E. M. 05.15.038 França

 

Professora: Larissa F. dos S. Manhães Corrêa

E. M. 05.15.054 Cardeal Arcoverde

(Para visualizar o livro, clique na imagem)

 

 

 

 

Representante da 5ª CRE - Professor Marcus Mortati  

E-mail para contato: marcusmortati@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share