A A A C
email
Retornando 39 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Sexta-feira, 22/05/2015

Plano Municipal de Educação - PME 10ª CRE

Tags: 10ªcre, pme.

 

 

 

Em 2015, os municípios do Brasil estarão elaborando seus Planos Municipais de Educação, tendo como referência o Plano Nacional de Educação. A proposta do MEC é que toda Sociedade Civil, Entidades Governamentais, Instituições Públicas e Privadas envolvidas com a Educação participem!

 


Para tanto, foi proposto que cada comunidade realizasse:


* O Estudo dos documentos sugeridos;

* O Construção de uma proposta coletiva;

* O Elaboração de propostas e estratégias para aproximar a realidade vivida na educação hoje e a realidade que a comunidade escolar propõe como ideal.

 

Partindo desta proposta, a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), pensando e planejando, convidou as Unidades Escolares Públicas, Privadas e Sociedade Civil, para juntos, conhecer e alinhar o Plano Municipal ao Plano Nacional de Educação e suas estratégias...

 

O Encontro “Planejando a Próxima Década e Alinhando o Plano Municipal de Educação “ aconteceu no dia 26/03/2015, Teatro da Cidade das Crianças e contou com as seguintes participações:

 

* Diretores das Unidades Escolares

* Representantes dos CECs

* Conselheiros representantes

* Dirigentes das Creches Conveniadas

* Unidades de Ensino Particulares

* Universidades na área regional da 10ª CRE

 

 

Credenciamento das Unidades Participantes no Teatro da Cidade das Crianças

 

Os objetivos propostos foram:


* Apresentar sugestões de discussões territoriais, para construção de uma proposta coletiva, visando o alinhamento do Plano Municipal ao Plano Nacional de Educação.

* Estabelecer um cronograma de discussões com os diversos segmentos da comunidade escolar.

* Fornecer material teórico para embasamento legal das discussões territoriais.

 


Palestrantes:

 

* Professora Maria das Graças Muller de Oliveira (Coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação)

* Professora Cláudia Medina de Almeida (Assessora de Integração da E/SUBE/10ª CRE);

* Professor Sinvaldo do Nascimento Souza.

 

Referências:

 

* Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 

* Documentos do MEC: Planejando a Próxima Década (conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação, Alinhando os Planos de Educação e o Caderno de Orientações do Plano Municipal de Educação.

* Resolução SME nº 1.336, de 29 janeiro de 2015.

 

 

Assuntos abordados na apresentação do PME

 

 

Os Encontros Territoriais foram organizados pela Assessoria de Integração e tiveram a participação expressiva de:

 

* 107 Unidades Escolares 

* 36 Creches

* 22 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs)

* 22 Unidades Da rede Particular

* 8 Creches conveniadas.

 

 

Encontros Territoriais

 

Esses Encontros Territoriais produziram várias sugestões de contribuição para o Plano Municipal de Educação. Essas contribuições foram sintetizadas para a composição de um Relatório Consolidado e assinado por todos os participantes.

 


Desta forma, as Unidades Escolares da 10ª Coordenadoria Regional de Educação esperam ter contribuído para a elaboração de um Plano de Educação que contemple a necessidade de todos os docentes e discentes.

 

 

Parabéns a todos!!!

 


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29



 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/05/2015

Semana da Valorização da Maternidade

Tags: 4ªcre, valorização.

 

 

 

Educar os filhos é a grande missão das famíias para que o ser humano conquiste e desenvolva suas habilidades. À família cabe essa tarefa de alto valor na vida dos filhos. Homenageamos, aqui, aqueles que cuidam, zelam e educam nossas crianças!

 

 

No mundo atual, a maioria das mães trabalham e têm dificuldades com a tarefa de educar e dar limites a seus filhos, ficando assim divididas entre o trabalho e a educação. Para valorizar essa tarefa, que acaba recaindo sobre as mulheres, o EDI Solange Coceição Tricarico trabalhou durante uma semana inteira o tema de valorização da maternidade. Várias atividades foram desenvolvidas, desde a conversa com as crianças, até as atividades realizadas diretamente com as mães.

 

 

Semana da Valorização Materna

 

 

Durante a semana de 11 a 15 de maio, o EDI Professora Solange Conceição Tricarico realizou uma série de atividades em homenagem ao dia das Mães.


Para tal ocasião, contamos com a participação de voluntários que montaram diversas oficinas e proporcionaram às mães momentos de aprendizagem, lazer e alegria. Com isso, deram às mães da escola a oportunidade de estarem integradas à rotina escolar.

 

 

 

Calendário da Semana de Atividades com as Mães no EDI Solange:

 

  • 11/05, segunda-feira - Artesanato com Pintura (Voluntária) - Claudia e Edineia;
  • 12/05, terça-feira - Palestra sobre Atividade Física e Aula de Alongamento - Professora de Educação Física Carla Brandão;
  • 13/05, quarta-feira - Festa em homenagem as Mães. Neste dia é muito importante a presença de um membro da família. Turnos: manhã, às 9 h, tarde, às 14 h.
  • 14/05, quinta-feira - Limpeza de Pele (Voluntária) - Genilda;
  • 15/05, sexta-feira - Confeitagem de Bolo Artístico (Voluntária) - Letícia (mãe do aluno Samuel Nascimento).

 

Texto enviado pela Professora Simone do EDI Solange Conceição Tricarico

 

 

"MÃE...
São três letras apenas,
As desse nome bendito:
Três letrinhas, nada mais...
E nelas cabe o infinito
E palavra tão pequena - confessam mesmo os ateus -
És do tamanho do céu
E apenas menor do que Deus!"
                                       Mario Quintana

 

 

 

Parabéns a todos da equipe do EDI Solange Conceição Tricarico, por dedicar esse lindo trabalho àquelas que desempenham, na vida, uma das tarefas de maior responsabilidade e de maior dificuldade também, que é a de educar um ser humano.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 21/05/2015

Plano Municipal de Educação - PME na 9ª CRE

Tags: 9ªcre, pme.

 

 

 

 

A partir da reunião na Secretaria Municipal de Educação a respeito do Plano Municipal de Educação, a Assessoria de Integração da 9ª CRE organizou como seria desenvolvido um plano de ação para realizar uma discussão pública sobre o PME.

 

Professor José Mauro da Silva, coordenador da 9ª CRE, na Plenária PME.


Inicialmente foi realizada uma reunião com o coordenador professor José Mauro da Silva sobre a necessidade de estabelecer um Grupo de Trabalho (GT) na E/SUBE/9ª CRE, que seria o norteador da discussão. Realizou-se uma reunião com os gerentes dos setores da E/SUBE/9ª CRE e foi escolhido um representante de cada setor para integrar o GT.


Foram convidadas para a discussão as instituições civis e educacionais da região, órgãos governamentais e ONGs, instituições universitárias e religiosas, e foi encaminhado por e-mail o material para discussão prévia.

 

Credenciamento.

 

A discussão do Plano Municipal de Educação foi realizada em dois momentos:


1º momento – Plenária na qual o Plano Nacional de Educação (PNE) foi explicado, a necessidade de alinhamento do PME, o porquê da discussão pública e a relação com uma gestão democrática - todos juntos;


2º momento – Divisão em sala por grupos previamente organizados para manter a heterogeneidade com representantes do GT e da Gerência de Educação (GED) para auxiliar e direcionar a discussão e compilar as estratégias;


Foi deixado um desafio: que, de posse do material, todos os participantes discutissem com seus pares e, no final, encaminhassem para o e-mail da Assessoria de Integração as sugestões e estratégias com fotos.

 

Discussão nas salas.

 

Após o término das reuniões, a AAI compilou, junto com a Assessoria de Informática e Tecnologia (AIT), os dados e estratégias das escolas, segmento responsável e plenária, e ajustou em um documento que concretizou e efetivou a gestão democrática e cumpriu com a determinação do próprio PNE:


“§ 2 Os processos de elaboração e adequação dos planos de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de que trata o caput deste artigo, serão realizados com ampla participação de representantes da comunidade educacional e da sociedade civil. (PNE art. 8°)”

 

Discussão nas escolas por segmento.

 

As discussões foram amplas e todos foram ouvidos. A participação de alunos da Rede Municipal de Educação e da Rede Estadual mostrou o quanto existe a preocupação com a educação e, ainda, reforçou a legitimidade da fala dos alunos.


Pudemos vivenciar que, de fato, a gestão democrática e a participação da sociedade para melhoria da educação são processos de efetiva conquista diária e de exercício para a plena cidadania.

Discussão com o segmento responsável.

 

 

Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)

Quarta-feira, 20/05/2015

Reconhecendo Espaços, Cultura e Vida no Rio de Janeiro

Tags: 8ªcre, multirio, entrejovens.

 

 

 

 

Na Escola Municipal Estado de Israel, a revista "Entre Jovens", da Multirio, direcionou o trabalho dos alunos do 9º ano, que desenvolveram diferentes habilidades com as atividades propostas na aula de História.

 

 

A revista "Entre Jovens" faz parte da mídia impressa da Multirio. Ela é distribuída nas escolas para os alunos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Na Escola Municipal Estado de Israel, a professora de História, Viviane Bonfim, percebeu que esse material poderia ser melhor aproveitado se fossem desenvolvidas atividades sobre os temas abordados, e não somente a livre leitura pelos alunos.

Com a proposta de valorizar a leitura e as informações da revista, a professora propôs que os alunos fizessem a leitura da matéria em sala de aula e, em seguida, apontassem os pontos principais dos textos.

 

 

A edição que foi trabalhada pelos alunos abordava como tema o Rio de Janeiro.

A cidade foi apresentada em diferentes aspectos no passado e no presente a partir da sua riqueza cultural, paisagística e histórica.

As reportagens foram discutidas e contextualizadas com os alunos e, em seguida, as temáticas foram divididas de acordo com o interesse dos grupos.

Logo se percebeu que o ritmo da aula se tornou dinâmico. Os alunos passaram a se organizar de acordo com o assunto que mais os atraía. Debateram, comentaram curiosidades e fizeram perguntas.

 

 

 

"Trabalhar a temática com a 'Entre Jovens' ficou atrativo para os alunos devido à linguagem jovem da revista. Dentre os temas abordados, os alunos da turma 1902 elegeram:

 Invenções Cariocas no Esporte

O Rio de Ontem e o Rio de Hoje

O que Rola na Rede (Notícias do Rio)

Curiosidades sobre as Histórias de Alguns Bairros da Cidade

Músicas que Cantam o Nosso Rio

Após os debates e a exposição das ideias dos grupos, os alunos produziram cartazes para serem afixados nos espaços da escola.

Percebeu-se uma grande preocupação em cada detalhe do trabalho, para que os cartazes fossem atrativos e representassem bem a interpretação do grupo sobre o assunto"

 

                                        Viviane Bomfim, professora de História da E. M. Estado de Israel

 

 

 

A professora Viviane Bomfim falou ao Rioeduca que pretende repetir a experiência com os próximos exemplares da revista "Entre Jovens", porque percebeu uma grande aceitação dos alunos.

A aprendizagem construída em grupo de forma colaborativa, além de proporcionar aos alunos maior envolvimento, é uma aprendizagem que desenvolve habilidades, como planejar, escrever, avaliar, ouvir, indagar e expressar-se.

O site da Multirio oferece ao professor da Prefeitura do Rio de Janeiro acesso a diferentes materiais que também podem ser usados na sala de aula e trazer bons resultados.

Para acessar é bem simples: basta colocar o seu e-mail do Rioeduca no espaço do usuário e o seu CPF (sem o zero inicial) no espaço para senha. É possível fazer download de vídeos e outros materiais.

Para acessar a página, clique na imagem abaixo:

 

 

 

O Rioeduca agradece a professora Viviane Bomfim por compartilhar sua experiência conosco.

Participe você também!

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share