A A A C
email
Retornando 39 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Quarta-feira, 13/05/2015

Árvore da Sabedoria no CIEP Mestre André

Tags: 8ªcre, leitura.

 

 

 

Motivar o aluno à leitura ainda é um dos principais objetivos da escola. No CIEP Mestre André, foi criado um cantinho aconchegante onde os alunos podem manusear, ler e fazer empréstimo de livros. Uma árvore faz parte da ornamentação do local e foi batizada como Árvore da Sabedoria.

 

Professora Rosangela Pimentel, a aluna Juliana Alcantara e a Árvore da Sabedoria

 

A leitura é uma das habilidades mais importantes desenvolvidas pelo homem. Ela é constituída como ponto fundamental das aprendizagens no ambiente escolar.

Para a formação de alunos leitores, algumas ações devem acontecer desde a primeira infância para que sejam despertados na criança a curiosidade, o encantamento e o prazer em ler!

No CIEP Mestre André, a professora Rosangela Pimentel criou um espaço onde a leitura acontece de forma espontânea e lúdica.

Alunos de todos os segmentos já passaram pelo cantinho da leitura para conhecer a Árvore da Sabedoria! 

 

 

O aluno Rafael Silva relaxa no Cantinho da Leitura e lê um livro.

 

A Árvore da Sabedoria está no corredor do CIEP Mestre André.

Enquanto os alunos aguardam o início das atividades de Artes ou da oficina de Jiu-Jitsu, eles podem relaxar nas almofadas abaixo da árvore e apreciar uma boa leitura.

Os livros são da Sala de Leitura e foram sugeridos pelos próprios alunos. Caso não dê tempo de terminar a leitura, o aluno pode levar o livro emprestado e devolver no dia seguinte.

A inauguração desse cantinho de leitura aconteceu no dia 22 de abril. Os professores ficaram muito empolgados e foram os primeiros a experimentar o Cantinho da Leitura.

 

 

 

"Não resistimos e inauguramos o espaço! Também somos crianças!"

                                                                   Raquel Soares, professora do CIEP Mestre André 

 

 

A Árvore da Sabedoria foi ornamentada com flores coloridas e com diferentes letras do alfabeto.

Os alunos da Educação Infantil já criaram um joguinho e estão competindo todos os dias. A professora fala uma letra e eles começam a procurá-la na árvore. Vence quem encontra a letra primeiro.

Mesmo que ainda não dominem a leitura, os pequenos da Educação Infantil já escolhem livrinhos, sentam-se nas almofadas e criam suas próprias historinhas a partir das ilustrações.

 

Professores do CIEP Mestre André inaugurando o Cantinho da Leitura.

 

"Acho que as escolas só terão realizado a sua missão se forem capazes de desenvolver nos alunos o prazer da leitura. O prazer da leitura é o pressuposto de tudo o mais. Quem gosta de ler, tem nas mãos as chaves do mundo."

                                                                                                      Rubem Alves

 

Essa citação pode ser a que mais traduz a motivação da professora Rosangela Pimentel. Próximo à Árvore da Sabedoria, alunos do CIEP podem descobrir o hábito, o gosto e os diversos aprendizados a partir da leitura. 

 

Alunos do CIEP Mestre André explorando livrinhos.

 

 

O Rioeduca parabeniza o CIEP Mestre André pelo projeto de incentivo à leitura!

 

Sua escola também realiza projetos bem-sucedidos?

Entre em contato com o Rioeduca e compartilhe conosco!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/05/2015

Descobrindo a Cidade Maravilhosa

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Tristão de Athayde está desenvolvendo o projeto Descobrindo a Cidade Maravilhosa em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.

 

Um dos principais objetivos do projeto anual do EDI Tristão de Athayde é fazer com que as crianças reconheçam e valorizem a nossa cidade, seus atrativos turísticos, suas belezas naturais e sua história sociocultural. Será enfatizado, também, no projeto Descobrindo a Cidade Maravilhosa, a preservação do patrimônio público.

 

Leia o relato enviado pela professora articuladora Patricia de Lamare sobre o trabalho desenvolvido no primeiro bimestre:

Nosso projeto político pedagógico Descobrindo a Cidade Maravilhosa já chegou despertando a curiosidade dos nossos alunos. A cada mês, trabalhamos nossos objetivos específicos que são contextualizados com o projeto.

Iniciamos o ano, com a exibição do filme "Rio", numa animada sessão pipoca. As crianças ficaram empolgadas e curiosas com tantas descobertas que estavam por vir. Apresentamos o nome da cidade do Rio de Janeiro e a logomarca homenageando os 450 anos. A partir dessa ideia, trabalhamos a identidade de cada aluno e da turma, já que realizamos a atividade coletiva de construção da identidade de cada turma a partir da logo dos 450 anos. 

 

Criações artísitcas a partir da logomarca em comemoração aos 450 anos da cidade.

 

 

Utilização de diferentes materiais para criação de identidade a partir da logomarca dos 450 anos.

 

Também promovemos o concurso "Seja a capa do projeto político pedagógico", no qual cada criança, também a partir da logomarca, teve a oportunidade de criar, em casa, a identidade da escola Tristão de Athayde.

 

                          Trabalhos candidatos ao concurso Seja a capa do Projeto Político Pedagógico.

 

Mais trabalhos para seleção no concurso "Seja a capa do Projeto Político Pedagógico".

 

A 1ª etapa do concurso foi realizada com uma votação interna em cada sala, em que os alunos escolheram apenas um trabalho para representar a sua turma. Agora, a votação é on-line, no blog, com o envolvimento da comunidade. E está sendo um sucesso, já tendo alcançado, até hoje, 1378 votos. Faltam poucos dias para a escolha do vencedor, que será ainda em maio.

Dando continuidade ao nosso projeto, realizamos a atividade "Hospital dos Livros", na qual cada aluno esteve com a vida dos livros nas mãos. Eles se divertiram com a restauração e aprenderam sobre a importância da preservação e conservação. 

 

Crianças envolvidas com a atividade de restauração de livros.

 

Nossas descobertas não param por aqui. Conhecemos nosso corpo, brincamos de faz de conta, aprendemos sobre a importância da água e como evitar o desperdício, descobrimos os números, fizemos pesquisas em livros. Quanta novidade! 

 

Fizemos um passeio à Feira do Desenho Vivo, na PUC (Pontifícia Universidade Católica) e, já no caminho, fomos conhecendo as praias da Barra, de São Conrado, a pedra da Gávea e a favela da Rocinha. Nossas crianças adoraram conhecer o campus da universidade e participar das atividades. Fizeram desenhos com tinta comestível de goiaba e cenoura, utilizaram frutas para montar seus desenhos e depois as degustaram. Foi uma experiência muito saborosa!

 

Os pontos turísticos do Rio, como Corcovado, calçadão de Copacabana, Maracanã, arcos da Lapa e Pão de Açúcar têm sido enfatizados com os alunos através de atividades dirigidas de colagem, releitura de cartões postais, maquetes e quadros. Além das músicas que fazem parte da cidade: "Cidade Maravilhosa", "Aquele Abraço", "Samba do avião".

 

Cristo Redentor fazendo sucesso com os pequenos do EDI Tristão de Athayde.

 

Nesse mês de maio, homenageamos as mães com uma vernissage das pinturas e maquetes produzidas por cada turma sobre o Rio de Janeiro, além da confecção de um caderno de receitas em que, na capa, trabalhamos paisagens da nossa cidade.

 

Mural em homenagem ao Dia das Mães e caderno de receitas confeccionado pelos alunos.

 

Muitas surpresas e descobertas ainda estão por vir, sendo uma delas a parceria com o diretor Carlos Saldanha, do filme "Rio".

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/05/2015

Arte para Integrar

Tags: 2ªcre.

 

 

A Creche Municipal Galdino Manoel da Silva está trabalhando com os pequeninos no ano de 2015 o projeto “Arte para Integrar”, visando a parceria entre família e escola.

 


Frequentar a escola desde a Educação Infantil permite que a criança se desenvolva brincando. Nessa fase, as brincadeiras auxiliam os pequeninos em um desenvolvimento global, isto é, social, cognitivo e motor.


A professora Gabriela Farias, diretora da unidade escolar, contou ao portal Rioeduca que o projeto “Arte para Integrar” foi escolhido em conjunto com os demais profissionais da creche. A intenção é integrar família e escola, sabendo que essa parceria é fundamental para o desenvolvimento escolar dos educandos.


O projeto tem como viés principal falar sobre a música, com a função de estabelecer vínculos, tanto da família quanto dos adultos e crianças, fortalecendo laços familiares através da arte. No primeiro e segundo bimestres será trabalhado o tema música "do Choro ao Funk" para que os pequeninos conheçam todos os estilos musicais.


As informações sobre o projeto estão bem detalhadas no blog da Creche Municipal Galdino Manoel da Silva. E vamos conhecer um pouco sobre este trabalho.


As turmas receberam o nome de ilustres artistas da música brasileira. A turma Tom Jobim foi apresentada ao violão. Nesse momento, os educandos puderam explorar e conhecer como funciona esse maravilhoso instrumento musical. Após a vivência, as crianças fizeram uma pintura utilizando rolos com o molde do violão.

 

Alunos conhecendo a arte através do violão.

 

Explorando o primeiro subtema do projeto anual, a turma Vinícius de Moraes começou a conhecer o mundo da música e suas diversidades. E aproveitando o mês de março, aniversário do Rio de Janeiro, os pequenos exploraram a música "Samba do Avião". Observaram diversas imagens do Rio de Janeiro e viveram um pouquinho do mar sentindo o cheiro da água da praia e a areia nos pés.

 


Pequeninos usando a arte para conhecer a cidade.

 

No início do ano letivo, a turma Noel Rosa conheceu um pouco da vida e da obra do "Poeta da Vila".


Os alunos trabalharam e ouviram algumas de suas músicas como "Com que roupa eu vou?", "Conversa de botequim" e "Festa no céu". Conheceram também um pouco da vida de Noel Rosa que faleceu ainda muito jovem, aos 26 anos.


Conhecendo vida e obra do "Poeta da Vila".


Na semana que antecedeu o Dia das Mães, aconteceu um Sarau na creche para homenagear as famílias e todos aqueles que estão presentes no dia a dia dos pequeninos. A homenagem contou com a presença de um convidado especial que tocou no violão músicas da Bossa Nova. Além disso, houve também apresentações dos alunos e funcionários da escola. Um momento de real integração entre família e escola.

 

 

Sarau em homenagem às famílias.

 

 

Desejamos sucesso à equipe da Creche Municipal Galdino Manoel da Silva! Que, através da arte, vocês consigam integrar sempre família e escola!

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/05/2015

11ª CRE: Debatendo Metas Estratégicas

Tags: 11ªcre, pme, plano municipal educação.

 

 

 

O Fórum Geral do Plano Municipal de Educação da 11ª CRE ocorreu no dia 10 de abril.

 

As unidades escolares da 11ª CRE se reuniram primeiramente internamente em suas próprias escolas para debater as metas 5, 7, 8 e 9 do Plano Nacional de Educação a fim de criar estratégicas para desenvolver as metas do município do Rio de Janeiro.

 

Após os fóruns internos nas unidades escolares, ocorreu o Fórum Geral da 11ª CRE no dia 10 de abril, onde os membros representantes de cada escola compartilharam as estratégicas elaboradas para realização das metas com sucesso.

 

Fotos de diferentes escolas debatendo as metas e estratégicas em suas Unidades Escolares.

 

No Fórum houve espaço para debates e troca de experiências entre cada unidade escolar sobre como alcançar as metas estabelecidas. Duas palestrantes puderam expor o plano e falar um pouco de suas experiencias com a alfabetização e com a Educação de Jovens e Adultos (PEJA).

 

Fotos de diferentes escolas debatendo as metas e estratégicas em suas Unidades Escolares.

 

O Fórum também teve a participação de representantes de escolas particulares, da sociedade civil e de universidades, criando assim, um ambiente bastante propício ao debate de questões importantes para toda a sociedade.

 

Fórum cheio com a presença da equipe da 11ª CRE. Em destaque, a professora Marcione relatando as estratégias elaboradas pela sua Unidade escolar.

 

Posteriormente, realizaram-se novas reuniões a fim de reunir as estratégias por polos, além de uma compilação final que foi enviada para a SME.

 

 

Faça sua inscrição para a Conferência Municipal de Educação, clicando aqui

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: 
https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share