A A A C
email
Retornando 39 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Segunda-feira, 11/05/2015

Juntos: Vivendo e Convivendo na Escola!

Tags: 1ªcre, eventos.

 

 

Nova equipe gestora da E.M. Mário Claudio realiza articulação visando garantir a permanência e sucesso das crianças da escola.


 Localizada no bairro do Rio Comprido, a E.M. Mário Claudio atende turmas de Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, além de turmas de Projetos de Reforço Escolar.

 

Na direção da Escola Mário Claudio desde janeiro deste ano, a professora Ana Claudia, juntamente com a equipe, vem buscando firmar ações e parcerias, visando formar uma Rede que possa dar suporte e garantir o sucesso acadêmico de nossas crianças.

 

Direção e Coordenação Pedagógica, com os representantes do Conselho Tutelar e PROINAPE


Objetivando fortalecer laço e, como pontapé inicial para tal, a direção da unidade escolar propiciou um encontro com a participação de diversas parcerias, entre elas o CMS Marcolino Candau, que realiza as ações do Programa de Saúde na Escola, o Projeto Aluno Presente, Equipe do PROINAPE, Conselho Tutelar, a Professora de Acompanhamento Estratégico do Projeto Escolas em Foco, o NIAP e membros do Conselho Escola Comunidade.

 

Reunião de articulação de parcerias

 

Nesse encontro foram pensadas e traçadas ações coletivas e integradas para contribuir na dinâmica da rotina escolar.

 

Ação do CMS Marcolino Candau, durante Semana do Autocuidado, em 2014.

 

Outro ponto discutido foi a importância do desenvolvimento de ações que busquem valorizar a Instituição ESCOLA, no fortalecimento das relações pessoais e no reconhecimento de todos os atores envolvidos no processo educativo.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos na parceria da E.M. Mário Claudio. Desejamos sucesso nas ações pois, ao final de tudo, os maiores beneficiados são as nossas crianças e jovens, razão de todo nosso trabalho. Eles merecem!!!!

 

 


*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.
 


Professor Alexandre Roque de Araujo
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMPARTILHE E COMENTE!


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/05/2015

Monteiro Lobato na Escola Otávio Kelly

Tags: 6ªcre.

 

O SESC participou da culminância do projeto Monteiro Lobato na Escola Otávio Kelly na semana do Dia Nacional do Livro Infantil. Vamos ver como tudo aconteceu?

 

A Escola Municipal Otávio Kelly localiza-se na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro. Atende alunos da Educação Infantil ao 5º ano em horário parcial. A Diretora Geral da Unidade Escolar, professora Patrícia de Moraes Esteves, conta com uma equipe de professores competentes e com um extremo amor pelo trabalho que realizam.

 

Dentre estes professores, destaco, nesta matéria, os docentes da Educação Infantil que possuem um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos e no sucesso da escola como um todo. São professores sensíveis e que estão sempre atentos para identificar as necessidades e desejos dos alunos.

 

Procuram desenvolver atividades que proporcionam, de forma intencional, oportunidades de aprendizagens e desenvolvimento das crianças. Para isso, trabalham com projetos semanais que tem por objetivo principal desenvolver cidadãos autônomos e participativos na sociedade.

 

A apresentação teatral foi feita pelo SESC de São João de Meriti, um grande parceiro das escolas da Pavuna.

 

Na semana de 13 a 17 de abril, as turmas de Educação Infantil trabalharam com Monteiro Lobato, um grande escritor, celebrado por diversas gerações de crianças em virtude do seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”.

 

Este projeto visou levar as crianças a conhecer a obra do escritor e sua importância para a literatura infantil, já que no dia 18 de abril seria comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Em sua literatura, ele buscou estimular o imaginário dos pequenos e o gosto pela leitura, já que a personagem da Dona Benta contava histórias para seus netos.

 

Os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo encantaram alunos e professores da Educação Infantil.

 

Durante toda a semana foram realizadas atividades relacionadas com o projeto: leitura diária de histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, vídeos dos episódios da série de TV, vídeo sobre a bibliografia de Monteiro Lobato e trabalhos artísticos (confecção da boneca Emília).

 

A culminância do projeto foi feita em parceria com o SESC de São João de Meriti (Baixada Fluminense), através de uma apresentação teatral. O espetáculo trouxe, em sua essência, a magia das obras do Sítio do Pica-pau Amarelo. Ele convidou alunos e professores a embarcar no mundo de Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Saci e toda a turma. O encantamento foi total!

 

Culminância do projeto sobre o Dia Nacional do Livro Infantil.

 

Por tudo que Monteiro Lobato significa, é dever da escola incluir no currículo a leitura de suas obras. O encantamento que suas histórias provocam é inesgotável. Não há idade para começar a ler Lobato. Ao começar, não se quer parar mais!

 

Parabéns às professoras Bárbara Cristina, Leni Menduiña, Tânia Margarete, Rita Luziê, Jacqueline Stallone e Rose Marilane por formarem esta equipe de excelência! É um orgulho tê-las na 6ª CRE!

 

Quer ter o seu trabalho divulgado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua CRE! Será um prazer ter você por aqui! Até a próxima semana!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

                               


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/05/2015

Vencedores do Concurso de Imagem e Slogan da Eleição do Grêmio Estudantil 2015

Tags: grêmio, concurso, imagem, slogan.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 08/05/2015

Aprendendo e Brincando Vou Cariocando

Tags: 5ªcre, edi.

 

 

 

Em abril, no EDI Professor Ubirajara de Paula Castro, a professora Marilene, em sua turma Berçário EI 51, abordou questões que envolvem o meio ambiente, usando histórias e desenvolvendo a coordenação motora através do PPP "Aprendendo e Brincando Vou Cariocando".

 

Através do Projeto Político Pedagógico, cujo tema é APRENDENDO E BRINCANDO VOU CARIOCANDO, o Espaço de Desenvolvimento Infantil 05.15.809 Professor Ubirajara de Paula Castro, localizado em Marechal Hermes, abordou no mês de abril questões que envolvem o meio ambiente, onde os animais estão inseridos e os diferentes tipos de alimentos também.

 


A professora Marilene De Paula procurou o Portal Rioeduca para mostrar a nossa rede e ao mundo como foi a interação da turma Berçário EI 51 neste trabalho que os levou a ouvir e interagir através da história "Pequeno Papagaio". Segundo a professora, os alunos tiveram a oportunidade de dar vida e cor ao papagaio desenhado com tinta guache.

 


"Sendo assim, nosso objetivo do dia foi alcançado: eles interagiram ouvindo a história enriquecendo o vocabulário; desenvolveram a coordenação motora; perceberam as diferentes cores do mundo; conheceram e reconheceram diferentes animais. A atividade foi bem divertida e prazerosa! E depois da pintura, nada melhor que um banho!", diz a professora Marilene.

 


Como aconteceu o projeto "Aprendendo e Brincando Vou Cariocando"


"Nos dois primeiros anos do EDI, trabalhamos a construção da identidade nos seguintes projetos: Identidade Cidadã/2013 e Da Minha a Sua Construímos: a Nossa Identidade/2014. Este ano, aproveitando a identidade fortalecida e os festejos dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, resolvemos dar movimento ao nosso projeto. Sendo assim, o projeto Aprendendo e Brincando Vou Cariocando nada mais é do que a parceira de dois verbos que são uma constante em nossa prática pedagógica: aprender e brincar, além de um neologismo que caracteriza uma identidade regional e a comemoração do aniversário da cidade onde se vive", revela a professora Marilene.

 

Na foto acima, as professoras Cleide, Marilene e Ana Paula.

 

Partindo dessa ideia, os envolvidos desenvolveram as atividades de maneira lúdica e prazerosa, focadas na consciência ecológica e humana de um meio ambiente mais seguro, limpo, colorido e sustentável, para o bem de todos!


"Onde homens, animais, seres vivos, recursos naturais, o Rio de Janeiro e o mundo como um todo precisam de cuidados", finaliza a professora Marilene De Paula.


Dirigindo o EDI: professor Ubirajara de Paula Castro e a professora Patricia Pina de Sousa, juntamente com sua equipe.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share