A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Quarta-feira, 13/05/2015

Fórum Regional de Educação da 3ª CRE: 1ª parte - Preparação

Tags: 3ªcre, fórum, pme.

 

 

 

 

O Fórum Regional do Plano Municipal de Educação da 3ª CRE foi realizado no dia 14 de abril, na Escola Maranhão, de 13 às 18 horas, contando com a participação de professores, funcionários, alunos e demais interessados sobre o tema.

 

 

A E/SUBE/3ª CRE, ao receber a incumbência de dinamizar os debates sobre o Plano Municipal de Educação, decidiu formar uma Comissão para organizar as ações.

Para compor essa Comissão, foram escolhidos os seguintes servidores:

  • Claudio Maia Figueiredo – Assessor de Integração;
  • Sandra Helena Martorelli Barbosa – Assistente da Gerência de Educação;
  • Elizabeth Lima Marques da Silva – Assistente do Gabinete;
  • Leticia Carvalho Monteiro – Assistente de Informática;
  • Leandro Nunes da Silva Rodrigues – Assistente da Gerência de Infraestrutura;
  • Glória Vanja Villar de Almeida – Membro da Gerência de Administração.

 

 

A Comissão elaborou convites, fichas de inscrição, banner de divulgação e chamadas no site da CRE, além do material necessário ao evento, como pastas, canetas, folhas para anotações e crachás, som, datashow, microfone, lanches, certificados para os dinamizadores,formulário de avaliação do evento, lembranças para os alunos da apresentação inicial, para o diretor e para o professor da escola anfitriã etc.

 

 

Nas reuniões de eleição dos conselhos, a Assessoria de Integração esclareceu o que era o Plano Municipal de Educação e a importância da participação de toda comunidade escolar. Informou que o texto base estava disponível no site da CRE e incentivou que todas as Unidades Escolares promovessem debates com os CECs.

Para o Fórum Regional de Educação, foram convidados um representante do CEC de cada Unidade Escolar e representantes de parceiros externos (Sindicatos, Programa de Saúde nas Escolas, Associações de Moradores, Conselho Tutelar, Ministério Público e outros).

 


 


Na próxima semana, o fórum e os resultados de suas importantes discussões. Aguardem! 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 13/05/2015

Árvore da Sabedoria no CIEP Mestre André

Tags: 8ªcre, leitura.

 

 

 

Motivar o aluno à leitura ainda é um dos principais objetivos da escola. No CIEP Mestre André, foi criado um cantinho aconchegante onde os alunos podem manusear, ler e fazer empréstimo de livros. Uma árvore faz parte da ornamentação do local e foi batizada como Árvore da Sabedoria.

 

Professora Rosangela Pimentel, a aluna Juliana Alcantara e a Árvore da Sabedoria

 

A leitura é uma das habilidades mais importantes desenvolvidas pelo homem. Ela é constituída como ponto fundamental das aprendizagens no ambiente escolar.

Para a formação de alunos leitores, algumas ações devem acontecer desde a primeira infância para que sejam despertados na criança a curiosidade, o encantamento e o prazer em ler!

No CIEP Mestre André, a professora Rosangela Pimentel criou um espaço onde a leitura acontece de forma espontânea e lúdica.

Alunos de todos os segmentos já passaram pelo cantinho da leitura para conhecer a Árvore da Sabedoria! 

 

 

O aluno Rafael Silva relaxa no Cantinho da Leitura e lê um livro.

 

A Árvore da Sabedoria está no corredor do CIEP Mestre André.

Enquanto os alunos aguardam o início das atividades de Artes ou da oficina de Jiu-Jitsu, eles podem relaxar nas almofadas abaixo da árvore e apreciar uma boa leitura.

Os livros são da Sala de Leitura e foram sugeridos pelos próprios alunos. Caso não dê tempo de terminar a leitura, o aluno pode levar o livro emprestado e devolver no dia seguinte.

A inauguração desse cantinho de leitura aconteceu no dia 22 de abril. Os professores ficaram muito empolgados e foram os primeiros a experimentar o Cantinho da Leitura.

 

 

 

"Não resistimos e inauguramos o espaço! Também somos crianças!"

                                                                   Raquel Soares, professora do CIEP Mestre André 

 

 

A Árvore da Sabedoria foi ornamentada com flores coloridas e com diferentes letras do alfabeto.

Os alunos da Educação Infantil já criaram um joguinho e estão competindo todos os dias. A professora fala uma letra e eles começam a procurá-la na árvore. Vence quem encontra a letra primeiro.

Mesmo que ainda não dominem a leitura, os pequenos da Educação Infantil já escolhem livrinhos, sentam-se nas almofadas e criam suas próprias historinhas a partir das ilustrações.

 

Professores do CIEP Mestre André inaugurando o Cantinho da Leitura.

 

"Acho que as escolas só terão realizado a sua missão se forem capazes de desenvolver nos alunos o prazer da leitura. O prazer da leitura é o pressuposto de tudo o mais. Quem gosta de ler, tem nas mãos as chaves do mundo."

                                                                                                      Rubem Alves

 

Essa citação pode ser a que mais traduz a motivação da professora Rosangela Pimentel. Próximo à Árvore da Sabedoria, alunos do CIEP podem descobrir o hábito, o gosto e os diversos aprendizados a partir da leitura. 

 

Alunos do CIEP Mestre André explorando livrinhos.

 

 

O Rioeduca parabeniza o CIEP Mestre André pelo projeto de incentivo à leitura!

 

Sua escola também realiza projetos bem-sucedidos?

Entre em contato com o Rioeduca e compartilhe conosco!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 13/05/2015

Informativo Multírio - 13 de maio

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Ciência de volta à TV

Os conceitos de temperatura e pressão são explicados de maneira lúdica no episódio de estreia da segunda temporada de Como É Que É?, da MultiRio. A série aborda conceitos de ciências físicas e biológicas a partir de situações do cotidiano, como o cozimento de alimentos em uma panela de pressão. Os temas são propostos através de dúvidas do personagem Tomás, um jovem estudante que conta com o conhecimento de Hermenegilda. Como É Que É? vai ao ar nesta sexta-feira (15), às 14h, na BandRio, e sábado (16), às 19h30, no canal 26 da NET.

 

Videoteca em diferentes plataformas

As séries, documentários, campanhas e animações da MultiRio já estão disponíveis em dispositivos móveis, como celulares e tablets com sistemas operacionais Android e iOS. Com a modernização da Videoteca (www.multirio.rj.gov.br/videoteca), o conteúdo ficou ainda mais acessível, podendo ser explorado a qualquer momento e em diferentes plataformas. Entre os programas incluídos no acervo on-line da MultiRio estão as séries Inclusive Eu, que dá voz a crianças e adultos com necessidades especiais; Rio Resiliente, com uma abordagem sobre sustentabilidade e gestão de riscos; e a temporada mais recente de Cidade de Leitores, que traz entrevistas com escritores e obras relevantes. Séries de animação, como Que Medo! e Os Invisíveis, também estão disponíveis na Videoteca, bem como as novas produções Click o Rio e Símbolos da Cidade, da Web TV.

 

E mais:

No Portal MultiRio, Franklin Rumjanek, diretor adjunto do Instituto Ciência Hoje, assina o artigo sobre a produção do conhecimento científico e o ensino de Ciências nas escolas. A situação dos reservatórios de água tombados do Rio é assunto da entrevista com Roberto Anderson Magalhães, arquiteto do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e doutor em Urbanismo. Leia sobre o processo da abolição da escravatura no Brasil, que mobilizou pessoas de todas as camadas sociais. Conheça, também, o movimento Maio Amarelo, que busca conscientizar a população para um trânsito seguro. E mais: o projeto Paredes Art Zone (P.A.Z.) leva a arte do grafite para alunos do 5º ao 9º ano. O tema são os 450 anos de fundação da cidade. Tudo isso em: multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no 
Twitter Portal 
Multirio

 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/05/2015

Descobrindo a Cidade Maravilhosa

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Tristão de Athayde está desenvolvendo o projeto Descobrindo a Cidade Maravilhosa em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.

 

Um dos principais objetivos do projeto anual do EDI Tristão de Athayde é fazer com que as crianças reconheçam e valorizem a nossa cidade, seus atrativos turísticos, suas belezas naturais e sua história sociocultural. Será enfatizado, também, no projeto Descobrindo a Cidade Maravilhosa, a preservação do patrimônio público.

 

Leia o relato enviado pela professora articuladora Patricia de Lamare sobre o trabalho desenvolvido no primeiro bimestre:

Nosso projeto político pedagógico Descobrindo a Cidade Maravilhosa já chegou despertando a curiosidade dos nossos alunos. A cada mês, trabalhamos nossos objetivos específicos que são contextualizados com o projeto.

Iniciamos o ano, com a exibição do filme "Rio", numa animada sessão pipoca. As crianças ficaram empolgadas e curiosas com tantas descobertas que estavam por vir. Apresentamos o nome da cidade do Rio de Janeiro e a logomarca homenageando os 450 anos. A partir dessa ideia, trabalhamos a identidade de cada aluno e da turma, já que realizamos a atividade coletiva de construção da identidade de cada turma a partir da logo dos 450 anos. 

 

Criações artísitcas a partir da logomarca em comemoração aos 450 anos da cidade.

 

 

Utilização de diferentes materiais para criação de identidade a partir da logomarca dos 450 anos.

 

Também promovemos o concurso "Seja a capa do projeto político pedagógico", no qual cada criança, também a partir da logomarca, teve a oportunidade de criar, em casa, a identidade da escola Tristão de Athayde.

 

                          Trabalhos candidatos ao concurso Seja a capa do Projeto Político Pedagógico.

 

Mais trabalhos para seleção no concurso "Seja a capa do Projeto Político Pedagógico".

 

A 1ª etapa do concurso foi realizada com uma votação interna em cada sala, em que os alunos escolheram apenas um trabalho para representar a sua turma. Agora, a votação é on-line, no blog, com o envolvimento da comunidade. E está sendo um sucesso, já tendo alcançado, até hoje, 1378 votos. Faltam poucos dias para a escolha do vencedor, que será ainda em maio.

Dando continuidade ao nosso projeto, realizamos a atividade "Hospital dos Livros", na qual cada aluno esteve com a vida dos livros nas mãos. Eles se divertiram com a restauração e aprenderam sobre a importância da preservação e conservação. 

 

Crianças envolvidas com a atividade de restauração de livros.

 

Nossas descobertas não param por aqui. Conhecemos nosso corpo, brincamos de faz de conta, aprendemos sobre a importância da água e como evitar o desperdício, descobrimos os números, fizemos pesquisas em livros. Quanta novidade! 

 

Fizemos um passeio à Feira do Desenho Vivo, na PUC (Pontifícia Universidade Católica) e, já no caminho, fomos conhecendo as praias da Barra, de São Conrado, a pedra da Gávea e a favela da Rocinha. Nossas crianças adoraram conhecer o campus da universidade e participar das atividades. Fizeram desenhos com tinta comestível de goiaba e cenoura, utilizaram frutas para montar seus desenhos e depois as degustaram. Foi uma experiência muito saborosa!

 

Os pontos turísticos do Rio, como Corcovado, calçadão de Copacabana, Maracanã, arcos da Lapa e Pão de Açúcar têm sido enfatizados com os alunos através de atividades dirigidas de colagem, releitura de cartões postais, maquetes e quadros. Além das músicas que fazem parte da cidade: "Cidade Maravilhosa", "Aquele Abraço", "Samba do avião".

 

Cristo Redentor fazendo sucesso com os pequenos do EDI Tristão de Athayde.

 

Nesse mês de maio, homenageamos as mães com uma vernissage das pinturas e maquetes produzidas por cada turma sobre o Rio de Janeiro, além da confecção de um caderno de receitas em que, na capa, trabalhamos paisagens da nossa cidade.

 

Mural em homenagem ao Dia das Mães e caderno de receitas confeccionado pelos alunos.

 

Muitas surpresas e descobertas ainda estão por vir, sendo uma delas a parceria com o diretor Carlos Saldanha, do filme "Rio".

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share