A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Quarta-feira, 27/05/2015

Produção Autônoma Do Anima Escola 2015

Tags: animamundi, midias, .


 

 

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 22/06 

 

Estão Abertas As Inscrições Para A Produção Autônoma Do Anima Escola 2015



Estão abertas até o dia 10/6, as inscrições para a produção autônoma do Anima Escola 2015.


Os interessados devem enviar seus projetos de trabalho para o e-mail escola@animamundi.com.br com cópia para smemidia@rioeduca.net, juntamente com o formulário de inscrição preenchido.


Serão selecionados 30 projetos para acompanhamento durante o ano letivo de 2015.


O EDITAL DESSE ANO APRESENTA NOVIDADES. ENTÃO, NÃO DEIXE DE LER O DOCUMENTO ANTES DE REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO!!!!!!

 

Quem pode participar: 

*  Professores que participaram do projeto Anima Escola em anos anteriores; 

* Professores que possuem experiência comprovada em animação, mas que não participaram do Anima Escola.

 

Objetivo: 

Esta fase do projeto Anima Escola tem por objetivo a produção autônoma de vídeos de animação nas escolas, com suporte técnico para instalação e utilização do MUAN e apoio pedagógico para a realização dos filmes por professores em suas escolas.



Baixe, aqui, o edital e a ficha de inscrição!

 

Luciana Bessa
Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação
Tel.: 2976-2318
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/05/2015

Em Dia com a Saúde

Tags: 2ªcre, saúde.

 

 

 

Para homenagear o Dia Mundial da Saúde, a Escola Municipal Madrid realizou um evento voltado para atitudes de uma vida saudável.

 

 

O evento “Em Dia com a Saúde” foi realizado no dia 7 de abril nas dependências da escola, organizado pela professora Dayse, coordenadora pedagógica. Contou com a participação de profissionais dos mais variados segmentos da saúde: Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa Saúde na Escola (PSE) com o Posto de Saúde Maria Augusta Estrela, e Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


As atividades foram desenvolvidas por meio de exposições, dramatizações, jogos, brincadeiras, tecnologia e interatividade. Com isso, as crianças vivenciaram momentos enriquecedores a respeito da saúde. Foram abordados temas como: dengue, saúde bucal, doença de Chagas, tabagismo, contaminação da água, bactérias, vírus, DST, sexualidade, conceito de saúde, Índice de Massa Corporal, o corpo e os sentidos. Os alunos aproveitaram o dia para adquirir conhecimentos sobre estes assuntos de forma dinâmica e divertida.


Na oficina “O Corpo e os Sentidos”, os alunos utilizaram o “Uquinha” (netbook do Projeto UCA - Um Computador por Aluno) para participar de mais uma atividade saudável, na qual o educando, de posse de um "Uquinha", andava pela escola em busca do ambiente que mais lhe agradava, que mais lhe fazia bem, que o acalmava ou que o animava para fotografar, imprimir e colar em um cartaz e conversar a respeito do que sente.

 


Aluno utilizando o netbook do "Projeto UCA".

 

 

Atividade realizada na oficina "O Corpo e os Sentidos".

 

Na oficina sobre sexualidade, o assunto foi abordado de forma natural com os adolescentes, não mais como tabu, por meio de jogos e brincadeiras. Foi um dia prazeroso de orientações, descobertas e diversão. Os alunos gostaram muito!

 

Oficina sobre Sexualidade.

 

Além das oficinas citadas, os alunos participaram de outras atividades que enriqueceram muito o evento. Vejamos, através de fotos, o registro de algumas destas atividades.

 


Oficina sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

 

 

Alunos participando da oficina "Conceito e Saúde".

 

O intuito de realizar a “Feira no Dia Mundial de Saúde” foi trazer profissionais da saúde para dentro da escola, com informações científicas, oficiais, dinâmicas e com uma linguagem de acordo com a faixa etária dos alunos.

"A escola pensou em atividades das quais os alunos pudessem participar, interagindo com os palestrantes, com o teatro e com os jogos. Um dia para conhecer a saúde em suas mais variadas concepções", conta a professora Paula, que nos enviou o material sobre o assunto.


As atividades foram pensadas e escolhidas com o objetivo de tornar o dia um momento lúdico, agradável, de conhecimento e participação. Além disso, os alunos também desenvolveram uma série de atividades com os professores regentes em sala de aula.


As turmas do 9º ano do Ensino Fundamental estão participando do projeto “Megassaudável” com as professoras de Educação Física. E foi dessa forma que surgiu a ideia de convidar profissionais da saúde do adolescente para tirar dúvidas sobre o assunto.


As professoras de Ciências estão trabalhando com os educandos as questões do Uso Consciente da Água, Dengue e Doenças de Chagas. A unidade escolar participa de dois projetos: um realizado pela UERJ e o outro pela UFRJ que são: “Biossegurança e Biosseguridade” e o “Com Saúde, com Ciência e Sustentabilidade”.


No blog da escola Madrid podemos encontrar mais detalhes sobre o evento e projetos desenvolvidos. Clique e conheça o blog da Escola Municipal Madrid.

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/05/2015

Agora Chegou a Vez, Vou Cantar... Família Carioca em Primeiro Lugar!

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

 

Há alguns anos a Creche Municipal Dina Sfat celebra a família no mês de maio e a proposta é abraçar as “Famílias Cariocas” no ano em que o Rio comemora os seus 450 anos, com atividades voltadas para a sustentabilidade do nosso planeta.

 

Por acreditar que através da relação do homem com a natureza podemos sensibilizar o outro, proporcionando uma relação afetiva e de confiança, a Creche Municipal Dina Sfat escolheu promover um ambiente acolhedor que dialoga com a sustentabilidade do nosso planeta desde o berço. Estamos cuidando dos filhos que queremos deixar para o nosso planeta!

 

A Creche Dina Sfat realizou oficinas sustentáveis com as famílias, procurando despertar reflexões sobre as práticas de reutilização de alimentos e cultivo de sementes para o seu próprio consumo.

 

Na Oficina de Brincadeiras, realizada com a turma EI-51, os responsáveis e as crianças foram convidados a preparar a massinha para a brincadeira, utilizando materiais comuns e acessíveis a todos. Depois da massinha pronta, a brincadeira rolou solta!

 

Oficina de Brincadeiras.

 

 

 

A turma EI-52 trouxe a proposta da Oficina das Águas na qual os bebês e os responsáveis puderam degustar e aprender a fazer águas saborizadas e chás utilizando as cascas de alguns alimentos que normalmente vão para o lixo. Sabores e aromas invadiram a sala!

 

Mães participando da Oficina de Águas.

 

 

 

As famílias dos bebês da Turma EI-53 se aventuraram no cultivo de sementes e levaram para casa a proposta de iniciarem uma pequena horta para terem sempre à mão temperos fresquinhos para cozinhar e apreciar o aroma que eles exalam na casa.

 

Crianças e responsáveis plantando sementes nas latas.

 

 

A turma EI-54 levou as famílias para a cozinha numa deliciosa oficina culinária, onde os responsáveis foram convidados a se deliciarem em momentos únicos com seus bebês reaproveitando cascas de bananas numa saborosa receita. O bolo de cascas de bananas foi um sucesso unânime na creche!

 

Hora da Oficina Culinária.

 

 

 

Após a realização das oficinas, os responsáveis foram convidados para um piquenique para que, além da degustação da receita do bolo de casca de bananas, participassem de um momento de integração com os bebês, com os outros responsáveis e com os funcionários.

 

Piquenique realizado nas turmas.

 

Durante a semana que antecedeu o evento, os bebês construíram um pequeno mimo para suas famílias. Partindo da reutilização de caixinhas de leite, eles fizeram uma bolsinha muito charmosa, na qual todas as turmas puderam levar um pedacinho do bolo de casca de bananas feito na oficina culinária.

 

A Bolsinha reciclada a partir de caixa de leite como lembrança contendo o bolo de casca de banana.

 

Família e Creche: uma receita de sucesso! A atividade foi realizada numa segunda-feira, às 14h30min, e contou com a participação de 96% de representantes das famílias. Um sucesso gratificante e motivador em busca de novas estratégias que possam contribuir para essa parceria de êxito que temos aqui na Dina Sfat.

 

 

Equipe da Creche Municipal Dina Sfat.

Diretora: Cecília Bahia

Diretora Adjunta: Michelle Mendes

Professora Articuladora: Rejane Ribeiro

Professoras de Educação Infantil: Cláudia Barreto, Luciana Brandão e Renata Neiva Oliveira.

Agentes de Educação Infantil: Ana Paula Firmino, Aparecida Batista, Cleonice Ribeiro, Deborah Santiago, Elaine Máximo, Iraídes da Costa, Lícia Levita, Luciana Lima, Maria Roseane Rodrigues, Risonete Silva, Patrícia da Silva e Roberta Duarte.

Lactaristas: Domingas Araujo, Nilcéa Dias e Solange Alves.

 

Contato da escola:

por email:

cmdinasfat@rioeduca.net

Para conhecer melhor este e outros trabalhos da escola no Facebook:

https://www.facebook.com/crechemunicipal.dinasfat?ref=ts&fref=ts

 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/05/2015

Saúde e Cuidados Médicos com Teddy Bear - Hospital do Ursinho

Tags: 11ªcre, hospital, medicina, .

 

 

 

Nos dias 19 e 20 de maio, a Escola Comandante Guilherme Fischer Presser, da 11ª CRE, recebeu a campanha Teddy Bear Hospital. Confira!

 

Para muitas crianças, o hospital pode ser um ambiente assustador. Com paredes brancas, gente de branco, agulhas, remédios e seringas.

 

O Teddy Bear Hospital, Hospital do Ursinho, é um projeto criado na Áustria em meados dos anos 90, posteriormente trazido ao Brasil, com o intuito de mostrar às crianças que o hospital é um local de cuidado. Aproxima os pequenos da figura do médico, fazendo com percam o medo do atendimento médico.

 

 

 

Graduandos de medicina da UFRJ simulando as repartições de um hospital.

 

Uma iniciativa da IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students' Associations of Brazil) sendo a UFRJ coparticipante, ajudando na elaboração e organização do evento e convidando seus alunos a participarem - como informa o site de Pediatria da Universidade.

 

Sala de recepção: alunos preenchendo folha de atividades relacionadas.

 

Na escola foi construído um cenário de fantasia, onde as crianças receberam um bichinho de pelúcia, que era paciente, e passaram pelas diversas repartições de um hospital: recepção, sala de atendimento, sala de curativos e farmácia, até chegar no centro cirúrgico.

 

Farmácia com remédios e comprimidos (jujubas) de carinho, respeito e atenção.

 

 

Paciente sendo analisado na sala de tomografia.

 

Na recepção, cada aluno dizia qual era o motivo do paciente. Uns diziam "ele está com dor de cabeça", "o meu quebrou a perna", "dor de barriga", e cada caso era encaminhado para consulta.

 

Centro cirúrgico.

 

Já no centro cirúrgico, os alunos puderam participar de uma cirurgia, uma delas era a de coração. Na dramatização, além de vestirem uma roupa especial, luvas e máscaras para evitar contaminação, eles eram convidados a localizar o coração e extrair um, em forma de boneco, através de pinça cirúrgica.

 

Encerramento da campanha. Todos muito felizes com o resultado!

 

 

Quer saber mais sobre a atividade? Entre em contato com a escola:

Diretora: Rita de Cássia

Telefone: (021) 3393-4175

E-mail: empresser@rioeduca.net

 

 

Parabéns a todos os envolvidos da Escola Cmte Guilherme Fischer Presser e aos graduandos de medicina da UFRJ, por este aulão prático sobre o cuidado médico!

 

 

 

 


Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share