A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Quinta-feira, 21/05/2015

Semana da Valorização da Maternidade

Tags: 4ªcre, valorização.

 

 

 

Educar os filhos é a grande missão das famíias para que o ser humano conquiste e desenvolva suas habilidades. À família cabe essa tarefa de alto valor na vida dos filhos. Homenageamos, aqui, aqueles que cuidam, zelam e educam nossas crianças!

 

 

No mundo atual, a maioria das mães trabalham e têm dificuldades com a tarefa de educar e dar limites a seus filhos, ficando assim divididas entre o trabalho e a educação. Para valorizar essa tarefa, que acaba recaindo sobre as mulheres, o EDI Solange Coceição Tricarico trabalhou durante uma semana inteira o tema de valorização da maternidade. Várias atividades foram desenvolvidas, desde a conversa com as crianças, até as atividades realizadas diretamente com as mães.

 

 

Semana da Valorização Materna

 

 

Durante a semana de 11 a 15 de maio, o EDI Professora Solange Conceição Tricarico realizou uma série de atividades em homenagem ao dia das Mães.


Para tal ocasião, contamos com a participação de voluntários que montaram diversas oficinas e proporcionaram às mães momentos de aprendizagem, lazer e alegria. Com isso, deram às mães da escola a oportunidade de estarem integradas à rotina escolar.

 

 

 

Calendário da Semana de Atividades com as Mães no EDI Solange:

 

  • 11/05, segunda-feira - Artesanato com Pintura (Voluntária) - Claudia e Edineia;
  • 12/05, terça-feira - Palestra sobre Atividade Física e Aula de Alongamento - Professora de Educação Física Carla Brandão;
  • 13/05, quarta-feira - Festa em homenagem as Mães. Neste dia é muito importante a presença de um membro da família. Turnos: manhã, às 9 h, tarde, às 14 h.
  • 14/05, quinta-feira - Limpeza de Pele (Voluntária) - Genilda;
  • 15/05, sexta-feira - Confeitagem de Bolo Artístico (Voluntária) - Letícia (mãe do aluno Samuel Nascimento).

 

Texto enviado pela Professora Simone do EDI Solange Conceição Tricarico

 

 

"MÃE...
São três letras apenas,
As desse nome bendito:
Três letrinhas, nada mais...
E nelas cabe o infinito
E palavra tão pequena - confessam mesmo os ateus -
És do tamanho do céu
E apenas menor do que Deus!"
                                       Mario Quintana

 

 

 

Parabéns a todos da equipe do EDI Solange Conceição Tricarico, por dedicar esse lindo trabalho àquelas que desempenham, na vida, uma das tarefas de maior responsabilidade e de maior dificuldade também, que é a de educar um ser humano.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 21/05/2015

Plano Municipal de Educação - PME na 9ª CRE

Tags: 9ªcre, pme.

 

 

 

 

A partir da reunião na Secretaria Municipal de Educação a respeito do Plano Municipal de Educação, a Assessoria de Integração da 9ª CRE organizou como seria desenvolvido um plano de ação para realizar uma discussão pública sobre o PME.

 

Professor José Mauro da Silva, coordenador da 9ª CRE, na Plenária PME.


Inicialmente foi realizada uma reunião com o coordenador professor José Mauro da Silva sobre a necessidade de estabelecer um Grupo de Trabalho (GT) na E/SUBE/9ª CRE, que seria o norteador da discussão. Realizou-se uma reunião com os gerentes dos setores da E/SUBE/9ª CRE e foi escolhido um representante de cada setor para integrar o GT.


Foram convidadas para a discussão as instituições civis e educacionais da região, órgãos governamentais e ONGs, instituições universitárias e religiosas, e foi encaminhado por e-mail o material para discussão prévia.

 

Credenciamento.

 

A discussão do Plano Municipal de Educação foi realizada em dois momentos:


1º momento – Plenária na qual o Plano Nacional de Educação (PNE) foi explicado, a necessidade de alinhamento do PME, o porquê da discussão pública e a relação com uma gestão democrática - todos juntos;


2º momento – Divisão em sala por grupos previamente organizados para manter a heterogeneidade com representantes do GT e da Gerência de Educação (GED) para auxiliar e direcionar a discussão e compilar as estratégias;


Foi deixado um desafio: que, de posse do material, todos os participantes discutissem com seus pares e, no final, encaminhassem para o e-mail da Assessoria de Integração as sugestões e estratégias com fotos.

 

Discussão nas salas.

 

Após o término das reuniões, a AAI compilou, junto com a Assessoria de Informática e Tecnologia (AIT), os dados e estratégias das escolas, segmento responsável e plenária, e ajustou em um documento que concretizou e efetivou a gestão democrática e cumpriu com a determinação do próprio PNE:


“§ 2 Os processos de elaboração e adequação dos planos de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de que trata o caput deste artigo, serão realizados com ampla participação de representantes da comunidade educacional e da sociedade civil. (PNE art. 8°)”

 

Discussão nas escolas por segmento.

 

As discussões foram amplas e todos foram ouvidos. A participação de alunos da Rede Municipal de Educação e da Rede Estadual mostrou o quanto existe a preocupação com a educação e, ainda, reforçou a legitimidade da fala dos alunos.


Pudemos vivenciar que, de fato, a gestão democrática e a participação da sociedade para melhoria da educação são processos de efetiva conquista diária e de exercício para a plena cidadania.

Discussão com o segmento responsável.

 

 

Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 21/05/2015

Informativo Multírio - 21 de maio

Tags: informativomultirio.

 

 

Multirio | News Ascom

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade de Leitores trata das relações afetivas na estreia da nova temporada

O amor é um sentimento universal, mas a forma como ele é encarado varia de acordo com as pessoas envolvidas, o lugar e o tempo. Para debater o assunto, Leila Richers recebe a cineasta Júlia Rezende, diretora do filme Ponte Aérea, que conta a história de amor entre dois jovens que se conhecem em um voo entre Rio e São Paulo. O longaanalisa a fragilidade dos laços afetivos na era das redes sociais, que flexibilizam os relacionamentos. A outra convidada é a roteirista Paula Gicovate, autora da obra Este é um Livro Sobre o Amor, onde a protagonista relata episódios marcantes de sua vida amorosa, construída a partir de quatro relacionamentos com homens de personalidades distintas. Cidade de Leitores vai ar nesta quinta-feira (21), às 14h, na BandRio, e na sexta (22), às 7h30, no canal 26 da NET.

 

A Esgrima é destaque em Tem Jogo!

Nesta quinta-feira (21), a MultiRio exibe às 14h30, na BandRio, o terceiro episódio da série Tem Jogo!, que explica, de um jeito leve e divertido, as regras de uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos Olímpicos da era moderna: a Esgrima. Praticada com armas brancas e movimentos graciosos e precisos, se insere como um jogo de combate. O programa mostra também as possibilidades da modalidade adaptada, em cadeira de rodas. Os atletas convidados desta edição são Clarisse Menezes, de esgrima olímpica, e Jovane Guissone, de esgrima paralímpica. Tem Jogo! apresenta modalidades olímpicas e paralímpicas pouco populares no país, estimulando o conhecimento da prática esportiva entre crianças e jovens. Misturando dramaturgia e jornalismo, a série traz três jovens repórteres, que vão a campo para entrevistar atletas e experimentar a prática das modalidades para alimentar um canal esportivo fictício na web. A série também busca promover hábitos saudáveis e valores olímpicos como amizade, respeito, determinação e igualdade.

 

E mais:

Nesta semana no Portal MultiRio, conheça os vencedores do Concurso de Produções Audiovisuais Tirando a Droga de Cena, da Rede Municipal, e como foi a cerimônia de premiação. Veja a história de Augusto Malta, o fotógrafo que produziu de 30 a 60 mil registros ao longo das mais de três décadas em que trabalhou para a prefeitura da cidade. Leia, também, sobre a revolução educacional na Finlândia, que pretende reformular o sistema de ensino a partir de 2016. Hoje, o país está entre os mais bem colocados nos rankings internacionais e as escolas são vistas como comunidades de aprendizado. E mais: Como as mudanças no nosso modo de pensar e de fazer a comunicação ajudam a melhorar o ato de ensinar. Tudo isso em: multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no Twitter Portal Multirio

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/05/2015

II Prêmio de Educação Científica

Tags: premio, educação, científica.

 

 

 

 

Objetivo do Prêmio

Valorizar e divulgar boas práticas e projetos inovadores de ensino nas áreas de Ciências e Matemática.

 

Quem pode se inscrever

Professores das redes estadual e municipal do estado do Rio de Janeiro:

Fundamental II - Professores de Ciências e Matemática.

Ensino Médio - Professores de Biologia, Física, Matemática e Química.

 

Os vencedores

Os 3 primeiros colocados de cada categoria ganharão uma viagem educacional à Inglaterra!

 

 

Inscrições

De 01 de junho a 21 de agosto

 

 

Acesse o site, leia o regulamento e inscreva-se!

www.premiodeeducacaocientifica.com

Siga nossa fanpage

www.facebook.com/PremioEducacaoCientifica

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share