A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Quarta-feira, 20/05/2015

Reconhecendo Espaços, Cultura e Vida no Rio de Janeiro

Tags: 8ªcre, multirio, entrejovens.

 

 

 

 

Na Escola Municipal Estado de Israel, a revista "Entre Jovens", da Multirio, direcionou o trabalho dos alunos do 9º ano, que desenvolveram diferentes habilidades com as atividades propostas na aula de História.

 

 

A revista "Entre Jovens" faz parte da mídia impressa da Multirio. Ela é distribuída nas escolas para os alunos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Na Escola Municipal Estado de Israel, a professora de História, Viviane Bonfim, percebeu que esse material poderia ser melhor aproveitado se fossem desenvolvidas atividades sobre os temas abordados, e não somente a livre leitura pelos alunos.

Com a proposta de valorizar a leitura e as informações da revista, a professora propôs que os alunos fizessem a leitura da matéria em sala de aula e, em seguida, apontassem os pontos principais dos textos.

 

 

A edição que foi trabalhada pelos alunos abordava como tema o Rio de Janeiro.

A cidade foi apresentada em diferentes aspectos no passado e no presente a partir da sua riqueza cultural, paisagística e histórica.

As reportagens foram discutidas e contextualizadas com os alunos e, em seguida, as temáticas foram divididas de acordo com o interesse dos grupos.

Logo se percebeu que o ritmo da aula se tornou dinâmico. Os alunos passaram a se organizar de acordo com o assunto que mais os atraía. Debateram, comentaram curiosidades e fizeram perguntas.

 

 

 

"Trabalhar a temática com a 'Entre Jovens' ficou atrativo para os alunos devido à linguagem jovem da revista. Dentre os temas abordados, os alunos da turma 1902 elegeram:

 Invenções Cariocas no Esporte

O Rio de Ontem e o Rio de Hoje

O que Rola na Rede (Notícias do Rio)

Curiosidades sobre as Histórias de Alguns Bairros da Cidade

Músicas que Cantam o Nosso Rio

Após os debates e a exposição das ideias dos grupos, os alunos produziram cartazes para serem afixados nos espaços da escola.

Percebeu-se uma grande preocupação em cada detalhe do trabalho, para que os cartazes fossem atrativos e representassem bem a interpretação do grupo sobre o assunto"

 

                                        Viviane Bomfim, professora de História da E. M. Estado de Israel

 

 

 

A professora Viviane Bomfim falou ao Rioeduca que pretende repetir a experiência com os próximos exemplares da revista "Entre Jovens", porque percebeu uma grande aceitação dos alunos.

A aprendizagem construída em grupo de forma colaborativa, além de proporcionar aos alunos maior envolvimento, é uma aprendizagem que desenvolve habilidades, como planejar, escrever, avaliar, ouvir, indagar e expressar-se.

O site da Multirio oferece ao professor da Prefeitura do Rio de Janeiro acesso a diferentes materiais que também podem ser usados na sala de aula e trazer bons resultados.

Para acessar é bem simples: basta colocar o seu e-mail do Rioeduca no espaço do usuário e o seu CPF (sem o zero inicial) no espaço para senha. É possível fazer download de vídeos e outros materiais.

Para acessar a página, clique na imagem abaixo:

 

 

 

O Rioeduca agradece a professora Viviane Bomfim por compartilhar sua experiência conosco.

Participe você também!

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/05/2015

Fórum Regional de Educação - 3ª CRE - 2ª parte

Tags: 3ªcre, pme, fórum.

 

   

 

O Fórum Regional do Plano Municipal de Educação da 3ª CRE foi realizado no dia 14 de abril, na Escola Maranhão, de 13 às 18 horas, onde participaram 143 pessoas.

 


 

O Fórum foi aberto com o canto do hino nacional e a apresentação artística dos alunos da escola anfitriã.


 


 

 


 

 

O evento prosseguiu com a palestra do professor Claudio, assessor da E/SUBE/3ª CRE/AAI, explicando o PME, as etapas já cumpridas e a dinâmica do fórum.

 

 

 

 

Depois os participantes se dividiram pelas metas, segundo suas inscrições, para os debates, que foram comandados pelos mediadores. Em cada sala havia um netbook e um pendrive, onde estava gravado o texto da meta.

Os grupos realizaram os debates e digitaram no texto base as alterações que desejavam sugerir. Quando a alteração era para acrescentar, era digitada em vermelho e, quando a proposta era para retirada de algum trecho, este era colocado entre parênteses e também marcado em vermelho.

Na próxima semana, divulgaremos o registro dos debates e os resultados da discussão.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/05/2015

Resultado do Concurso Rioeduca 450 anos

Tags: concurso, rio450anos.


 

 

Finalmente, o tão aguardado resultado do

Concurso Rioeduca 450 anos
 

 

 

A equipe do Portal Rioeduca agradece a participação de todos os alunos, professores e envolvidos no Concurso.


Orgulha-se de ter contado com ilustres jurados: Catharina Harriet M. V. Soares Baptista; Gina Paula B. Capitão Mor e Luciana Lima.


Torna público o resultado e solicita que os vencedores aguardem confirmação do local e data de entrega da premiação, que será feita pelo e-mail de cada vencedor (o mesmo que usou para envio da inscrição).


Lembra que todos os trabalhos que participaram podem ser vistos na Educoteca – Biblioteca Virtual da Educopédia.

 

 


Aguardem, ainda teremos outros concursos em 2015!
 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/05/2015

Ações do PEJA

Tags: peja, curso.

 

 

 

 

 

 

 

Educação de Jovens e Adultos na e para a Diversidade


O curso foi pensado para atender uma demanda mencionada pelos professores do PEJA da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro em relação ao tema.


Neste sentido, o curso proposto busca garantir o direito à diversidade no âmbito escolar e a efetivação da justiça social, da inclusão e dos direitos humanos buscando a superação de toda e qualquer prática de violência e discriminação que ocorrem ou poderão ocorrer cotidianamente, abrangendo questões como diversidade, pluralidade cultural, racialidade, gênero, trabalho, dentre outras interfaces. Momento de reflexão para o professor pensar sua prática - ação em sala de aula.

Período de Realização:

29/05 – 12/06 – 26/06 – 17/07 – 14/08 – 28/08 – 18/09 – 25/09

Local de Execução:

Polo 1- Secretaria Municipal de Educação.

Rua Afonso Cavalcanti 455 – 4° andar - CASS – SME – sala 425.

Maiores informações, ligue: 2976-2292

 

______________________________________________________________________________


Discutindo novas possibilidades em sala de aula nas áreas do numeramento e do letramento.


O curso pretende refletir, discutir e enriquecer a prática dos professores no ensino da Matemática e da Língua Portuguesa.

• na área de Matemática o programa abordará, com interação da linguagem, tópicos de números e operações, grandezas e medidas e espaço e forma, que serão explorados a partir de atividades adequadas ao tipo e nível de ensino da turma, com ênfase em tratamento da informação, argumentação e visualização.

• na área de Língua Portuguesa serão propostas atividades que proporcionem uma reflexão teórico-metodológica sobre o trabalho com a língua materna nos seguintes eixos: estratégias de leitura; intervenções na escrita; produção de textos; gêneros narrativos.


Período de Realização:

17/04 - 15/05 - 12/06 - 03/07 - 07/08 - 11/09 - 02/10 - 06/11

Local de Execução: 

Polo 1 – Centro Polo 2 – Jacarepaguá Polo 3 – Campo Grande

Maiores informações, ligue: 2976-2292

 

_____________________________________________________________________________________


Discutindo novas possibilidades em sala de aula através das diversas linguagens.


Curso para os Professores Especialistas que atuam na EJA da Rede Municipal do Rio de Janeiro, tendo como base as Orientações Curriculares da EJA. O curso pretende refletir, discutir e enriquecer a prática dos professores no ensino das diferentes áreas, utilizando diferentes materiais, como as apostilas didáticas elaboradas pelo grupo de professores da EJA, o livro didático enviado pelo PNLD/EJA e diversos textos que irão subsidiar as discussões.

 

Período de Realização:

29/05 26/06 10/07 14/08

Local de Execução:

Polo 1 – CIEP Tancredo Neves - Catete 

Polo 2 – EM Pio X - Jacarepaguá 

Polo 3 – CIEP Che Guevara - Campo Grande

Maiores informações, ligue: 2976-2292

 

 

Gerência da Educação de Jovens e Adultos
SME

Facebook: EJARio https://www.facebook.com/EJARio
Twitter: @EJARio https://twitter.com/#!/EJARio

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share