A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Terça-feira, 19/05/2015

I Workshop de Educação em Museus e Planetários

Tags: planetário, professores, .

 

 

Essa é uma oportunidade muito interessante. No Planetário da Gávea, teremos um Workshop com vários eventos muito interessantes para Professores.

 

Veja o folder abaixo.

 

É importante que confirme a prescença pelo telefone: 2274-0046 ramal 205.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/05/2015

Um Rio de Histórias...

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

A  Creche Otávio Henrique de Oliveira  está desenvolvendo o Projeto Descobrindo a Cultura Brasileira através das Artes e Brincadeiras. Com a comemoração dos 450 anos da Cidade do Rio, iniciou-se a apresentação de paisagens e cenários cariocas. 

 

 

A professora Bárbara de Mello enviou seu relato sobre o trabalho com a turma EI-42, na Creche Otávio Henrique de Oliveira, contando as atividades desenvolvidas que favorecem o aprendizado dos pequenos através das artes e brincadeiras, mostrando um Rio de Histórias que faz parte da Cultura Brasileira.

 

Apresentação de imagem do Cristo Redentor.

 

Tudo começou com a comemoração dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro. Apresentamos às crianças imagens, vídeos e fotografias das paisagens e cenários cariocas.

Logo, percebemos que nossos pequenos na turma EI 42 se encantavam, em especial, pelo Cristo Redentor e Pão de Açúcar: “Pristo”, “Pristi”, “Dedentor”, “suco”, “suca”... Eram as inúmeras possibilidades de nomear tais monumentos no momento de expressarem suas curiosidades pelo que observavam, afinal, as crianças têm, aproximadamente, dois anos de idade e estão desenvolvendo suas oralidades e capacidades de perceber o mundo a sua volta.

Observamos que elas iniciavam uma deliciosa brincadeira de imitar os “braços abertos" do Cristo Redentor. Aproveitamos, então, para explorar outros movimentos corporais embalados pela canção “Samba do Avião”, de Tom Jobim.

 

Preparação para a festa do Rio: registro da receita, misturando ingredientes e cantando o parabéns.

 

Trocando ideias e conversas, surgiu a ideia de cantar parabéns para o Rio de Janeiro! Em conjunto, organizamos uma festa. Além da preparação, não poderia faltar o bolo. Trouxemos a receita do bolo que denominamos de “Pão de Açúcar” e, após a leitura e escrita do gênero, com a apresentação e manuseio dos ingredientes, partimos para o refeitório da nossa creche a fim de “colocarmos as mãos na massa”. Foi uma grande alegria, desde o curioso, divertido e assustador barulho do liquidificador até o momento de arrumarmos a sala.

 

Brincando de localizar um dos símbolos do Rio de Janeiro pela escola.

 

E as nossas descobertas continuaram... depois de conhecerem a bandeira do Município, despertou entre as crianças uma divertida brincadeira de leitura visual: procurar o símbolo nas mochilas, no uniforme, nos objetos... e quando encontravam, com grande empolgação exclamavam: “Olha, o Rio de Janeiro!”.

 

 

As crianças brincando de faz de conta: passeio na praia.

 

Praias, rios, montanhas, natureza, muitas paisagens remetem às nossas crianças a Cidade Maravilhosa. Vamos agora descobrir o que há na natureza? Como podemos cuidar de nossas belezas? E vamos nessa... em nosso “Rio de histórias...”

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/05/2015

Viajando num RIO de Saberes e Afetos

Tags: 11ªcre, rio450.

 

 

"Viajando num RIO de Saberes e Afetos", este é o nome do Projeto Pedagógico da Escola Abeilard Feijó da 11ª CRE.

 

 

A diretora Mirian Calaça da Escola Municipal Abeilard Feijó relata que o Projeto Pedagógico 2015 intitulado "Viajando num RIO de Saberes e Afetos" tem como ponto de partida a comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro, destacando os diferentes aspectos da nossa cidade, desde a sua fundação até os dias atuais.

 

 

 


O tema também faz alusão ao percurso de um rio que segue seu curso da nascente até a foz e, por isso, a questão da água será trabalhada como um recurso primordial à vida que deve ser preservado.

 

Desde o início das aulas, foram realizados trabalhos e pesquisas referentes ao tema. No dia 20 de março, a unidade escolar vivenciou um dia especial com todos envolvidos no lançamento da proposta. Percorremos o entorno da escola, tal qual um rio.

 

 

 

Nessa caminhada, através de um Recital Poético, reproduzimos o movimento das águas e os alunos caracterizados dramatizaram alguns momentos da história da fundação da cidade do Rio de Janeiro, mostrando suas belezas e sugerindo melhorias.

 

 


Conheça outros trabalhos desenvolvidos na Escola:

https://www.facebook.com/emabeilard

 

 

Parabéns a todos os envolvidos da Escola Abeilard Feijó, por este projeto significativo e prazeroso que é estudar a nossa Cidade Maravilhosa!

 


Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/05/2015

Conversando Sobre o Plano Municipal de Educação

Tags: 2ªcre, pme.

 

 

Em 25 de março, a 2ª CRE realizou o seminário “Conversando sobre o Plano Municipal de Educação” no auditório do GEC Orsina da Fonseca.

 

Para o seminário “Conversando sobre o Plano Municipal de Educação”, foram convidados os Conselhos Tutelares da Zona Norte, Zona Sul e Rocinha, além dos representantes dos CECs de todas as unidades escolares, EDIs e Creches da área de abrangência da 2ª CRE. O vereador Reimont também enviou um representante.


Para todos os 63 participantes foram entregues cópias do cronograma geral de ações, da Resolução SME Nº 1336/15, de 29-01-2015, e da Lei 13.005, de 25 de junho de 2014.


A reunião foi iniciada com a apresentação do vídeo da MultiRio "Planos Municipais de Educação 2015". E, como continuação da atividade, o evento contou com a palestra do professor dr. Lincohn da Silva, diretor do Cap UERJ e delegado eleito nas etapas do CONAE 2010 e 2014. Em sua apresentação, Lincohn fez um breve relato do histórico das ações que deram origem ao Plano Nacional de Educação.


Tal relato divulga a importância de espaços de conversas sobre educação, que deve extrapolar os muros da escola. E reforça o papel dos representantes dos CECs como porta-vozes dos seus respectivos segmentos.
 

 

Participantes do seminário "Conversando sobre o Plano Municipal de Educação".

 


Em seguida, iniciou-se o debate com as intervenções da plateia. Como desdobramento, foram agendados para o dia 29 de abril reuniões nos nove polos em que a 2ª CRE está dividida. Para cada um dos polos, foram enviados cópias do vídeo e de todo material impresso que a coordenadoria possui.


Cada um dos nove polos do Conselho Diretor 2015, ao final da reunião, elaborou um relatório com sugestões de complementação das metas e foi registrada a presença dos participantes.


Nos dias 22 e 23 de maio, a Escola Municipal Orsina da Fonseca, na 2ª CRE, sediará a Conferência Municipal da Educação. Clique aqui e conheça mais sobre o evento.


Agradecemos a professora Tânia Targino por nos enviar este relato sobre as ações do Plano Municipal de Educação na 2ª CRE.

 

 

Divulgue o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share