A A A C
email
Retornando 24 resultados para o mês de 'Maio de 2016'

Quarta-feira, 25/05/2016

Pro Arte nas Escolas - Musicalização Infantil

Tags: 2ªcre, musica.

 

 

Os alunos da Escola Anne Frank estão participando de oficinas do projeto Pro Arte nas Escolas a fim de desenvolver conhecimento cultural através da música.

 


O professor André Santos, Coordenador Pedagógico na Escola Anne Frank, enviou ao portal Rioeduca um relato contando sobre a experiência da participação dos alunos da unidade escolar no projeto da Escola de Música Pro Arte de Laranjeiras.


O Projeto Pro Arte nas Escolas tem como objetivo desenvolver atividades que possam contribuir com a expansão do uso social e educacional das artes, através de atividades de musicalização infantil para alunos da rede pública de ensino.


Professores da escola de música Pro Arte irão, ao longo do ano de 2016, trabalhar em algumas escolas do Município do Rio de Janeiro com o objetivo de levar aos alunos a oportunidade de vivenciarem um primeiro contato com a música e a formação musical.


E a Escola Anne Frank está participando do projeto que acontece todas as terças-feiras, na unidade escolar, sob a regência do professor Luiz Carlos Cseko. As aulas possuem uma hora de duração e os alunos podem utilizar os instrumentos fornecidos pelo projeto.

 

Oficina de música oferecida pelo Projeto Pro Arte.


O professor André Santos ainda ressalta em seu relato que a música, em sua essência, é uma arte que proporciona interações com inúmeros campos do conhecimento, trazendo benefícios para a educação, potencializando uma série de técnicas de aprendizagem em diversos graus. A Música potencializa a capacidade de cognição e concentração dos jovens. Da mesma forma, a introdução da musicalização infantil nas escolas faz com que mais crianças entrem em contato com a música em seus diversos estilos, ritmos, compositores e instrumentos.

 

Durante a oficina os alunos têm acesso aos instrumentos musicais.

 

Por isso, é de extrema importância para Os Seminários de Música Pro Arte levar sua experiência de quase 60 anos ensinando música para as escolas municipais, possibilitando o contato das crianças com a música em sua essência, a valorização do ensino público, a formação de novas plateias e a democratização do acesso à cultura.

 

Professor Luiz Carlos Cseko e alunos da Escola Anne Frank durante as oficinas de música.


 

No final do ano, a proposta é levar aos alunos uma atividade musical visando fomentar a vivência das crianças com o universo da música.

Agradecemos ao professor André Santos, desejamos sucesso a toda equipe da Escola Anne Frank e ao Projeto Pro Arte nas Escolas. É muito importante apresentar aos alunos o conhecimento da cultura através da música.

 

O contato da unidade escolar é: emfrank@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/05/2016

Crescendo, aprendendo e desenvolvendo com saúde - Alimentação Saudável

Tags: 11ªcre, alimentação, saude.

 

 

 

Entre os dias 9 e 13 de maio a Creche Municipal Stella Maris realizou a Semana da Família, com oficinas abertas aos responsáveis. Promovendo a interação entre a escola e a comunidade. Confira!

 

Durante a Semana da Família, os responsáveis realizaram atividades pertencentes à segunda etapa do projeto de 2016: "Crescendo, aprendendo e desenvolvendo com saúde - Alimentação Saudável".

 

Responsáveis pelos alunos tratando da higiene e cuidado na manipulação das frutas

 

Em uma dessas oficinas as professoras de educação infantil Eliane e Alessandra, junto com as auxiliares Yulan e Luciene, puderam mostrar aos responsáveis e alunos mais sobre o cuidado na higiene e manipulação de alimentos, estimulando os sentidos da visão, tato, olfato e principalmente o paladar. Experimentando novos sabores, apresentados numa deliciosa salada de frutas.

 

Também foram convidados os responsáveis para uma oficina de culinária de bolo de cenoura. As crianças se divertiram muito com as etapas do preparo do bolo, além de aprender mais sobre o gênero textual: receita!

 

Alunos aprendendo a fazer bolo de cenoura. Atenção durante a receita
 

 

A Semana da Família foi pensada nas novas estruturas familiares e tendo em vista que muitos lares não são formados somente por Pai/Mãe, então, a comunidade escolar resolveu valorizar esta data, convidando a família das crianças para participar de oficinas de culinária, onde também fizeram deliciosos biscoitos!

 

 

Quer saber mais sobre a atividade?

Unidade Escolar: Creche Municipal Stella Maris

E-mail: cmsmaris@rioeduca.net

Telefone: 2465-4786

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/05/2016

GEO Santa Teresa na Luta... Contra o Aedes aegypti!

Tags: 1ªcre, projetos, eventos, pse.

 

 

 

 

Professores do Ginásio Olímpico unem a conscientização dos riscos das doenças causadas pelo Mosquito Aedes aegypti ao trabalho de desenvolvimento de competências e habilidades.


No final do ano passado, com o aumento do registro de casos das doenças citadas e suas complicações, o Ministério da Saúde decretou Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Portal Brasil, 2016).

 

Os alunos das turmas 1702 e 1703 da Escola Municipal Juan Antônio Samaranch, o Ginásio Olímpico de Santa Teresa, entraram na luta contra o Aedes aegypti sob a orientação da Profª. Lucineia. Nas aulas de Ciências eles elaboraram cartazes e os apresentaram em sala de aula, como uma atividade da disciplina, aprendendo assim, sobre o mosquito, as doenças causadas por ele e principalmente sobre as formas de prevenção destas.

 

 

A partir dos cartazes elaborados, foi montada uma ação na escola denominada “GEO: 10 minutos contra o Aedes aegypti. Essa ação contou com a participação dos alunos, direção, coordenação pedagógica, professores, funcionários e a aluna de Iniciação Científica da escola

.

 

Na ação, os alunos passaram pelas outras turmas da escola conscientizando os alunos sobre o tema, distribuindo panfletos e principalmente reforçando a necessidade da adoção de medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

 

 

Após a apresentação dos alunos, as turmas puderam participar de um momento lúdico, onde o Prof. Antônio Holanda (Xadrez), juntamente com a Profa. Tânia Regina (Sala de Leitura) usaram o humor e a dramatização como grandes aliados na conscientização dos alunos.

 

“Estar presente numa ação pedagógica, dramatizada e construída, de forma que alunos e professores conjugam coletivamente aprendizagem social e aprendizagem acadêmica, é sempre gratificante e prazeroso! Posso sentir o aluno-atleta-cidadão, em pleno exercício de sua vocação!” - Afirmou o Prof. Antônio Holanda.

 

Os cartazes elaborados pelos alunos das turmas 1702 e 1703 na disciplina de Ciências e cartazes das turmas 1701, 1702, 1703 e 1704, elaborados nas aulas de Inglês da Profa. Maria Helena, foram organizados pela Ana Luisa, aluna de Iniciação Científica da escola, em uma “Mostra de Cartazes” para visitação dos alunos de todas as turmas da escola, no horário de almoço.

 

De acordo com a Profa. Maria Helena, os alunos do 7º Ano gostaram muito de usar o conteúdo gramatical da Língua Inglesa como função social e elaboraram lindos cartazes sobre os mecanismos de prevenção das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Eles utilizaram os verbos no imperativo como legenda para cada desenho produzido. Puderam, dessa forma, perceber a importância da utilização do conteúdo gramatical e lexical que estão aprendendo nas aulas de inglês em uma situação do cotidiano.

 

 

Em uma ação articulada pela Coordenadora Pedagógica Angélica, junto a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que contou com a diretora do Posto de Saúde mais próximo da escola, a Dra. Cristina, os alunos das turmas 1702 e 1703, divididos em grupos, receberam instruções e visitaram algumas comunidades no entorno da escola acompanhados de agentes de Vigilância em Saúde, professores, funcionários e da aluna de Iniciação Científica da escola em uma ação “além dos muros da escola”.

 

 

De acordo com a Profa. Tânia (Sala de Leitura) que participou de toda ação caracterizada de Aedes aegypti, a inserção da Sala de Leitura nesta ação buscou também desmistificar que a “leitura acontece somente dentro dos muros escolares”, mas que a leitura só se concretiza quando tem significando e é capaz de realizar ações que levem a ampliação de conhecimentos e descobertas do mundo social no qual estão inseridos.

 

 

A recepção dos moradores nas comunidades foi muito boa! Muitos se mostravam alegres e maravilhados por estar recebendo um grupo de alunos em suas respectivas residências para falar sobre prevenção, entregar panfletos, verificar se havia água parada em algum lugar e conscientizá-los em relação ao Aedes aegypti.

 

“A satisfação dos alunos em participar da ação foi enorme! Além de constituírem momentos de profunda aprendizagem, em diversas áreas, o entusiasmo com o qual eles desenvolveram cada etapa da ação foi contagiante! Não posso deixar de ressaltar também a alegria em desenvolver uma ação em conjunto com professores das diversas áreas da escola e profissionais externos a esta. Mas a luta do GEO Santa Teresa contra o Aedes aegypti continua, pois não podemos descansar. Ainda não!” - Afirmou a Profa. Lucineia.

 

 

 

Para Saber Mais:

Ginásio Olímpico Juan Antônio Samaranch

Rua Marcel Prost, 201 – Santa Teresa

Diretor: Daniel Correa de Matos

Telefone: 3972-0916

E-mail: geo@rioeduca.net

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque
Whatsapp 98733-1970


COMENTE E COMPARTILHE


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/05/2016

Brincadeira - passaporte para conhecer o mundo

Tags: 5ªcre, brincadeira, ppa, creche, educação infantil.

 


   

 

 

O brincar é importante? Como a criança aprende e se desenvolve? Qual a importância da participação da família nas brincadeiras durante a Educação Infantil? 


 A Creche Municipal (05.14.606) Acalanto, localizada no bairro Vicente de Carvalho, elegeu para o ano de 2016 como tema para o PPA – Projeto Político Anual - “A brincadeira é o passaporte para conhecer o mundo - a ludicidade e as relações das crianças com o mundo através das brincadeiras.”

 


Na educação infantil é fundamental que as crianças convivam em ambientes que possam manipular objetos, brinquedos e interagir com outras crianças e adultos e, principalmente que possam aprender através da ludicidade, pois o brincar é uma importante forma de comunicação. O lúdico auxilia na aprendizagem, pois ajuda na construção da reflexão, autonomia e da criatividade.

 

Maternal I EI-41 –  Cconstrução/jogo de peteca utilizando revistas e papeis coloridos aproveitando para trabalhar as cores


Segundo o RCNEI (Referencial Curricular para a Educação Infantil) Brasil, (1998), brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.

 

Maternal II EI-31 – Circuito com algumas peças da linha movimento, usando o minhocão e bambolês presos no teto para arremessar as bolinhas texturizadas.


A criança, ao brincar, pensa e analisa sobre sua realidade, cultura e o meio em que está inserida, discutindo sobre regras e papéis sociais. Ao brincar, a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento, pode desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.

 

Maternal II EI-32 – Confecção de massinha caseira


De acordo com RCNEI, Brasil, (1998), brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la. É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais.

 

Maternal I EI-42 – Brincando na sala


No Dia do Brincar, que acontece na última terça-feira de cada mês, os responsáveis são convidados a vivenciar, juntamente com os PEIs (professores de Educação Infantil) e AEIs (Agentes de Educação Infantil), brincadeiras que as crianças cotidianamente experimentam na Creche.

Maternal II EI-32 – Futebol de pano, jogo das bolinhas

 

Os responsáveis participaram junto com as crianças das atividades estreitando laços, revivendo emoções da infância e aprendendo juntos a criar e brincar com diversos materiais.

 

Maternal II EI-32 – Confecção de massinha caseira e piquenique( os responsáveis tomaram o café da manhã com as crianças) 

O Yuri, acompanhante da Sophia da turma do EI-32 disse: “Achei que foi uma ideia fantástica da equipe Acalanto. Uma dinâmica muito legal. As crianças se divertiram muito com seus acompanhantes. Deveria ter mais vezes. Eu gostei, eu apoio”.

 

Pré-escola EI -21 – Brincando com os amigos

 

As turmas foram divididas em equipes que empolgadas proporcionaram momentos muito especiais para todos, pois, cada um participou ativamente e o resultado final foi um dia repleto de trocas, alegria e a satisfação de ver o desenvolvimento das crianças.

 

Agradecemos  Diretora Selma Martins Faria por nos enviar o relato deste projeto e compartilhar conosco o registro dessa rica experiência.

Desejamos sucesso à equipe da Creche Municipal Acalanto!

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Entre em contato com a Unidade Escolar
Creche Municipal Acalanto
Telefone: 3457-1159
E-mail: cmacalanto@rioeduca.net

 

 



                               


 


 

 



   
           



Yammer Share