A A A C
email
Retornando 24 resultados para o mês de 'Maio de 2016'

Segunda-feira, 16/05/2016

O Dia do Livro na Escola Monteiro Lobato

Tags: 10ªcre.

 

 

 

 

Os alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato realizaram diversos trabalhos sobre as principais obras do seu patrono em homenagem ao dia do livro.


A E/SUBE/CRE (10.26.002) Escola Municipal Monteiro Lobato está localizada à Rua Ibe,a, s/n° - Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. A Unidade Escolar atende atualmente alunos do 1º ao 9° ano e tem como diretor, o professor Jupiaçu da Silva, como diretora adjunta, a professora Adriana Sales Mattoso Lapa e como Coordenadora Pedagógica, a professora Rita de Cássia Fonseca Correa.

A Unidade Escolar recebe o nome de um dos grandes nomes da literatura infantil brasileira, sendo autor de várias obras clássicas. Além disso, foi membro da Academia Paulista da Letras e, também, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, mas recusou a cadeira. Monteiro Lobato nasceu em 18/04/1882, em Taubaté, e morreu em 04/07/1948, vítima de derrame.

 

Monteiro Lobato

 

A produção do autor é bem extensa e muito importante para a nossa literatura. Podemos destacar, dentre outras obras, as seguintes: O Marquês de Rabicó, Reinações de Narizinho, Memórias de Emília, Histórias da Tia Anastácia e O Sítio do Pica-pau Amarelo.

Dentre seus personagens mais famosos, destacam-se os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo: Emília (a boneca de pano que ganha vida), Pedrinho, Dona Benta, o Visconde de Sabugosa, o Marquês de Rabicó, a Cuca e o Saci Pererê. Além deles, outro personagem que se destacou foi o Jeca Tatu (do livro Urupês), personagem pobre que representava a figura do caipira brasileiro.

 

Aneíze da Gerência de Educação, Jupiaçu, diretor da escola e Mara da Mídia da SME

 

— Tendo em vista a importância cultural do autor, nós resolvemos fazer um projeto especial para o dia do livro, que é comemorado no dia 18 de abril e, com isso, os professores foram orientados a trabalhar, durante o mês de abril, diversos textos de Monteiro Lobato, tais como Reinações de Narizinho, Memórias da Emília, Aventuras de Hans Staden, O sítio do Pica-pau Amarelo, entre outros e no dia do livro, realizamos um dia especial na escola, onde os alunos tiveram a liberdade de escolher o texto que gostariam de ouvir na contação de histórias. — afirma o diretor Jupiaçu 

 

Trabalhos realizados pelos alunos

 

O projeto foi elaborado pela professora de Sala de Leitura, Suely de Oliveira Pereira, e contou com o envolvimento e a participação dos demais professores da Unidade Escolar, tanto do 1° segmento quanto do 2° segmento.

Os alunos do 1° ao 5° ano escolheram os livros que mais gostaram e criaram diversos trabalhos, tais como: cartazes, murais, desenhos, pinturas, jogos e pequenos livros.

 

Alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato

 

— Foi um momento de muita alegria e descontração, onde tivemos a oportunidade de proporcionar aos nossos alunos uma experiência criativa e muito enriquecedora, visando ampliar o gosto pela leitura e pela obra do nosso patrono e um dos mais importantes escritores do nosso país. — afirma a professora Suely.

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/SUBE/CRE (10.26.002) E. M. Monteiro Lobato
Telefone: 3407-6324
Email: emlobato@rioeduca.net

 

 

Rodrigo Abreu
é Professor da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato: rodrigosantos@rioeduca.net
WhastApp: 98848-6724

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rodrigo Abreu Ver Comentários (10)

Sexta-feira, 13/05/2016

Um Amor de Família

Tags: 9ªcre, creche, educação, infantil, projeto.

 

 

 

A convivência familiar, a boa alimentação e a afetividade foram os pilares para que a Creche Municipal Adélia Vieira desenvolvesse de maneira lúdica o sub-projeto "Um Amor de Família". 

 

 

 

 

A Creche Municipal Adélia Vieira está localizada em Santa Rosa, Campo Grande, e tem espaço para alegria: brincar, desenhar, pintar... se divertir e criar! Aprender, criar laços e se desenvolver!

 

 

Com o objetivo de incentivar os bons hábitos alimentares e também fortalecer os laços familiares, na primeira quinzena de abril, a creche trabalhou o tema “Um Amor de Família”, focando a identidade, a afetividade e a saúde.

 

 


Entre as atividades, a creche desenvolveu os seguintes temas:

- Leitura de livros - "As famílias do mundinho" e "Um amor de família";
- Exposição de fotos das famílias;
- Construção da árvore genealógica com a própria família;
- Café da manhã e lanche da tarde com participação da família;
- Identificação de frutas e verduras;

- Produção de fanta caseira, bolo de casca de banana e salada de frutas;
- Sugestão de produção de pratos criativos com a mamãe – “selfie” para colocar no blog.

 

 

Parabéns a toda equipe da Creche Municipal Adélia Vieira pela construção, de forma alegre e positiva, da parceria entre a escola e a família!

 

 

Contato com a creche pelo telefone 3292-1781, pelo e-mail cmavieira@rioeduca.net ou pelo blog da creche.


 

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 12/05/2016

E. M. José Veríssimo - No presente, preparando para o futuro

Tags: 3ªcre, memória, pertencimento.

 

 

 

 

   O Projeto "Memórias da Escola Municipal José Veríssimo” tem como  ideia principal  resgatar a autoestima dos alunos e a credibilidade da escola para que os aspectos positivos sejam destacados e a noção de pertencimento seja sedimentada.

 

 

Tendo como principais dinamizadores os professores Fábio Lobão, Claudia Valle, Mariana Vera Cruz, Ives Mauro, Raquel Sanches, Danielle Lima, Márcia vale , Eliane Copello, Carlos Alberto Ferrão  e a participação e envolvimento dos demais professores e funcionários da escola, o projeto Memórias José Veríssimo procura resgatar a memória do espaço da escola, a partir da história do patrono, escritor, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, educador e cronista de significativa importância para a literatura brasileira. A ideia do projeto é resgatar a auto estima dos alunos e a credibilidade da escola para que os aspectos positivos sejam destacados e a noção de pertencimento seja sedimentada.

 

 

Nova equipe da Escola Municipal José Veríssimo e demais professores da escola.

 

 

O início desse projeto aconteceu no dia 20 de abril de 2016, com a motivação para o mesmo, através de aulas diferenciadas através de oficinas contemplando diversas disciplinas. A primeira etapa foi o “Veríssimo mostra sua alma” em que os alunos puderam expressar seus sentimentos em relação à escola através de desenhos, palavras em material de artes oferecido pela escola.

 

 

Depois eles foram divididos em grupos que se revezavam pelas oficinas propostas, com o objetivo de tornar o processo de ensino e aprendizagem dinâmico e lúdico, diferenciado do que eles estão acostumados em sua rotina escolar. Foram organizadas cinco oficinas. A oficina de especiarias apresentou aos alunos a importância das especiarias orientais e houve manipulação das mesmas pelos alunos, tendo como principal objetivo trabalhar a memória no seu sentido gustativo.. Na oficina de Ciências os alunos aprenderam dicas de nutrição, economia e sustentabilidade, através do reaproveitamento de alimentos. A oficina das Olimpíadas teve como foco trabalhar o logo dos jogos 2016 e a história dos símbolos olímpicos. 

 

 

A oficina de Inglês objetivou trabalhar as músicas que marcaram as décadas partindo da década de 50 até os dias atuais. Além disso, houve uma gincana na quadra em que os alunos foram divididos em grupos e realizaram competições que envolviam percurso e memória.

O resultado final foi um clima de satisfação entre professores e alunos que resgataram memórias e estreitaram os laços afetivos.

 

 

É importante ressaltar que esse é o primeiro passo de um projeto de continuidade e outras atividades serão realizadas ao longo do ano, procurando trazer a história da nossa escola e de todos que nela passaram, trabalhando com a memória afetiva e a valorização das relações estabelecidas na escola.

 

 

Palavras da Diretora Elizabete: -Tivemos o primeiro evento, resgatando a memória da nossa escola, sua história, a nossa história! Foi um dia especial integrando alunos e professores, do sexto ano ao peja, todos envolvidos em uma manhã e tarde de atividades e oficinas que tornaram este dia de grande significado.

A escola que queremos, a história do nome da nossa escola, gincana, workshop de Inglês viajando pela história da música com os grandes sucessos da música inglesa, oficina de especiarias testando nossa memória gustativa, oficina de reaproveitamento de alimentos com receitas que fazem parte da nossa história, oficina de Desenho

Conhecendo a história dos símbolos Olímpicos e Paralímpicos... Enfim, foi um dia para ficar na nossa memória e trazer a vontade de fazermos juntos a história desse ano ...

Nosso agradecimento a todos os professores que participaram, aos nossos funcionários de apoio, da secretaria, merendeiras e agentes educadores. Cada um na sua função ajudou a tornar este dia possível e muito feliz!!! Já planejando nossos próximos eventos ...

 

 

Parabéns para a Escola Municipal José Veríssimo. Compartilhamos da alegria pelo seu sucesso. E esperamos os novos projetos que, com certeza farão a diferença na vida de professores e alunos.

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/05/2016

Oficinas de Vídeos no Cotidiano Escolar

Tags: 2ªcre, oficina, vídeos.

 

 

 

Os alunos do quinto ano da Escola General Humberto de Souza Mello participaram de uma Oficina de Vídeos contextualizando com o cotidiano escolar.

 

A professora Vera Nácia, regente da turma 1.501 no ano de 2015, na Escola General Humberto de Souza Mello, relata que faz parte da sua prática cotidiana escolar o trabalho com vídeos.


Já apresentamos aqui no portal Rioeduca alguns trabalhos realizados pela professora Vera que envolveram atividades com a produção de vídeos e, inclusive, sua participação no Festival Anima Mundi


A professora Vera Nácia enviou ao portal Rioeduca um relato contando sobre como as atividades com a produção de vídeos têm feito parte da rotina escolar de seus alunos.


Os alunos da turma 1501 do ano de 2015 participaram de uma oficina de vídeo na qual foi utilizada uma sequência didática que teve como objetivo fornecer um embasamento prático e teórico básico para a produção de um documentário utilizando as técnicas apresentadas, como o uso de câmera, luz e som, além da técnica de entrevista e direção de cena. Essa oficina teve como produto a produção de um vídeo do gênero documentário.

 

Apresentação do documentário em comemoração aos 451 anos do Rio de Janeiro, em 2016.

 

Dessa forma, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática todas as etapas de produção de uma obra audiovisual, como argumento, roteiro, planejamento, produção e edição.

A metodologia adotada para a construção do vídeo documentário privilegiou a narrativa audiovisual, buscando a construção de uma linguagem própria, articulando as diferentes visões dos alunos numa perspectiva analítica e crítica.

 

Alunos assistindo a produção dos colegas sobre a comunidade da  Mangueira.

 

Neste vídeo, textos visuais e sonoros foram utilizados buscando registrar e divulgar significativos aspectos temáticos da comunidade da Mangueira na visão dos alunos, contextualizando o cotidiano escolar, privilegiando suas vivências e histórias. Mas a tradução em Libras não foi esquecida, afinal, todos devem ser incluídos.

 

No dia 1º de março de 2016, a turma, que neste ano é 1.601, comemorou o aniversário do Rio de Janeiro apresentando o vídeo documentário para os outros alunos e professores da escola.

 

 

 

Agradecemos a professora Vera Nácia por compartilhar conosco esta atividade e desejamos sucesso a toda equipe da Escola Municipal Humberto de Souza Mello.
 

O contato da professora Vera Nácia é: veranacia@hotmail.com

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share