A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2017'

Sexta-feira, 05/05/2017

Caricaturas de Monteiro Lobato - Resultado da Votação

Tags: caricatura, sala, leitura.

 

A 8ª CRE realizou, no último dia 20/04, a culminância do projeto “Monteiro Lobato, ontem, hoje e sempre”, que mobilizou todas as Salas de Leitura das Unidades Escolares e as Bibliotecas Escolares Municipais, durante o primeiro bimestre, em torno do autor e sua obra. Foram realizadas diversas apresentações, envolvendo leituras, encenações, danças, maquetes, entre outras atrações, durante todo o dia. Foi um maravilhoso presente literário, neste mês em que comemoramos, nos dias 2, 18 e 23, o livro, a leitura e a literatura em grande estilo. Dentre as apresentações e atividades realizadas, a professora Eliane, regente da Sala de Leitura da EM 08.17.075 General Tasso Fragoso, realizou um concurso de caricaturas em homenagem a Monteiro Lobato produzidas pelos alunos da escola.

 

Apresentamos aqui as caricaturas produzidas pelos alunos, para ampliar a votação feita durante o evento realizado na CRE.

 

Clique na imagem para votar

 

Você pode votar na sua caricatura preferida até o dia 04 de maio.


O resultado da votação on line será divulgado no dia 5 de maio.


Participe!

 

RESULTADO DA VOTAÇÃO

 

1º LUGAR

 

2º LUGAR

 

3º LUGAR


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 05/05/2017

Projetos para Transformar a Realidade

Tags: 10ªcre.

 

Equipe pedagógica da escola quer promover o exercício dessa visão crítica e consciente da realidade dos alunos

 

A E/CRE (10.19.005) Escola Municipal República Árabe da Síria está localizada à Rua Mario Fonteneli, s/n° - Paciência, zona oeste do Rio de Janeiro. A Unidade atende a 14 turmas com 541 alunos do 6° ao 9° ano. Tem como Diretora a professora Mirian Batista de Lima, como Diretora Adjunta a professora Dayane de Almeida Marques de Oliveira e como Coordenadora Pedagógica a professora Ednalva Cristovão dos Santos Machado.

Os educadores da Unidade Escolar sentem necessidade de agir para transformar a realidade em que vivem os alunos, visando construir maior e melhor conhecimento da comunidade na qual estão inseridos e integrá-los ao meio (sociedade) de forma crítica e consciente dos problemas existentes, incentivando-os na busca de possíveis soluções e meios para superá-los.

É preciso que haja criatividade, responsabilidade, participação, compromisso e determinação de todos para promover o exercício dessa visão crítica e consciente da realidade. Sendo assim, para colocar isso tudo em prática, foram elaborados dois projetos para o ano letivo: “Tô de olho” e “Quartas de Mitologia”.

O Projeto “Tô de Olho” foi uma ideia que a direção da escola encontrou partindo de diversas reclamações dos professores e observando que um grande número de alunos perdia ou esquecia os cadernos pedagógicos em qualquer lugar, causando assim um grande desperdício de material. Pensando na melhoria da aprendizagem e buscando resolver o problema em que os alunos além de estragarem os cadernos, muitos deles não realizavam as atividades ou deixavam pela metade. Com o projeto, iniciou-se uma revisão mais intensa, todos os dias em sala de aula, verificando os alunos que estejam com as atividades atualizadas.

 

  Aluno entregando as apostilas para conferência da diretora Mirian

 

O objetivo é conscientizar os alunos da necessidade de manter todas as disciplinas atualizadas, valorizar o material recebido, melhorar o rendimento dos alunos.

— Observando o grande número de alunos que não tinham responsabilidade com o seu material escolar e também pelo fato de muitos responsáveis não olharem o trabalho de seus filhos, tive a ideia de propor o projeto, onde todos os dias é realizado o sorteio de 2 alunos de cada turma para mostrarem o caderno. Verifico, dou parabéns para aqueles que estão em dia e chamo a atenção daqueles que não estão com a matéria em dia. Não tinha noção da repercussão, pois os próprios alunos vão até à secretaria perguntar que horas vou a sala de aula realizar o sorteio. Percebi que grande parte dos alunos são carentes de atenção e que quando eles a possuem se transformam. — afirma a diretora Mirian Batista.


 

Diretora e aluno fazendo divulgação do projeto

 

O projeto Quartas de Mitologia foi criado para estimular a prática da leitura, através da mitologia greco-romana. Foram escolhidas histórias parta serem lidas, estimulando também a prática da roda de leitura. Além disso, fazer com que o aluno perceba a importância da arte grega para as ciências, a arquitetura ocidental e sua influência na literatura, cinema e até desenhos animados e, também, estimular o traçado de um paralelo entre os mitos gregos e os contos de fada e entre a ação e a reação que se destacam em ambos.

 

Professora da Sala de Leitura e alunos envolvidos no projeto

 

Toda quarta-feira um novo mito é contado pela professora da Sala de leitura e debatido pelos alunos, que escolhem o mito da próxima semana. A participação dos alunos é voluntária. Aqueles que se interessam pelo tema, comparecem à Sala de leitura no dia e horário combinado. A divulgação do mito da semana é feita através do mural informativo da Sala de leitura. 

Os encontros semanais, durante todo ano letivo. O projeto começou em 2016 e devido ao sucesso, está acontecendo novamente em 2017.

 

Sala de Leitura preparada para mais um encontro

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.005) E. M. República Árabe da Síria
Telefones: 2418-7513
Email: emsiria@rioeduca.net

 

 


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 04/05/2017

Conquistas e desafios no 6º ano Experimental

Tags: 9ªcre, sexto, ano, experimental, formação, professores, desafios, ensino, fundamental.

 

Na sala de aula da turma de 6º ano experimental do Ensino Fundamental na Escola Municipal George Washington os alunos encontram na professora Camila Gaspar, a regente de todas as disciplinas. Com organização pedagógica e integração das áreas de conhecimento, os alunos iniciam uma nova etapa educacional com poucas mudanças na estrutura, como nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na fala da professora, os desafios e conquistas, de ser professor nesta modalidade.

 

“Ser professor do 6º ano experimental é um desafio, pois ”dar conta” de ensinar cinco disciplinas, sendo especialista em uma, exige planejamento e dedicação.”  Prof. Camila Gaspar.

 

(O PLANETA TERRA - movimentos de rotação e translação, estações do ano, inclinação do eixo)

 

A professora conta que, para trabalhar no sexto ano experimental, teve que refinar suas habilidades de combinar conteúdos, pois as disciplinas se relacionam entre si o que a tornou uma profissional mais versátil. O planejamento é pensado de forma que se aproveite a ligação entre os conteúdos das cinco disciplinas, dando ênfase as habilidades a serem adquiridas, trabalhando de forma interdisciplinar, numa visão menos fragmentada do conhecimento com aplicabilidade no dia a dia. Segundo a professora:


“As aulas são pensadas para facilitar a compreensão de como o mundo funciona, através do conhecimento de forma articulada, com práticas que tornam o conteúdo significativo no seu cotidiano e o motive a ser protagonista do processo de aprendizagem.”

 

PRODUZINDO TEXTO SOBRE A CAMPANHA “AQUI MOSQUITO NÃO SE CRIA”

 

A professora afirma a importância da participação nos encontros oferecidos pela Gerência de Educação da 9ª CRE, com a oportunidade de aprendizado através de um programa de formação específico para o professor de sexto ano experimental. Considera ainda fundamental a relação de parceria com a direção da unidade escolar, com a garantia de seu planejamento, incentivo e apoio de subprojetos e atividades específicos do sexto ano experimental.

 

CONSTRUINDO MAPAS MENTAIS

 

A LITOSFERA (TIPOS DE SOLO)

 

Para o professor Mario Sergio Mangabeira, responsável pelos encontros de formação dos professores do 6º ano experimental, na 9ª CRE: “Cada professor tem seu papel. Todos são importantes e contribuem decisivamente para a aprendizagem. É preciso conhecer, valorizar e levar em conta o potencial de cada colega! Há professores que são bons de organizar o material a ser usado, há os que são ótimos no uso das tecnologias, os que têm mais habilidades em determinada área de estudo... Se cada um colocar à serviço da equipe os seus melhores talentos, todos saem ganhando.”

A diversidade dos encontros contribui para a troca entre os pares com a equipe de acompanhamento, inclusive com experiências coletivas de formação. Em março aconteceu o planejamento pedagógico em conjunto com os professores novos divididos por quatro Polos de Planejamento no âmbito da 9@ CRE.

 

Polo de Planejamento na E. M. PRI Yolis da Silva. Dinamizadora: Professora Camila Jordino ( E.M 09.18.031 George Washington)

 

Polo de Planejamento na E.M PRI Professor Antonio Boaventura . Dinamizadora : Professora Sandra Manso

 

Polo de Planejamento na E.M PRI Dulce Araujo. Dinamizadora: Professora Andreia Nascimento ( E.M 09.18.044 Ernesto Nazareth)

 

Polo de Planejamento na E.M PRI Dalva Lazaroni . Dinamizadora: Professora Joyce Werneck (E.M 09.18.041 Antonia Vargas Cuquejo Cuquejo)

 

"Os professores trocaram experiências sobre o projeto, opções de planejamento e dicas para trabalhar de maneira articulada as disciplinas. Foram encontros menos teóricos e mais práticos", relata a professora Joyce Werneck, dinamizadora de um dos pólos de planejamento.



Parabenizamos os professores do Sexto Ano Experimental das unidades da 9ª CRE pela dedicação e compromisso com a educação de nossos alunos.

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 04/05/2017

Levantamento de Dados Sobre o Projeto Cineclube nas Escolas

Tags: cineclube, cinema, mídias, pesquisa.

 

O Projeto Cineclube nas Escolas está realizando um levantamento de dados sobre as ações do projeto em cada unidade. As informações obtidas irão ajudar a equipe da Gerência de Mídia-Educação mapear o projeto na Rede e a planejar de forma mais adequada as ações e aquisições futuras.

O prazo para preenchimento dos 2 formulários é até o dia 30 de abril.

 

- Formulário da Pesquisa Cineclube - Profissional

Esse formulário deve ser preenchido por todos que atuam no Projeto Cineclube nas Escolas da unidade. Cada profissional deve acessar individualmente o link e realizar o preenchimento de seus dados.

Clique, aqui, e preencha o formulário:

https://goo.gl/ExKfmI

 

- Formulário da Pesquisa Cineclube - Unidade

Esse formulário deve ser preenchido apenas 1 vez pelo responsável pelo Projeto Cineclube nas Escolas da unidade.

Clique, aqui, e preencha o formulário:

https://goo.gl/KDNf0s

 


   
           



Yammer Share