A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2017'

Terça-feira, 23/05/2017

Coletânea de Atividades na Escola Municipal Deodoro

Tags: 2ªcre, literatura.

 

A equipe pedagógica da Escola Municipal Deodoro compartilhou com o portal Rioeduca uma coletânea de atividades que foram realizadas na unidade escolar.

 

Primeiramente vamos conhecer o projeto “Festival das Escolas”, patrocinado pela Coca-Cola, cujo objetivo foi motivar os alunos em relação aos valores olímpicos através da produção de um vídeo no qual a escola mostra que o que realiza vale ouro e oferece incentivo aos atletas brasileiros.

Na primeira etapa do projeto, os alunos do 8º ano em conjunto com as professoras de Educação Física, da coordenação pedagógica e dos pais de alguns alunos, produziram um vídeo que foi selecionado e possibilitou a participação da escola em um grande evento realizado no CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes). No dia do evento, os alunos participaram de jogos e de uma etapa final de perguntas e respostas.

 

Festival das escolas

 

A escola também realizou um “Encontro com o Autor”, com o objetivo de incentivar a formação do aluno leitor, aproximando os educandos de escritores brasileiros que apresentam obras voltadas para o público juvenil, dando-lhes a oportunidade de conhecê-los pessoalmente, possibilitando uma rica troca entre leitor e escritor.

A Escola convida um autor por semestre para passar uma manhã com os alunos. O evento conta com a participação de toda comunidade escolar e tem como ponto alto o autor apresentando sua obra, contando suas experiências e ao final promove-se um grande debate no qual os alunos fazem perguntas ao autor. A escola recebeu a escritora Elika Takimoto, que contou sobre a concepção de sua obra mais famosa que é o livro: “Minha Vida é um Blog Aberto”. Durante o debate, um aluno perguntou qual seria o autor que a marcou muito e a autora respondeu que foi a escritora Zélia Gattai.

 

Encontro com o autor

 

Em 2016 a Escola Municipal Deodoro completou 108 anos. O prédio escolar foi tombado pelo decreto 5.303 de 1985, sendo considerada bem de patrimônio cultural. Na data, organizou-se uma cerimônia cívica com o canto do Hino Nacional e com um simbólico abraço coletivo circundando toda a escola. Posteriormente, as turmas, acompanhadas de seus professores e dos funcionários, dirigiram-se à praça Paris para um grande encontro.

O objetivo da atividade foi valorizar o espaço escolar e seu entorno, comemorando o aniversário de 108 anos da escola, a partir da realização de um pic nic coletivo na Praça Paris, em frente à escola. 

 

 

Pic nic para comemorar o aniversário da escola

 

O projeto Jornal Mural tem como objetivo ampliar o universo dos alunos tendo como foco investir na formação do aluno leitor/escritor. Desenvolver no aluno uma análise crítica sobre o que lê e motivá-los a ter uma escrita cada vez mais proficiente.

A professora de Matemática do 7º ano, Katia, preparou alunos monitores que são os responsáveis pela coleta de notícias com a comunidade escolar e pela montagem do mural semanalmente. A proposta deste projeto é valorizar a leitura de textos jornalísticos, já que nem todos alunos têm acesso a eles, uma vez que os mesmos são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual.

 

Jornal Mural

 

O portal Rioeduca agradece a equipe da Escola Deodoro por compartilhar conosco estas atividades pedagógicas e desejamos sucesso a toda comunidade escolar.

O contato da unidade escolar é: emdeodoro@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/05/2017

Passaporte da Leitura: Embarque Nessa Viagem!

Tags: 1ªcre, educação, infantil, riodeleitores, projetos.

 

Projeto leva alunos para Viagem pelo Mundo da Imaginação.

 

A Educação Infantil da Escola Municipal Guatemala, localizada no coração do Bairro de Fátima – Centro do Rio, realiza Projeto com o objetivo de Formação de Leitores, é o Projeto Passaporte da Leitura.

 

 


Idealizado pelas professoras Maria Gisele de Lima Ferreira e Lidiane Albino B. M. dos Santos, o Projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos o contato com os livros e estimular o gosto pela leitura.

Inicialmente as professoras selecionaram aproximadamente 80 livros da Sala de Leitura e fizeram a leitura de cada livro para formular uma atividade específica para o mesmo, em conformidade com a história.

 

 


Com os livros selecionados e as atividades prontas, as professoras passaram a confeccionar os Passaportes. Cada aluno recebeu o seu Passaporte da Leitura, onde há a sua foto e seus dados pessoais na folha de identificação e seu “histórico” de viagens pelo mundo da leitura e imaginação. Aproveitamos para oportunizar o tema identidade.

 


Foi trabalhado o livro “Asa de Papel” com as turmas, com a exibição do livro animado e realizada longa conversa sobre a possibilidade de se viajar pelo mundo da imaginação através da leitura.

 


Os livros estão armazenados em uma mala,criando um clima de viagem da imaginação.

 

 


E a professora Gisele nos relata a dinâmica do projeto: Uma vez por mês a professora abre a mala para que cada aluno escolha o livro que deseja levar para casa, sempre no final de semana. Junto com o livro, a professora envia a atividade correspondente e registra no Passaporte a data e o título do livro. Em casa, a família faz a leitura com a criança, proporcionando um momento de integração, prazer e alegria. Foi enviado um roteiro para orientar a família no momento da leitura.  Na hipótese de falta da criança no dia do empréstimo, o Passaporte recebe o carimbo de viagem cancelada.

 

 


Algumas atividades já estão planejadas para os próximos meses, como: visita à Biblioteca Nacional, grupos de contadores de histórias visitando a escola e empréstimo de livros, de literatura adulta, para as famílias dos alunos.

No final de março foi realizado o primeiro evento do projeto e no retorno dos livros já foi possível perceber a satisfação das famílias! Estamos muito animadas com o projeto!, nos contam as professoras.

 


Para Saber Mais:

Escola Municipal Guatemala

Diretora: Rose Figueiredo Ponce de Leon

Coordenadora Pedagógica: Danielle Barciela de Assis

Telefone: 2224-7687

E-mail: emguatemala@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/05/2017

Era Uma Vez, Outra Vez...

Tags: 10ªcre.

 

Projeto trabalha os clássicos da literatura infantil com finais diferentes criados pelos alunos

A E/CRE (10.19.074) Escola Municipal Ricardo Brentani está localizada à Rodovia Mario Covas, km 1 – Santa Cruz, dentro da Cidade das Crianças Leonel Brizola, zona oeste do Rio de Janeiro. A Unidade atende a 14 turmas com 420 alunos do 1° ao 6° ano Experimental, sendo 4 turmas integrais e 10 turmas parciais. Tem como Diretora a professora Cristiane de Carvalho Losque, como Diretora Adjunta a professora Erica Silvério de Araújo Vianna e como Coordenadora Pedagógica a professora Fabiana Castro.

 

Mural da Unidade Escolar

 

Os professores da Unidade Escolar querem transformar a realidade dos seus alunos, construindo maior conhecimento e incentivá-los a leitura. Sendo assim, estão trabalhando durante o ano letivo 10 clássicos da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil. O primeiro clássico trabalhado, em março, foi “Branca de Neve e os Sete Anões”. Nos outros meses, serão contemplados os seguintes clássicos: “Chapeuzinho Vermelho”, “O Patinho Feio”, “Cachinhos Dourados”, “A Bela Adormecida”, “Cinderela”, “João e Maria”, “O Gato de Botas”, “Aladim e a Lâmpada Mágica” e “A Bela e a Fera”.

— O projeto "Era uma vez... Outra Vez" surgiu através de uma ideia da equipe de direção e coordenação, como forma de incentivar e consolidar a leitura e a escrita, utilizando Clássicos da Literatura Infanto-Juvenil, onde os alunos recriam os finais das histórias trabalhadas, apropriando-se de diferentes gêneros textuais, comparando a história original e os desfechos dado por cada turma, a partir da exposição das atividades realizadas. Esse projeto despertou a motivação e a criatividade alunos. Todos os professores estão envolvidos no projeto e isso é muito importante para o sucesso do mesmo. É preciso que haja dedicação, participação e compromisso de todos para que der certo. Para nós é muito gratificante observarmos o envolvimento de toda comunidade escolar em prol de uma aprendizagem significativa, prazerosa e de qualidade. — afirma a diretora.

 

Alunos realizando a atividade proposta

 

Durante cada mês, serão desenvolvidas com os alunos produções de diferentes gêneros e, em setembro, acontecerá o encerramento do projeto “Era uma vez, outra vez...”, cujo objetivo é explorar os clássicos da nossa literatura, trabalhando durante todo ano letivo questões que envolvam, a leitura, o letramento, a escrita, produção textual individual e valores pertinentes aos trabalhados do PPP da Unidade Escolar.

O término será recriar diferentes finais para os Clássicos no encerramento das atividades, em setembro. O projeto seguirá as seguintes etapas: trabalhar na turma os diferentes tipos de gêneros (lista, palavras, frases, desenho, poesia, carta e/ou narrativa, bilhete, diálogo, reconto etc.); elaborar ao final do mês um cartaz coletivo de cada livro; portfólio de produções de cada aluno; elaborar, criativamente, um novo final para um dos clássicos e fazer a apresentação na culminância.

 

Alunos na Biblioteca

 

Todas as atividade de contação de histórias, CineClube e produção de texto do projeto são acompanhadas através de parceria com a Biblioteca Escolar Municipal da Cidade das Crianças - Rachel de Queiróz.

 

Alunos na Biblioteca

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.074) E. M. Ricardo Brentani
Telefones: 3395-6425 e 3408-9952

Email: embrentani@rioeduca.net

 

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/05/2017

Educação a Distância - Conclua o Fundamental!

Tags: creja, peja, ead, fundamental.

 

Atenção para abertura de matrículas para o PEJA EaD no CREJA, turma 2017-2

Matrículas: Prorrogadas até 31 de maio de 2017

 

Informações para matrícula:

Faixa etária: a partir de 17 (dezessete) anos completos

Escolaridade mínima: aprovação para cursar o 9º ano (antiga 8ª série), PEJA II/ Bloco II ou equivalente.

Documentos para matrícula:

  • RG (identidade) - cópia
     
  • CPF - cópia
     
  • Certidão de nascimento ou casamento - cópia
     
  • Histórico escolar - original*
     
  • Comprovante de residência - cópia
     
  • 1 Foto 3x4 (atual)

* Na ausência do histórico, a declaração escolar (original) poderá ser apresentada até que seja providenciado o histórico


O aluno, para ser admitido, deverá realizar com proveito uma avaliação de acesso e participar de uma entrevista durante o período de matrícula.

 



Daniel de Oliveira.
P.O. PEJA EaD CREJA

 


   
           



Yammer Share