A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2017'

Quinta-feira, 18/05/2017

Chamada para o jornal da Educação

Tags: jornal, pesquisa.

 

Material informativo sobre o projeto de publicação do Jornal A Voz d@s Professor@s

 

Car@s professor@s


Estamos enviando este material de pesquisa para ter indicações do real desejo de que vocês venham a ter um jornal inteiramente voltado para a classe e feito por vocês.

Ele trará seu perfil, opiniões, entrevistas, intercâmbio de projetos educativos, editorias, programação cultural, debates, página de humor, variedades, esportes, página da família, conselhos, moda, enfim, tudo que faz parte da publicação de um verdadeiro jornal e o que mais inventarem.

A parceria será feita com a SMEEL e a MultiRio. Esta parceria existirá nos termos de orientar o grupo escolhido/votado por vocês na elaboração desse periódico, que teria uma tiragem trimestral de 45.000 exemplares, calculando por alto o número de participantes no magistério municipal.

A linha editorial final será discutida pelas três vertentes que farão a estrutura central do jornal para que haja sintonia e colaboração entre todos: o professorado, a SMEEL e a MultiRio. Não pretendemos em momento algum que este jornal seja um “panfleto” da Secretaria/Prefeitura ou de grupos isolados, políticos ou não. Pensamos em um jornalismo efetivo, reflexivo e propositivo, com forte teor cultural e educativo.

As fotografias e todos @s repórteres, pesquisador@s, entrevistador@s e redator@s serão escolhid@s entre os professor@s municipais a partir de critério definido por el@s mesm@s.

De resto, pretendemos que a totalidade do jornal tenha a princípio de 16 a 20 páginas. Vamos organizar juntos uma forma em que a participação dos professores escolhidos e interessados no jornal possam se reunir sem interferência no horário de trabalho. Aquele que não puder participar presencialmente poderá contribuir por intermédio de um espaço próprio dentro do portal da MultiRio e/ou RioEduca.

Creio que poderemos todos ter um forte veículo de informação e formação intelectual e educacional, no que acreditamos ser uma ação pioneira na história do jornalismo brasileiro.

A SMEEL e a MultiRio têm muita honra de trazer essa proposta de parceria empreendedora que visa a um futuro integrado com o professorado. 

E que seja rico, forte e comum à opinião e ao crescimento de tod@s.

 

Pesquisa sobre o Jornal da Rede da SMEEL


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 18/05/2017

Leitura por toda parte: chegou a FLID - Feira Literária do Doutel!

Tags: 9ªcre, feira, literaria, sala, leitura.

 

A leitura faz a gente viajar por muitos lugares e com diferentes personagens. Agora, imagine viver tudo isso no mesmo lugar?! Os alunos do CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade viveram diversas aventuras literárias, de 02 a 05 de maio, na FLID - Feira Literária do Doutel, organizada pela Coordenadora Pedagógica Audrei com toda a equipe Doutel.

 

 

Teatro, sussurros literários, roda de conversa com autor, dentre outros, mobilizaram crianças, professores e a comunidade escolar. Através de diferentes leituras: com "A professora muita maluquinha" passando pela Turma da Mônica ou Gang´s Monica, até à "Menina Bonita do laço de fita". Alunos autores, atores e leitores se faz assim: com alegria, envolvimento e muito protagonismo. 

 

 

FLID 2017 - 1º Dia - Peça Teatral
Peça Teatral: KABÁ DAREBU, baseada no livro de Daniel Munduruku, encenada pelos alunos da Classe Especial e alunos do terceiro, quarto e quinto ano. Professores: Márcia Christine, Isabel Cristina e Erick.
Apoio: Família Doutel. 

 

 

FLID 2017 - 1º Dia - Sussurros Literários
Alunos do Projeto Voando Alto nas Asas da Leitura oferecem graciosos sussurros a alunos, professores e funcionários. 

 

 

 

FLID 2017 - 1º Dia - Encontro com o Autor
O prof. Carlos Eduardo de Souza, autor do livro "A evolução econômica e populacional de Campo Grande", nos deu a honra de um agradável e bem informado encontro em nossa FLID. Gratidão

 

 

FLID 2017 - 2º Dia - Uma professora muito maluquinha - Preparativos...
"Dona Cati" ou "tia" Catia Portela?
  

FLID 2017 - 2º Dia - PIBID/FEUC

Contação de história: Menina bonita do laço de fita, com alunos do PIBID-FEUC enriquecendo ainda mais a FLID. 

 

FLID 2017 - 2º Dia - PEJA - Poesias de Manoel de Barros-Turma 191

 

FLID 2017 - 2º Dia - Quadrinhos, sim!!! Os alunos traduziram e pintaram uns quadrinhos da "Monica's gang".

 

Parabéns a equipe Doutel pelo trabalho de qualidade construído e partilhado por todos.

 

DADOS DA ESCOLA

09.18.510 CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade

Rua Flavio Fraga , s/n, Campo Grande

Telefone: 3394-3527

Diretor: Pedro J. Baptista

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/05/2017

Monteiro Lobato: ontem, hoje e sempre!

Tags: 8ªcre, sala, leitura, rio, cidade, leitores.

 

A 8ª Coordenadoria de Educação foi palco de um lindo evento realizado pelas Salas de Leitura de diversas escolas. Com o tema Monteiro Lobato: ontem, hoje e sempre! As escolas apresentaram cartazes, maquetes, poesias e enquetes exaltando personagens e histórias geniais desse grande escritor brasileiro.

 

 

No dia 20 de abril, aberta à visitação, foi realizada a mostra de trabalhos realizados a partir do projeto Monteiro Lobato: ontem, hoje e sempre!

O projeto tem como objetivo divulgar amplamente o gosto pela leitura associada à produção escrita, estimular a criatividade e a interpretação do texto oral e escrito, com ênfase na alfabetização.

As Salas de Leitura e as Bibliotecas Escolares Municipais da 8ª Coordenadoria de Educação prepararam atividades sobre o tema desde o dia 27 de março. 

Foram realizadas nas unidades escolares: Chás Literários, Roda de Leitura e dramatizações com vistas ao incentivo à leitura; foram disponibilizados diversos tipos de texto às unidades escolares a fim de serem, esses textos, divulgados e reescritos pelos alunos.

Por fim, houve a construção de uma “biblioteca escolar volante” nas dependências da 8ª CRE, constituída por livros escritos pelos alunos e livros de literatura das Bibliotecas Escolares. 

 

 

Considerado um dos maiores autores de histórias infantis, Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro, mas foi também um contador de histórias.

Imortalizado pela Literatura e com um estilo inconfundível, Monteiro Lobato deixa sua marca através de personagens inesquecíveis, entre eles, destacamos Emília, do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Emília é uma personagem inconfundível que foi representada por várias escolas no evento. Com seu colorido de boneca de pano e sua personalidade atrevida e inquieta, alunos e professores assistiram atentos à roda de leitura e às apresentações teatrais e de dança que a retrataram. Era fácil ver o sorriso da plateia presente. 

 

"De uma caixa de costura
Pano, linha e agulha
Nasceu uma menina valente
Emília, a Boneca-Gente!

                                           Baby do Brasil

 

À esquerda, Simone Monteiro gerente do Rio, Uma Cidade de Leitores e ao lado a professora Josecy Brilhantino, gerente da 8ª Cre

 

O evento nas dependências da 8ª Coordenadoria contou com a presença da comunidade que pode apreciar um ambiente cheio de arte, alegria e literatura. 

Quem compareceu à mostra teve a oportunidade de interagir com o teatro literário que foi montado. Caricaturas de Monteiro Lobato para votação, livrinhos para doação, espaço para ler, exposição de maquetes e de personagens feitos de material reciclado, além de muitos cartazes sobre a vida e as obras de Monteiro Lobato eram um convite a entrar no clima de celebração à literatura infantil.

 

Muitos trabalhos foram feitos sobre o tema formando uma linda exposição

 

A iniciativa do projeto partiu da Gerência de Educação da 8ª Cre. As escolas abraçaram a proposta e, então, Coordenadores Pedagógicos, professores e alunos transformaram essa realização num momento especial, prazeroso e cheio de aprendizado.

O ponto alto do evento foram as dramatizações. Os alunos deram uma demonstração do quanto são talentosos e brilhantes!

Certamente as escolas e bibliotecas deixaram a 8ª Cre com a sensação de dever cumprido e o público presente, com a expectativa de um novo evento nesse nível.

 

Diversas maquetes retratando o Sítio do Pica Pau Amarelo foram feitas pelos alunos

 

"O Projeto de Leitura da 8ª Cre, Monteiro Lobato: ontem, hoje e sempre, foi um show da comunidade escolar! As escolas são maravilhosas! Nossos alunos são fantásticos! Obrigada a todos que tornaram essa ação possível!

                                                                              Diala Azevedo - Gerência de Educação da 8ª Cre

 

*          *          *

 

"Isso nos move! Ainda vale a pena acreditar! Hoje em especial, vivendo o encantamento com o escritor Monteiro Lobato e nossa Comunidade Escolar!"

                                                                                  Elaine França - Gerência de Educação da 8ª Cre

 

Alunos e professores em sintonia nas apresentações

 

O Rioeduca parabeniza à Gerência de Educação da 8ª Cre, Bibliotecas Escolares, Salas de Leitura, Coordenadores Pedagógicos, professores, alunos e comunidade, que fizeram desse dia algo tão significativo e importante para os presentes!

 

Engajados na campanha Aqui Mosquito não se Cria, a 8ª Cre inseriu a campanha no universo de Monteiro Lobato

 

 

Gostou dessa matéria? Então curta e deixe sua opinião nos comentários!

E se quiser participar, entre em contato.

Para compartilhar ações da 8ª Cre:

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/05/2017

O Aluno com baixa visão na escola: Desafios e Possibilidades

Tags: iha, ctb, visão.

 

 

Público-alvo: Professor de Sala de Recursos Multifuncional e Professor de turma comum que atua com o aluno deficiente visual

Carga horária: 20h

Datas: Maio: 23 e 30

           Junho: 06, 13 e 27

Horário: 8:00h às 12:00h

Local: Instituto Municipal Helena Antipoff

Realização: Centro de Transcrição a Braille/IHA

 

INSCRIÇÃO AQUI!

 

 



 


   
           



Yammer Share