A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2017'

Terça-feira, 16/05/2017

EDI Monsenhor Cordioli : 50 Anos de Muitas Histórias!

Tags: 7ªcre, projetos.

 

Na perspectiva da comemoração do jubileu do EDI Monsenhor Cordioli em 31 de julho do corrente ano, a unidade escolar iniciou um novo Projeto Político Pedagógico com a temática "Por um mundo melhor", comemorando, valorizando e preservando.

 

Sob essa ótica, o projeto anual aborda o tema "Monsenhor Cordioli: 50 anos de MUITAS HISTÓRIAS!". Ao vivenciar essa temática, pretende-se  que a comunidade escolar conheça quem foi Monsenhor Cordioli, tenha noção da trajetória da Escola até se tornar um EDI, valorizando e resgatando a sua história. Despertando assim, a noção de zelo, apreço e pertencimento à unidade escolar.

 

       Fazendo o nome com massinha de modelar.

 

Para dar vida ao projeto, este foi dividido em subtemas a saber:

Quem te viu, quem te vê. Quem sou eu, quem é você? Neste tema foi desenvolvido a identidade pessoal e corporal e da identidade do Patrono do EDI e nos cuidados com o corpo veio o tema do combate ao mosquito Aedes aegypti onde as crianças tiveram a oportunidade de descobrir como o mosquito se desenvolve, o que ele causa à nossa saúde e como evitamos que ele se reproduza.

 

 

Trabalhando a identidade a partir de histtórias como Branca de Neve.

 

Esquema corporal em papel pardo do tamanho do corpo da criança.

 

Identidade : atividade utlizando diferentes materias.

 

No período do Carnaval,  marchinhas de carnaval animaram nosso EDI Monsenhor Cordioli para celebrar uma folia saudável, sem dengue, sem Zika, sem chikungunya, pois aqui ‘Mosquito não se cria’. As turmas do maternal mencionaram os cuidados com as plantas, vasos, pneus e garrafas. Registrando o aprendizado no cuidado com a Mosquito Aedes aegypti a tradicional marchinha ‘Mamãe eu quero...’ ajudou o EI 31 a cuidar dos os vasinhos e pneus. Os pequeninos do EI 21 aprenderam que é possível ter plantinhas e cuidar da natureza sem o malvado do mosquito.

 

Música de Carnaval com adaptação para combate a Dengue e história coletiva Magali contra a Dengue.

 

A partir do conceito mosquito e das letras de marchinhas conhecidas como ‘Ei você ai...’ a pré-escola usou do corpo para fazer arte no combate ao Mosquitão, refletiu sobre o ciclo de criação do Mosquito, experimentou os cuidados com o meio ambiente no descarte do lixo no lixo.

 

  Cartazes contra a Dengue .

 

Para os próximos bimestres:

* De perto e de longe aqui no EDI! Em que serão desenvolvidas temáticas a respeito do bairro, escola, moradia abordando trajetos entre a escola e a residência e família;

* Arraial Cinquentão! Respeitando uma festividade antiga da comunidade escolar faremos a comemoração das festividades juninas com comidas típicas, cuidados com o fogo e perigo de balões.

* Contos e encantos no Cordioli! Serão abordadas as memórias da escola por meio de relatos de ex-alunos, ex-funcionários, fotos antigas da escola e comunidade onde está inserida; e por último,

* 50 anos de história tem o EDI que escolhi! Neste será comemorado os 50 anos da instituição por meio de uma exposição com trabalhos realizados ao longo do ano.

Com o desenvolvimento do projeto anual no EDI Monsehor Cordioli espera-se  que esse ano seja de muito aprendizado e troca de saberes para as crianças, os educadores e responsáveis, que após terem vivenciado o trabalho desenvolvido no projeto anual, estejam preparados para as próximas gerações.

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Contato do EDI Monsenhor Cordioli:

edicordioli@rioeduca.net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/05/2017

Áudio-descrição na escola - Uma proposta pedagógica Inclusiva

Tags: iha, curso, inclusão.

 

 

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA  

ÁUDIO- DESCRIÇÃO NA ESCOLA - UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

O CURSO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A ÁUDIO-DESCRIÇÃO COMO UM  RECURSO PEDAGÓGICO PARA SER APLICADO NO COTIDIANO ESCOLAR.  APROFUNDAMENTO DA ÁUDIO-DESCRIÇÃO DE FILME, PEÇA TEATRAL, DANÇA  E ARTES VISUAIS

Carga Horária : 24 Horas

Dias: 29/05; 12/06; 10/07; 07/08; 04/09 ; 02/10

Local : Instituto Municipal Helena Antipoff

Horário: 13 às 17h

Público Alvo: Professores de Artes Visuais, Música, Teatro, Sala de Leitura, Sala de Recursos e Classe Especial
 

Inscrição – clique aqui
 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/05/2017

Homenagem do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) ao Dia das Mães

 

O Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) apresenta a "Roda de conversa entre mães e responsáveis".

 

 

Produzido pela equipe de serviços e oficinas em pesquisa do IHA, em parceria com a Sala de Leitura e Centro de Memória, o vídeo: "Roda de conversas entre mães e responsáveis" apresenta relatos e experiências vividas entre mães e filhos e como o convívio com a Diversidade e a Diferença fizeram de suas vidas plenas e exemplos de superação e luta por uma sociedade inclusiva.

 

 

Mãe é tudo que ama e acolhe a gente...

 

 

"Aprendi com meu filho..."

 

 

 

 

VÍDEO

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/05/2017

CREJA, aqui é um lugar de paz!

Tags: creja, lugar, paz.

 

No Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos, a Campanha "Aqui é um lugar de Paz", foi desenvolvida tanto no PEJA I, quanto no PEJA II. Por meio de leituras, debates, releituras... nos inspiramos para a produção de textos, em diversas tipologias (acróstico, poesias, texto narrativo etc.), abordando o tema da campanha.

 

 

Coordenação Pedagógica do CREJA: Neyla Tafakgi

 

 


   
           



Yammer Share