A A A C
email
Retornando 30 resultados para o mês de 'Maio de 2017'

Quarta-feira, 24/05/2017

Crianças e Livros em Perfeita Sintonia

Tags: 8ªcre, rio, cidade, leitores, projetos.

 

 O projeto proposto pela Gerência de Educação da 8ª CRE criou para as unidades escolares um caminho repleto de possibilidades lúdicas e de incentivo à leitura. Confira duas propostas para o desenvolvimento do projeto "Monteiro Lobato: ontem, hoje e sempre!"

 

A professora da Sala de Leitura, Flávia Coutinho como Emília e o Agente Educador, senhor Rui Carlos, como Monteiro Lobato

 

A semana de celebração ao Dia do Livro Infantil produziu muitas iniciativas importantes nas escolas da 8ª Coordenadoria de Educação.

Buscando o incentivo à leitura e à escrita, o projeto "Monteiro Lobato: ontem, hoje e sempre" envolveu alunos e professores, e o resultado foi muito enriquecedor e prazeroso, como toda boa leitura deve ser!

 

Alunos da E.M. Guimarães Rosa explorando os livros que acabaram de receber 

 

O Ciep Vila Kennedy atende da Educação Infantil à Educação de Jovens e adultos. A escola tem como tema de seu Projeto Pedagógico: "Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto: Show de Talentos!"

O tema favorece o enriquecimento do aprendizado e da prática docente, pois é pautado na capacidade de cada um de ser produtivo e criativo, porém a proposta da equipe pedagógica é que a construção do conhecimento aconteça de maneira coletiva.

A professora regente da Sala de Leitura do Ciep Vila Kennedy proporcionou aos alunos uma experiência relevante nas comemorações ao Dia do Livro Infantil.

Além de uma bela homenagem ao grande escritor brasileiro, a visita de personagens que representam a Emília e o autor Monteiro Lobato aguçou a curiosidade e o interesse dos alunos pelas histórias e pelo imaginário dos livros do escritor.

O Sítio do Pica-Pau Amarelo é uma obra rica em criatividade e encantamento para crianças e adultos. Por gerações Emília é reconhecida como uma boneca cativante! Seu jeito alegre, extrovertido e falante facilmente atrai a atenção das crianças.

Depois de interagirem um pouco com o personagem Monteiro, a boneca  Emília distribuiu livros para os alunos presentes.

 

 

 

 O Rioeduca parabeniza o Ciep Vila Kennedy pela realização do projeto!

 

A Escola Municipal Guimarães Rosa não ficou de fora da celebração do Dia do Livro Infantil. Além de participar do projeto "Monteiro Lobato: Ontem, Hoje e Sempre", promovido pela Gerência de Educação da 8ª Cre, a escola encantou com a encenação e apresentação de dança com o tema da personagem Emília. O desempenho das meninas encheu a equipe pedagógica de orgulho!

A magia envolvendo a boneca Emília e o boneco feito de espiga de milho, Visconde de Sabugosa, é um convite para que as crianças se permitam sonhar, brincar e explorar o mundo da imaginação!

 

 

A Escola Municipal Guimarães Rosa está desenvolvendo o projeto "50 Anos Educando para a Vida!"

A equipe pedagógica da unidade entende que educar para vida pressupõe proporcionar aos alunos a oportunidade de, através da leitura e da escrita, aprender, compartilhar, interpretar e criar.

Muito mais do que saber ler e escrever bem, é possível semear nos alunos o hábito da leitura e o prazer em vivenciar esse hábito. Na infância nada melhor do que o mundo da fantasia e do faz de conta para envolver os pequenos.

 

O Rioeduca parabeniza a Escola Municipal Guimarães Rosa pelo belo projeto e pela bela performance de seus alunos!

 

 

 

Para entrar em contato com:

Ciep Vila Kennedy - ciepvkennedy@rioeduca.net

E.M. Guimarães Rosa - emgrosa@rioeduca.net

 

 

Compartilhe com  todos os projetos da sua escola!

Entre em contato com o Rioeduca

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/05/2017

Pilares da Cultura de Paz

Tags: 11ªcre, paz, pilares.

 

As turmas do 3º ano da E. M. Holanda, localizada na Ilha do Governador, tem desenvolvido um trabalho sobre a importância do diálogo na escola, envolvendo todos na discussão e no enfrentamento à violência e promoção da paz em nossa cidade. Confira!

 

Desde o início do mês de abril de 2017, a Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro vem se mobilizando em torno da afirmação “Aqui é um lugar de paz”. Tendo em vista este movimento, as turmas 1301 da professora Marli Rojas e 1302 da professora Elisa Gonçalves desenvolveram um trabalho com seus alunos sobre a cultura de paz.

 

Mural confeccionado pelos alunos participantes do projeto

 

Foi trabalhado com os alunos o movimento da Cultura de Paz que iniciou-se oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança – como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental – utilizando como principais ferramentas a conscientização, a educação e a prevenção.

No primeiro momento foi discutido com os alunos a definição da ONU para cultura de paz: "Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos, agindo sobre suas causas".

Abaixo o vídeo do projeto desenvolvido pelas turmas das professoras Marli Rojas e Elisa Gonçalves.

 

Pilares da Cultura de Paz - Turmas 1301 e 1302

 

A premissa da UNESCO é de que a cultura de paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.

De acordo com David Adams, um dos ícones dessa Cultura no mundo, a Cultura de Paz tem como base 8 pilares, que foram apresentados aos alunos no segundo momento do trabalho.

 

Mural: Eu promovo a Guerra quando e eu promovo a paz quando.

 

Finalizando, os alunos após a reflexão e o debate confeccionaram desenhos e frases sobre "ações que promovem a paz" e "ações que promovem a guerra" que viraram um lindo mural e está exposta na escola.

 

Aproveite e siga o blog da escola clicando aqui

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Escola Municipal Holanda

Telefone: (021) 3975-6082 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/05/2017

Coletânea de Atividades na Escola Municipal Deodoro

Tags: 2ªcre, literatura.

 

A equipe pedagógica da Escola Municipal Deodoro compartilhou com o portal Rioeduca uma coletânea de atividades que foram realizadas na unidade escolar.

 

Primeiramente vamos conhecer o projeto “Festival das Escolas”, patrocinado pela Coca-Cola, cujo objetivo foi motivar os alunos em relação aos valores olímpicos através da produção de um vídeo no qual a escola mostra que o que realiza vale ouro e oferece incentivo aos atletas brasileiros.

Na primeira etapa do projeto, os alunos do 8º ano em conjunto com as professoras de Educação Física, da coordenação pedagógica e dos pais de alguns alunos, produziram um vídeo que foi selecionado e possibilitou a participação da escola em um grande evento realizado no CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes). No dia do evento, os alunos participaram de jogos e de uma etapa final de perguntas e respostas.

 

Festival das escolas

 

A escola também realizou um “Encontro com o Autor”, com o objetivo de incentivar a formação do aluno leitor, aproximando os educandos de escritores brasileiros que apresentam obras voltadas para o público juvenil, dando-lhes a oportunidade de conhecê-los pessoalmente, possibilitando uma rica troca entre leitor e escritor.

A Escola convida um autor por semestre para passar uma manhã com os alunos. O evento conta com a participação de toda comunidade escolar e tem como ponto alto o autor apresentando sua obra, contando suas experiências e ao final promove-se um grande debate no qual os alunos fazem perguntas ao autor. A escola recebeu a escritora Elika Takimoto, que contou sobre a concepção de sua obra mais famosa que é o livro: “Minha Vida é um Blog Aberto”. Durante o debate, um aluno perguntou qual seria o autor que a marcou muito e a autora respondeu que foi a escritora Zélia Gattai.

 

Encontro com o autor

 

Em 2016 a Escola Municipal Deodoro completou 108 anos. O prédio escolar foi tombado pelo decreto 5.303 de 1985, sendo considerada bem de patrimônio cultural. Na data, organizou-se uma cerimônia cívica com o canto do Hino Nacional e com um simbólico abraço coletivo circundando toda a escola. Posteriormente, as turmas, acompanhadas de seus professores e dos funcionários, dirigiram-se à praça Paris para um grande encontro.

O objetivo da atividade foi valorizar o espaço escolar e seu entorno, comemorando o aniversário de 108 anos da escola, a partir da realização de um pic nic coletivo na Praça Paris, em frente à escola. 

 

 

Pic nic para comemorar o aniversário da escola

 

O projeto Jornal Mural tem como objetivo ampliar o universo dos alunos tendo como foco investir na formação do aluno leitor/escritor. Desenvolver no aluno uma análise crítica sobre o que lê e motivá-los a ter uma escrita cada vez mais proficiente.

A professora de Matemática do 7º ano, Katia, preparou alunos monitores que são os responsáveis pela coleta de notícias com a comunidade escolar e pela montagem do mural semanalmente. A proposta deste projeto é valorizar a leitura de textos jornalísticos, já que nem todos alunos têm acesso a eles, uma vez que os mesmos são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual.

 

Jornal Mural

 

O portal Rioeduca agradece a equipe da Escola Deodoro por compartilhar conosco estas atividades pedagógicas e desejamos sucesso a toda comunidade escolar.

O contato da unidade escolar é: emdeodoro@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/05/2017

Passaporte da Leitura: Embarque Nessa Viagem!

Tags: 1ªcre, educação, infantil, riodeleitores, projetos.

 

Projeto leva alunos para Viagem pelo Mundo da Imaginação.

 

A Educação Infantil da Escola Municipal Guatemala, localizada no coração do Bairro de Fátima – Centro do Rio, realiza Projeto com o objetivo de Formação de Leitores, é o Projeto Passaporte da Leitura.

 

 


Idealizado pelas professoras Maria Gisele de Lima Ferreira e Lidiane Albino B. M. dos Santos, o Projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos o contato com os livros e estimular o gosto pela leitura.

Inicialmente as professoras selecionaram aproximadamente 80 livros da Sala de Leitura e fizeram a leitura de cada livro para formular uma atividade específica para o mesmo, em conformidade com a história.

 

 


Com os livros selecionados e as atividades prontas, as professoras passaram a confeccionar os Passaportes. Cada aluno recebeu o seu Passaporte da Leitura, onde há a sua foto e seus dados pessoais na folha de identificação e seu “histórico” de viagens pelo mundo da leitura e imaginação. Aproveitamos para oportunizar o tema identidade.

 


Foi trabalhado o livro “Asa de Papel” com as turmas, com a exibição do livro animado e realizada longa conversa sobre a possibilidade de se viajar pelo mundo da imaginação através da leitura.

 


Os livros estão armazenados em uma mala,criando um clima de viagem da imaginação.

 

 


E a professora Gisele nos relata a dinâmica do projeto: Uma vez por mês a professora abre a mala para que cada aluno escolha o livro que deseja levar para casa, sempre no final de semana. Junto com o livro, a professora envia a atividade correspondente e registra no Passaporte a data e o título do livro. Em casa, a família faz a leitura com a criança, proporcionando um momento de integração, prazer e alegria. Foi enviado um roteiro para orientar a família no momento da leitura.  Na hipótese de falta da criança no dia do empréstimo, o Passaporte recebe o carimbo de viagem cancelada.

 

 


Algumas atividades já estão planejadas para os próximos meses, como: visita à Biblioteca Nacional, grupos de contadores de histórias visitando a escola e empréstimo de livros, de literatura adulta, para as famílias dos alunos.

No final de março foi realizado o primeiro evento do projeto e no retorno dos livros já foi possível perceber a satisfação das famílias! Estamos muito animadas com o projeto!, nos contam as professoras.

 


Para Saber Mais:

Escola Municipal Guatemala

Diretora: Rose Figueiredo Ponce de Leon

Coordenadora Pedagógica: Danielle Barciela de Assis

Telefone: 2224-7687

E-mail: emguatemala@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share