A A A C
email
Retornando 30 resultados para o mês de 'Maio de 2017'

Terça-feira, 02/05/2017

Aqui É um Lugar de Paz - 7ªCRE

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 As unidades escolares da 7ª CRE desenvolveram diversas ações envolvendo a campanha  Aqui É um Lugar de Paz iniciada pela Secretaria Municipal de Educação , Esportes e Lazer.

 

A violência urbana é uma questão que desafia os cariocas há décadas. A nova campanha da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer acredita na capacidade de mobilização da comunidade escolar para conduzir uma ampla discussão em torno do tema (Multirio). Confira abaixo um pouco do trabalho que foi feito no mês de abril em escolas, creches e EDIs localizados na 7ª CRE.

 

Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz

 

A professora de Artes Crisitna, da Escola Municipal Maria Florinda, realizou um trabalho abordando o tema Paz e englobando conceitos como violência, respeito ao próximo e  gentileza. As professoras Maria e Luzia (inglês), na turma 1403, realizaram atividade a partir da música dos Beatles All we need is love (Tudo de que precisamos é amor). Os alunos assistiram ao videoclipe da música e conversaram sobre de que mais precisamos: love (amor), peace (paz), respect( respeito), patience (paciência), happiness ( felicidade), friendship (amizade).

 

  Atividade de Artes envolvendo o tema paz.

 

Inglês no 4º ano : Beatles e o tema paz e amor.

 

Ginásio Carioca Professor Albert Einstein

 

O Ginásio Carioca Prof. Albert Einstein realizou diversas atividades em defesa da Paz, com o objetivo de mobilizar toda a comunidade escolar sobre campanha iniciada pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer contra a violência e em defesa da paz. Nossos alunos , orientados e motivados pelos seus professores, confeccionaram murais sobre a paz; fizeram produções textuais; adesivos da pomba da paz; elaboraram cartazes; cantaram a música : "A paz" de Gilberto Gil.

O tema também foi discutido em sala de aula .Destacamos a participação da turma 1903, que orientada pela professora Sonia Cunha PI de Ciências fez uma paródia da música : "Eu só quero é ser feliz", em homenagem à Maria Eduarda.

Foram Realizadas diversas atividades no dia 6 de abril , quinta-feira passada e todos fizeram um bonito e emocionante trabalho. (relato da unidade escolar)

 

         Alunos envolvidos com atividades sobre a paz.

 

Escola Municipal Engenheiro Álvaro Sodré

 

A Escola Municipal Engenheiro Álvaro Sodré, com toda a sua comunidade Educativa, cumprindo a solicitação da SMEEL, hoje, dia 6 de abril, quando a morte de Maria Eduarda completa sete dias, também dedica e realiza ações à memória da nossa aluna e à defesa da paz em nossa cidade.

Mas não queremos viver apenas o luto. Que o luto nos mova à vida, e vida em Paz! Por isso, nossas crianças, pela faixa etária e pela região quase rural em que vivem, não estão tão tocadas pela guerra urbana que vitima crianças. Mas nossas crianças são atingidas por outro tipo de violência, tão cruel quanto uma bala de arma de fogo, e que pode lesar uma vida ainda em crescimento: a violência doméstica e o abuso sexual de menores.

Portanto, a Comunidade se uniu para através de palestras, cartazes, e em especial, a leitura do livro Pippo, alertamos nossos alunos contra esta violência e estabelecermos uma cultura de Paz em nosso entorno, no ambiente de nossas famílias. Que o futuro de nossas crianças seja de PAZ! Todos os funcionários da escola vestiram roupas brancas para destacar ainda mais nossas ações. (relato da unidade escolar)

 

   Aprendendo inglês com o tema paz.

 

Alunos e professores reunidos.

 

E. M. Barão da Taquara

 

Os professores conversaram com os alunos, focaram na situação ocorrida, discutiram o tema nas salas de aula e na sala de leitura. Os alunos viram reportagens através do data show e também debateram sobre bullying.

A questão que escola eu quero para mim? foi abordada em conjunto entre professores, funcionários e alunos. Foram produzidos cartazes sobre a importância da paz e textos sobre a escola desejada com a participação dos professores de Educação Física.

 

Representando com o corpo a palavra paz.

 

Debate sobre a escola que queremos e bullying.

 

EDI Ana Carolina Pacheco da Silva

 

                      Equipe reunida e cartaz sobre cuidados com o Mundo  .

 

    EDI Vera Lúcia Martins Costa

 

Trabalhos envolvendo artes e cartazes com o tema paz.

 

CIEP João Batista dos Santos

 

Atividade envolvendo a pomba da paz e escrita espontânea.

 

 

Escola Municipal Naturalista Augusto Ruschi

 

A pomba da paz e mensagens sobre o tema.

 

Mural com valores envolvendo a paz.

 

 

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

 

 

Contato  para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz:

emfpcruz@rioeduca.net

Ginásio Carioca Prof. Albert Einstein :

emeinstein@rioeduca.net

E.M. Engenheiro Álvaro Sodré:

emasodre@rioeduca.net

E.M. Barão da Taquara:

emtaquara@rioeduca.net

EDI Ana Carolina Pacheco da Silva:

edianasilva@rioeduca.net

EDI Vera Lúcia Martins Costa :

ediveramartins@rioeduca.net

CIEP João Batista dos Santos:

ciepsantos@rioeduca.net

E.M. Naturalista Augusto Ruschi:

emruschi@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 01/05/2017

Dia 02 de Abril: Conscientização do Autismo

Tags: 6ªcre, autismo.

 

 

Em favor de uma escola para todos, o CIEP Oswald de Andrade vem realizando várias ações dedicadas à reflexão de novas práticas de ensino, com vistas a atender as especificidades dos alunos que constituem o público-alvo da Educação Especial. Buscando conscientizar toda comunidade escolar sobre o Autismo, realizou na primeira semana de abril uma palestra para os pais da Unidade Escolar.

 

A professora Cláudia Carvalho (azul) organizou todo o evento

 

A professora Alessandra Cardoso, mãe de um aluno Autista e integrante da equipe da Gerência de Educação da 6.ª CRE, foi convidada pela professora de Sala de Recursos, Cláudia Carvalho, para realizar uma palestra no CIEP. Participaram deste encontro, que foi realizado no dia 04 de abril, os regentes das turmas comuns que possuíam alunos incluídos, docentes do atendimento educacional especializado, os responsáveis dos alunos da educação especial e os próprios alunos.

A palestrante compartilhou com todos os presentes suas experiências e saberes sobre o tema: o que é o Autismo e o significado dos seus símbolos; como é o diagnóstico; a sensibilidade da criança com esta síndrome; os tratamentos e as terapias aplicadas; o aprendizado da criança autista; seu relacionamento com as pessoas e como é a valorização dela no mundo em que vivemos. “A palestra foi muito esclarecedora. Uma linguagem fácil, onde pais, alunos e professores puderam aprender e tirar suas dúvidas. ”relatou a professora Cláudia Carvalho.

 

 Cláudia Carvalho, professora de Sala de Recursos do Ciep Oswald de Andrade, apresenta a palestrante aos presentes

 

Palestra da professora Alessandra Cardoso

 

O trabalho sobre o tema se estendeu. Vários cartazes dando informações sobre este conteúdo foram fixados em vários ambientes da escola e convictos do evento foram distribuídos para toda a comunidade escolar. Os alunos autistas participaram de toda a organização. Segundo a professora de Sala de Recursos, eles ficaram muito felizes e orgulhosos em poder cooperar com o trabalho que estava sendo desenvolvido.

Nas salas de aula os alunos assistiram um vídeo falando sobre o Autismo. Em seguida, as professoras realizaram um debate procurando conscientizar os estudantes sobre a importância de se respeitar e aceitar o outro como ele é, com suas habilidades e características próprias. Algumas músicas foram trabalhadas na Língua Portuguesa e em Libras, pois no grupo há quatro alunos surdos. Os ensaios foram momentos onde todas estas crianças se reuniram e se prepararam para apresentar o seu melhor. Todas as crianças que frequentam a Sala de Recursos deram a sua contribuição para que o evento fosse um verdadeiro sucesso!

 

Alunos da Sala de Recurso Multifuncional 

 

Matheus Moreira, aluno da Sala de Recursos, canta para os pais e professores

 

De acordo com a professora Cláudia Carvalho, a participação dos pais dos alunos da Sala de Recursos foi maciça. “Eles gostam muito de participar e prestigiar seus filhos. Esses pais convidam outros membros da família para participar. Então, temos avós, pais, tios, madrinhas e amigos dos familiares. Essa ação é muito importante para a divulgação do trabalho com o Autismo.”fala, emocionada, a professora Cláudia.

Aqui a inclusão acontece! Como vimos, não dá para pensar nela se esta questão não for discutida de maneira natural em nossas vidas. A criança autista deve ocupar e fazer uso dos espaços públicos, assim como todos os cidadãos. O processo de desenvolvimento desta pessoa será aprimorado todas as vezes que ela estiver em situações legítimas de convívio. 

 

Alessandra Cardoso, Cláudia Carvalho, Fanni (IHA), agente de apoio à Educação Especial, Albanete (prof.ª E.M. Abraham Lincoln)

 

O CIEP Oswald de Andrade é, por excelência, um espaço de relação, de construção de autonomia e de aprendizagem. As estratégias inclusivas colocadas em prática mobilizam a comunidade escolar e os familiares dos estudantes. Parabéns a toda equipe e, em especial, à professora de Sala de Recursos Cláudia Carvalho, por garantir momentos em que todos discutam as questões relacionadas ao aprendizado de todos os alunos e em que possam pensar de forma conjunta nas ações concretas para que a inclusão aconteça.

 

Quer saber m pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo CIEP Oswald de Andrade?

Entre em contato com a Unidade Escolar!

E-mail: cieposwald@rioeduca.net

Telefone: (21) 3358-0959

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


 


   
           



Yammer Share