A A A C
email
Retornando 29 resultados para o mês de 'Maio de 2018'

Quarta-feira, 30/05/2018

Uma Rosa por São Jorge e um livro por Ferreira Gullar

Tags: 11ªcre, rosa, gullar.

 

Há doze anos, alunos e professores da Escola Municipal Anísio Teixeira, na Ilha do Governador, recebem uma rosa e um livro com o Projeto Uma Rosa por São Jorge. CONFIRA!

 

Anualmente, a sala de leitura Ilza Xavier realiza o projeto "Uma rosa por São Jorge" baseado na lenda de São Jorge da Catalunha e na tradição dos livros e rosas, onde, no dia 23 de abril, os homens presenteam as mulheres com uma rosa, que, por sua vez, dão de presente a eles um livro. Neste ano o homenageado foi o escritor brasileiro Ferreira Gullar!

 

Conforme o Site Dicas do Mundo, a lenda mais famosa conta que, em um antigo povoado havia uma dragão, que causava estragos e aterrorizava a população. No intento de acalmá-lo, o rei resolveu oferecer ao dragão, com determinada frequência, alguma pessoa do povoado escolhida ao acaso. Um dia, o acaso escolheu justamente sua filha. No entanto, a sorte chegou em seguida, na forma de um cavalheiro, o Sant Jordi, que, com coragem, enfrentou e matou o dragão. E do sangue do bicho derramado surgiu uma flor, que o cavalheiro ofereceu à princesa antes de partir para suas novas aventuras. 

 

Visando o incentivo à leitura e a importância de que cada aluno tivesse o seu próprio livro, foi distribuído, então, um para cada estudante. Um momento de troca entre os mesmos ocorreu, para que o livro circulasse na escola e na família. A preparação para o projeto foi entre os meses de março e abril, e a apresentação no dia 03 de maio.

A Escola Municipal Anísio Teixeira tomou conhecimento da data comemorativa que ocorre na Catalunha, Espanha, através da Ex Diretora Celi Conçeição Magalhães Araujo, e a ação foi adaptada para a escola.

 

 

Estiveram envolvidos na atividade a diretora Ana Miranda com trabalho de sala de leitura, os professores Diego Knack (História), Inglyd Sá, Simone Marchon Resende e Gabriela Pontes Nonato (Ambas de Espanhol) que desenvolveram, a princípio, nas suas turmas.

 

"Adorei todo o evento. Parabéns a todos e principalmente a Ana! Fiquei emocionada com tudo e sobretudo porque os alunos receberam livros novos e ficaram muito contentes. Que bela maneira de incentivar a leitura! "
 

(Simone Marchon – Professora de Espanhol) 

 

Além da distribuição dos livros e das rosas, os alunos realizaram uma pesquisa de como é a Espanha e a bibliografia do autor brasileiro homenageado, apresentando o trabalho no auditório para os demais, além de trechos e poemas.

Além da apresentação, foram confeccionadas rosas de origami e marcadores de livros pelos monitores da Sala de Leitura.

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Anísio Teixeira

Telefone: (021) 3975-5762 ou 3393-8066

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 29/05/2018

Caça ao Tesouro Pelo EDI Irmã Margarita Alarcón

Tags: 2ªcre, literatura, educaçãoinfantil.

 

Os alunos do EDI Margarita Alarcón participaram de uma caça ao tesouro na semana de acolhimento

 

A professora Ana Claudia Ribeiro, diretora da unidade escolar, entrou em contato com o portal Rioeduca contando sobre as atividades da semana de acolhimento.


O início do ano letivo é marcado pelos reencontros, surpresas, e expectativas. As crianças mostram-se empolgadas ao mesmo tempo em que precisam lidar com as mudanças e perdas. São novos colegas e professores na turma, novos desafios e organizações. Por isso o período de adaptação precisa ser cuidadosamente pensado e observado pelos educadores. É importante que as crianças se sintam seguras e, aos poucos, integradas ao grupo e à rotina escolar.

Contação de história.

 


A brincadeira pode e deve auxiliar nesse processo! As professoras das turmas de Pré I, Amanda Morganna e Wanderlea Lopes, seguiram a sugestão da SME preparando a atividade “Caça ao Tesouro” para iniciar a semana de acolhimento do EDI Irmã Margarita Alarcón.


A atividade começou com o auxílio de um livro que conta a história de um pirata que havia cruzado os mares e perdido um tesouro valioso. As crianças puderam ver as imagens do livro e imaginar as cenas conforme as professoras iam contando a história. Em seguida, o grupo foi convidado para desvendar o mistério do baú perdido. Cada criança ganhou um tapa-olho que foi enviado pelo pirata que precisava de ajuda para retomar o seu baú.


Além do tapa-olho, o pirata também mandou um mapa e pistas para que as crianças encontrassem o tesouro perdido. Com o mapa em mãos, a aventura começou.


Depois de desvendarem os enigmas, seguirem as pistas e observarem o mapa, as crianças descobriram onde estava o baú do pirata que, bondosamente, dividiu seu tesouro com os seus desbravadores.

 

Professora Wanderlea com as crianças abrindo o baú.

 

 

Tesouro sendo compartilhado com todos!

 


A partir dessa brincadeira as crianças puderam se integrar com os novos e antigos colegas, conhecer melhor os espaços da escola e suas finalidades, relacionar-se com os funcionários, além de desenvolver habilidades ao resolver problemas, seguir pistas e estimular a imaginação (re)criando histórias que fazem parte do imaginário infantil.


Agradecemos a unidade escolar por compartilhar conosco a atividade e desejamos um ano letivo de sucesso.

 

O contato da unidade escolar é: edialarcon@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 29/05/2018

Brincar sem Muros

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A turma EI 51 da Escola Municipal Marechal Thaumaturgo de Azevedo participou, no final do mês de abril, do Dia do Brincar sem Muros, reunindo crianças e responsáveis na unidade escolar.

 

O Dia do Brincar sem Muros faz parte da rotina mensal das Unidades de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, desde 2013. A proposta parte da ideia de que a criança e a família estejam juntas e vivenciando experiências únicas dentro do espaço escolar. Desta forma, os alunos da professora Márcia Cordeiro Diniz, da turma E.I. 51 da E.M. Marechal Thaumaturgo de Azevedo vivenciaram uma manhã de união, troca e de muita criatividade.

 

                               
 

A partir da contação da história "Não é uma caixa", os alunos e seus familiares foram convidados a transformar caixas, previamente solicitadas, naquilo que desejassem.

Munidos de cola, tesoura, papéis coloridos, tampinhas, palitos e fita adesiva, os participantes usaram a imaginação, criando caixas de variadas formas e funções. Além disso, a atividade possibilitou diálogo e uma aproximação das crianças com os familiares.

 

Crianças e responsáveis participando da oficina de caixa a partir do livro: Não é uma Caixa

 

O livro Não é uma caixa, do autor Antoinette Portis, fala sobre brincadeiras com uma caixa de papelão. "Quem nunca brincou dentro de uma caixa de papelão?" É exatamente isto que faz o protagonista do livro: solta a criatividade e embarca em infinitas aventuras a bordo deste objeto “banal” – assim pensam as pessoas pouco inventivas.

Num jogo divertido, ele é indagado a cada página sobre o que está fazendo com certa caixa de papelão. E, claro, sempre responde: 'Não é uma caixa'. É quando a ilustração revela o que na verdade a caixa representa para ele.

Dessa maneira, o livro trabalha com o contraste entre o mundo infantil e o mundo sério da maturidade.  Uma vez que, à medida que crescemos, uma caixa vai se tornando apenas uma caixa. Entretanto, nunca perdemos a capacidade de voltar a sentir, ainda que por alguns minutinhos, aquele delicioso faz de conta, e enxergar o pode ter além da caixa. Baseada nisso, a oficina buscou desenvolver essa ludicidade e esse faz de conta a alunos e responsáveis do E.I. 51. 

 

Capa do livro

 

O material produzido pela turma EI 51 foi exposto no mural da escola para a valorização das construções e para apreciação de toda a comunidade escolar.  

 

     Mural da turma 

                                                                                                            

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

Contato da E.M. Marechal Thaumaturgo :

emthauma@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 28/05/2018

Um Dia do Brincar Musical

Tags: 1ªcre, educaçãoinfantil, projetos, brincarsemmuros.

 

Espaço de Desenvolvimento Infantil transforma o Dia do Brincar em Dia do Brincar Musical.

 

No último mês de março, o "Brincar Sem Muros"  foi muito especial. Aproveitando a proposta e o encerramento do tema mensal "Comunicação pela música" do projeto anual "Quem não se comunica se trumbica!", o EDI Heloísa Marinho, localizado no bairro de Santa Teresa, realizou o "THE VOICE HELÔ 2018". 

 

 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), os eixos estruturantes das práticas pedagógicas são as interações e a brincadeira. Dessa forma, as crianças podem construir conhecimentos, por meio das suas ações e trocas com seus pares e adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

 

 

Durante todo o mês, as famílias foram estimuladas e ensaiaram suas canções preferidas, para que, assim, se apresentassem no grande dia, com direito a jurado virando a cadeira para todas as nossas crianças.

 

 

 

 

E assim, os objetivos estabelecidos foram atingidos, pois a Unidade conseguiu envolver toda comunidade escolar no projeto, através da música, promovendo experiências, nas quais as crianças construíram e se apropriaram do conhecimento. 

 

 

Veja o que disseram alguns participantes:

 

“Foi uma experiência incrível e enriquecedora para toda nossa equipe, responsáveis e principalmente nossas crianças. Os alunos se soltaram e nos encantaram!” (Vania Enes, Diretora Adjunta)

“Oportunidade rica em que as crianças puderam expressar os seus talentos musicais.” (Tatiana Queiroz, professora do maternal II, EI- 31).

“Estou feliz pra caramba! Fui finalista do THE VOICE ( HELÔ) na minha escola” (Gustavo Brasileiro, aluno do EI- 52)

 


“THE VOICE HELÔ é líder de audiência em Santa Teresa. Sucesso!”

 

PARA SABER MAIS:

ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL HELOISA MARINHO

Diretora: Paula Cancella Januário Zuppo 

Diretora Adjunta: Vania Soares Blanco Enes

E-mail: edimarinho@rieduca,net

Telefone: 2224-5920

 

 


   
           



Yammer Share