A A A C
email
Retornando 29 resultados para o mês de 'Maio de 2018'

Terça-feira, 01/05/2018

O Museu do Índio vai à escola

Tags: 11ªcre, índio, museu.

 

As turmas do 2º ao 5º ano da E.M. Conjunto Praia da Bandeira participaram do bate papo com o sociólogo Alexander Noronha e o índio Carlos Tukano da tribo Tukano, localizada no Amazonas.

 

No mês de abril, a E.M. Conjunto Praia da Bandeira trabalhou o tema diversidade brasileira e seus diferentes tipos de costumes. Em consonância com o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, todo o primeiro segmento participou do projeto "O Museu do Índio vai à escola".

 

As palestras foram ministradas pelo professor e sociólogo Alexander Noronha e Carlos Tukano, índio da etnia Tukano, localizada na região amazônica.

 

 

O tema, "Quem são os índios?", foi abordado de maneira bastante didática, através de relatos, mostra de materiais, canções indígenas e do conto da etnia Tukano, "O pássaro da cauda branca", cujos personagens foram os próprios alunos.

 

 

O evento aconteceu nos dois turnos, na Sala de Leitura, e cada uma das quatro conversas duraram, aproximadamente, uma hora. Os alunos ficaram encantados e com 'gostinho de quero mais'.

 

 

No projeto "O Museu do índio vai à escola" as atividades com os estudantes seguem um roteiro prévio, diferenciado e direcionado de acordo com o segmento e a faixa etária. Toda a atividade é acompanhada por um servidor do Museu do Índio/FUNAI que apresenta o convidado à comunidade escolar, e fala a respeito da instituição, seus acervos, sua missão, valores e função social. Conforme informação do site (http://www.museudoindio.gov.br)

 

Carlos Tukano, Professora Maria Lúcia e Alexander Noronha

 

Animada com o projeto, a professora de sala de leitura Maria Lúcia relata: "É essa a escola que queremos e merecemos ter!"

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Conjunto Praia da Bandeira

Telefone: (021) 2465-1736

 

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share