A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 26 resultados para o mês de 'Maio de 2018'

Terça-feira, 15/05/2018

Oficina Memórias e Sabores - Inscrições abertas!

Tags: audiovisual, memórias, sabores.

 

Oficina Memórias e Saberes

 

 

"Sou mais doceira e cozinheira

do que escritora, sendo a culinária

a mais nobre de todas as Artes:

objetiva, concreta, jamais abstrata

a que está ligada à vida e

à saúde humana."

Trecho do poema: Cora Coralina, Quem É Você?

 

A Gerência de Leitura e Audiovisual promoverá a oficina “Memórias e Sabores”, a ser realizada na semana dedicada à alimentação escolar, na Rede.

 

Datas: 17 ou 21/05

Horário: 8h30 às 11h30 ou 13h às 16h

Local: E.M. Orsina da Fonseca (Rua São Francisco Xavier, 95 - Tijuca)

Público alvo: Profissionais que trabalham diretamente com a manipulação de alimentos em nossas Unidades Escolares (servidores ou terceirizados)

Ofereceremos 4 turmas para maior disponibilidade de horário para o campo.

 

A literatura foi fonte de inspiração para elaboração da proposta e propiciou os mais variados temperos: Jorge Amado, Cora Coralina, Roseana Murray, entre outros autores que nos convidam a saborear a arte da palavra em deliciosas referências ao preparo de comidas.

 

A memória está muito associada aos sentidos, cheiros, sabores, texturas; à lembrança de um prato, um gosto da infância, uma fruta, um tempero, um carinho de avó... Enfim: recordações afetivas que vem diretamente de nossos “baús”, salpicados de histórias, recheados de lembranças de lugares queridos e pessoas especiais que se dedicaram ao preparo daquilo que agrega à mesa, une, amalgama em coisa só.

A elaboração da proposta ganhou um tempero especial, pois recebemos os exemplares do livro O que os Chefs Cariocas comem em casa, escrito sob curadoria de Rodolfo Garcia, doados pela Secretaria Municipal de Cultura. Por ser um livro de receitas, pensamos em presenteá-los aos profissionais diretamente envolvidos com o preparo de alimentos em nossas unidades escolares, entre escolas, CIEP, creches e EDI.

A obra é interessantíssima, apresentando uma rica mescla entre os relatos memoriais de cada chef, escolhidos por representarem perfis bem distintos uns dos outros, de vários lugares do Brasil, e suas receitas favoritas. É inegável dizer que o livro é de dar água na boca!

Assim, desejamos referendar e dar voz àqueles responsáveis pelo preparo dos alimentos diariamente servidos aos nossos alunos (crianças, jovens e adultos) e profissionais da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, público-alvo de nossa oficina. A intenção é promover a socialização de saberes entre os profissionais para que se digam e partilhem as lembranças relacionadas aos sabores. Desta forma, deseja-se preservar a memória de um grupo que lida no cotidiano com a preparação da comida e, principalmente, com o ato de ofertá-la ao outro. Presentear os participantes com o livro será uma forma de contemplar uma categoria tão importante para o

funcionamento de nossas unidades escolares e inseri-las em nosso trabalho, de formação literária.

 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO

 

 

Para nós, da Gerência de Leitura e Audiovisual, a evocação da memória, seus sabores e a beleza da experiência literária formam um “delicioso prato”. Unindo-se a arte gastronômica à literária, o “prato” ficará ainda mais saboroso e digno dos melhores chefs.

 

Deleitem-se!

 

 

 

Atenciosamente,

 

Heveny Mattos

Gerência de Leitura e Audiovisual

E/SUBE/GLA


   
           



Yammer Share

Sábado, 12/05/2018

LER - Salão Carioca do Livro

Tags: ler, livros, salão.

 

LER - Salão Carioca do Livro reabre e agita a Biblioteca Parque Estadual

 

 

17 a 20 de maio de 2018 – evento será o “Festival do Leitor” com atrações e experiências

 

A 2ª edição da LER – Salão Carioca do Livro está de casa nova! Em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, o maior evento aberto do livro vai devolver aos cariocas um equipamento de cultura muito estimado, fechado desde 2016: a Biblioteca Parque Estadual. A LER acontece de 17 a 20 de maio e é um evento 100% interativo e gratuito, que traz oficinas, conversas, saraus, contações de histórias, exposições e bate-papos com renomados autores. A programação conta ainda com espaços temáticos, que promovem encontros entre público e convidados. Entre eles estão: o Espaço Cesgranrio, Espaço #Jovem, Palco da Palavra, Jardim Literário para crianças, Café do Livro, Salão Digital e o Salão do Livro, com editoras e livrarias.


"Ter a segunda edição da LER - Salão Carioca do Livro na reabertura da Biblioteca Parque é um privilégio. O evento é totalmente gratuito, estimula a leitura e o conhecimento e democratiza a relação entre leitores e autores. A Secretaria de Cultura e o Governo do Estado estão orgulhosos de poder devolver a Biblioteca para a população, abrindo as portas com esse evento tão grandioso”, conta Leandro Sampaio Monteiro, Secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.


Segundo o curador Julio Silveira, a LER - Salão Carioca do Livro é um festival do leitor! “Vejo a LER como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem se perdido ultimamente: o diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua. Em tempos de polarização radical, tentei trazer para as mesas da LER toda uma gama de pontos de vista diferentes, com leitores de todos os perfis e origens. Para que todos possam ver o que temos em comum, mas também possam apreciar e aprender com as diferenças para, quem sabe, construir e criar juntos. Também me orientei pelo lema "O festival do leitor", dando protagonismo a quem lê, e marcando o evento uma grande celebração”, afirma.


Os espaços da LER – Salão Carioca do Livro 2018 


Um dos destaques da programação da LER é o Café do Livro, onde acontecerão bate-papos entre autores com perspectivas diferentes sobre criação, história, política e identidade. Entre os nomes confirmados estão: Conceição Evaristo, Eduardo Spohr, Fernanda Young, Thalita Rebouças, Jorge Caldeira, Geovani Martins, André Vianco, Marcia Tiburi, Maria Valéria Rezende, Miriam Leitão, Cristóvão Tezza, Arthur Dapieve e Luiz Antônio Simas.

 
No Palco da Palavra serão realizadas apresentações individuais ou entrevistas sobre um tema ou uma obra com a presença de pensadores e criadores. Apresentações, palestras e lançamentos de livros, com nomes como Nei Lopes, Heloísa Buarque de Holanda e Marcelo Janot. 


O Espaço Cesgranrio contou com a curadoria do próprio Centro Cultural Cesgranrio e trará para o público diferentes tipos de intervenções. A apresentadora Glória Maria, por exemplo, conduzirá o debate sobre o protagonismo negro nas artes. A relação entre literatura e internet, literatura e sexualidade e também entre história e literatura são alguns outros temas que serão debatidos ao longo do evento. Importantes autores da TV, como Duca Rachid, Cláudia Souto e Daniel Berlinsky falarão sobre seus processos criativos. Artistas de renome também confirmaram presença: Andrea Beltrão, Armando Babaioff e Amir Haddad farão uma leitura comentada de obras de Shakespeare.


Já Cissa Guimarães, Johnny Massaro, Jônatas Faro e Cláudia Ohana se reunirão para declamar e comentar suas poesias preferidas. Outros artistas e personalidades comentarão sobre seus livros preferidos, como é o caso de Gregório Duvivier, Luana Piovani e o cineasta Fernando Grostein.


Paulo Betti fará palestra sobre a adaptação literária para o cinema e Elisa Lucinda falará sobre Literatura e empoderamento. O Espaço Cesgranrio contará ainda com apresentações cênicas, como o espetáculo “Quem é você?”, que trata do bullying, um belo espetáculo musical de repertório indígena apresentado pelo Coral Cênico Cesgranrio e peças teatrais de clássicos literários como “O Alienista”, “Tristão e Isolda”, “O Homem que sabia Javanês”. Ruy Castro, Márcia Tiburi, Ailton Krenak, Martinho da Vila e Conceição Evaristo são alguns dentre outros importantes nomes que farão palestras nesse espaço.


Com curadoria de Verônica Lessa e Volnei Canônica, o Espaço Infantil apresentará atividades durante todo o evento para o público mirim da LER. “Pensamos em um espaço voltado para a criação e a imaginação, com cerca de 30 autores que representam a diversidade dos gêneros e a criatividade da literatura infantil brasileira" declara Verônica Lessa. Entre as atividades estão: oficina de ilustração, Slam de ilustração, Sarau e curtas de animação de livros infantis. O clube de leitura Quindim terá uma livraria temática no local. 


Já o Espaço #JOVEM terá a presença de Elika Takimoto, Eduardo Marinho, André Dahmer, Octavio Aragão e mais 47 artistas independentes do mundo dos HQ’s. Além de cosplayers, oficinas de caricaturas, storyboards, roteiro, desenho e animação.

 
A LER realizará ainda: um sarau na área externa com a presença de artistas da periferia; o Salão do Livro com livrarias cariocas e editoras independentes; o Salão Digital assinado pela Amazon com uma agenda de palestras sobre o mundo digital na literatura; exposição da artista plástica Susi Cantarino; rodas de leituras com a Academia Carioca de Letras; troca-troca de livros e muito mais!


Todas as atividades são gratuitas e terão inscrições prévias através do site, mas também receberão os visitantes na hora. Está confirmada também a participação de escolas e a campanha “Doe um Livro”, que vai arrecadar doações para as instituições de ensino do Estado.


“A LER - Salão Carioca do Livro foi criada para elevar a paixão pela leitura em todas as idades e de forma interativa. O evento reúne todos os agentes da cadeia do livro e da economia criativa, além de fortalecer o livro e a leitura, trazendo e trocando conhecimentos durante seus quatro dias de realização”, explica Jerônimo Vargas, diretor da LER. 


A primeira edição da LER, realizada no mês de novembro de 2016, no Píer Mauá recebeu 84 mil pessoas, tornando-se o maior evento aberto do livro na cidade. Ao longo dos quatro dias de intensa programação, o público teve acesso gratuito a encontros e bate-papos com 115 escritores convidados, livrarias cariocas e editoras independentes e artesanais, sebos, 34 performances poéticas, 8 peças teatrais, 43 oficinas e 32 atrações paralelas. Em 2018, com o evento acontecendo na Biblioteca Parque Estadual, espaço querido pelos cariocas, o público estimado é de 95 mil participantes ao longo dos 4 dias de atividades. 


A LER, Salão Carioca do Livro conta com o patrocínio da Fundação Cesgranrio e Instituto CCR, apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, Amazon, TV Globo, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, SNEL, Academia Carioca de Letras, Câmara Brasileira de Livros, Revista Piauí, Publishnews e chancela do Projeto Rio de Janeiro a Janeiro do MinC.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA: http://www.lersalaocarioca.com.br/programacao/


www.lersalaocarioca.com.br


#vempraler  #bibliotecaparqueestadual  #voltabibliotecaparque


SERVIÇO
LER – Salão Carioca do Livro
Data: 17 a 20 de maio de 2018
Horário: 10h às 21h
Biblioteca Parque Estadual
Local: Av. Pres. Vargas, 1261 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20071-004
Entrada gratuita  


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 11/05/2018

Projeto Heróis do Tabuleiro: Segundo momento 2018

Tags: tabuleiros, heróis, xadrez.

 

PROJETO HERÓIS DO TABULEIRO

Segundo momento de ampliação em 2018

 

Há oito anos um grupo de professores de Educação Física da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), inspirados no projeto “Xadrez Além Xeque” da EM Frederico Eyer da mesma coordenadoria, escreveram a várias mãos, o projeto “Heróis do Tabuleiro”. Ao longo desses anos o projeto ganhou corpo e consistência e nesse ano de 2018 está sendo ampliado para toda Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

No primeiro momento, trabalhamos para ampliar o atendimento para atingirmos 5% das escolas de primeiro segmento da Secretaria Municipal de Educação (SME). Na oportunidade, mais 37 escolas aderiram ao projeto, distribuídas pelas diversas CREs, somando-se as 21 já em funcionamento na 7ª CRE, perfazendo o total de 57 Unidades Escolares (UEs).

Quer uma boa notícia? No segundo semestre vamos mais que dobrar o número de escolas! As 68 escolas participantes do PDDE-qualidade (programa do governo federal), que escolheram o xadrez como atividade, poderão aderir ao projeto, completando um total de 125 UEs. Isso significa mais de 40.000 alunos potencializando a aprendizagem através do xadrez.

Na primeira etapa faremos a inscrição das escolas e depois será a vez dos PI de Educação Física se inscreverem na formação para que possam atuar nas UEs.

 

Os professores interessados devem ter disponibilidade para participar da formação (sábado: 09, 16, 23, 30 de junho e 06 de julho das 9h as 13h); para fazer Dupla Regência (DR) e para participar do Centro de Estudos (CE) obrigatório que ocorre todas as terças-feiras das 18h30min às 20h30min.

 

As escolas que tem primeiro segmento, quando aderem ao projeto, ganham uma nova disciplina: xadrez. As aulas são curriculares e, embora tenham como foco alunos com indicativos de dificuldades de aprendizagem, atende a turmas inteiras e não a pequenos grupos de alunos. Já no segundo segmento a atividade acontecerá no contraturno ou pós-turno.

 

O link de inscrição de escolas seguirá direto para as UEs envolvidas. Já os docentes devem ficar atentos ao cronograma:

 

 

Atenciosamente, 

 

Fatima Bispo

Assistente I- E/GPEC/GAB

Projeto Heróis do Tabuleiro


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 11/05/2018

Encontros Cariocas: 1ª CRE: Herança Africana: da Praça Mauá ao Cais do Valongo.

Tags: alfabetização, time, alfabetizadores.

 

A Gerência de Alfabetização, convida o Time de Alfabetizadores, a participar das atividades culturais desenvolvidas pelo Projeto Encontros Cariocas - Alfabetização/2018. O próximo encontro, da 1ªCRE, será no dia 19/05!

 

 

 

A 1ª Coordenadoria será contemplada com um encontro que ressaltará a cultura local. Conforme apresentamos na listagem abaixo, o primeiro encontro ocorrerá na 1ª CRE. No museu MAR, localizado na Praça Mauá, nº 5 - Centro/RJ.

Ressaltamos que a cada mês os pontos de encontros serão disponibilizados no Portal Rioeduca.

 

Segue a programação:


19/05 – 1ª CRE: Herança Africana: da Praça Mauá ao Cais do Valongo.

 

Próximos encontros:


23/06 – 3ª CRE: Marcos Referenciais do Méier ao Engenho de Dentro.
07/07 – 5ª CRE: Madureira do samba e do povo.
18/08 – 4ª CRE: Pelos caminhos da Fé na Penha.
15/09 – 8ª CRE: Pelos ares de nossa terra: Campo dos Afonsos.
06/10 – 9ª CRE: Marcos de Campo Grande.
27/10 – 6ª CRE: Deodoro: trem e história.
10/11 – 10ª CRE: Santa Cruz: Caminhos Reais da História.
29/11 – 7ª CRE: No mundo do inconsciente: Bispo do Rosário.
01/12 – 11ª CRE: Ilha de tantas histórias e encantos.

 

 

Solicitamos ampla divulgação.


Respeitosamente,

Janaína Cruz / Denise Cruz
Gerência de Alfabetização  


   
           



Yammer Share