A A A C
email
Retornando 18 resultados para o mês de 'Maio de 2019'

Sexta-feira, 10/05/2019

E.M. Padre Dehon e E.M. Mozart Lago - 5ª CRE

Tags: oficina, culinária, sustentabilidade, 5ªcre.

 

As Escola Municipais Padre Dehon e Mozart Lago inovaram!

Elas transformaram um tema comemorativo do mês de abril em atividades muito interessantes e divertidas, com um toque especial de cuidado e carinho pra otimizar o processo Ensino-Aprendizagem. Confira esse trabalho de excelência! 

 

 

 Escola Municipal  Mozart Lago


Desde o início desse ano, alunos e professores da Escola Municipal Mozart Lago estiveram envolvidos com atividades que buscassem discutir a sustentabilidade e formas práticas de incluí-la em seus cotidianos, em consonância com as diretrizes para o ano letivo de 2019 e com a discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030.

 

 

Nesse contexto, professores e alunos chegaram à conclusão que uma maneira significativa de incluir valores sustentáveis era, não só utilizar materiais reaproveitados e reutilizáveis nos jogos e brincadeiras, mas também possibilitar a subsistência de cada família de maneira autônoma e empreendedora, através da complementação de renda familiar por meio de um ofício artesanal.

 

 


Com isso, cada turma do segmento da Educação Infantil comprometeu-se em produzir jogos com sucata e materiais reaproveitados para um circuito de atividades a ser vivenciados por todas as turmas. Foram produzidas trilhas psicomotoras para chegar ao ovo de jornal, boliche com pinos de garrafas PET, jogos de acertar o coelho com bolas de feltro, entre outras atividades.

 

 


Como forma de culminância do "Projeto Páscoa Sustentável", realizou-se uma oficina de produção de pirulitos de chocolate, onde cada responsável da Educação Infantil poderia produzir um pirulito para presentear sua criança, além da possibilidade de aprender um ofício e assim gerar renda, de maneira sustentável.

Desse modo, no dia 17/04/2019, realizou-se a oficina, ministrada pela secretária escolar e doceira profissional Marcela Santiago, com a participação dos responsáveis no processo de confecção e embalagem dos pirulitos.

Os responsáveis entregaram os doces feitos para suas crianças e tiveram ainda a oportunidade de vivenciar os jogos produzidos junto a elas, num momento bastante lúdico e divertido.

 

 


As Professoras regentes diretamente envolvidas no projeto foram: Daniela Farias (EI-41 e EI-52), Maria Angélica Quadros (EI-31), Thalita Alves (EI-51), Gisele Góes (EI-32) e Maria Clara Campello (EI-42). 

 

Aqui Mozart Lago estamos comprometidos com os ODS e com a sustentabilidade aplicada de maneira prática ao nosso cotidiano. Educação pública e de qualidade a gente encontra aqui!

 

 

Escola Municipal Padre Dehon


As turmas dos 5º anos (1º e 2º turnos) estiveram envolvidas com o Projeto: "Oficina Culinária/bolo de cenoura com cobertura de chocolate", utilizando o livro de Ruth Rocha - O Coelho que não era de Páscoa.

O livro, segundo o Google Books, tem a seguinte resenha: "Vivinho é um coelho normal: tem muitos irmãos e uma família legal. E o que ele vai ser quando crescer? Coelho da páscoa, só pode ser! Mas vivinho quer outra profissão. Será que os pais vão aceitar sua decisão?".

 

 

O objetivo desse trabalho foi fazer com que as crianças compreendessem que era preciso respeitar as diferenças e o gosto de cada um a partir da moral apresentada no livro, fazendo com que os alunos refletissem que, assim como aconteceu no livro, as pessoas são diferentes, cada um pensa de um jeito e é necessário respeitar essa diversidade.

 

 

Nessa proposta também foi desenvolvida uma oficina de culinária de bolo de cenoura com cobertura de chocolate.

A atividade envolveu a preparação do bolo, na qual os alunos observaram a utilização de texto (receita), medidas e procedimentos para confecção. Ao final, o bolo foi servido para todos da escola. Uma delícia!!!

 

 

As professoras responsáveis pela atividade foram: Marcia Vieira da Silva (EI 51) e Melina Cristine Blaz Gonçalves (EI 52).

 

Todos amaram esse dia de muita aprendizagem e gostosuras!

 

Sobre as escolas:

Escola Municipal Mozart Lago
Diretora: Marli Stuart Araujo
Diretora Adjunta: Mariana Costa
Coordenação Pedagógica: Beatriz Machado
Secretária escolar: Marcela Santiago
Endereço: Rua José Carvalho Salgado S/N.º
Bairro: Oswaldo Cruz
Telefone: 3016-4832 | 3016-1335
E-mail: emmlago@rioeduca.net

 

Escola Municipal Padre Dehon
Diretora: Renata Pedreira Leal da Silva
Diretora Adjunta: Ana Lucia da Silva Tavares Martins
Coordenadora Pedagógica: Heloisa Maria Marotta de Oliveira
Endereço: Rua Maria José s/nº
Bairro: Madureira
Telefone: 3357-4499
E-mail: emdehon@rioeduca.net


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/05/2019

Escola Municipal Professor Antônio Boaventura - 9ª CRE

Tags: 9ºcre, primário, artes, corpo..

Corpo – A primeira forma de Linguagem

 

Todas as crianças devem vivenciar diferentes sensações e percepções, para que assim possam descobrir suas possibilidades e ampliar suas linguagens, seja de forma verbal ou não verbal. Elas se expressam de diversas formas: dramatizando, imitando, cantando, jogando, desenhando e conversando. Com isso, gradativamente, vão tomando consciência do seu próprio corpo. 

Nesse contexto, a Escola Municipal Professor Antônio Boaventura colocou em prática uma proposta que reflete o momento de fantasia, predominante na infância, relacionando-o à realidade. O objetivo foi propiciar o desenvolvimento do esquema corporal, que é a consciência do corpo como meio de comunicação, consigo mesmo e com o meio, além da criatividade dos alunos.

 

 

Alunos se expressando através do corpo

 

 

A Unidade de Ensino está situada na rua Nova Era, nº 401, Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro e atende, em horário integral, alunos cursando o primário do Ensino Fundamental. Inaugurada em 2016, a escola é referência na qualidade de ensino e super elogiada por toda a comunidade escolar. O trabalho é desenvolvido por profissionais de extrema competência e já mudou a realidade da população local.

 

 

Estudantes desempenham as atividades com muita alegria

 

 

Segundo a professora Raquel Souza, de Educação Física: “É através desse instrumento, o corpo - a primeira forma de linguagem, que todos os saberes são incorporados. Manter algumas posturas, enquanto a professora registrava as cenas, pode não ter sido uma tarefa muito fácil, mas a experiência mostrou como são capazes de superar desafios e o resultado foi maravilhoso".

 

 

Atividades do projeto sendo desenvolvidas pelos discentes

 

 

A diretora Adriana Pereira dos Santos relatou que a equipe gestora tem muito orgulho dos profissionais que atuam na escola e do excelente trabalho que realizam. A cada dia é surpreendida com a dedicação, criatividade e inovação de cada um em suas práticas. Este lindo trabalho, desenvolvido pela professora Raquel Souza, em parceria com a belíssima produção artística do professor de Artes Caio Armstrong e da Coordenadora Pedagógica Juliana Delgado Pires, é um exemplo de que com amor, dedicação, criatividade, talento e recursos usados no nosso cotidiano, podemos alcançar nossos objetivos.

 

 

Alunos expressam o sentimento de amor com muita alegria

 

 

Os alunos ficaram muito motivados e empenhados em contribuir para o sucesso do trabalho. Os responsáveis também adoraram os registros e o resultado do projeto. 

 

 

Para saber mais:
Unidade Escolar: Escola Municipal Professor Antônio Boaventura
Direção: Adriana Pereira dos Santos
E-mail: emboaventura@rioeduca.net
Telefone: 2323-7025

 

 

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/05/2019

E.M Embaixador Barros Hurtado - 4ªCRE

Tags: 4ªcre, ensino fundamental, parceria.

 

No dia 29 de março, tivemos a Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado comemorou seu 60° aniversário. Confira!

 

  

                       Foto oficial da U.E              

                                                                                                       

A Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado, localizada em Cordovil, para comemorar seu aniversário teve a oportunidade de ouvir e dialogar com o grupo Afroreggae e com o Mágico Felipe Medeiros, ex-aluno da escola. O que proporcionou um momento de desenvolvimento da linguagem artística e descontração a todos. 

Para completar essa grande comemoração, pelos anos dedicados a educação carioca, a Unidade Escolar contou com a participação dos diversos segmentos que auxiliam no sucesso da aprendizagem dos alunos. Estavam, assim,  presentes o Conselho Tutelar, a Clínica da Família, o Grupo Embaixadores, as escolas coirmãs circunvizinhas e muitos outros.

 

Grupo Afroreggae 

 

E o que não pode faltar em toda festa? O bolo! Os alunos foram convidados a cantar em uma única voz um lindo parabéns, homenageando a escola por toda sua trajetória exitosa e por fazer  história na vida de cada um que por ali já passou. 

 

 

Bolo de comemoração pelos 60 anos

 

 

 

Equipe da U.E e alunos reunidos 

 

Como dizia Paulo Freire: "A escola não muda o mundo, a escola muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo..."

 

Parabéns a toda Equipe!

Quer conhecer um pouco mais da E.M Embaixador Barros Hurtado?
Endereço :Rua General Carvalho, 702 Bairro: Cordovil.

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/05/2019

Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia - 3ªCRE

Tags: cre03, samba, música.

 

Samba não é só Carnaval! É antes de tudo uma manifestação cultural representativa da Cidade do Rio de Janeiro. Diante disso, a Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia, através do projeto desenvolvido pela  professora  Elaine Morgado, de  Educação Física, , buscou  demonstrar o samba como  tradição histórica para sua comunidade escolar.

 

O projeto "Samba no Pé" tem a intenção de estimular o desenvolvimento e a criatividade da criança através da leitura, da música, da dança e do desenho. Além disso, aborda temas como: a cidadania e cultura popular; o respeito ao próximo; a conscientização ambiental e a reciclagem; a expressividade através da cultura corporal de movimento (dança e o ritmo);  e o canto através da musicalização e do estudo da linguagem musical.

 

 

A proposta pedagógica do projeto apresenta como objetivo principal contar a história do samba, despertando o interesse da criançada pela cultura popular afro-brasileira. Nesse contexto, o "Samba no Pé" busca explorar o samba em sua multiplicidade, discutindo temas como: o samba e sua origem; as modalidades; e os principais artistas representantes do gênero.

O projeto  visa, também,  promover a aprendizagem e o gosto dos alunos pelos passos do samba, pela harmonizaçao no toque dos instrumentos e pelas manifestações artísticas que auxiliam a narrativa da história do samba.

 


 

Segundo a narrativa da professora, foram  realizadas as seguintes atividades:

  • Contação de história do livro “Samba Menino”; do músico, publicitário, escritor e produtor cultural Raphael Moreira;
  • Trabalho com o samba “ Coisinha do pai” de Jorge Aragão;
  • Realização de uma roda ao som de “Ê baiana” de Dorival Caymmi;
  • Realização de uma roda ao som de  “Samba da minha Terra” de Dorival Caymmi;
  • Produção instrumentos musicais feito de potes de Yogurte e garrafas de refrigerantes;
  • Apresentação do samba  “Samba Menino” de autoria da compositora e cantora Lu Fogaça;
  • Escolha e montagem do personagem do Samba Menino que chama um (a) amigo(a) para sambar.
  • Produção artística com o tema: Samba Menino. 

 

 

Dessa forma, a escola procurou mostrar aos alunos a importância  do Samba, mostrando  seus aspectos históricos, sua influencia na construção cultural do Rio de Janeiro, sua riqueza cultural e sua diversidade.

 

 

Quer saber mais sobre esse trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.
E/CRE (03.13.031) Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia

Diretora: KATIA ELIZABETH DOS SANTOS QUIRINO
E-mail: ccpompeia@rioeduca.net

Telefone: 3315-2185

 


   
           



Yammer Share