A A A C
email
Retornando 116 resultados para o mês de 'Junho de 2011'

Quinta-feira, 30/06/2011

Apresentando o blog da EM 05.14.023 Gaspar Vianna

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, visitas.

Nasce o blog da EM 05.14.023 Gaspar Viana.

 

A escola, que fica localizada a Rua Heron Domingues, 122 _ Irajá, foi (re)inaugurada dia 10 de junho passado, pelo Prefeito Eduardo Paes, com a presença da Sª Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin.

 

 

Foto dia 10/06/2011_(Re) inauguração da escola.

 

Dia 13 de junho fiz algumas visitas a escolas da 5ª CRE e aproveitei para conhecer a reforma com ampliação e modernização da Escola.

 

Profª Elza_Adjunta (a esquerda), Profª Laura_ Diretora (sentada) e profª Regina (a direita) representante do Rioeduca/5ªCRE

 

A Escola partir de agora passa a contar com oito novas salas de aula (quatro de Educação Infantil, três de Educação Fundamental e uma de Educação Especial), uma quadra esportiva coberta, com vestiário, sala de música e um parquinho.

 

Sala de Música. A escola dispõe de uma Banda.

 

Parquinho

 

Quadra de esportes

 

A reforma incluiu também a urbanização do entorno da unidade, pintura interna e externa, revisão estrutural de todo o prédio e instalação de computadores ligados em rede e TV a cabo em cada sala de aula, além da implantação de equipamentos especiais para permitir a acessibilidade de deficientes físicos, como elevador e banheiros adaptados, rampas de acesso e corrimãos.

 

De acordo com relato da Profª Laura, "temos alunos cadeirantes e outros portadortes de alguma deficiência, além de atender as criancinhas de 3 anos. Tudo é muito diferente do que estávamos acostumados a receber, mas está sendo gratificante ver aqueles pequeninos alunos em nosso espaço escolar".

 

Profª Elza_ Adjunta, Profª Laura_ Diretora, Profª Viviane_ Coordenadora Pedagógica.

 

As postagens do blog estarão a cargo da Coordenadora Pedagógica, Profª Viviane.

 

Ainda no blog, links da SME, Rioeduca, Educopédia, Wikipédia, Google, tudo prático para que alunos, professores e comunidade escolar possam usufruir de um local aprazível e cultural.

 

Conforme a Secretária falou: "... Entregamos hoje uma quadra coberta para Educação Física, aparelhos da Educopédia em todas as salas do 6º ao 9º ano, laboratórios de ciências e de informática, sala de música, ou seja, uma escola de primeiro mundo. Sabemos que prédio não ensina, mas melhora as condições de aprendizagem”.

 

Além do registro de entrega da reforma da escola, o blog nos propicia com a biografia do médico e cientista paraense, Gaspar de Oliveira Vianna.

 

Trabalho de Artes Plásticas "Gaspar Vianna".  Patrick Rosemberg (aluno).

Em 18/05/2011

 

Conheça a E.M. 05.14.23 GASPAR VIANNA através do blog, acessando

http://www.emgasparvianna.blogspot.com/

 

Escolas e professores, enviem para nós o endereço de seu blog ou projeto

que esteja sendo desenvolvido, que publicaremos no Portal Rioeduca.


Profª Regina Bizarro _ representante do Rioeduca na 5ªCRE.
reginabizarro@rioeduca.net

 

 

                              

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/06/2011

Basquete na E.M. Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE

Tags: 10ªcre, jogos, competições.

Iniciado em fevereiro de 2010, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Projeto Gibi (Grupo de Iniciação do Basquete Infantil), já chegou às escolas da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), incluindo a E.M. 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, que conta com a participação de duas professoras (Denise e Marcela) e com 140 alunos, de diversas turmas, nos dois turnos.


Em fevereiro de 2011, Denise de A. N. Viana e Marcela F. Leite, juntamente com outros 60 colegas professores das diversas escolas da SME/Rio, passaram por um período de capacitação na AMBERJ (Associação Master de Basquete do Estado do Rio de Janeiro), para conhecer a metodologia do trabalho a ser desenvolvido, suas ações e procedimentos, bem como para se familiarizarem com a parte técnica do jogo.
 

 

Capacitação dos professores de Educação Física, em fevereiro de 2011, para o Projeto Gibi.

Foto reproduzida do site da AMBERJ, que poderá ser vista em http://migre.me/5516M

Professora Marcela, agachada, 1ª do lado direito da foto; Denise, em pé, a 5ª da direita para esquerda, na segunda fileira a partir do alto.

 

 

Com a ampliação do número de alunos, que neste ano de 2011 deverá atingir o montante de 6000, nas escolas da SME/Rio, o Projeto Gibi vem exigindo cada vez mais envolvimento de todos nas unidades de ações e objetivos.


Na Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes as aulas e treinos são realizados, as terças e quartas-feiras da 9h: 40minutos às 10h: 40 minutos com a professora Denise e as terças e quintas-feiras, das 13 às 15 horas, com a professora Marcela.
 

Professoras Denise e Marcela (2ª e 3ª em pé, a partir da esquerda) com alguns alunos do Projeto Gibi da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes.

 

Segundo a professora Denise, o projeto Gibi tem como objetivo difundir o esporte, descobrir novos talentos e levar os benefícios da prática esportiva à sala de aula.


A professora Marcela lembra que o basquete, mesmo não sendo ainda tão popular quanto o futebol, vem atraindo o interesse cada vez maior das crianças, dos adolescentes e dos jovens, que, na sua prática diária, passam a gostar do basquete, a se interessar pelo treino, compreendendo que se trata de esporte que requer certo raciocínio, além das suas características ligadas ao aspecto emocional do atleta.


Os alunos que participam do Projeto Gibi na E.M. Joaquim da Silva Gomes estudam em contraturno, se empenhando cada vez mais pelo basquete, além das práticas salutares da boa convivência, do companheirismo, das práticas de cidadania e do respeito ao colega.
 

 

Treinamento com lançamento de bola, sob a orientação das professoras Denise e Marcela.

 

 

                              

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/06/2011

Professores da 10ª CRE participam de Seminário sobre Educação e Sustentabilidade

Tags: 10ªcre, capacitação, eventos.

 

 

2º Seminário de Educação Ambiental

da 10ª Coordenadoria Regional de Educação

Professora Gracinha Muller, coordenadora da 10ª CRE (ao centro, com o microfone), no momento da abertura do 2º Seminário de Educação Ambiental - EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, tendo ao seu lado esquerdo a professora Márcia Regina Sandins Vinchon, da Coordenadoria da Educação e Extensividade da SME/Rio e ao seu lado direito o professor Álvaro Jorge Madeira Borges de Almeida, do Núcleo de Educação Ambiental da 10ª CRE - NEA10.

 

O seminário foi realizado no auditório do Planetário de Santa Cruz - Cidade das Crianças Leonel Brizola, tendo início às 9 horas do dia 17 de junho de 2011 (sexta-feira) após o credenciamento dos participantes e coffee break, com a fala da coordenadora da 10ª CRE, professora Gracinha Muller, que agradeceu a presença dos palestrantes convidados e de todos os professores inscritos, fazendo menção muito especial ao professor Álvaro Jorge Madeira Borges de Almeida, do Núcleo de Educação Ambiental da 10ª CRE - NEA10, organizador do evento.

 

Gracinha Muller também mencionou a presença de parceiros, que colaboram com a 10ª CRE e escolas da região em diversos projetos ambientais, citando a "Ciclos Consultoria Ambiental", a FCC - Fábrica Carioca de Catalisadores, a Thyssenkrupp  CSA Siderúrgica do Atlântico e a "Grande Rio Reciclagem Ambiental".

 

 

Professora Márcia Regina Vinchon Sandins, da E/SUBE/CED/Extensividade, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, no momento em que proferia a sua palestra intitulada  "Educação Ambiental para uma construção coletiva".

 

Durante a sua palestra a professora Márcia Vinchon descreveu as ações ligadas à educação ambiental que estão sendo atualmente desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, enfatizando a importância da construção coletiva dos projetos e programas, sempre levando em conta as experiências e demandas locais.

 

Márcia também fez referências à legislação ambiental brasileira, lembrando que a lei de mudança do clima está em processo de regulamentação e que ela faz parte de um dos Grupos de Trabalho (GT) para estudar e apresentar propostas sobre o tema.

Finalizando a sua participação, a professora Márcia Vinchon chamou a atenção para a urgente necessidade de se promover um novo diagnóstico da Educação Ambiental no Rio de Janeiro, dizendo ser de fundamental importância a participação das escolas municipais na coleta de informações atualizadas sobre o assunto.

 

Na sequência das palestras apresentou-se o engenheiro Marcelo Gomes de Carvalho, da Thyssenkrupp CSA Siderúrgica do Atlântico, que falou sobre o "Monitoramento e qualidade do ar. Ontem, Hoje e Amanhã em Santa Cruz".

 

 Tendo em vista as recentes reportagens apresentadas na grande imprensa escrita e também no Jornal televisivo RJTV, da Rede Globo de Televisão, noticiando os problemas causados pela emissão de partículas provenientes dos fornos da Thyssenkrupp CSA, foram inúmeras as perguntas formuladas ao engenheiro Marcelo, que garantiu e repetiu várias vezes que o ar da região é de boa qualidade e muito menos poluente do que o ar do centro do Rio de Janeiro, que citou como exemplo.

 

Marcelo mostrou imagens das estações instaladas em Itaguaí e Santa Cruz (duas das quais localizadas em escolas da rede municipal da 10ª CRE), que monitoram a qualidade do ar, 24 horas por dia, durante todo o ano.

 

Eduardo Freire, da Ciclos Consultoria Ambiental falando sobre o Programa TKCSA de Comunicação e Educação Ambiental.

 

O Segundo Seminário de Educação Ambiental - Educação e Sustentabilidade, organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental da 10ªCRE contou com a presença de diretores, coordenadores pedagógicos e professores de mais de cinquenta escolas das regiões de Santa Cruz, Guaratiba, Sepetiba, e Paciência, que receberam certificado com carga horária de 4 horas e pasta com material para auxiliar no desenvolvimento de trabalhos relacionados ao tema, além de um exemplar do livro "Cultura Orgânica", de autoria de Fernanda Hamann de Oliveira, com fotos de Bruno Veiga, publicado pelo Instituto Desiderata, sob o patrocínio da Fábrica Carioca de Catalisadores.

 

Após um breve intervalo, foram realizadas as palestras: "Parceiros e Projetos de Educação Ambiental nas Escolas da 10ª CRE, pelo professor Álvaro Madeira; "Educação Ambiental no Horto Florestal da FCC", por Andrea Siqueira, da Fábrica Carioca de Catalisadores; finalizando com o "Lançamento do Projeto de Coleta Seletiva de óleo de cozinha usado", por Sérgio R. Corrêa Cantalista, da "Grande Rio Reciclagem Ambiental".

 

Professores participantes do Seminário

 

 

Todos os professores e demais participantes do 2º Seminário de Educação Ambiental da 10ªCRE receberam um exemplar do livro "Cultura Orgânica", de autoria de Fernanda Hamann de Oliveira, com fotos de Bruno Veiga.

 

No encerramento do seminário, os professores das escolas da 10ª CRE puderam ver a exposição permanente montada na entrada principal do Planetário de Santa Cruz, bem como assistir a uma apresentação especial da programação, sob a orientação de um dos astronomos da instituição.

 

Na foto abaixo, a palestra intitulada "Educação  Ambiental no Horto Florestal da FCC", proferida pelas representantes da FCC - Fábrica Carioca de Catalisadores S.A.

 

 

 

                              

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/06/2011

PAULO CESAR, O “PROFESSOR” DE ARTES DA TURMA 1101 – BLOG 9ª CRE

Tags: 9ªcre, blogsdeescolas, protagonismojuvenil.

Essa história começou com uma boa ideia do aluno Paulo Cesar. Ele trouxe para a escola uma atividade que fez em casa e mostrou para a turma. Era um trabalho de recorte com as mãos e colagem na folha branca. Todos acharam lindo e quiseram aprender como se faz. A profª Cássia pediu ao Paulo que ensinasse para todos e o resultado foi muita criatividade e beleza. O "professor" Paulo Cesar ensinou direitinho e todos se divertiram muito nessa oficina diferente! Vejam o resultado!

 

O "professor" mostrando como se faz o recorte com as mãos.

 

Auxiliando os grupos.

 

A turma estava muito animada!

 


Vejam a concentração dos alunos preparando suas obras de arte

 

 

 

 

Aqui, alguns dos trabalhos prontos

 

 

 

 

 

 

Vocês não acham que o "professor" Paulo Cesar tem futuro?


 Parabéns, turminha!


Equipe Professor Gonçalves.

 

SEJAM BEM VINDOS!


Este é um espaço para dividir conhecimentos! Vejam as postagens e façam comentários, pois suas opiniões são muito importantes para nós! Tornem-se seguidores do blog, ficaremos muito felizes! Divulguem! Queremos mostrar todas as coisas maravilhosas que nossa escola faz!

 

 

Este conteúdo foi retirado do Blog da E. M. Professor Gonçalves, que foi recentemente apresentado aqui no Rioeduca. Estamos acompanhando o trabalho das escolas da nossa CRE e estaremos divulgando neste espaço suas novidades.

 

Venha você também fazer parte do BLOG  onde a REVOLUÇÃO ACONTECE.

 

                              

 


   
           



Yammer Share