A A A C
email
Retornando 116 resultados para o mês de 'Junho de 2011'

Segunda-feira, 27/06/2011

Mais um blog novinho na 2ª CRE. E.M. Dom Aquino Correa

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

Hoje gostaria de apresentar mai um blog das escolas da nossa 2ª CRE. A E.M. Dom Aquino Correa iniciou suas postagens no dia 22 de maio.A escola é situada na Rua Barata Ribeiro no coração do bairro de Copacabana, Rio de Janeiro.

 

 

Vejam na próxima imagem como ficou o registro da reunião de responsáveis

 

 

 

Esta é a prof Adriana Dornellas da T:1102 idealizadora do blog. Esperamos ver em breve postagens sobre os trabalhos de seus professores e alunos.Visitem e sigam o blog da E.M Dom Aquino Correa em http://emdomaquinocorrea.blogspot.com/

 

Fatima Costa

Equipe Rioeduca 2ª CRE

 

 

                              

 


   
           



Yammer Share

Postado por Fatima Costa Ver Comentários (1)

Segunda-feira, 27/06/2011

Café da manhã na E.M. Clóvis Beviláqua

Tags: educação, blogsdeescolas.

Turma Acelera 1B - 8501

 

Essa é a turma do Profº  Cristiano na Escola Municipal Clóvis Beviláqua. O grupo fora formado esse ano com crianças oriundas de várias escolas diferentes, no início foi difícil, mas agora a integração é total. É o que nos conta a Coordenadora Pedagógica Sheila Pereira.

 

Ela nos conta, que durante o Projeto Semana de  Alimentação Saudável a própria turma levantou a idéia do café da manhã comunitário, isso mesmo, eles se organizaram e combinaram entre si o que cada um iria trazer para o evento. Durante a atividade vários alunos foram vistos servindo uns aos outros, esse é sem dúvida um aspecto extremamente positivo de observarmos, já que no começo do ano letivo ocorreram muitos problemas em torno da socialização da turma.

 

Confiram as imgens desse momento feliz na turma 8501 e acessem o  http://emclovis.blogspot.com/ 

 

 

 

 

 

Acompanhem as próximas postagens dessa  turma, eles foram à feira comprar futas e irão ao  Salão do Livro no dia 08/06.

 

Parabéns a todos da equipe pelo belo trabalho de integração do grupo!

 

Envie você também o seu evento, o seu vídeo ou as suas fotos e integre o portal Rioeduca.

 

Descubra quem representa a sua CRE clicando na imagem abaixo

 

 

 

                              

 


   
           



Yammer Share

Domingo, 26/06/2011

Creche Municipal Santa Terezinha, turbilhão de excelentes projetos

Tags: 10ªcre, creches.

 

Lucélia Rohr de Souza(à esquerda da foto), diretora e Patrícia Cristina Barros de Andrade, professora aarticuladora da Creche Municipal Santa Terezinha, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Por onde começar? São tantos e tão consistentes os projetos desenvolvidos na Creche Municipal Santa Terezinha, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, que é quase impossível eleger um, como preferencial.

 


“Roda de Histórias”, “Malinha Viajante”, “Arraiá da Terezinha”, “Livro da Vida da Criança”, “Parceria com os pais e responsáveis”, “Com a mão na massa”, “Lendo, pensando, agindo e brincando, o mundo vou transformando”, “Histórias para todo o canto”, “Livro aqui, livro acolá, livro pra todo lugar”, “Roda de Cantigas”, “Jornalzinho da C.M Santa Terezinha”, “Semana de Valorização da Paternidade”, “Parceria Saudável com o Posto de Saúde Dr. Catta Preta”, “Folclore para todo o canto”, “Cidade das Crianças Itinerante”, “Mostra de Danças de Creches”, “Família e Creche”, “O Circo passou por aqui”, “Exposição de fotos de atividades”, “Escola da Pais”, além das comemorações tradicionais, como “Carnaval”, “Dia das Mães”, “Dia dos Pais”, “Páscoa”, “Dia das Crianças”, “Dia dos Professores”, “Natal” e, é claro, do Blog da Creche Santa Terezinha, que, além de ser diariamente acessado por inúmeros professores, diretores de outras creches e de escolas municipais, serve como uma espécie de portfólio eletrônico com registros atualizados sobre a creche, e que também tem sido muito procurado pelos pais e responsáveis das crianças ali matriculadas.

 


O mais importante de tudo é que os excelentes projetos da Creche Municipal Santa Terezinha são todos comprovadamente realizados, registrados, fotografados, filmados e podem ser vistos nas páginas eletrônicas do Blog, com acesso público, em exposições periódicas, realizadas na creche, nas páginas impressas do jornalzinho, que é distribuído aos responsáveis das crianças, mas, principalmente, ao vivo e a cores, em reuniões, comemorações festivas e momentos especiais, quando se permite a presença de pais e responsáveis, no interior da creche.

 


Nada mais justo que a C. M. Santa Terezinha tenha sido homenageada com o “Prêmio Anual de Qualidade na Educação”, no ano de 2010, concedido pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, assegurando o direito de mais um salário, aos funcionários e equipe da direção.

 

A diretora da Creche Santa Terezinha, homenageada com o "Prêmio Anual de Qualidade na Educação 2010", com a secretária municipal de Educação, Claudia Costin.

Foto reproduzida do Blog http://www.crechesantaterezinha.blogspot.com

1 - Localização e breve histórico


A Creche Municipal Santa Terezinha está localizada na Avenida João XXIII, lote 230, Conjunto Habitacional Alvorada, em área que, historicamente, fazia parte do Campo de Santo Agostinho, denominação atribuída pelos padres jesuítas, da Companhia de Jesus, proprietários dessas terras, após receberem de doação da Dona Marquesa Ferreira, viúva de Cristóvão Monteiro, primeiro donatário daquela que viria a se constituir em Fazenda Real de Santa Cruz.

 

Diretora Lucélia (à esquerda da foto) com Patrícia Maria Floriano, agente auxiliar de creche, concursada pela Prefeitura, que trabalha na Creche Municipal Santa Terezinha desde a sua inauguração, em 1992.


Muito tempo antes da construção do prédio da creche, que data de 1992, segundo a funcionária Patrícia Maria Floriano, Auxiliar da Creche, e mesmo bem antes do surgimento do Conjunto Alvorada, de 1982, todas aquelas terras eram usadas para o plantio do arroz, por ser área bastante úmida, com alguns pontos alagadiços, onde havia caça de aves, de pequenos animais mamíferos e até jacarés.


Todas as creches do município estavam vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Só a partir de 2003 é que passaram para a Secretaria Municipal de Educação. Foi também o caso da Creche Municipal Santa Terezinha, como informou a agente auxiliar de creche, hoje concursada pela Prefeitura, Patrícia Maria Floriano:

 


“Como trabalho aqui desde a época em que a creche estava vinculada à SMDS pude acompanhar as transformações que aconteceram de lá para cá, e posso garantir que foi para melhor! Cem por cento melhor!”


A atual diretora, professora Lucélia Rohr de Souza, também vivenciou a fase de transição da Creche Santa Terezinha, da SMDS para a SME.
 

2 – Amor e dedicação pelo trabalho, com muita competência e senso de profissionalismo

 

Patrícia Cristina Barros de Andrade (à direita da foto), professora articuladora, com a diretora da C.M. Santa Terezinha, Lucélia Rohr de Souza. A articulação, harmonia e o bom entendimento entre as duas vai além do companheirismo e do relacionamento profissional, pois são amigas e colegas há mais de dez anos, e a Patrícia é madrinha do Miguel, filho da Lucélia

 

Conversando com Patrícia Cristina Barros de Andrade, professora articuladora da Creche Municipal Santa Terezinha, ela me informa que todos os diretores das creches que receberam o “Prêmio Anual de Qualidade na educação”, estarão dispensados de participarem da prova que será aplicada pela SME/Rio aos diretores das Unidades Escolares. Medida justa, afinal, quem comprova, na prática, uma excelente gestão administrativa, demonstrando competência gerencial, já está mais do que aprovado para o cargo que exerce.

 


É o caso da diretora Lucélia Rohr de Souza, da sua adjunta Rosimar Alves de Carvalho, que se encontra em licença para amamentação do bebê e também da professora articuladora Patrícia Cristina Barros, que já dirigiu a Creche Municipal Amanhecer de Luz, localizada no Conjunto Liberdade, também do eixo da Avenida João XXIII.
 

 


3 – Lucélia Rohr de Souza nas Redes Sociais

Lucélia Rohr de Souza, diretora da C.M. Santa Terezinha (quarta, a partir da esquerda) entre a professora Mariza Lomba, assessora especial, e a secretária de Educação do Rio, Claudia Costin, no encontro de professoras da SME que mais participam do Twitter.

Fotografia reproduzida do Blog da C.M. Santa Terezinha
http://www.crechesantaterezinha.blogspot.com

 

No Twitter, onde tem mais de cem seguidores e acompanha quase o dobro, Lucélia, ou Lu, é conhecida pelo seu perfil @luroh, mas se apresenta, na página de abertura do TT, com o endereço do Blog da Creche Santa Terezinha: http://www.crechesantaterezinha.blogspot.com No Facebook é Lu Rohr e pode ser localizada em http://facebook.com/lurohr Pelas fotos, postagens e comentários dá para perceber o quanto a diretora é apaixonada pela creche que dirige.


Vou escarafunchando o Blog da Creche Municipal Santa Terezinha e verifico que já em agosto de 2009 ele estava online. Vai completar dois anos, portanto. É, com certeza, um dos primeiros, senão o primeiro Blog de uma creche municipal do Rio de Janeiro.


Sobre o Blog da Creche Municipal Santa Terezinha a diretora escreveu, no dia 19 de fevereiro deste ano:
 

“Criei o blog com o intuito de divulgar o lindo e competente trabalho realizado por toda a equipe da Creche Santa Terezinha e também para atender a um pedido dos pais que sempre queriam saber mais e mais e queriam fotos de tudo.


Mas não poderia deixar de compartilhar aqui o momento especial que participei nesta sexta-feira junto com outras pessoas tão especiais quanto.
 

Fomos convidadas (diretoras de Creche "tuiteiras"), através da rede social Twitter, pela Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin e sua Assessora, Mariza Lomba para um almoço que foi delicioso em todos os sentidos.


A tarde foi agradável, as companhias idem e a conversa respeitosa e democrática.
Agradeço o convite e a oportunidade de conhecer pessoas muito especiais, algumas já conhecia virtualmente, outras não.”

 

4 – “Livro Aqui, Livro Acolá, Livro prá todo lugar!

 

Na Creche Municipal Santa Terezinha, as crianças têm permanente contato com os livros. Há livros expostos no refeitório, caixas com livros nas salas e bolsas com livros que são emprestados nos finais de semana.

Foto reproduzida do Blog da C.M. Santa Terezinha

 

Nas creches da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, há cozinheiras e lactaristas, pois as crianças dos berçários recebem parte da alimentação tendo como base o leite.

 

São quatro refeições por dia: 1- desjejum, quando chegam; 2-Almoço, entre 10 e meia e onze horas; 3- Lanche, às duas horas da tarde e jantar, por volta das 16 horas.


É um cardápio bastante saudável, nutritivo e variado, preparado com dedicação especial pelos profissionais da cozinha.


Quando estive visitando a Creche Municipal Santa Terezinha, todas as crianças do Maternal 2 estavam jantando, sentadinhas em grupos de quatro, em voltas das pequenas mesas, em suas cadeirinhas especiais. A merenda pareceu-me, pelo visual, muito deliciosa. E todos comiam com grande satisfação.


A diretora Lucélia chamou a minha atenção para um mostrador com diversos livros expostos em um canto do refeitório.


Lembrei-me da composição musical de autoria dos Titãs (Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto), intitulada “Comida”:
 

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...

 

 

Fátima, agente auxiliar de creche, contando história para as crianças do EI 30 no dia em que estive visitando a C.M. Santa Terezinha.

 

As crianças da Creche Municipal Santa Terezinha recebem, de fato, quatro refeições diárias, que vão muito além da comida, pelo amor e dedicação do pessoal da cozinha, mas também estão crescendo, se desenvolvendo, recebendo carinho, tendo acompanhamento diário, oportunidade para uma iniciação educacional saudável em todos os sentidos. Estão se divertindo, brincando, aprendendo e participando do processo de socialização. São benefícios para toda a vida!

 

Crianças do Maternal I da C. M. Santa Terezinha no refeitório, durante o jantar, por ocasião da visita que fiz à creche.

 

Parabéns, Lucélia Rohr de Souza, Rosimar Alves de Carvalho, Patrícia Cristina Barros de Andrade, às auxiliares de creche, recreadoras, funcionárias dos serviços gerais, lactaristas, cozinheiras e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que a Creche Municipal Santa Terezinha recebesse o “Prêmio Anual de Qualidade na Educação 2010”, passando a servir como referência positiva na 10ª Coordenadoria Regional de Educação

 

 

                              

 


   
           



Yammer Share

Domingo, 26/06/2011

Blog da Escola Municipal Felipe Camarão, 10ª CRE

Tags: 10ªcre, blogsdeescolas.

Visite o Blog da Escola Municipal Felipe Camarão, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação

 

http://emfelipecamarao.blogspot.com/

 

Breve Histórico da Escola Felipe Camarão

 

Texto reproduzido do Blog da Escola  http://emfelipecamarao.blogspot.com/

 

 

Nossa escola foi fundada 15 de junho de 1964, onde localiza-se a escola era um sítio que pertencia a um português que doou o terreno para a construção da escola . No início a escola só possuia 5 salas e funcionava em 2 turnos . Na década de oitenta foi construída uma sala de aula exclusiva para o Jardim de Infância.Em 1997 foi inaugurado o prédio anexo da Ed. Infantil, e em 2002 foram construídas mais 3 salas de madeira.Devido ao processo de desgaste das salas de madeira e o prédio anexo da Ed.Infantil,foram desativadas por motivo estrutural. Atualmente estamos funcionando em 3 turnos.

 

 

Programa Mais Educação na Escola Municipal Felipe Camarão

Foto reproduzida do Blog

http://emfelipecamarao.blogspot.com/

 

"ESCOLA ATIVA+ FAMÍLIA COMPROMETIDA= EDUCAÇÃO DE QUALIDADE".

 

Nosso desejo é transformar pais e responsáveis em parceiros na aprendizagem dos alunos. Não queremos que pais sejam tranformados em professores, e sim que acompanhem a aprendizagem, valorizem e respeitem a escola, não permitindo que seus filhos faltem as aulas, compareçam a escola quando forem solicitados e digam para as criança que a aprendizagem não é só para sala de aula, mas para toda a sua vida.


E nesse mesmo objetivo, de melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, queremos promover um apanhado de ajustes, como oferecer mais recursos para as aulas, o entrosamento entre a equipe de educadores,funcionários e equipe de direção, a melhoria do espaço físico, a aplicação das propostas previstas e ainda o constante intercâmbio com a família.

 


 

 

Professores da Escola Municipal Felipe Camarão, 10ª CRE

 

 

Fotomontagem reproduzida do Blog da Escola

http://emfelipecamarao.blogspot.com/

 

 

                              

 


   
           



Yammer Share