
Sexta-feira, 15/06/2012
6ª CRE + 20
A 6ª Coordenadoria Regional de Educação realiza, com suas Unidades Escolares, o projeto 6ª CRE + 20, com o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão de ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações.
A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, iniciou no dia 13 de junho e vai até o dia 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro.
A Rio +20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Slogan da Rio +20 retirado do site oficial do evento
A 6ª CRE não poderia ficar de fora deste evento tão importante para o planeta! As professoras Rejane Faria, Coordenadora da 6ªCRE, e Kátia Barboza, Gerente da GED, criaram o projeto 6ª CRE +20. Este projeto tem por objetivo proporcionar um espaço para que as Unidades Escolares e a própria Coordenadoria repensem ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Projeto 6ª CRE +20
Este projeto foi lançado às Unidades Escolares, que o realizaram com muita criatividade. Os professores trabalharam com os alunos atitudes que fazem parte do nosso cotidiano e que acarretam impactos ambientais, sociais e econômicos ao planeta.
A culminância do projeto 6ª CRE +20 foi realizada na Arena Jovelina Pérola Negra, em Pavuna, propositalmente no dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente.
As Unidades Escolares levaram para a Arena da Pavuna, nome pelo qual é conhecida, o resultado de tudo o que foi pensado, trabalhado e criado sobre o tema Sustentabilidade.
Pela qualidade dos trabalhos que foram apresentados e pelas criativas apresentações de palco, os alunos da 6ª CRE aprenderam direitinho a lição: a proposta do consumo consciente não é parar de consumir, nem passar fome, mas sim consumir de maneira diferente!
Vamos conferir um pouco do que aconteceu na 6ª CRE +20!
Apresentação de verdadeiros artistas no palco da Arena da Pavuna
Jogral sobre Sustentabilidade
Os alunos artistas da 6ª CRE apresentam dança sobre a chuva
Alunas da 6ª CRE apresentam dança sobre a preservação do planeta
Alunos e professores fazem exposição de trabalhos
Trabalhos expostos na 6ª CRE +20
Unidades Escolares apresentam trabalhos criativos na 6ª CRE +20
Alunas apresentam dança sobre o Planeta Água
Parabéns à Coordenadora da 6ª CRE, Rejane Faria, e à Gerente da GED, Kátia Barboza, por proporcionar um espaço onde professores e alunos puderam repensar o seu verdadeiro papel em um mundo sustentável.
Divulgue seu trabalho! Basta enviar um e-mail ao representante da sua CRE com um breve relato e registros de imagens. Faça parte você também do Portal Rioeduca! Ele é meu, é seu, é nosso! Nós somos a sexta CRE!
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Sexta-feira, 15/06/2012
Rioeduca por Vias Sustentáveis - Resultado Final
Projeto do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch é o grande vencedor do Concurso Rioeduca por Vias Sustentáveis e, de tal forma, viabilizará a instalação de um sistema de captação de energia solar para a iluminação e o aquecimento da água da piscina e dos vestiários externos de sua Unidade Escolar.O projeto vai servir como base para um desenvolvimento de um programa de educação ambiental e sustentabilidade.
Foram onze dias de intensa votação com uma alteração de contagem significativa a cada atualização de página. Ao todo, 895 842 votos.
As escolas que lideravam a disputa não entregaram os pontos em nenhum momento e a diferença entre as duas primeiras colocadas foi de apenas 56 700 votos. Diferença mínima se lembrarmos que, até domingo, a escola líder contava com mais de 60% dos votos.
Nós, que acompanhávamos os últimos números dos minutos finais da votação, percebemos o quanto as escolas vencedoras ainda se empenhavam, sem esmorecer.
Vejam o resultado final:
VENCEDORES:
Agradecemos e parabenizamos todas as outras 24 Unidades Escolares que participaram do concurso e desejamos que, mesmo não estando entre os vencedores, consigam desenvolver seu plano de projeto de sustentabilidade. Afinal, o futuro das novas gerações depende da ação de cada um de nós e na escola temos um espaço privilegiado e propício para as mudanças que queremos ver no mundo.
Convidamos que conheçam também todos os outros projetos participantes neste link => Rioeduca por Vias Sustentáveis - projetos
Confiram o quadro final com todos os votos!!!
|


Quinta-feira, 14/06/2012
Cuidando Hoje, Pensando no Amanhã
Com o Projeto Político Pedagógico Cuidando Hoje, Pensando no Amanhã, a E. M. Professor Felipe Santiago vem desenvolvendo diversas atividades ao longo do bimentre que incentivam seus alunos e comunidade a pensar no nosso planeta com sentido de preservação.
Vamos conhecer as atividades que a E. M. Professor Felipe Santiago vem desenvolvendo em sua unidade e que fazem parte do Projeto Político Pedagógico que visa conscientizar seus alunos para a importância de preservar o meio ambiente e assim conservar o planeta para as gerações futuras.
Há cerca de 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Mas, para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir deste incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário.
A Turma 1401 construiu alguns terrários em sala de aula.
Para saber mais como construir um terrário clique na imagem acima.
Comprovando Tempo de Decomposição de Materiais
O cuidado com o Meio Ambiente é uma preocupação antiga e esta Unidade Escolar já vem trabalhando este tema há bastante tempo.
Nesta semana, quatro anos após, os alunos atuais desenterraram os objetos, verificaram as condições dos mesmos e descobriram os materiais que ainda não se decomporam na natureza.
Esses objetos foram enterrados novamente para uma nova verificação nos próximos anos.
Aprendendo a Preservar o Planeta Fazendo Arte
A turma 1101, da Profª Lúcia Helena, mais uma vez produziu arte com material reciclavel!
Para encontrar estas e outras atividades que a E. M. Professor Felipe Santiago vem desenvolvendo, basta acessar o blog da escola.
Parabéns à equipe da E. M. Professor Felipe Santiago que vem trabalhando para que o nosso planeta seja habitado por pessoas conscientes da importância de preservar um ambiente saudável às próximas gerações.
Para divulgar seu trabalho basta enviar um e-mail ao representante da sua CRE.
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
|


Quinta-feira, 14/06/2012
Em Busca de uma Escola Sustentável
Dia 11 de junho, a Escola Municipal Portugal foi escolhida pela SME para dar boas- vindas a alunos e professores de 8 países da América Latina que estão no Rio para participação de premiação de redações com a temática da Conferência Mundial de Meio Ambiente Rio+20.
Após serem recebidos pela direção e cooordenação da escola e pela Professora Catarina, da Divisão de Mídia-Educação da SME, alunos e professores puderam visitar as dependências da escola e conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores. Trabalho este que está exposto nos corredores da unidade, fruto do comprometimento dos professores da escola.
Após conhecerem a escola, os alunos e professores puderam participar do Evento EM BUSCA DE UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL. A professora Cristhiane Ponte, diretora da escola, deu boas-vindas aos colegas e alunos da América Latina e apresentou um breve histórico da unidade. A seguir, o professor Alexandre Roque, coordenador pedagógico, apresentou o trabalho desenvolvido, despertando a consciência crítica para a busca de uma sociedade sustentável. Apresentou projetos que são realizados e parcerias que são firmadas objetivando a viabilidade do projeto.
Sustentabilidade
Alunos do 5º ano (profa. Janne e profa.. Glória) leram poesias que realizaram durante as oficinas do Projeto Poesia na Escola, cuja temática principal foi a sustentabilidade. A aluna Camila Girão, da turma 1201 (professora Lenize), leu para os colegas dos países irmãos o Livro MUNDINHO, uma das diversas obras literárias que são utilizadas por nossos professores nesse trabalho de conscientização.
Os alunos do grêmio leram a CARTA POR UM MUNDO SUSTENTÁVEL, ganhadora do concurso realizada por nossa Secretaria entre as escolas no Município. A Seguir, a aluna Ingrid, da turma 1303 (professora Cláudia) leu o poema HERDEIROS DO FUTURO.
A leitura do poema foi seguido pela apresentação do coral da Escola, que apresentou o poema em sua versão musicada, trabalho este regido pela professora Marta, que também é diretora-adjunta da unidade escolar. Na oportunidade, a professora Marta apresentou a oficina de percussão com latinhas, que foi um grande sucesso de público. Alunos e professores vibraram.
A professora Catarina, da SME, falou um pouco de sua impressão em relação ao trabalho da escola e disse ter ficado muito satisfeita com o que nossa escola vêm desenvolvendo.
Após um breve lanche, os alunos da turma 1301, juntamente com os alunos que visitavam a escola Portugal, participaram de uma oficina coletiva de Produção textual, com a professora Glória, regente de sala de Leitura. Foi enriquecedor para crianças essa troca de experiências que puderam ter com crianças que vivem outras realidades.
Fonte: Blog da Escola Municipal Portugal
|

