A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Terça-feira, 12/06/2012

Jornal Legendário

Tags: 9ªcre, blogdeescola, tecnologia, jornalescolar.

A E. M. Alba Canizares do Nascimento tem o orgulho de apresentar seu Jornal Legendário, que tem como responsável a professora de Língua Portuguesa Juliene Zanardi e os alunos da turma 1804.

 

Professora Juliene e a turma 1804

 

Em visita aos blogs das Unidades Escolares (U. E.) da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, encontrei uma postagem que me chamou atenção e gostaria de compartilhar com os leitores do Rioeduca,  já que nosso principal objetivo é a troca de experiências bem sucedidas das nossas unidades, esta com certeza vai agradar aos que acompanham com entusiasmo e carinho este espaço que vem fazendo a Revolução na educação do Município do Rio de Janeiro.

 

Jornal Legandários

 

A nossa escola tem um imenso orgulho de ter em seu quadro docente a professora de Língua portuguesa Juliene Zanardi, responsável juntamente aos alunos da turma 1804 pela criação do jornal "Legendários".


O lançamento do jornal contou com a presença da direção da escola, coordenação pedagógica, do apoio contínuo da Sala de Leitura, dos docentes, discentes e da Professora Ana, representante da 9ª CRE.


A programação desse evento foi intercalada com a apresentação de vídeos sobre a história da imprensa e dos bastidores de um jornal impresso, com as vozes orgulhosas e emocionadas dos representantes da U. E, parabenizando a professora Juliene e a turma 1804!


Esse maravilhoso lançamento foi finalizado com músicas, danças, confraternização e a encenação do "Para Nossa Alegria".


Realmente para nossa alegria a escola tem sido abençoada pelo trabalho, profissionalismo e pela sensibilidade  de professores como Juliene Zanardi, inspiração de amor à educação!
 

 

 

 

Mas não parou por aí, o Jornal Legendário tem uma versão online, que vamos conhecer também: 

 

Bem-vindo ao nosso blog!

 

 


Esse é o blog do LEGENDÁRIO, o jornal da E. M. Alba Cañizares do Nascimento, feito pela turma 1804. O jornal surgiu a partir da sugestão da aluna Kethlen Augusto, após assistir às aulas da professora Juliene sobre os gêneros textuais notícia e crônica. Prontamente, a professora e os demais alunos da turma abraçaram a ideia e o resultado poderá ser conferido a partir de abril em nossa escola.


O nome LEGENDÁRIO foi escolhido pela turma por meio de votação e significa “lendário”. Assim sendo, a nossa proposta é que nosso jornal seja memorável na história de nossa escola.


Além da versão impressa, disponível na unidade escolar, também disponibilizaremos uma versão online de nossas colunas aqui no nosso blog. Contamos com você leitor para participar de nossa aventura!


Inicialmente, o LEGENDÁRIO contará com as seguintes seções :


“Em debate” - coluna dedicada à discussão de algum assunto de interesse da comunidade escola.


“De olho na escola” - espaço dedicado à divulgação e cobertura de eventos que ocorrem na escola.


“Boletim de ocorrência” - coluna destinada a denúncias sobre eventos que atrapalham o funcionamento da escola.


“Fale você!” - espaço em que você leitor poderá se manifestar, fazendo reclamações, sugestões, elogios etc.


“Se liga!” - coluna com dicas de entretenimento.


“Ficha técnica” - entrevistas com funcionários da escola.


“Nossos artistas” - espaço destinado a revelar / divulgar os talentos de nossa escola.


Seja bem-vindo e participe de nossa jornada legendária! Sua participação é muito importante para nós!!!


Conheça a equipe que produz o Jornal e o blog no link a seguir:

http://albalegendario.blogspot.com.br/2012/03/nossa-equipe-e-contato.html

 

Para ter acesso ao jornal "Legendário" na versão online clique no link a seguir:

http://albalegendario.blogspot.com.br/

 

Para acessar o blog da E. M. Alba Canizares do Nascimento e conhecer todas as atividades que a escola desenvolve basta clicar na imagem do blog:

 

 

Parabéns à professora Juliene Zanardi e à equipe da E. M. Alba Canizares do Nascimento pela iniciativa e criatividade no uso das Novas Tecnologias na Educação.

 

 

Divulgue seu trabalho. Este espaço foi criado para isso.
Basta enviar um e-mail ao representante da sua CRE
com um breve relato e registros de imagens (fotos, vídeos ou ppt),
que você também poderá fazer parte desta
REVOLUÇÃO.

 

 

Representante do Rioeduca na 9ªCRE
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

 

                               

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/06/2012

Monteiro Lobato na E .M. Oswaldo Aranha

Tags: 5ªcre, patrono, saladeleitura.

Monteiro Lobato é tema de inúmeros trabalhos desenvolvidos por escolas da rede municipal. É, também, patrono de uma Unidade Escolar em Guaratiba, 10ªCRE, Zona Oeste do Rio, e de algumas Salas de Leitura, incluindo a da Escola Municipal  Oswaldo Aranha, tema desta publicação.
 

 

 

Escola Municipal Oswaldo Aranha

 

A Escola Municipal Oswaldo Aranha está localizada na Praça Carlos Toledo, 29, em Rocha Miranda e atende a alunos da Educação Infantil ao 5º ano, em dois turnos. Oferece turma de Aceleração, aulas de Educação Física e Inglês, Sala de Recursos e Aulas de Reforço. Possui dez salas de aula, quatro adequadas à Educação Infantil com banheiros, quadra de esportes coberta, parquinho,  auditório, laboratório de iInformática e sala de atividades.

Ela segue "medidas e orientações da SME, adequando sua programação à realidade local, objetivando o crescimento intelectual dos educandos, sua socialização e humanização. Os conteúdos são parte integrante das Orientações Curriculares selecionados por bimestre. Os instrumentos utilizados são ricos e variados: livros didáticos, literatura infantil, músicas, vídeos, artes plásticas, caderno de apoio da prefeitura e realiza avaliações internas e externas. A escola desenvolve os conteúdos curriculares a partir de projetos, o que tem proporcionado integração, interdisciplinaridade, crescimento do grupo docente e torna o trabalho pedagógico mais rico e prazeroso", relata a escola em seu blog. 

 

Patrono da Escola

 

Hoje, 12 de junho, é dia do "patrono escolar" e a E.M. Oswaldo Aranha sente-se feliz por ser a anfitriã representante da 5ª CRE, justamente neste dia com esta publicação no Portal Rioeduca, segundo relato da diretora, professora Denise Menezes, ao telefone

Ela ainda fez um pequeno histórico da vida deste ilustre patrono, o gaúcho de Alegrete - Oswaldo Euclides de Souza Aranha, nascido em 1894: "Foi um brasileiro atuante, líder estudantil, advogado, presidiu a Assembléia da ONU por duas vezes e articulou a criação do Estado de Israel. Foi Comandante de Brigada, Segurança de Fronteira, Ministro da Fazenda, fazendo muito pela agricultura. Foi condecorado por inúmeros países e Universidades. Morreu em 27 de janeiro de 1960, tendo recebido honras de estado".
 

 

 

Patrono da Sala de Leitura_ Monteiro Lobato

 


Estimulando os alunos a leitura por prazer, incentivando-os a tornarem-se leitores, ilustradores e autores, a Sala de Leitura Monteiro Lobato trabalhou a vida e a obra de seu patrono, popularmente conhecido pelo conjunto educativo dos livros infantis de sua autoria que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária, uma dinâmica contação de histórias.


 

Professora Lilian Mara, Sala de Leitura, e o personagem Visconde de Sabugosa

 

 

"Na semana do livro infantil, trabalhamos, em nossa Sala de Leitura, a vida e obra de Monteiro Lobato. Sua biografia foi contada de forma lúdica com a participação de fantoches de personagens do sítio do Picapau Amarelo, como Emília, Visconde de Sabugosa, Cuca e Saci Pererê. A sistematização da contação foi   produção de fantoche de palito, dobradura, artes de colagem e pintura dos personagens do Sítio. Na semana seguinte, passamos aos alunos o vídeo "Os fantásticos Livros Voadores do Sr Morris Lessmore", que ressalta a importância da leitura e da aquisição de conhecimento para a nossa vida.

 

 

Na culminância, fizemos uma dramatização com a história "vida de Monteiro Lobato". No momento em que era  história era contada, os alunos dramatizavam, vestidos à caráter, de acordo com cada personagem do Sítio que ia sendo mencionado. Ao mesmo tempo, no pátio da escola, houve uma exposição de livros dos autores: Ziraldo, Ruth Rocha, Ama Maria Machado, Monteiro Lobato e Maurício de Souza. Em cada stand, foi exposta a caricatura de cada autor e um aluno ficou responsável por cada stand, por falar da biografia de cada um e mostrar a sua obra para os alunos da escola que foram visitando turma por turma, onde tiveram a oportunidade  de sentar no pátio e ler os livros." 

 

 

 

 

Conheça esse e outros trabalhos desenvolvidos pela E.M. Oswaldo Aranha, clicando aquii. O blog da escola foi criado por Jorge Tadeu Duarte, Agente Educador da escola.

 

http://escolamunicipaloswaldoaranha.blogspot.com.br/
 

 Escolas e professores, querem publicar um projeto

ou uma atividade que fez a diferença na vida de seus alunos?

Então, escreva para nós, clicando SOBRE NÓS

e contate o professor representante da sua CRE.

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

                               


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/06/2012

Blog da Sala de Leitura Monteiro Lobato

Tags: 7ªcre, salasdeleitura.

 

O Blog da Sala de Leitura Monteiro Lobato, da Escola Municipal Lopes Trovão, foi criado em maio de 2012 e mostra parte dos projetos desenvolvidos este ano na escola.

 


A Escola Municipal Lopes Trovão  foi fundada em 1907, pelo então prefeito Pereira Passos. A escola começou a funcionar em um prédio diferente do atual. Desde aquela época, a U.E. atende os moradores das localidades próximas: Vila da Paz, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Muzema e Rio das Pedras.

 

 

Segundo o blog “ atualmente a escola tem 105 anos,  nos quais uma educação de qualidade é oferecida a gerações para a construção do seu conhecimento e sua formação como cidadão. A partir de 1996, a escola prioriza através de projetos desenvolvidos por toda a equipe e por seus alunos, um desenvolvimento adequado deste como um ser pensante e atuante na sociedade.”

 


 Veja um pouco do trabalho desenvolvido na escola e pela sala de leitura:

 

 

Exposição com trabalhos do projeto Pintando com Romero Brito 

 

 

Exposição com trabalhos do Projeto Vamos Abraçar o Mundinho 

 

 

Biografia , obras e estilo literário do Monteiro Lobato

 

 


Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.

 

Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.


Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de inovações nos livros didáticos e infantis.


Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou por um estilo de escrita com linguagem simples, onde realidade e fantasia caminham lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.


Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem com quem o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho, que tem atitudes de adulto; Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio; Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", que até hoje encanta muitas crianças e adultos.


Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.


Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.


No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

Fonte:http://emtrovao.blogspot.com.br

 


Frases de Monteiro Lobato

 


- "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."


- "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."


- "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".


- "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."

 

 

 

 

Clique na imagem abaixo para conhecer o blog e acompanhar

o trabalho da sala de leitura:

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/06/2012

Jogando Xadrez nas Aulas de Educação Física

Tags: 2ªcre, entrevistas, jogos.


O Xadrez é um jogo que exige concentração e interesse. Foi com o objetivo de desenvolver estas habilidades que a professora Fernanda Derzi acrescentou este jogo às aulas de Educação Física.

 

 

Fernanda Derzi Saldanha é licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e no momento está lotada na E. M. Lúcia Miguel Pereira. Para nos contar sobre o desenvolvimento desta atividade durante suas aulas, a professora concedeu uma entrevista ao portal Rioeduca.

 

 

Professora Fernanda Derzi Saldanha

 

Rioeduca: Como surgiu a ideia de agregar o xadrez às aulas de Educação Física?


Fernanda Derzi: Tudo se iniciou quando meu filho, com apenas seis anos, começou a ter aulas de xadrez na escola. Achei muito interessante, pois passei a observar a crescente capacidade de raciocínio e concentração que ele demonstrava nos minitorneios realizados pela escola, e nas tomadas de decisões no seu cotidiano. Isso ficou na minha cabeça. No início deste ano, surgiram algumas mudanças no sistema escolar e algumas aulas de Educação Física passaram a ser ministradas em sala de aula. Foi quando surgiu a oportunidade de fazer o minicurso de xadrez realizado pela própria prefeitura. Lá aprendi algumas técnicas e progressões pedagógicas para serem usadas com as crianças. Nesse ínterim, a diretora da escola disse que tinha disponível alguns jogos de xadrez guardados no almoxarifado. Pronto, me entusiasmei, e uni o útil ao agradável.

 

 

Rioeduca: Conte-nos sobre o desenvolvimento das aulas de Educação Física utilizando os jogos de xadrez.


Fernanda Derzi: No início do bimestre, comecei contando um pouco da história do xadrez, e iniciamos com as batalhas dos peões, seguindo sempre uma sequência pedagógica para que eles pudessem ir acompanhando aos poucos. Logo depois, fui introduzindo outras peças de fácil manuseio. Por fim, chegamos ao final desse bimestre jogando xadrez com todas as peças do tabuleiro, o que gerou um grande fascínio nos alunos. Agora, estamos começando a organizar minitorneios dentro de suas próprias turmas, para que possamos, a seguir, organizar um torneio com todas as turmas. Para isso, estou usando uma ferramenta bem interessante que é o programa Swiss Perfect 98, que organiza os participantes, diz quantas rodadas são necessárias para aquele quantitativo de alunos, vai criando o ranking de classificação, até chegar ao campeão. Muito interessante! Eles adoraram a novidade.

 

 

Rioeduca: Jogar xadrez exige muita concentração. É possível perceber a mudança de postura dos alunos durante as aulas?


Fernanda Derzi: Sim, com certeza. Percebo claramente nas aulas de Educação Física no pátio e durante as próprias aulas de xadrez, que existe uma euforia natural inicial, mas quando se voltam para a atividade é como se mais nada existisse lá fora. É fantástico! Eu me surpreendo quando vou passando pelas mesas e observo uma dupla totalmente concentrada, trabalhando o raciocínio lógico, e o discernimento entre tomar uma decisão certa ou errada.

 

 

Alunos jogando xadrez durante as aulas de Educação Física

 

 

Rioeduca: Como acontece a participação dos alunos durante as aulas?


Fernanda Derzi: Eles são bastante participativos, criativos, dão sugestões de jogadas visando suas consequências, etc. E assim, vamos ilustrando todo esse esquema no quadro. E eles também entraram na história dos castelos medievais, dos cavaleiros, das torres bem altas, dos conselheiros do rei, e do próprio rei e rainha. A aceitação foi instantânea!

 

 

Alunos da turma 1401 jogando xadrez

 

Os alunos também deixaram suas opiniões sobre jogar xadrez durante as aulas de Educação Física. Vejamos:
 

 

 

Maria Clara da Silva: “Foi muito bom aprender xadrez porque é muito bom para o aprendizado e para a concentração. A gente faz campeonato e quando estamos jogando nós nos divertimos. Eu aprendi a jogar xadrez porque a professora ensinou muito bem e agora estou aqui, fera no xadrez. Eu adoro xadrez!”

 

Flávia Júlia de Souza Netto: “Eu aprendi muita coisa, também melhorei em Matemática, gostei muito porque eu competi na sala, e ensinei a minha família a jogar, meus amigos e colegas estão sempre jogando.”

 

Douglas Silvestre Ferreira da Silva: “Jogar xadrez é a melhor coisa que eu aprendi quando a Educação Física é na sala. Eu adoro fazer torneio na sala.”

 

Parabéns à professora Fernanda pela iniciativa de agregar esta atividade tão enriquecedora às aulas de Educação Física. Muito sucesso!

 

 

Professor, divulgue também o seu trabalho e o de sua escola no portal Rioeduca. Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE.

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Professora Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share