A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Segunda-feira, 11/06/2012

Projeto Gincana e a Família

Tags: 10ªcre, riodeleitores, rioescoladafamília, 6ºanoexperimental.

        O mês de junho de 2012 teve início com inúmeras novidades na Escola Municipal Tenente Renato César, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, a começar pelo Projeto Gincana, idealizado pelas professoras Flávia e Natália, do 6º ano experimental, onde os alunos estarão estudando a partir de uma competição agradável.

O projeto Gincana vem despertando o interesse das turmas do 6º ano experimental da Escola Municipal Tenente Renato César, por ser uma competição muito bem elaborada pelas professoras Flávia e Natália, objetivando ampliar o vocabulário e o gosto dos alunos pela leitura.
 

 

Como acontece em toda gincana, a competição também visa pôr à prova a rapidez e a competência com que as equipes respondem as perguntas, cumprem as tarefas e se destacam nas ações que poderão ou não, ser previamente estabelecidas pelas professoras.

 


A Escola Municipal Tenente Renato César, que sempre se destacou em Santa Cruz, pela excelência do seu trabalho pedagógico, e também pela preocupação constante com o bom relacionamento e parceria com os pais e responsáveis dos alunos, prossegue, além da “Gincana do Saber”, com encontros, reuniões e oficinas abertas à comunidade escolar.

 

 

 


No período de 7 a 11 de maio, aconteceu a “Semana das Mães na Escola Municipal Tenente Renato César”, que proporcionou momentos agradáveis de aprendizado e lazer às mães interessadas.
 

 

A programação foi diversificada, contando com a colaboração de todos os professores e funcionários da escola.

 


Os professores de Educação Física participaram da semana coordenando uma programação voltada para o incentivo a uma vida saudável, com aulas, exercícios e palestras especialmente direcionadas às mães.

 


A Sala de Leitura da Escola Municipal Tenente Renato César foi aberta a  todos, com a professora regente da sala falando sobre a importância do hábito da leitura pelos pais e responsáveis, para servir como exemplo a ser seguido pelos seus filhos.

 


Ainda na semana dedicada às mães, a Escola Municipal Tenente Renato César promoveu um minicurso de customização de camisetas, causando grande interesse das mães presentes.
 

 

O minicurso ou oficina de customização foi coordenado pelos professores de Artes e contribuiu para estreitar ainda mais os laços de amizade, participação e parceria dos responsáveis com a Escola Municipal Tenente Renato César.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/06/2012

Criando para um Mundo Sustentável

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, meioambiente.


No último dia 05 de junho, comemoramos o Dia do Meio Ambiente. Para trabalhar este tema tão importante nos dias de hoje, a C. M. Dr. Sérgio Arouca está desenvolvendo o subprojeto “Criando para um Mundo Sustentável”.

 

 

 

 

O foco deste projeto é a reutilização de materiais e começou no mês de maio, quando em uma reunião, os professores e auxiliares puderam ler e refletir sobre um texto publicado na Revista Pátio, adaptado pela diretora Eliete. O grupo de professores e auxiliares da C. M. Dr. Sérgio Arouca costuma se reunir para ler e estudar antes de iniciar os projetos, a fim de conversar e trocar ideias para que estes tenham um bom desenvolvimento.

 

 

Alunos realizando atividades durante o projeto

 

“A reutilização de materiais conhecidos pelas crianças e as transformações que podemos fazer serão abordadas em nosso subprojeto. De olho na Rio +20 e, ao mesmo tempo, de olho no presente, desde o início do ano já trabalhamos com diversos materiais nesta perspectiva de reaproveitamento. Agora o foco é a criação a partir de materiais que seriam descartados. Em plena ATIVA IDADE...” Mensagem da Direção no blog da creche

 

A turma 31 iniciou as atividades reaproveitando caixas de papelão e ouvindo a história do livro “Meu Mundinho”.

 

 

A turma 41 utilizou caixas vazias e bolinhas para aprender conceitos matemáticos. É uma forma de aprender brincando, pois perceberam que uma caixa de papelão, que poderia ser descartada, foi reaproveitada virando objeto de brincadeira e aprendizagem.

 

 

“Utilizar o corpo e outros materiais conhecidos para desenvolver o trabalho com as crianças pequenas faz parte de uma pedagogia que pode ser chamada de SUSTENTÁVEL: aprender sem consumir, sem gastar papel, sem gastar cola, sem estar sentado numa mesa, aprender com o corpo, usando a lógica, pensando e brincando... sim é possível!” Retirado do blog da creche.


Nota: Informações retiradas do blog da creche

 

Veja outra publicação sobre a C. M. Dr. Sérgio Arouca clicando aqui

 

Conheça mais sobre o trabalho realizado na C.M. Dr. Sérgio Arouca visitando seu blog

http://cmarouca.blogspot.com.br/

 

Professor, o portal Rioeduca é feito por e para professores. Participe divulgando os blogs ou projetos de sua escola. Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE. Clique aqui para conhecê-lo!
 

Gostou desta publicação? Clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook e deixe um comentário.
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/06/2012

O Dia do Desafio no CIEP Graciliano Ramos

Tags: 4ªcre, projetos.

 

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, trata-se de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.

 

O Dia do Desafio tem o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e adultos para que insiram a atividade física nesse rol de prioridades. Esta é também a proposta das Professoras Roberta e Nayara, ambas de  Educação Física, para as turmas de Educação Infantil do CIEP Graciliano Ramos.

 


 

 

 

"O Dia do Desafio é realizado, anualmente, na última quarta-feira do mês de maio e propõe que todos pratiquem qualquer atividade física. Este evento é realizado nos cinco continentes. Tem como objetivo incentivar a prática diária da atividade física para o seu bem estar.

Este ano, realizamos no CIEP Graciliano Ramos uma atividade em grupos com os alunos da Educação Infantil. Mobilizamos todos os alunos a fazerem uma grande e movimentada aula de educação física explicando para eles a importância do exercício e como é bom praticá-lo.

O Dia do Desafio na escola foi uma grande diversão e todos se envolveram com muita alegria. Todos os alunos participaram da sua forma e de acordo com as suas limitações.

 

 

 

A prática da atividade física diária melhora muito a qualidade de vida e a saúde de todos. O Dia do Desafio vem para alertar a todos sobre a necessidade da prática diária de algum tipo de exercício." Texto das Prof.ª Roberta Bighi e Prof.ª Nayara Costa -  Educação Física

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 08/06/2012

Projeto Xô Dengue!

Tags: 5ªcre, projetos, dengue.

 

A EM República Dominicana realizou um projeto com o tema a Dengue devido ao alto índice da doença no bairro de Madureira e recebeu a técnica de enfermagem Regina, do IABAS _ Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde, que palestrou para os alunos das turmas de 4º e 5º anos

 

 

A professora Elisa Bamonte, Regente da Sala de Leitura da EM República Dominicana, participou de uma das Oficinas de Blogs que aconteceram no mês de março na 5ªCRE e de lá para cá passou a alimentar o blog da escola, mostrando todo trabalho desenvolvido pelos alunos.

Hoje, apresentamos o Projeto Xô Dengue! realizado pelas turmas de 4º e 5º anos.

 

A escola participa do  Programa Saúde na Escola e o IABAS, Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde, através da técnica de enfermagem Regina, promoveu palestras para as turmas de 4º e 5º anos, relatando os malefícios que o mosquito Aedes Aegypti pode causar.

O Programa Saúde na Escola é uma estratégia de integração da Saúde e Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas brasileiras. 

 

Projeto Xô Dengue!

 

Justificativa:


O surto da dengue preocupa os moradores de Madureira porque o bairro está com alto índice da doença. Então é necessário, novamente, debater com os alunos, os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento dos focos do mosquito, conscientizando sobre a importância da prevenção.

 

Objetivos:

 

  • Informar aos alunos a forma de transmissão da doença e como combater o mosquito transmissor;
  • Formar na criança a noção de responsabilidade social e cooperação no combate ao mosquito da dengue;
  • Dar noção de higiene do ambiente para se combater o mosquito;
  • Perceber a importância do trabalho de cada um para controlar a doença.


Regina explicando os cuidados que devemos ter com o mosquito Aedes AegyptI. Os Alunos participaram ativamente fazendo perguntas, dando opiniões e complementando, além de relatarem suas experiências.

 

 

CAMPANHA CONTRA A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI


Vamos todos combater a Dengue! Xô dengue!!!

Adivinha quem é?

Mede menos de um centímetro, tem pintinhas brancas e seu tempo de vida não chega a um mês!

- Aedes aegypti, o mosquito da dengue!

Esse "pequeno-grande vilão" precisa ser eliminado!

Então fique atento aos sintomas

 

 

Sintomas da dengue e os cuidados para que o mosquito Aedes Aegypti não prolifere

 

 

 

Folder distribuído aos alunos explicando os cuidados para não proliferar o mosquito Aedes Aegypiti


 

 

 Pólos de Tratamento da Dengue

 


Lista com os endereços dos 31 pólos de dengue no município do Rio. São dois tipos de atendimento por 12h e os por 24h. Os locais são exclusivos para casos suspeitos de dengue. Os profissionais de saúde realizam consultas, avaliações, exames, medicação, acompanhamento e hidratação dos pacientes quando necessário. As unidades funcionam em vários bairros da cidade.

A listagem completa está no site de Extra_Globo Notícias

 

Os moradores da Cidade do Rio de Janeiro também podem tirar dúvidas telefone 1746 da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

 Assim o mosquito não se cria...
Você, o que tem feito para que o mosquito da dengue não prolifere?

 

Obrigada a direção da EM República Dominicana, especialmente a professora Elisa Bamonte pela incansável boa vontade de trazer aos leitores do Portal Rioeduca o trabalho desenvolvido pela escola.


Escreva, comente, participe do blog da EM República Dominicana, através do http://escolamdominicana.blogspot.com.br/

 

 Este Portal é nosso!
Aproprie-se dele!
Se todos trabalharmos juntos, faremos a diferença!
Afinal, somos a maior rede de Educação Municipal da América Latina.

 

Regina Bizarro_representante do Rioeduca na 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: #rebiza

 

                                


   
           



Yammer Share