A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Terça-feira, 19/06/2012

RIO+20 e Sustentabilidade na E. M. Maestro Pixinguinha

Tags: 5ªcre, rio+20, sustentabilidade, meioambiente.

 

 A Escola Municipal Maestro Pixinguinha, participando da RIO+20,  foi a escola escolhida para sediar, na 5ª CRE, o lançamento da entrega da "Cartilha de Sustentabilidade: gente pequena também pensa no planeta", produzida pela SME.
 

 

 Escola Municipal Maestro Pixinguinha na Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia

 

 

Dia 13 de junho passado, a Escola Municipal Maestro Pixinguinha apresentou, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, num stand montado no armazém 4 do Cais do Porto, na FEMATEC – Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, um video explicativo do Projeto Lixo e Reciclagem, além das maquetes feitas com sucatas e outros brinquedos produzidos pelos alunos a partir da reutilização de materiais descartados.

Além do stand, alunos apresentaram um rap com o objetivo de alertar as pessoas sobre o descaso com a natureza. "Muito sucesso fizeram os MCs Santos e Araújo, nossos alunos que apresentaram o rap “Mude o seu olhar e ajude a mãe natureza”, que virou uma espécie de “rit da Fematec”, relata o diretor, professor José Roberto, à Representante do Rioeduca na 5ª CRE, Profª Regina Bizarro.

 

Vejam o video aqui , Portal do MCTI - Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação, a entrevista com os alunos Lucas Araújo e Misael Santos e o Rap da Sustentabilidade, que fala da defesa da natureza. A música foi incentivada pela professora de Língua Portuguesa e Inglesa, Tânia Almeida.  

 

  

Escola Municipal Maestro Pixinguinha na Entrega da Cartilha de Sustentabilidade: gente pequena também pensa no planeta

 


Dia 14 de junho, a E. M.  Maestro Pixinguinha foi a escola escolhida para sediar na 5ª CRE o lançamento da entrega da cartilha da Rio+20 produzida pela SME, quando a Coordenadora, professora Célia Napole, fez a entrega de forma simbólica aos alunos  do 1º ao 5º ano da Cartilha de Sustentabilidade: gente pequena também pensa no planeta, como parte das ações da SME em relação à sustentabilidade do nosso Planeta. 

 

 

 Diretor da E. M. Maestro Pixinguinha, professor José  Roberto, no dia da entrega das cartilhas aos alunos do 1º ao 5º ano.

 

Estiveram presentes também ao lançamento  a professora Heloisa Helena, da SME, e Renata Teodoro, da GED 5ª CRE, além do Rioeduca, através da sua representante na 5ª CRE, professora Regina Bizarro, além dos  professores da escola, alunos do 1º ao 5º ano e aqueles que diretamente produziram os materiais para a exposição na escola e na FEMATEC.

 

A Escola preparou esse momento com muita alegria e encantamento para que os alunos pudessem receber a cartilha  como parte dos trabalhos que a E. M. Maestro Pixinguinha vem desenvolvendo ao longo do ano. Foi montada uma exposição de trabalhos e apresentações pelos alunos do primeiro ao quinto ano, evocando a preservação ambiental e a sustentabilidade, conforme vemos a seguir através do vídeo.

 

 

 

 

 

A aluna Beatriz, da turma 1802,  leu um convite em Inglês, traduzido pela professora Tânia Almeida, de Lingua Portuguesa e Inglesa, convocando  todos salvarem o nosso Planeta.

 

 

 

 

Em clima de RIO+20, a escola que participou no dia 13 de junho da Abertura do evento mostrou que trabalhar interdisciplinarmente é um ótimo meio de agregar informações de todas as disciplinas num único tema:  Meio Ambiente.
 

Parabéns à E. M. Maestro Pixinguinha pelo trabalho que vem desenvolvendo com seus alunos.

 

 Escolas e professores, querem publicar um projeto ou uma atividade que fez a diferença na vida de seus alunos? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza
 

                                


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/06/2012

Oficinas de Blogs – Criando Parceria entre CREs

Tags: 2ªcre, 5ªcre, blogsderioeducadores, capacitação.


Durante o mês de junho aconteceram duas “Oficinas de Blogs”, a primeira na 5ª CRE e a segunda na 2ª CRE. Estes encontros foram bastante proveitosos, pois pudemos compartilhar nossos conhecimentos e contribuir com a prática de nossos colegas professores.

 

 Professoras Renata Carvalho, representante do Rioeduca na 2ª CRE, e Professora Regina Bizarro, representante do Rioeduca na 5ª CRE.

 

Desde o mês de março a professora Regina Bizarro, representante do Rioeduca na 5ª CRE, e eu, realizamos algumas oficinas para professores sobre blogs. A ideia de criarmos estas oficinas surgiu após a professora Regina ter auxiliado várias escolas criando seus blogs e orientando como utilizá-los. Já realizamos ao longo do primeiro semestre de 2012 nove oficinas: cinco na 5ªCRE, duas na 4ª CRE e duas na 2ª CRE, sempre muito bem recebidas pelos professores e equipes das CREs.


As “Oficinas de Blogs” têm como objetivo discutir sobre vários aspectos do blog educacional e também como criá-lo. Nossos encontros iniciam-se com três perguntas, que tentamos responder ao longo da oficina, “Afinal, o que é blog? Para que serve? Como criar o meu?”


Conversamos sobre as funcionalidades do blog educacional, suas contribuições para o trabalho de uma escola, vemos exemplos de alguns blogs e iniciamos a parte prática. Neste momento, sorteamos uma escola que esteja representada na oficina, que ainda não tenha blog e o criamos mostrando o passo a passo.


Além das oficinas, criamos um blog cujo título é “Oficinas de Blogs 2012 - Compartilhando Experiências”. Através dele, divulgamos as oficinas, fazemos as inscrições, além de disponibilizarmos material para aqueles que se mostram interessados nos blogs educacionais. Costumamos ler textos sobre o assunto e também agregar nossas experiências como professoras.

 

 

Sugestões para blogs educacionais - Retirado do blog "Oficina de Blogs 2012"

 

Como Aconteceram as Oficinas de Blogs no Mês de Junho

Após termos feito quatro oficinas na 5ª CRE, a professora Regina Bizarro resolveu juntar os PETs, Núcleo de Artes e Clube Escolar  num só local para ministramos oficinas, pois os mesmos não dispunham de blogs.


Porém, pela falta de oportunidade de juntarmos os integrantes deste programa, ela resolveu convidar outras escolas que já haviam sinalizado estarem com dificuldades de postagens por algum motivo. Foi então que aconteceu a quinta oficina de blogs no auditório da 5ª CRE, com dezesseis participantes.


Mais uma vez a oficina sagrou-se vitoriosa pelo fato dos presentes terem criados seus blogs, além de criarmos ao vivo o portfólio digital do PET José Emydgio.

 

“Os Polos de Educação pelo Trabalho funcionam em diferentes pontos da Cidade do Rio de Janeiro, oportunizando uma interação sociocultural entre comunidades diversas. A participação nos polos é opcional e os alunos podem frequentar tantas oficinas quantas sejam possíveis conciliar os horários. Os alunos frequentam as oficinas em turno diferente daquele em que estão matriculados na escola. O objetivo geral dos Polos de Educação pelo Trabalho é a formação de um espaço de reflexão interdisciplinar tendo o trabalho como um princípio educativo, enfocando, entre outras questões, as relações de trabalho e suas transformações diante do novo contexto mundial. Visam também contribuir, através das oficinas, com aspectos considerados significativos na formação da cidadania.

Retirado de http://www0.rio.rj.gov.br/sme/projprog/programas/pet.htm acesso em 17/06/2012

 

 

Professores participantes da oficina de blogs realizada no auditório da 5ª CRE

 

A oficina do dia 13 de junho reuniu professores de escolas e creches da 2ª CRE. Convidamos para participar as escolas e creches que ainda não possuíam blogs ou o responsável que não consegue interagir com a plataforma de seu blog e, desta vez, nos reunimos com cerca de vinte e cinco professores.


A professora Maria Inez Brazuna, Coordenadora da 2ª CRE, iniciou a oficina dando boas vindas aos professores, falando sobre a relevância deste encontro e da troca de conhecimentos sobre os blogs educacionais.

 

 

Momentos da segunda oficina de blogs na 2ª CRE

 

Gostaria de registrar sinceros agradecimentos aos participantes das “Oficinas de Blogs 2012” que aconteceram ao longo do mês de junho.


Para conhecer mais sobre este trabalho e ter acesso a dicas sobre blog educacionais acesse
 

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Divulgue seu trabalho e o de sua escola! Basta entrar em contato com o representante de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professora Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/06/2012

O Dia do Desafio na 10ª CRE

Tags: 10ªcre, riosaudável, evento.

        

Alunos e professores de escolas da 10ª Coordenadoria Regional de Educação participaram, no dia 30 de maio de 2012, na Cidade das Crianças, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, do Dia do Desafio, que tem como objetivo estimular a população a ter hábitos saudáveis.

 

 

O Dia do Desafio, que neste ano teve como slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e participação de todas as coordenadorias regionais, envolvendo um total de mais de 1380 unidades escolares.
 

 

O evento, que no Brasil tem sido coordenado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), sugere que os participantes coloquem o corpo em movimento pelo menos durante quinze minutos, lembrando que “uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis, onde prevalece a integração e a cooperação.”

 


Realizado, no Brasil, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio teve origem no Canadá, tendo como proposta que as pessoas encontrem tempo para o exercício físico em meio à rotina diária.

 


Neste ano de 2012, o evento teve caráter especial em razão da disputa salutar entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, que foram desafiadas, cada qual, a reunir o maior número de participantes no dia 30 de maio.

 

 


Na Cidade das Crianças, em Santa Cruz, RJ, cerca de setecentos alunos e professores de unidades escolares da 10ª CRE  participaram de programação especial comemorativa do Dia do Desafio.

 


Enquanto um grupo fazia exercícios físicos preliminares para o uso das piscinas, outro realizava caminhada pelas áreas livres do parque, preparando-se para atividades de rapel e visitas guiadas ao viveiro de aves raras, que é um dos atrativos da Cidade das Crianças.

 


No dia 30 de maio, participaram do Dia do Desafio na Cidade das Crianças, professores e alunos de unidades escolares da região de Guaratiba, incluindo os CIEPs Posseiro Mário Vaz e Hildebrando de Araújo Góes, e das escolas municipais Padre Giuseppe Melchiore, Leocádia Torres, Tatiana Memória, Euclides da Cunha, Myrthes Wenzel e Jônatas Serrano.

 

 

 

 


No dia 31 de maio, em sequência às atividades do dia anterior, foi a vez dos alunos dos CIEPs Roberto Morena e Nelson Hungria e mais as escolas Miguel Calmon, Sônia Molisani, João Gualberto Jorge do Amaral, Pedro Cavalcanti, Manoel Porto Filho, República Árabe da Síria, todas, unidades escolares localizadas no bairro de Paciência.

 


Com a Cidade das Crianças abrindo os seus portões para a realização de mais uma edição do Dia do Desafio, contando com a presença de centenas de alunos, a 10ª CRE e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro contribuem para ampliar o número de participantes neste importante evento de caráter mundial, que se propõe a promover benefícios para a saúde da população.
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/06/2012

Ambiente Virtual do CIEP Tancredo Neves

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

No blog do CIEP Tancredo Neves encontramos a história do patrono da unidade escolar e registros das atividades realizadas ao longo do primeiro semestre de 2012. Dentre estas atividades estão o Sarau de Poesias e a palestra sobre Ecologia realizados no mês de junho.

 

O CIEP Tancredo Neves foi inaugurado em 08 de maio de 1985. Atende alunos no horário integral e também possui turmas de EJA – Educação de Jovens e Adultos.

 

O Patrono

 

 

Tancredo Neves

 

“Tancredo de Almeida Neves nasceu em 1910, na cidade de São João del Rey, Minas Gerais. Era filho de Francisco de Paula Neves e Antonina de Almeida Neves.
Com 18 anos, o jovem Tancredo mudou-se para Belo Horizonte, para cursar a Faculdade de Direito, onde se formou em 1932.


Inicia sua carreira política em 1935, elegendo-se vereador e presidente da Câmara de São João del Rey.
 

Em 1938, casa-se com dona Risoleta Guimarães Tolentino.
 

Em sua longa carreira, elegeu-se deputado estadual, deputado federal e senador. Foi também diretor do Banco do Brasil e primeiro ministro no tempo do parlamentarismo.
Em 1982, elegeu-se governador de Minas Gerais, mas interrompeu o mandato para se candidatar, em 1985, à presidência da República.

No dia 15 de janeiro de 1985, Tancredo foi eleito presidente, na última eleição indireta do país.
 

A posse estava marcada para o dia 15 de março. No dia anterior, às 22h30min, foi levado para o Hospital de Base de Brasília.
 

Durante 38 dias, todo o país só tinha uma preocupação: a saúde do presidente.
 

Na noite do dia 21 de abril de 1985, dia de Tiradentes, o Brasil é informado de sua morte.
Tancredo Neves, patrono de nosso CIEP, permanece como símbolo do maior, mais alegre e mais pacífico movimento popular de mudanças políticas já ocorrido na história do Brasil.(texto de pesquisa feita pelos nossos alunos).”

 

Nota: Texto retirado do blog do CIEP
 

 

Sarau de Poesias

 

Os alunos do CIEP Tancredo Neves comemoraram o Dia dos Namorados, 12 de junho, em grande estilo.


Em um sarau organizado pela Sala de Leitura, os alunos do EJA puderam declamar poesias conhecidas e, até mesmo, de própria autoria.


Os alunos da Educação Infantil lembraram a data confeccionando quadrinhos com flores.

 

 

Alunos participando do Sarau de Poesias

 

 

Atividade realizada pelos alunos da Educação Infantil

 

 

Palestra Sobre Ecologia e Rio + 20

 

Algumas turmas do CIEP assistiram a uma palestra ministrada pela equipe da revista “Nosso Amiguinho”. Naquele momento, os alunos puderam assistir a um filme e debater sobre o tema Ecologia. Além disto, também realizaram atividades envolvendo o tema sustentabilidade.

 

 

 

 

Para conhecer mais sobre o trabalho do CIEP Tancredo Neves, visite seu blog

http://cieptancredoneves.blogspot.com.br/

 

Conheça outra publicação sobre esta unidade escolar "Acolhimento do PEJA no CIEP Tancredo Neves"

 

Professor, seu trabalho e o de sua escola também podem ser divulgados aqui no portal Rioeduca. Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share