A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Sexta-feira, 15/06/2012

6ª CRE + 20

Tags: 6ªcre, projetos.

 

A 6ª Coordenadoria Regional de Educação realiza, com suas Unidades Escolares, o projeto 6ª CRE + 20, com o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão de ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações.

 

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, iniciou no dia 13 de junho e vai até o dia 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro.

 

A Rio +20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da  Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

 

 

Slogan da Rio +20 retirado do site oficial do evento

 

A 6ª CRE não poderia ficar de fora  deste evento tão importante para o planeta! As professoras Rejane Faria, Coordenadora da 6ªCRE, e Kátia Barboza, Gerente da GED, criaram o projeto 6ª CRE +20. Este projeto tem por objetivo proporcionar um espaço para que as Unidades Escolares e a própria Coordenadoria repensem ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

 

 

Projeto 6ª CRE +20

 

Este projeto foi lançado às Unidades Escolares, que o realizaram com muita criatividade. Os professores trabalharam com os alunos atitudes que fazem parte do nosso cotidiano e que acarretam impactos ambientais, sociais e econômicos ao planeta.

 

A culminância do projeto 6ª CRE +20 foi realizada na Arena Jovelina Pérola Negra, em Pavuna, propositalmente no dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente.

 

As Unidades Escolares levaram para a Arena da Pavuna, nome pelo qual é conhecida, o resultado de tudo o que foi pensado, trabalhado e criado sobre o tema Sustentabilidade.

 

Pela qualidade dos trabalhos que foram apresentados e pelas criativas apresentações de palco, os alunos da 6ª CRE aprenderam direitinho a lição: a proposta do consumo consciente não é parar de consumir, nem passar fome, mas sim consumir de maneira diferente!

 

Vamos conferir um pouco do que aconteceu na 6ª CRE +20!

 

 

Apresentação de verdadeiros artistas  no palco da Arena da Pavuna

 

 

 

Jogral sobre Sustentabilidade

 

 

 

Os alunos artistas da 6ª CRE apresentam dança sobre a chuva

 

 

 

Alunas da 6ª CRE apresentam dança sobre a preservação do planeta

 

 

Alunos e professores fazem exposição de  trabalhos

 

 

 

Trabalhos expostos na 6ª CRE +20

 

 

 

Unidades Escolares apresentam trabalhos  criativos na 6ª CRE +20

 

 

 

Alunas apresentam dança sobre o Planeta Água

 

 

Parabéns à Coordenadora da 6ª CRE, Rejane Faria, e à Gerente da GED, Kátia Barboza, por proporcionar um espaço onde professores e alunos puderam repensar o seu verdadeiro papel em um mundo sustentável.

 

Divulgue seu trabalho! Basta enviar um e-mail ao representante da sua CRE com um breve relato e registros de imagens. Faça parte você também do Portal Rioeduca! Ele é meu, é seu, é nosso! Nós somos a sexta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 15/06/2012

Rioeduca por Vias Sustentáveis - Resultado Final

Tags: concurso, viassustentáveis, sustentabilidade.

 

Projeto do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch é o grande vencedor do Concurso Rioeduca por Vias Sustentáveis e, de tal forma, viabilizará a instalação de um sistema de captação de energia solar para a iluminação e o aquecimento da água da piscina e dos vestiários externos de sua Unidade Escolar.

 

O projeto vai servir como base para um desenvolvimento de um programa de educação ambiental e sustentabilidade.

 

Foram onze dias de intensa votação com uma alteração de contagem significativa a cada atualização de página. Ao todo, 895 842 votos.

 

As escolas que lideravam a disputa não entregaram os pontos em nenhum momento e a diferença entre as duas primeiras colocadas foi de apenas 56 700 votos. Diferença mínima se lembrarmos que, até domingo, a escola líder contava com mais de 60% dos votos.

 

Nós, que acompanhávamos os últimos números dos minutos finais da votação, percebemos o quanto as escolas vencedoras ainda se empenhavam, sem esmorecer.

 

Vejam o resultado final:

 

 

 

VENCEDORES:

 

Classificação Unidade Escolar Clique para Conhecer cada Projeto
1º lugar GEO Juan Antonio Samaranch GEOSustentável
2º lugar EM Raul Francisco Ryff ECOLOGIA EM AÇÃO: RIO + VIDA
3º lugar EM Professor Lauro Travassos POR UM MUNDO MELHOR 

 

 

Agradecemos e parabenizamos todas as outras 24 Unidades Escolares que participaram do concurso e desejamos que, mesmo não estando entre os vencedores, consigam desenvolver seu plano de projeto de sustentabilidade. Afinal, o futuro das novas gerações depende da ação de cada um de nós e na escola temos um espaço privilegiado e propício para as mudanças que queremos ver no mundo.

 

Convidamos que conheçam também todos os outros projetos participantes neste link =>  Rioeduca por Vias Sustentáveis - projetos

 

Confiram o quadro final com todos os votos!!!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 14/06/2012

Cuidando Hoje, Pensando no Amanhã

Tags: 9ªcre, blogdeescola, meioambiente, preservar.

Com o Projeto Político Pedagógico Cuidando Hoje, Pensando no Amanhã,  a E. M. Professor Felipe Santiago vem desenvolvendo diversas atividades ao longo do bimentre que incentivam seus alunos e comunidade a pensar no nosso planeta com sentido de preservação.

 

 

Vamos conhecer as atividades que a E. M. Professor Felipe Santiago vem desenvolvendo  em sua unidade e que fazem parte do Projeto Político Pedagógico que visa conscientizar seus alunos para a importância de preservar o meio ambiente e assim conservar o planeta para as gerações futuras.

 

 

Construindo Um Terrário

 

 

 

Há cerca de 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Mas, para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir deste incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário.

 

A Turma 1401 construiu alguns terrários em sala de aula.

 

Para saber mais como construir um terrário clique na imagem acima.

 

 

Comprovando Tempo de Decomposição de Materiais

 

 

 

O cuidado com o Meio Ambiente é uma preocupação antiga e esta Unidade Escolar já vem trabalhando este tema há  bastante tempo.


No ano de 2008, preocupados com a poluição, os alunos da escola realizaram atividades sobre o tempo de decomposição dos objetos. Após várias pesquisas participaram de um laboratório onde enterraram objetos no jardim da Unidade Escolar.


 

 

Nesta semana, quatro anos após, os alunos atuais desenterraram os objetos, verificaram as condições dos mesmos e descobriram os materiais que ainda não se decomporam na natureza.

 

 

  • Objetos não mais encontrados: caixa de papelão, maçã, couve, jornal, pão, chiclete e grampo.
     
  • Objetos ainda encontrados: garfo de plástico, copo de vidro, lata de refrigerante e pedaço de isopor.
     

Esses objetos foram enterrados novamente para uma nova verificação nos próximos anos.


Coisas que fazemos à natureza pode ter efeitos por muito tempo.


É preciso cuidar do hoje, pensando no amanhã!

 


 

Aprendendo a Preservar o Planeta Fazendo Arte

 

 

A turma 1101, da Profª Lúcia Helena, mais uma vez produziu arte com material reciclavel!


A partir do livro "A História de Tamar", a turma conheceu um pouco da realidade das tartarugas marinhas e aprendeu como o descarte de lixo em lugares inadequados pode prejudicar a sobrevivência dessas simpáticas criaturas.


O que fazer com o lixo, então? Que tal, arte? O resultado podemos conferir nessas fotos. Arte   que agrada os olhos e nos ensina uma lição de como cuidar melhor do nosso meio ambiente!

 


 

 

 

 

Para encontrar estas e outras atividades que a E. M. Professor Felipe Santiago vem desenvolvendo, basta acessar o blog da escola.

 

 

 

Parabéns à equipe da E. M. Professor Felipe Santiago que vem trabalhando para que o nosso planeta seja habitado por pessoas conscientes da importância de preservar um ambiente saudável às próximas gerações.

 

 

Para divulgar seu trabalho basta enviar um e-mail ao representante da sua CRE.

 

Representante do Rioeduca na 9ªCRE
Profª Márcia Cristina Alves


E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 14/06/2012

Em Busca de uma Escola Sustentável

Tags: 1ªcre, projetos.

 Dia 11 de junho, a Escola Municipal Portugal foi escolhida pela SME para dar boas- vindas a alunos e professores de 8 países da América Latina que estão no Rio para participação de premiação de redações com a temática da Conferência Mundial de Meio Ambiente Rio+20.

 


 

Após serem recebidos pela direção e cooordenação da escola e pela Professora Catarina, da Divisão de Mídia-Educação da SME, alunos e professores puderam visitar as dependências da escola e conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores. Trabalho este que está exposto nos corredores da unidade, fruto do comprometimento dos professores da escola.

 


 

Após conhecerem a escola, os alunos e professores puderam participar do Evento EM BUSCA DE UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL. A professora Cristhiane Ponte, diretora da escola, deu boas-vindas aos colegas e alunos da América Latina e apresentou um breve histórico da unidade. A seguir, o professor Alexandre Roque, coordenador pedagógico, apresentou o trabalho desenvolvido, despertando a consciência crítica para a busca de  uma sociedade sustentável. Apresentou projetos que são realizados e parcerias que são firmadas objetivando a viabilidade do projeto.

 

Sustentabilidade

 


 

Alunos do 5º ano (profa. Janne e profa.. Glória) leram poesias que realizaram durante as oficinas do Projeto Poesia na Escola, cuja temática principal foi a sustentabilidade. A aluna Camila Girão, da turma 1201 (professora Lenize), leu para os colegas dos países irmãos o Livro MUNDINHO, uma das diversas obras literárias que são utilizadas por nossos professores nesse trabalho de conscientização.

 

Os alunos do grêmio leram a CARTA POR UM MUNDO SUSTENTÁVEL, ganhadora do concurso realizada por nossa Secretaria entre as escolas no Município. A Seguir, a aluna Ingrid, da turma 1303 (professora Cláudia) leu o poema HERDEIROS DO FUTURO.

 

A leitura do poema foi seguido pela apresentação do coral da Escola, que apresentou o poema em sua versão musicada, trabalho este regido pela professora Marta, que também é diretora-adjunta da unidade escolar. Na oportunidade, a professora Marta apresentou a oficina de percussão com latinhas, que foi um grande sucesso de público. Alunos e professores vibraram.

 

 A professora Catarina, da SME, falou um pouco de sua impressão em relação ao trabalho da escola e disse ter ficado muito satisfeita com o que nossa escola vêm desenvolvendo.

 

Após um breve lanche, os alunos da turma 1301,  juntamente com os alunos que visitavam a escola Portugal, participaram de uma oficina coletiva de Produção textual, com a professora Glória, regente de sala de Leitura. Foi enriquecedor para crianças essa troca de experiências que puderam ter com crianças que vivem outras realidades.


A Escola Municipal Portugal e toda equipe Rioeduca se orgulham com o empenho de todos os professores para que a unidade caminhe em busca de um escola verdadeiramente sustentável.

 

Fonte: Blog da Escola Municipal Portugal

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share