A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Quarta-feira, 13/06/2012

Destaque Positivo para o Patrimônio Público

Tags: 10ªcre, riocidadania, riosustentável, evento.

 

O Projeto “Escola Limpa”, da E. M. Álvaro Vale, da 10ª CRE, contou com a participação dos alunos de todas as turmas do 1º e do 2º segmentos do ensino fundamental, com o apoio e envolvimento dos professores e  teve sua culminância no dia 30 de maio de 2012, com palestra sobre as origens da Unidade Escolar, biografia do Patrono e História de Santa Cruz.

 

 

 

 

De acordo com documento produzido pela equipe da direção e professores da Escola Municipal Álvaro Vale, o Projeto Escola Limpa, cujo tema foi trabalhado no decorrer do primeiro bimestre letivo de 2012, foi idealizado com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os alunos para a necessidade de respeitar e preservar o patrimônio público, tratando o espaço escolar com maior carinho.

 


A nova direção da E. M. Álvaro Vale é encabeçada pelas professoras Érica Sarpa e Aline Lobo, que assumiram em janeiro de 2012.  Elas reconhecem que a escola ainda precisa de alguns reajustes, para que venha a se tornar um lugar agradável, salubre, propício e prazeroso para a aprendizagem. As professoras Já vislumbram inúmeras mudanças positivas que estão sendo consolidadas com o apoio dos professores, funcionários e alunos.

 

 


Cada professor recebeu da direção um elenco de sugestões e possíveis estratégias a serem aplicadas, com autonomia para novos acréscimos, de acordo com suas disponibilidades, interesses, nível de ensino das turmas e conteúdos ministrados no primeiro bimestre.

 


Para os professores de História, foram propostas atividades relacionadas às pesquisas sobre as origens da escola, com destaque para as mudanças ocorridas na arquitetura do prédio, conformação estrutural e visual.

 


Os alunos se encarregaram de realizar pesquisas, obtendo depoimentos de ex-colegas que estudaram na E. M. Álvaro Vale em outras épocas, além da análise de fotos e documentos que marcam a trajetória da unidade escolar desde a sua fundação até os dias de hoje.

 


Na disciplina de Geografia, as sugestões ficaram por conta do levantamento cartográfico, onde se buscou localizar o prédio escolar no bairro de Santa Cruz e no município do Rio de Janeiro. Também ficou como sugestão de atividade a construção da maquete da micro bacia hidrográfica onde se localiza a escola.

 

 

 

 

 


Questões relacionadas aos problemas causados pelo vazamento do lixo em locais inadequados e consequências da falta de higiene pessoal, além da abordagem de temas sobre reciclagem, reaproveitamento, reutilização e sustentabilidade, foram alguns dos temas sugeridos aos professores de Ciências.

 


A produção textual, a partir de rimas e palavras relacionadas à limpeza, organização de diálogos entre os alunos, composição musical e confecção de cartazes, foram algumas das propostas apresentadas aos professores de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira, que também incentivaram a leitura de textos e de livros relacionados ao tema principal do projeto.

 


Os professores de Educação Artística valeram-se das inúmeras possibilidades para a produção de pequenos objetos com papel e outros materiais reaproveitáveis. Também foram sugeridas a criação de cartazes e encenação de peças teatrais e concurso de paródias.

 


Gráficos mostrando os problemas causados com o crescente aumento da produção de lixo e elaboração de problemas matemáticos referentes à decomposição dos diversos materiais, além da montagem de latões coloridos a partir da planificação do cilindro, destacando nas cores, as etapas da separação seletiva do lixo, foram atividades realizadas pelos alunos sob a orientação dos professores de Matemática.

 


A “Gincana da Preservação”, focalizando o tema “O ambiente é o que conta”, foi a sugestão apresentada aos professores de Educação Física, quando as turmas participariam de provas competitivas, relativas ou não ao tema do projeto.

 


Segundo comentários da diretora adjunta, a professora Aline Lobo, o ambiente interno da Escola Municipal Álvaro Vale já melhorou significativamente, com as salas limpas e bem conservadas e campanha.

 


O prédio, que foi preparado internamente para receber alunos, professores e funcionários no início do ano letivo, deverá ter a sua parte exterior pintada nas próximas semanas, na campanha coletiva de preservação e valorização do patrimônio público, que está sendo desenvolvida pela nova direção da Escola Municipal Álvaro Vale.
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 13/06/2012

A Árvore da Vida e Outros Frutos

Tags: 3ªcre, artes, musicais, artes, visuais, eventos.


 

As unidades de extensão visam ampliar a vivência dos alunos em áreas específicas. Os Núcleos de Artes proporcionam aos alunos a aproximação com as diferentes expressões artísticas permitindo que eles envolvam-se naquelas que demonstrem maior afinidade. Mas, também são espaços de reflexão social. Vejamos como o Núcleo de Arte Nise da Silveira da 3ª CRE está desenvolvendo este objetivo.

 

 

O Projeto Político Pedagógico É pau, é pedra, é o fim do caminho..., iniciado em 2011 e registrado aqui no post Arte, ecologia e cidadania - N. A. Nise da Silveira continua ampliado e abrangendo a temática da Rio + 20. Desta vez o projeto se chama Sustentabilidade, Energia e Arte.

 


Como sempre, convidada para abrilhantar a Posse do CEC da 3ª CRE, a equipe esmerou-se e aproveitou a oportunidade para levar um pouco da reflexão trabalhada nas oficinas. O local do evento também recebeu a exposição de Artes Visuais chamada “Complexo do Alemão”, trabalho realizado em 2011, com os alunos de Artes Visuais sob a orientação da prof.ª Maria Celina.

 

 

 

 

Os professores Jefferson, de Música, Maria Celina, de Artes Visuais e Carmem Lúcia, de Dança, trabalharam juntos na coreografia “Árvore da Vida” em um trabalho interdisciplinar. Para a equipe responsável pela coreografia, “A Arte também pode ser Sustentável. Suas ações de hoje constroem o mundo de amanhã; por isso, use sempre os 4 "ERRES" : RESPEITE, REDUZA, REUSE e RECICLE!” 

 

 

 

 

Também foi apresentada a coreografia “ Estúpido Cupido ”  mesclando Sapateado e Dança de Salão, das professoras Denise Quelha e Viviane. A apresentação veio coroar o trabalho do 1º bimestre e também teve a sessão especial no dia 25 de maio. Os responsáveis pelos alunos matriculados no Núcleo de Artes Nise da Silveira puderam assistir ao show. É um evento que tem como objetivo mostrar um pouco do que os alunos aprenderam em três meses de aula e, é claro, homenagear as mães com a apresentação de seus filhos. O evento contou com apresentações de Música, Teatro, Dança e exposições de Artes Visuais.  

 

 

 

 

Eles também participaram do Dia do Desafio, movimentando o corpo com aulas de dança da prof.ª Denise Quelha, em que se priorizou a realização da atividade física com alunos de diversas oficinas. A prof.ª aproveitou o trabalho que está desenvolvendo na dança e promoveu exercícios de ritmo, ginástica e alongamento.

 

 

 

 

Confiram algumas imagens da oficina de desenho do professor de Artes Visuais Antônio Carlos Mandarino. Além do belo resultado, foi registrado o trabalho dos alunos na elaboração das imagens que fizeram parte da exposição deste mês de maio.

 

 

 

 

 

Agradecemos a Professora Joselene Lemos por divulgar os projetos e belos resultados obtidos pela equipe do Núcleo de Arte Nise da Silveira.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 13/06/2012

Uma Dobradinha Contra a Dengue!

Tags: 8ªcre.

 

 

 O mosquito da Dengue se reproduz em água parada e para prevenir sua proliferação não podemos deixar água acumular.

A Escola Municipal Pracinha João da Silva promoveu a 1ª Corrida Escolar "Rio Contra a Dengue" , no dia 26 de maio e contou com a participação da Escola Municipal Rosa da Fonseca.

Juntas, as escolas deram lições não só de prevenção da doença, mas também de trabalho em equipe e colaboração.

 

 

 

 

 

 

 

No dia 26 de maio  aconteceu a 1ª Corrida Escolar "Rio Contra a Dengue".


O evento foi organizado pela E. M. Pracinha João da Silva.

Os alunos chegaram cedo ao local e a animação era geral.


A E. M. Rosa da Fonseca também participou da corrida, dando sua colaboração a favor do esporte e contra a terrível Dengue!
 

 

 

 

 

 

Os alunos se concentraram na praça Guilherme da Silveira, em Bangu, e participaram primeiro do aquecimento.


Logo depois, receberam as instruções sobre o percurso e as regras gerais da corrida.


Os atletas das duas escolas estavam ansiosos para o momento da largada!
 

Os responsáveis dos alunos têm um papel fundamental no sucesso do desenvolvimento dos filhos.


Na Corrida Contra a Dengue, eles compareceram com entusiasmo para prestigiar o evento, o que fez da corrida um momento ainda mais especial!
 

Vejam os grandes vencedores da 1ª Corrida Contra a Dengue na foto com a Professora Cristina Domingues, Coordenadora Pedagógica da E. M. Pracinha João da Silva:

 


 

 

 À esquerda Marcus Vinícius, turma 1803 da E.M. Rosa da Fonseca e Rafael C. Filho, turma 1901 da E.M. Pracinha João da Silva e a Coordenadora Pedagógica Cristina Domingues

 

 

 

Outros alunos também receberam suas medalhas, mas o melhor mesmo foi a socialização entre as escolas e seus atletas, todos com um objetivo em comum: alertar que a Dengue é uma doença séria, que pode levar à morte e que todos nós precisamos estar juntos nesta luta!

 

 

 

 

 

 

 

O Rioeduca parabeniza a todos os atletas e seus responsáveis que participaram da

1ª Corrida Escolar "Rio Contra a Dengue"
 

E que venham outras corridas...

 

 

 

 

Entre em contato conosco e divulgue as ações de sua escola!

 

 

 

neildasilva@rioeduca.net

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 13/06/2012

Oficina de Blogs da 6ª CRE

Tags: 6ªcre, eventos.

 

A 6ª CRE oferece aos professores a 1ª Oficina de Blogs deste semestre com o objetivo de proporcionar um espaço em que o professor tenha a oportunidade de conhecer e analisar o que o mundo virtual pode proporcionar, tendo como foco principal o enriquecimento de sua prática pedagógica.

 

A tecnologia oportuniza a aproximação entre professores e alunos. Através de recursos disponíveis na Web é possível criar verdadeiras comunidades virtuais e permitir que a construção do conhecimento se dê de forma prazerosa, natural e divertida.

 

Uma dessas possibilidades é a utilização do Blog na prática pedagógica. Este recurso pode ser um diferencial e auxiliar significativamente no desenvolvimento da escrita, na relação com o outro e ainda no resgate de valores, por vezes esquecidos de serem trabalhados.

 

O conceito de Blog evolui ao ritmo da criatividade e imaginação dos seus usuários e tem despertado o interesse de muitos professores. Cada dia mais popular na internet, o Blog possui um formato de texto que desperta o interesse dos leitores por suas características simples e objetivas.

 

Com o objetivo de apresentar a escola como um espaço de inovação e de experimentação saudável de novos  caminhos, a 6ª CRE ofereceu aos professores uma Oficina de Blogs, ministrada pela professora Patrícia Fernandes, Assistente da GED, no Auditório da coordenadoria, no dia 04 de junho. As oficinas serão realizadas durante todo o ano de 2012 e, cada encontro, tratará de um assunto diferente,  relacionado às Novas Tecnologias.

 

 

Slogan da Oficina de Blogs da 6ª CRE

 

Com esta iniciativa, a professora Patrícia Fernandes pretende proporcionar um espaço em que o professor tenha a oportunidade de conhecer  e analisar o que o mundo virtual pode oportunizar,  tendo como foco principal o enriquecimento de sua   prática pedagógica.

 

A 1ª Oficina de Blogs da 6ª CRE iniciou com os cumprimentos da Gerente da GED, Kátia Barboza. Em seguida, a professora Patrícia  conduziu a oficina através de uma apresentação de slides. Vamos ver alguns momentos importantes deste encontro!

 

 

Slides apresentados na Oficina de Blogs

 

 

Slides apresentados na Oficina de Blogs

 

 

 

A Gerente da GED, Kátia Barboza, dá início  à Oficina de Blogs

 

 

 

A prof.ª Patrícia Fernandes conduz a Oficina de Blogs

 

 

 

Professores participam da Oficina de Blogs

 

Os professores ficaram tão entusiasmados que já saíram do encontro ansiosos pela próxima oficina.

 

Parabéns à professora Patrícia Fernandes por ousar e estar disposta a discutir, questionar, construir e navegar pelos mares das possibilidades  e da criatividade.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário ou clique em cutir para compartilhá-la com seus amigos do Facebook.

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share