A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Quinta-feira, 28/06/2012

Projeto Sustentabilidade na E. M. Jorge de Lima

Tags: 9ªcre, blogdeescola, sustentabilidade, meioambiente.

Com o objetivo de estimular a prática de novos hábitos em relação  a utilização dos recursos naturais, a E. M. Jorge de Lima entrou no clima do Rio +20 e desenvolveu o Projeto Sustentabilidade, integrando os responsáveis com as atividades da escola. O resultado foi maravilhoso e é o que veremos nesta matéria de hoje.

 

Você sabe o que é SUSTENTABILIDADE?

 

A palavra está na moda...

 

E como o próprio nome se define, SUSTENTABILIDADE é a habilidade de sustentar suas condições. Capacidade do ser humano interagir com o mundo,  preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Preocupada com a formação de cidadãos conscientes dos problemas ambientais que vivemos atualmente e responsáveis por suas ações, a E. M. Jorge de Lima tem desenvolvido um lindo projeto que visa difundir a importância das ações sustentáveis.

 

 

A preocupação com o planeta ocupa atenção mundial.  A escola é o espaço no qual podemos discutir ideias e formar conceitos sobre a importância da busca pelo equilíbrio entre o homem e a natureza.

 

 

O objetivo do nosso projeto é estimular a prática de novos hábitos em relação  à utilização dos recursos naturais, levando em conta a  responsabilidade ética sobre a vida em nosso planeta.

 

 

Em sala de aula, muitas atividades foram realizadas para que nossos alunos desenvolvessem esta consciência ecológica.

 

 

 

Professora Célia Regina com seus alunos preparando as mudas das árvores que serão plantadas.

 

A Educação Infantil também se mobilizou, a professora Fabíola, que também é coordenadora de nossa escola, convocou os pais para participarem,  juntos com seus filhos e estes começaram a preparar e separar os materiais necessários para produzirem uma horta orgânica. Hum! Que delícia! Futuramente colheremos os legumes e as verduras fresquinhas  e livres de agrotóxicos.

 

 

 

 

Em sala de aula, a professora explicou o que é sustentabilidade e qual é a responsabilidade e o papel de cada um na preservação dos recursos naturais.

 

 

 

Professora e coordenadora Fabíola

 

Depois partimos para a aula prática, onde alunos e responsáveis colocaram a mão na terra e nas sementes também!

 

 

 

Este é o Sr. Maurício, funcionário da escola e também pai de aluno. Ele colaborou e ajudou muito a professora na execução deste projeto.

 

Agradecemos a todos os responsáveis que colaboraram e compareceram à escola neste dia. Foi um momento muito especial de aprendizado. Grande foi a alegria das crianças que tiveram seus papais ou mamães ao seu lado na sala de aula aprendendo juntos. Este momento de alegria ficará para sempre registrado na memória de cada um.

 

 

 

Que alegria, que sorriso lindo!

 

Com nossas mãos construiremos um futuro melhor. Somos todos responsáveis!

 

 

 

 

Parabéns à equipe da E. M. Jorge de Lima. A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Pais e educadores necessitam ser grandes companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

 

Conheça o blog da E. M. Jorge de Lima, clicando no imagem do blog.

 

 

 

  

Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO, envie seu trabalho.

 

Representante do Rioeduca na 9ª CRE
Profª Márcia Cristina Alves


E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 28/06/2012

Sustentabilidade em Foco no PEJA do CIEP Lindolpho Collor

Tags: 7ªcre, sustentabilidade, projetos, rio+20.

 

O Projeto Sustentabilidade envolveu os estudantes do PEJA  do CIEP Lindolpho Collor, nos últimos meses,  em uma grande reflexão sobre as questões que envolvem o crescimento urbano e a Sustentabilidade. Considerando que a Rio+20 envolveu toda a cidade em um grande debate sobre o desenvolvimento sustentável que ultrapassa  os seus limites geográficos, foi proposto aos alunos uma discussão sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do planeta. 

 

 


As turmas do  PEJA, do CIEP Lindolpho Collor desenvolveram um amplo trabalho com o Projeto Sustentabilidade. O assunto foi tratado com grande relevância, uma vez que a relação da educação com a sustentabilidade é a porta de entrada para que se possa conscientizar o corpo discente e a comunidade como um todo acerca da importância do meio ambiente.

 

 

 

 


Objetivos  do projeto

 


- Promover a reflexão sobre as grandes questões da Educação nos tempos atuais  com seus desafios, suas estratégias e suas práticas;

 

- Buscar caminhos para desenvolvimento humano e a sustentabilidade da qualidade de vida;

 

- Abordar temas acerca da reciclagem de garrafas PET até o destino do lixo digital;

 

- Pesquisar sobre o tema sustentabilidade, trazendo o trabalho e subsídios para montagem de murais e exposição ;

 

- Desenvolver pesquisa de forma a relacionar materiais de lixo diário que servem para reciclagem na comunidade;

 

- Montar pequena plantação com vegetais usuais do  tempero doméstico, usando vasos também feitos com garrafas  pet e caixas longa vida;

 

- Elaborar vídeo sobre o tema em forma de programa;

 

- Tornar o aluno multiplicador  das noções trabalhadas e apreendidas durante o projeto e demonstrar consciência das atitudes mais indicadas ou mais perniciosas com relação ao meio ambiente.

 

- Conscientizar o aluno enquanto cidadão, eleitor, ser pensante e responsável, quanto à necessidade e importância da preservação do planeta como sua casa, assim como da preservação das diversas espécies que habitam neste planeta e do bem comum, para o usufruto de filhos, netos, bisnetos, em busca de uma vida mais saudável.

 

 

 

 

Áreas envolvidas

 

 

História do Brasil : O Processo de Colonização

 

Geografia : Os problemas que envolvem a ocupação desordenada no espaço rural e urbano. O Lixo doméstico e o consumo exagerado. Redução das áreas de pobreza

 

Ciências:  Reciclar, Reaproveitar e Reutilizar alguns materiais descartados nos lixos domésticos.

 

Matemática: Situação Problema que envolve economia doméstica. Análise e Leitura de Gráficos e Tabelas.

 

Artes: Criar novas formas de utilização dos diversos materiais descartados. Desenvolvimento do gosto estético e da autoestima.

 

Língua  Portuguesa: Desenvolvimento da linguagem oral  através dos debates e discussões em grupos. Desenvolvimento da escrita através dos registros, experiências, listas de produtos e outros.

 

 

 

Atividades desenvolvidas

 


- Leitura e interpretação de textos diversos sobre o tema;

 

- Análise de gráficos e tabelas;

 

- Sessões de vídeo (Avatar, Um dia depois de Amanhã, Lixo extraordinário, Ilha das Flores, 2012, A carta da Terra, O segredo das águas, etc);

 

- Construção de maquetes  demonstrando a poluição em diversos ambientes degradados;

 

- Produção de receitas com alimentos que incentivam o reaproveitamento dos alimentos;

 

- Cartazes sobre a Rio+20, Meio Ambiente e Sustentabilidade

 

- Confecção de objetos diversos com materiais recicláveis;

 

- Elaboração de cordel com tema Sustentabildade;

 

- Exposição dos trabalhos produzidos em um Corredor Cultural ( realizado no dia 17 de maio).

 

 

 

 


 

Com as atividades propostas, os alunos tomaram conhecimento de alguns conceitos como: consumo consciente, reaproveitamento de alimentos e de água, reciclagem de material e destinação correta para os diversos tipos de lixo produzidos, e o mais importante: perceberam que todos podem colaborar de diversas formas para a transformação do seu habitat: mudando seus hábitos de consumo, evitando desperdícios de energia e de materiais, entre outras ações.

 

 

As turmas puderam interagir umas com as outras, trocando experiências  e tiveram a oportunidade de desenvolver a criatividade, e demonstraram as suas habilidades que, muitas vezes, não são observadas e que sequer eles tinham consciência de que as possuiam. Os professores do PEJA, diante do que foi trabalhado e exposto, consideraram o projeto  Sustentabilidade um sucesso no CIEP Lindolpho Collor.

 

 

 Confira aqui o vídeo produzido pela turma 172 sobre Sustentabilidade :

 

 

  

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 


  

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 28/06/2012

Conectados à Uma Vida Sustentável

Tags: 4ªcre, projetos, eventos.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) foi uma oportunidade para nos reunirmos e analisarmos o progresso feito desde a primeira Cúpula da Terra, a ECO-92, no Rio e para renovar o compromisso com o desenvolvimento sustentável no futuro. Já conquistamos muito nos últimos 20 anos, mas ainda resta muito a fazer.

 

EURICO DUTRA NA RIO+20:

 

 

 

"Tendo participado do projeto “Herois do Futuro”, em parceria com a FIRJAN, a turma 1703 da Escola Municipal Presidente Eurico Dutra foi convidada para visitar o Espaço Humanidades no Forte de Copacabana, no dia 13 de junho." 

 

 

 

Sobre o Projeto “Herois do Futuro”:

 

O Sistema FIRJAN, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio, por intermédio do SESI, lança Heróis do Futuro, um projeto multiplataforma que visa sensibilizar jovens estudantes do Rio para os temas que serão debatidos na Rio+20.

"No dia 18 de junho foi a vez da turma 1802 da Escola Municipal Presidente Eurico Dutra visitar a FEMACT no Armazém 4 do Cais do Porto."

 

 

Sobre a FEMATEC:

 

FEMACT (Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia) -  Sabemos que a tecnologia que se desenvolveu com a evolução do homem  encontrou no meio ambiente a grande fonte de matéria prima indispensável à produção de bens de consumo e a base de sustentação para o desenvolvimento. Todavia, existem recursos naturais que não se renovam como dos minerais, cuja exaustão é inevitável. É o caso da água que apesar de ser um bem renovável, é, porém, limitado. Assim, precisamos levantar um questionamento sobre o estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais.

 

 

Parabéns a todos da Escola Municipal Presidente Eurico Dutra por promover ações reais e por trabalhar junto com os alunos  para que se criem respostas sustentáveis. Devemos agir agora!

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 28/06/2012

Cartilha da Sustentabilidade na E. M. João de Camargo

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A conscientização sobre o cuidado com o Meio Ambiente é um dos objetivos do Projeto Político Pedagógio da Escola Municipal João de Camargo. Foi com grande entusiasmo que a comunidade escolar se reuniu no Auditório da unidade para a cerimônia de entrega da "Cartilha de Sustentabilidade: gente pequena também pensa no planeta".

 

 

A Direção da Escola, professores, alunos, representantes do CEC e Grêmio fizeram deste evento mais um momento de reflexão a respeito dos cuidados que todos devem ter com o Meio Ambiente no nosso dia a dia.

 

 

O mascote da escola, João Amigão, também estava presente para lembrar a todos a importância da prática dos 3 Rs. O Professor André apresentou os trabalhos com sucata que seus alunos fizeram, pontuando a importância da reciclagem. Estes trabalhos farão parte da exposição comemorativa pelo aniversário da UE cujo tema é "JC CUIDANDO DO PLANETA". A professora Ana Lucia relembrou o significado dos 3 Rs. Em seguida, o professor André e Maria Luíza, representantes dos funcionários no CEC, demonstraram como brincar com o Vai e Vem, confeccionado com garrafas pet.

 

 

As Cartilhas foram distribuídas aos alunos que demonstraram muito entusiasmo com o material. Certamente, é um material que veio ao encontro da nossa proposta de conscientização dos alunos por um mundo melhor.

 

Fonte: Blog da Escola Municipal João de Camargo

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share