A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Quarta-feira, 27/06/2012

Alunos da E. M. Joaquim da Silva Gomes participam da OBMEP

Tags: 10ª, cre, riocidadania, evento, obmep.

 

 

A OBMEP é considerada a maior olimpíada de matemática do mundo. Os alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, vêm participando das provas desde 2007.

 

Iniciada em 2005, com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, o OBMEP está na sua 8ª realização, e vem contando com a participação de alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes desde 2007.

 


Segundo informações publicadas no site da OBMEP, a olimpíada vem crescendo de ano para ano. Em 2011, foram cerca de 18,7 milhões de alunos inscritos, procedentes de 98% dos municípios brasileiros.

 


Com as provas da primeira fase realizadas no dia 5 de junho de 2012, participaram mais de 19,1 milhões de alunos de 46.728 escolas, o que demarca um grande aumento nas adesões.
Na Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, localizada no bairro de Santa Cruz, periferia da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, o interesse pela participação dos alunos vem sendo incentivado pelo professor de matemática, João Luiz da Silva, atual diretor da Unidade Escolar, que no início de cada ano letivo procura informar-se a respeito do calendário da olimpíada, para não perder a inscrição e acompanhar, passo a passo, todas as fases e andamento da importante competição.

 


 

João Luiz vai de sala em sala, conversa com professores e alunos e procura convencê-los e prepará-los para a participação nas provas. Neste ano de 2012, a campanha de persuasão teve início em 13 de fevereiro, com a abertura das inscrições na 8ª OBMEP.

 


Segundo o diretor, que mesmo diante de tantas tarefas como gestor, faz questão de compartilhar voluntariamente seus conhecimentos de professor de matemática, dando aulas de reforço, após o segundo turno e também aos sábados, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, tem contribuído de forma significativa na preparação dos alunos dos últimos anos do ensino fundamental para a prestação de concursos em escolas e colégios técnicos de qualidade, em razão da metodologia utilizada pelos organizadores da OBMEP e excelente material didático disponível para professores e alunos.

 

 

 

 


João Luiz relata que no próprio site da OBMEP < www.obmep.org.br>, que poderá ser acessado por todos os interessados, há links para provas dos anos anteriores e também banco das questões formuladas, desde 2006 até hoje, abrangendo os níveis 1, 2 e 3, de Aritmética, Combinatória e Geometria, com as soluções propostas por nível.

 

 

 

 

 


Com a frequência de quase 100% dos alunos do 6º ao 9º ano, a Escola Joaquim da Silva Gomes participou, no dia 5 de junho de 2012, da prova da primeira fase da 8ª OBMEP, já com os olhos no calendário, pois até o dia 26, a escola terá que enviar os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase. Os resultados serão divulgados no dia 15 de agosto, para a realização da prova no dia 15 de setembro.

 


Como em 2011, a Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes conseguiu classificar três alunos com o diploma de Honra ao Mérito, dos 35 que chegaram à 2ª fase, sendo 18 do Nível 1 e 17 do Nível 2. O professor João Luiz aposta, para 2012, em resultados ainda mais promissores para a escola de Santa Cruz.
 

 

Saiba mais sobre a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acessando o site

http://www.obmep.org.br/

 

Veja outras postagens publicadas no Portal do Rioeduca sobre a Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes

 

 Professores da EMJSG participam de palestra e oficina sobre Justiça Restaurativa & Educação


http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1900

Projeto Social da SME Rio em parceria com o IBEU promove ensino de inglês para alunos da EMJSG
 

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1503


 

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 27/06/2012

Rio +20 na E .M. João Lyra

Tags: 3ªcre, meioambiente, blogsdeescolas.


 

A conferência Rio + 20 também fez renascer o blog da E. M. Senador João Lyra Tavares. Vamos ver o que a reflexão sobre o futuro do planeta produziu por lá.

 

 

O blog educacional das unidades escolares é um espelho do que acontece entre os muros da escola, mas, às vezes, a correria do dia a dia acaba nos atropelando e o registro fica para depois. Nada como um assunto importante que envolve toda a comunidade escolar para aflorar a importância de manter atualizada a janela da escola para o mundo.

 

A E. M. Senador João Lyra Tavares inaugurou seu blog, registrando algumas atividades do ano letivo de 2011 e contando a história de seu patrono, homem ligado à politica e aos números.

 

 

 

 

Os objetivos da equipe para o ano de 2012 também lá estão traduzidos no registro do Projeto Político Pedagógico da escola. Ele prevê para este primeiro semestre o trabalho com os Contos de Fada, tão queridos das crianças até o 3º ano, faixa atendida pela escola em horário integral.

 

 

 

 

A produção sobre sustentabilidade, proteção ao meio ambiente e reciclagem foi farta. Toda a comunidade escolar foi envolvida na produção de textos cartazes e objetos.

 

 

 

 

A ênfase foi na reutilização e na reciclagem de materiais para auxiliar na alfabetização ou de utilização prática como brinquedos e porta-trecos. Os alunos encarregaram-se de repensar o consumo, recolher, reutilizar ou reciclar evitando o desperdício ou o mau uso dos recursos do planeta.

 

 

 

 

Então, que tal uma visita ao blog para conferir mais deste belo trabalho e deixar um lugar marcado para ver as próximas novidades? Eles estão esperando pelo seu comentário. Na escola, eles já estão identificados como Agentes da Rio +20: Juntos para um Mundo Melhor.

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 27/06/2012

Ideias Sustentáveis Agitando a Rio+Vintém na E. M. Presidente Roosevelt

Tags: 8ªcre, projetos, bairroeducador.

 

 

A Escola Municipal Presidente Roosevelt, em parceria com o Bairro Educador, realizou o evento Rio+Vintém.

Para contribuir com a preservação do ambiente foram discutidas e colocadas em prática ideias simples num evento que envolveu toda a comunidade escolar.

 

 

 

Lara Vaz, aluna do 8º ano, vencedora do Concurso de Ilustração da camiseta da RIO+Vintém

 

 

 

RIO+Vintém foi o evento que contou com a participação de toda a comunidade da Escola Municipal Presidente Roosevelt.

 

Paralelo ao assunto que envolveu toda a cidade do Rio de Janeiro, a escola promoveu um evento que proporcionou momentos de reflexão sobre as ações que podem amenizar o impacto negativo que o lixo, a poluição e o desperdício podem causar à natureza e consequentemente, à população.

 

 

 

 

 Apresentação dos alunos orientados pela professra de Educação Física, Manuela Freitas - Planeta Sonho!

 

 

Todas as disciplinas trabalharam seus conteúdos inseridos no tema Sustentabilidade e Preservação.

 

Na preparação do evento, os alunos participaram de um concurso para eleger qual seria a imagem estampada na camiseta usada pelos participantes do evento.

 

Todas as etapas do projeto foram realizadas com a participação efetiva de alunos e professores, promovendo situações de aprendizado e troca de experiências.

 

 

 

Materiais produzidos pelos alunos nas Oficnas de Reciclagem

 

 

 

Na  RIO+Vintém foram expostos trabalhos com materiais recicláveis.Os alunos criaram brinquedos, maquetes, terrários e objetos úteis feitos a partir de materiais que seriam depositados no ambiente, causando acúmulo de lixo e prejudicando a natureza.

 

O desperdício de alimentos também foi um assunto tratado na RIO+Vintém.

 

Foram feitas pesquisas de receitas sobre o aproveitamento dos alimentos. Receitas que, além de saborosas, evitam o desperdício e aproveitam melhor os nutrientes dos alimentos.

 

 

 

Painel na rampa da escola feito pelas turmas do Professor de Artes Plásticas, Fábio S. Lopes

 

 

Todo o sucesso deste dia marcante para a vida da escola deve-se à dedicação da equipe de professores e funcionários, que não mediram esforços para estarem de mãos dadas com a comunidade da E. M. Presidente Roosevelt.

 

 

O Rioeduca agradece a professora Isabelle Andrade que compartilhou as imagens do evento e parabeniza  a direção e toda a equipe pelo êxito do presente projeto!

 

 

Gostou da Postagem? Então não deixe de curtir e comentar!

 

 

neildasilva@rioeduca.net

 

  

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 27/06/2012

Frota +20

Tags: 6ªcre, meioambiente, eventos.

 

A equipe pedagógica da  E. M. Frota Pessoa realizou com os alunos o Frota +20 com o objetivo de possibilitar a construção de uma cultura de respeito à natureza e de sua preservação para as gerações futuras.

 

A educação está atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Mas, para isso, é preciso difundir a importância da sustentabilidade na escola e como ela interfere na formação dos alunos.

 

Não há dúvidas de que a principal saída para equacionar o impasse entre desenvolvimento e preservação ambiental é a educação. Reduzir, reutilizar, reciclar e repensar são ações que devem ser incentivadas desde a infância.

 

 

Trabalhos sobre sustentabilidade, realizado pelos alunos da E. M. Frota Pessoa

 

O objetivo dos professores e equipe gestora da E. M. Frota Pessoa ao realizar a ação Frota +20 é possibilitar a construção de uma cultura de respeito à natureza e de sua preservação para as gerações futuras, assim como fazer com que as crianças se percebam como integrantes, dependentes e agentes transformadores do meio em que vivem.

 

Vamos ver o que os alunos e professores produziram para o Frota +20!

 

 

Alunos e professores apresentam os trabalhos realizados no Frota +20

 

 

 

Trabalhos expostos no Frota +20

 

 

 

Trabalhos sobre sustentabilidade na 1ª infância

 

 

Parabéns à equipe da E. M. Frota Pessoa por realizar uma ação que ajudará a transformar seus alunos em adultos preocupados com a preservação ambiental e se sentindo parte integrante da natureza que os cerca.

 

 

Participe também deste espaço que é nosso, das escolas, dos professores, dos alunos e demais funcionários que fazem parte da educação Carioca!

Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share