A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Quarta-feira, 27/06/2012

Peixinhos Criativos

Tags: 6ªcre, educaçãoinfantil, artesvisuais.

 

A professora Mônica Queiroz realizou com os alunos do EI,  a atividade Peixinhos Criativos, que foi inspirada em um livro de Sylvia Orthof. Com esta ação, a professora demonstrou sua preocupação em introduzir a linguagem da Arte na Educação Infantil.

 

A professora Mônica Queiroz é Pedagoga e especialista em Educação com Aplicação da Informática pela UERJ. É tutora dos cursos de Graduação à Distância do CEDERJ/UAB. Além disso, temos a sorte de tê-la como professora do EI do município do Rio de Janeiro, no EDI Ciep Augusto César Sandino.

 

 

Professora Mônica Queiroz do Ciep Augusto César Sandino

 

Segundo Sylvia Orthof, se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos. Inspirados nesta parte do livro, os alunos da Educação Infantil confeccionaram peixinhos bem criativos que servem tanto para brincar quanto para decorar a sala de aula.

 

Esta atividade, desenvolvida pela prof.ª Mônica Queiroz, demonstra que ela acredita que a linguagem  da arte deve se fazer presente na Educação Infantil através do  lúdico, do jogo, do criar, do brincar, do imaginar e do perceber; possibilitando que a criança construa não só o conhecimento cognitivo, mas principalmente, o sensível. 

 

Na turma EI 22, os peixinhos foram feitos usando cartelas de ovos, tinta guache e EVA. Depois, foram espetados palitos de churrasco em uma garrafa pet para pendurar os peixinhos.

 

 

Alunos do EI 22 confeccionam peixinhos

 

 

 

Alunos do EI 22 penduram os peixinhos na garrafa PET

 

 

Na turma EI 31, foram usados pratinhos de papelão, tinta guache e recortes de papel colorido. Um lindo cartaz foi montado com o tema Fundo do Mar, e os peixinhos foram colados nele.

 

 

Alunos do EI 31 pintam os peixinhos de prato de papelão

 

 

 

Alunos do EI 31 montam o mural Fundo do Mar com os peixinhos confeccionados

 

 

É difícil dizer qual deles ficou mais bonito!

 

Parabéns à professora Mônica Queiroz por realizar atividades que propiciam o desenvolvimento do pensamento artístico. Por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.

 

Você gostou desta postagem? Dê uma passadinha no blog da professora Mônica e confira os trabalhos que ela realiza com os alunos da Educação Infantil. Você vai ficar encantado (a)! Envie você também o seu projeto / ação para  ser publicado no Portal Rioeduca.

 

 

Fonte: http://moniqueiroz.blogspot.com.br

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rieoduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/06/2012

Asa Branca no Sarau do PEJA

Tags: 9ªcre, blogdeescola, diversidadecultural.

Os alunos do PEJA, do CIEP Claudio Manoel da Costa, apresentaram-se  no Teatro de Arena, em Campo Grande, com a peça Asa Branca, homenageando o Centenário de Luiz Gonzaga. O SARAU foi organizado pela 9ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

 

Dramatização da Música Asa Branca

 

 

Os alunos do PEJA I e II do CIEP Cláudio Manoel da Costa participaram ativamente do Projeto “Em busca de nossa identidade, chegamos ao Nordeste”.  Eles produziram poemas a partir do estudo de um fragmento da obra literária de Euclides da Cunha, Os Sertões e pesquisaram a arte e os costumes do povo nordestino.

 

 

 

Sinopse do livro no Blog do Escritor

 

 

O envolvimento dos alunos e dos professores nas atividades propostas refletiu-se na belíssima apresentação da peça “Asa Branca”, no Sarau do PEJA, na Lona Cultural Elza Osborne.


 

 

O aluno David, da Turma 161, recitando o poema de sua autoria: "No destino".

 

 

Assista ao vídeo da apresentação.

 

 

 

Asa Branca
(Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)

 

Quando "oiei" a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

 

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

 

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse a deus Rosinha
Guarda contigo meu coração

 

Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para eu voltar pro meu sertão

 

Quando o verde dos teus oio
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

 

 

 

Imagem: http://www.forrofestparaiba.com.br/wordpress/luiz-gonzaga/ 

 

 

 

Para saber sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga acesse o link:

http://www.luizluagonzaga.mus.br/index.php

 

 

 

 

 

Vamos conhecer um pouco da história do CIEP Cláudio Manoel da Costa.

 

 

O CIEP foi inaugurado no ano de 1992, com atendimento integral aos alunos. Porém passou a funcionar em horário parcial para atender a demanda da comunidade. No ano de 1998 foi implantado o PEJ (Projeto de Educação Juvenil) para atendimento aos jovens que não concluíram o segundo segmento no período correto e posteriormente este atendimento foi extensivo ao primeiro segmento. A escola esteve, desde sua inauguração sob a direção das seguintes professoras: Tereza Bravo, Katia Loss e Eliane Verícimo de Lima Pinheiro até o momento.

 

 

O bairro tem passado por melhorias na sua infraestrutura ao longo deste período, contribuindo para o crescimento da comunidade e uma melhor qualidade de vida.

 

 

Em nossa escola há alunos de variadas comunidades como: Vila do Céu, Nova Revelação, Nova Cidade, Vilar Carioca, Sana Margarida, Urucânia, Vila Olímpica, bairro de Inhoíba, etc.

 

 

Parte dos Professores e dos funcionários residem no próprio bairro ou em bairros adjacentes. Este fator é de suma importância para um melhor diagnóstico quanto às necessidades educacionais da clientela atendida.

 

 

Atualmente a escola atende a turmas de Ensino Especial, Educação Infantil, 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, Realfabetização (projeto da SME em parceria com o Instituto Ayrton Senna) e PEJA.

 

 

Conheça o blog do CIEP clicando na imagem abaixo:

 

 

 

 

 


Parabéns à equipe do PEJA, do CIEP Claudio Manoel da Costa,  pelo trabalho realizado e por compartilhar conosco este momento.

 


Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO, envie seu trabalho.

 

Representante do Rioeduca na 9ªCRE
Profª Márcia Cristina Alves


E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/06/2012

Blog Planeta Verde da E. M. Prof.ª Zuleika Nunes

Tags: 7ªcre, blogsdeeducadores, meio, ambiente, rio+20.

 

 

A E. M. Zuleika Nunes de Alencar está localizada na Barra da Tijuca e atende alunos do 6ºao 9º ano  do Ensino Fundamental. O Blog  Planeta Verde foi criado este mês e é coordenado por Janice Cabral,  professora de Lígua Portuguesa.

 

 

No blog Planeta Verde  é possivel ver textos e fotos de  trabalhos elaborados pelos alunos a partir da temática Rio+20. No dia 6 de junho, a escola fez a culminância das atividades desenvolvidas em sala de aula, numa proposta participativa de corpo docente.

 

 

 

Trabalhos expostos  relacionados ao tema 

 

 

As ações domésticas sobre lixo e desperdício foram muito bem trabalhadas em todas as disciplinas com a exposição de imagens e leituras de textos sobre sustentabilidade e meio ambiente e questões relativas ao tema e também à Rio +20.

 


Alunos criaram RAP e cartas sobre o tema: uma das cartas foi escolhida e enviada à 7ª CRE na proposta: Uma carta para um Mundo Sustentável.

 

 

 

Texto elaborado pela da aluna Lorrayne Gomes da turma 1704

 

 

 

Texto elaborado pelo aluno Matheus Ferreira da Silva, da turma 1704 

 

 

Houve ainda  apresentação de danças sobre a orientação dos coreógrafos Julio Rocha, Christiane Acaldini e Mª Goyannes. Os temas foram: ”Na minha vida”, “Procura” e “Carcará”,  todos relacionados ao amor, à sustentabilidade e à busca de mundo melhor”. A apresentação teve a participação de alunas que estudam na escola e fazem aula de dança na escola Le Plié.


A  professora Luciene de educação física possui uma escola de dança em Campo Grande e também nos presenteou com algumas apresentações neste dia.

 

• Grupo Infantil: Sapateado – Toy Story


• Grupo Infantil: Jazz – Hanna Montana

• Grupo Juvenil: Neo-Clássico – Liberta-se


• Grupo Juvenil: Livre – No Gangaço


• Grupo Juvenil: Contemporâneo – Bittencourt

• Diretora Geral: Luciene Bachur


• Diretora Artística: Alice Arja

 


Foram demonstradas, também, atividades físicas com material esportivo, resultante da reciclagem de vários materiais, entre eles, gostaríamos de destacar o aproveitamento de garrafas PET.

 

 

Clique na imagem abaixo  para acompanhar o trabalho da escola e ver mais fotos:

 

 

 
A Escola Municipal Zuleika Nunes de Alencar ressalta que as atividades desenvolvidas alcançaram a finalidade proposta pelo projeto RIO +20, de criação do pensamento crítico, do jovem atual, sobre a sustentabilidade.

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 

 

Não deixe de conferir nas próximas publicações mais projetos bem sucedidos sobre meio ambiente e sustentabilidade !

 

 

 

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/06/2012

EDI Deputado Pedro Fernandes Inaugurado na 5ª CRE

Tags: 5ªcre, edi, educacaoinfantil.

 

Inaugurado o EDI Deputado Pedro Fernandes no bairro de Irajá, região da 5ª Coordenadoria de Educação. É a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro investindo na Educação Infantil.

 

 

Espaço de Desenvolvimento Infantil Deputado Pedro Fernandes

 

 

Foi inaugurado dia 25 de maio passado o Espaço de Desenvolvimento Infantil Deputado Pedro Fernandes, localizado à Rua Soldado Teodoro Ribeiro, bairro Irajá, região da 5ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

 

 

 

O prédio conta com dois pavimentos, sendo quatro salas de atividades, solário, banheiros infantis, parquinho, refeitório, elevador, além de áreas administrativas. Tem um amplo espaço interno e externo. É uma obra muito significativa para que nossas crianças tenham um desenvolvimento pleno.

 

Em homenagem ao ilustre Deputado Pedro Fernandes deu-se o nome ao EDI por sua vida política dedicada ao bairro e seu entorno, levando benfeitorias para toda população daqueles locais.

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Deputado Pedro Fernandes atende crianças de 2 a 3 anos, que são “estimuladas a desenvolver a aprendizagem através da convivência com livros e materiais apropriados, além de contarem com educadores preparados. Para garantir um atendimento com mais qualidade, cada sala de atividades conta com um professor de Educação Infantil”.

 

“Temos por objetivo promover um projeto de educação que desenvolva, com qualidade, as habilidades dos pequenos de forma a contemplar suas necessidades e expectativas e de cada família”, relata a Creche no blog em construção.

 

 

 

 

A Inauguração

 

Presentes na inauguração, a Secretária Municipal de Educação Claudia Costin, o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro  Eduardo Paes, a Coordenadora da 5ª CRE, professora Célia Napole, com suas Assessoras, professoras Fatima e Vera Delgado, além de vários professores - diretores de escolas.

 

Também estiveram a filha do patrono, Vereadora Rosa Fernandes, o neto,  Deputado Pedro Fernandes Neto. Presentes o Senador Francisco Dorneles, o secretário-chefe da Casa Civil Pedro Paulo Carvalho e o Subprefeito de Irajá, e também os responsáveis por alunos matriculados na Creche.

 

Na inauguração, a Secretária Claudia Costin revelou que “o mais importante não é um prédio bonito, mas sim uma equipe de profissionais de qualidade que irão proporcionar às crianças da rede sucesso escolar. A criança que recebe atenção desde a primeira infância, com agentes auxiliares de creche preparados e professores de Educação Infantil desde o berçário, vai crescer saudável, irá se desenvolver melhor e terá uma vida fantástica. Aqui cerca de 100 crianças vão poder se beneficiar deste equipamento”.

 

Para o prefeito Eduardo Paes “investir na educação é investir no futuro da cidade do Rio de Janeiro” e, segundo ele, todos os estudos apontam para a primeira infância como sendo a fase mais importante de uma criança.

 

Com o prédio bem equipado e funcionários capacitados para a tarefa de educar os pequenos, o EDI Deputado Pedro Fernandes será um grande espaço de educação, segurança e tranquilidade para os pais, professores e funcionários, que aguardavam ansiosos por este momento para iniciarem as tarefas diárias de uma Creche. 
  

Parabéns EDI Deputado Pedro Fernandes!

 

 Este Portal é nosso!
Aproprie-se dele!
Se todos trabalharmos juntos, faremos a diferença!
Afinal, somos a maior rede de Educação Municipal da América Latina.

Confira aqui o representante da sua CRE no Portal Rioeduca e envie o trabalho desenvolvido pela escola.

 

 

Regina Bizarro_representante do Rioeduca na 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: #rebiza

 

                                


   
           



Yammer Share