A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Terça-feira, 26/06/2012

Projeto Divinéia: Vida Saudável em Ação

Tags: 2ªcre, projetos, creches, educaçãoinfantil, saúde, meioambiente.


A C. M. Nova Divinéia está localizada no bairro do Grajaú e desenvolveu, ao longo do primeiro semestre de 2012, um projeto sobre vida saudável envolvendo alunos e a comunidade escolar.

 

 

O objetivo principal do projeto “Divinéia: Vida Saudável em Ação” é aproximar as famílias e a creche, procurando despertar na comunidade o interesse e a necessidade de viver com saúde em um mundo saudável.

 


Nos meses de abril e maio, foram realizados eventos planejados e elaborados com muito empenho e dedicação por toda a equipe. Estes envolveram desde as atividades diárias da creche até a realização de atividades com as famílias.

 

 

 

Alunos confeccionando convites para os eventos

 

 

O primeiro evento priorizou o cuidado com a saúde. A C. M. Nova Divinéia contou com a parceria do SESC - Santa Luzia que realizou medição de pressão arterial, aferição dos níveis de colesterol e glicose e aplicação de flúor. Foram atendidas cento e cinquenta e cinco pessoas. Para esse evento, a equipe da creche pesquisou sobre a importância das cores dos alimentos para a saúde e preparou uma farta e apetitosa mesa com frutas, chás e geleias.

 

Desta forma os responsáveis que participaram da atividade puderam, além de obter informações sobre a saúde, conhecer a importância das cores dos alimentos para uma alimentação saudável e equilibrada.

 

 

SESC - Santa Luzia fazendo atendimento à comunidade

 

 

Mesa com alimentos preparados pela equipe da C. M. Nova Divinéia

 

 

O segundo evento tratou do tema reciclagem, onde os responsáveis puderam aprender como reaproveitar materiais que seriam considerados lixo. Além disso, provaram de receitas muito gostosas produzidas pelos pequeninos, com o apoio das professoras e das agentes auxiliares de creche, como: bolo de casca de banana e geleia de casca de melão.


 

As professoras e as agentes auxiliares de creche fizeram uma pesquisa sobre quais objetos poderiam ser produzidos através do reaproveitamento de garrafas PETS, jornais, latas de leite, tampinhas de refrigerantes e outros. Após isto, realizaram uma campanha de recolhimento destes materiais com as crianças e prepararam amostras dos objetos cuja confecção foi ensinada na oficina.


 

As turmas confeccionaram os convites e no dia 05 de maio, aconteceram três oficinas diferentes: a de reciclagem de papel e metal, a de plástico e vidro e a de reaproveitamento de alimentos.


 

Depois de passarem pelas salas de reciclagem do EI 50 e EI 40, os participantes chegavam à sala do EI 30, onde podiam degustar um delicioso bolo de casca de banana preparado na véspera pelas crianças, professoras e agentes auxiliares de creche.

 

 

Parte da Equipe que trabalhou no evento e a Diretora Marta Damião com o
Sr. Cláudio, então presidente da Associação de Moradores.  Sr. Ronaldo Sena, representante do Sr. Rafael Freitas – Administrador da IX R.A, prestigiaram o evento.

 

 

 

Momentos da oficina de reciclagem

 

No mês de junho, o foco foi sobre a necessidade de economizarmos água. A creche preparou uma passeata pelas ruas da comunidade com o intuito de chamar atenção para a questão ambiental, tão importante nos dias de hoje. E ao longo do ano, a C. M. Nova Divinéia pretende continuar desenvolvendo ações que levem à prática de uma vida saudável por parte de seus alunos e comunidade escolar.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho da C. M. Nova Divinéia visite seu blog

 

 

Professor, o Rioeduca é um portal feito por e para professores. Participe também!

Você pode divulgar seu trabalho e o de sua escola. Basta entrar em contato com o representante de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Professora Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/06/2012

O Blog da Escola Municipal Ana Neri

Tags: 10ªcre, patrono, blog, evento.

 

Abrimos espaço para a divulgação do Blog da Escola Municipal Ana Neri, da 10ª CRE, cujas postagens começaram a ser publicadas no mês de abril de 2012.

http://escolamunicipalananeri.blogspot.com.br

 

 

A Escola Municipal Ana Neri está localizada na Estrada da Barra de Guaratiba, 9953. É um endereço privilegiado, pois a escola fica bem em frente à paradisíaca Praia da Barra de Guaratiba, que é uma das mais frequentadas pelos banhistas e moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 


 

É também uma das mais antigas escolas da região, que ainda preserva características pesqueiras.

 

 

 


Segundo explicações dos estudiosos da língua tupi, a palavra Guaratiba teria proveniência de uma ave pernalta, de plumagem vermelha e bico recurvado, conhecida como guará, bastante frequente em regiões típicas de manguezais.

 

 

 


A E. M Ana Neri, que sempre procura valorizar a história e a cultura local, também dá destaque para as informações sobre a região da Barra de Guaratiba em seu blog, que começou a ser postado no mês de abril de 2012.

 


Toda a região litorânea de Guaratiba foi habitada por índios tupis, conforme documentou a arqueologia, a partir dos estudos realizados nos sambaquis, que são acumulações pré-históricas evidenciando a ocupação humana, bem antes da chegada dos colonizadores portugueses.

 


Nada mais natural, portanto, que uma das primeiras postagens publicadas no Blog da Escola Municipal Ana Neri se reporte às comemorações em homenagem ao “Dia do Índio”.

 


Os alunos da Educação Infantil tiveram participação especial na comemoração que teve como objetivo divulgar os hábitos e costumes indígenas, valorizando a sua cultura como parte importante na formação do povo brasileiro e da nossa história.

 


O Blog também divulga um retrato da patronesse Ana Neri, imortalizada como heroína que muito fez pelo Brasil durante o desenrolar da Guerra do Paraguai. Há um ótimo resumo biográfico da enfermeira, que nasceu em 1814 e foi sepultada em 1880.

 

 

 

Sobre o bairro litorâneo da Barra de Guaratiba, há uma descrição interessante, baseada em textos de autoria do pesquisador Francisco Alves Siqueira, o “Seu” Chiquinho, narrando pormenores das festas religiosas, reuniões sociais e competições esportivas, que sempre foram comemorações marcantes na localidade.

 

 

 

 

 http://escolamunicipalananeri.blogspot.com.br

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/06/2012

Desenvolvendo Atitudes para um Mundo Sustentável

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, meioambiente.


O Rio de Janeiro sediou, no período de 13 a 22 de junho, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Para tratar sobre assunto,  a E. M. Shakespeare desenvolveu uma série de atividades que está registrada  no blog da unidade escolar.

 

A Rio+20 é conhecida por este nome porque marca os vinte anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92. Seu principal objetivo é definir ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável nos próximos anos.


Pensando em contribuir para a formação de uma consciência ambiental, a E. M. Shakespeare desenvolveu com seus alunos algumas atividades relacionadas ao tema.


Encontramos no blog da escola, um vídeo cujo título é “Xote Ecológico”, uma carta escrita pelos alunos do grêmio, slogans sobre o assunto criados na Sala de Leitura e os cadernos pedagógicos elaborados pela SME sobre o tema sustentabilidade.

 

Xote Ecológico

 

 

 

 

 

Carta para um Mundo Sustentável

 

Os alunos do grêmio participaram do concurso de redação “Cartas para um Mundo Sustentável”. Foram auxiliados pela professora Ione Ferreira, regente da Sala de Leitura, que conversou com os alunos sobre a importância da Rio+20 e seus objetivos. Vejamos a carta:


“Somos alunos da Escola Shakespeare, situada no bairro Jardim Botânico, onde tem um dos mais belos parques arborizados: o Jardim Botânico.


Somos crianças preocupadas com nosso futuro e o de nossos amigos e familiares e o que temos visto tem nos assustado.


Vamos falar uma coisa para vocês: se não cuidarem do nosso planeta, nós ficaremos numa situação muito ruim, ficaremos sem água, a comida irá acabar e a saúde de todos ficará horrível.


Vocês sabiam que existem muitas pessoas que já vivem assim?
Então, vocês adultos têm como mudar isso! Temos certeza que sim!


Nós desejamos que todos os que vão participar da reunião Rio + 20 tenham muita preocupação e pensem seriamente sobre o que precisa ser feito com urgência para que num futuro nós todos ainda tenhamos parques, árvores, animais e uma natureza sempre em festa e não dias cinzentos com lembranças do que um dia foi um planeta saudável.


Esperamos que nosso desejo seja atendido.


Um abraço de todos nós!
Grêmio Estudantil da E. M. Shakespeare”

Nota: O texto da carta foi retirado do blog da escola

 

 

Criação de Slogans na Sala de Leitura

 

 

 

 

Cadernos de Apoio Pedagógico e a Rio +20

 

A Secretaria Municipal de Educação preparou e distribuiu para as escolas cadernos pedagógicos relacionados com o tema “Rio+20 - Cartilha de Sustentabilidade: gente pequena também pensa no planeta”.


A E. M. Shakespeare preparou uma solenidade para a entrega deste material aos estudantes. A turma do primeiro ano ajudou a plantar uma muda de árvore.

 

 

Entrega dos cadernos pedagógicos sobre sustentabilidade e plantio de muda de árvore

 

Para conhecer mais sobre o trabalho da E. M. Shakespeare, visite seu blog

http://www.escolamunicipalshakespeare1.blogspot.com.br/

 

Professor, divulgue seu trabalho e o de sua escola no portal Rioeduca. Este espaço é feito para nós, professores! Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário ou clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/06/2012

A E.M. Suíça por um Mundo Melhor

Tags: 4ªcre, projetos.

A educação ambiental deve buscar a motivação do aluno para a mudança de atitudes, de valores, sensibilizá-lo para a transformação ambiental de sua realidade, estimular uma nova ética mais solidária e responsável. Por isso, é interessante aproximar o aluno de seu meio ambiente através de passeios ecológicos, estudo do meio, estudo de caso, etc., que os estimulem a troca de informações.

 

Prática Formadora, uma Ótima Estratégia

 

 

 

"Durante esse mês, nossa Escola realizou o plantio da árvore fornecida pela CEDAE no Projeto Por um Mundo + Verde. A escola desenvolveu, desde o dia 05/06, Dia do meio Ambiente, atividades voltadas para questões ambientais, despertando nas crianças que DEPENDE DE NÓS tudo que nos cerca, tudo que envolve o próximo, a solidariedade, o respeito à vida, o respeito à natureza, o respeito a tudo de bom dado por Deus, que o homem nem sempre dá valor.

 

 

 

Mostramos aos alunos, quanto o Brasil é lindo pela sua natureza, mas que para isso ele precisa do seu povo para permanecer lindo de janeiro a dezembro. Buscamos o questionamento com os alunos: O que depende de nós pela Natureza? O que depende de nós por um  Brasil  mais Verde? O que depende de nós por um Mundo melhor e mais Verde?

 

 

 



Foi bom o plantio, pois foi uma forma de nós encerrarmos este mini-projeto de grande importancia e falarmos das questões do Rio + 20." Texto: Professora Fátima - Gestora da Escola Municipal Suíça

 

 

Parabéns à equipe da Escola Municipal Suíça por promover um processo de ações  formadoras da identidade política e cultural de seus alunos no que diz respeito à preservação ou conservação ambiental.
 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share