A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Segunda-feira, 25/06/2012

Feliz Aniversário, Rafael Parente!!!

Tags: homenagem, educopédia, rioeduca, escola3.0, pédevento, educoteca.

 

Dia 24 de junho é um dia especial!

A equipe do Portal Rioeduca faz uma pequena homenagem de aniversário ao seu idealizador, o Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais, Rafael Parente.

 

“Acho que a vida acontece em ondas e me esforço pra que elas estejam cada vez mais altas.” Nessa autodefinição feita em um antigo blog, Rafael Parente já mostrava, aos 30 anos, disposição suficiente para enfrentar grandes desafios.

 

 

Nascido em Brasília, formado em publicidade, Mestre em Gestão da Educação e doutorando em Educação Internacional e Desenvolvimento pela NYU, Rafael Parente é um educador e pesquisador que já trabalhou em vários lugares, incluindo Nova York. Mas para ele, nada se compara ao prazer de atuar à frente da Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais do Rio de Janeiro, declarando-se assim, mais carioca a cada dia.

 

 

Sonhador e otimista, teve a ousadia de transformar a ideia inicial do reforço digital na grande plataforma de aulas digitais Educopédia, cujo sucesso já ultrapassou nossos limites territoriais. A prova disso foi que só na última semana, o subsecretário esteve demonstrando a Educopédia na Finlândia (país onde há um dos melhores sistemas educacionais do mundo) e em Paris, onde a plataforma de aulas digitais recebeu o reconhecimento da Unesco. Além disso, atualmente como REA, a Educopedia é utilizada oficialmente por vários municípios brasileiros e, futuramente, será ampliada para o Ensino Médio através do Governo Estadual.

 

Hoje, no dia de seu aniversário, o Rioeduca não poderia deixar de prestar uma homenagem ao seu grande mentor! Admirador da grande “trendsetter” educacional, a Secretária de Educação Claudia Costin, e apreciador de novas tendências, logo percebeu que a rede gostava de interagir e de trocar ideias e experiências nas redes sociais. Foi a partir daí que percebeu a necessidade da criação do Portal Rioeduca e das contas de email para maior interação e integração de toda comunidade escolar.

 

Subsecretário Rafael Parente

 

A Equipe do Portal Rioeduca o parabeniza por seu aniversário, pelo conjunto de seu trabalho (que vai muito além da Educopédia e do Rioeduca) e agradece não só pela proposta de criação deste espaço de convivência, mas também pelo apoio integral, pela parceria, pela confiança e por manter a responsabilidade assumida para com a comunidade escolar via Portal Rioeduca através de suas próprias palavras: “aqui o educador carioca tem a oportunidade de divulgar seus trabalhos, trocar experiências e expor suas opiniões. De tal forma, essas informações alcançam qualquer usuário que as acesse, inclusive nossos alunos e os pais de nossos alunos. Além disso, estamos apostando no uso de várias redes sociais, como o Facebook, Orkut e Twitter, acreditando que podem ser veículos de informações úteis e confiáveis mas, sobretudo, como caminhos de interação entre todos os elementos da rede.”

 

E sua equipe, Rafael Parente, o que mais tem a dizer?

 

"Só com o coração conseguimos ver corretamente.
O essencial é invisível aos olhos". (Saint Exupêry)
...E é com os olhos do coração que você caminha, levando cada dia mais longe quem se deixa guiar pelas palavras de um sonhador.
Parabéns pelo deu dia!


Monica Souza (Coordenadora Pedagógica - Educopédia)

 

Você sabe o significado do nome Rafael? GRANDE POLÍTICO ATENIENSE.

Seu nome carrega características muito próximas da pessoa que vejo no dia a dia:

Pessoa charmosa, amável e expressiva, muito criativa e um tanto curiosa. Tem uma certa dificuldade na concentração e como gosta de compartilhar tudo com os outros é o tipo de pessoa que não consegue guardar suas idéias só para si. Sempre de bom astral, é daquelas que adora festa. Só tem um problema em enfeitar demais a realidade, exagerando na dose e não conseguindo controlar sua mania de falar.

Que você tenha tantas alegrias quantos anos de vida tiver!!! Saúde e Sorte!!!

(Lucy Ribeiro)

 

E você, o que tem  a dizer?

 

Professora Lilian Ferreira, Gerente do Portal Rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/06/2012

GEC Rivadávia Corrêa em Ação na Rio +20 - Pier Mauá

Tags: 1ªcre, projetos.


Dia 13 de junho, os alunos do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa apresentaram trabalhos e produções na FEMACT RIO +20 ( Feira de Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia do RIO+20). O objetivo é incentivar o jovem a se colocar no papel de protagonista diante dos presentes acontecimentos na área de meio ambiente, ciência e tecnologia.

 


 

Exposição 1: Passeios em Habitats Naturais do Rio de Janeiro (Professor Ricardo)

 

A exposição foi realizada com a produção que os alunos fizeram a partir de fotografias feitas no passeio coordenado pelo professor Ricardo. Os alunos foram ao Pão de Açúcar fazendo um trilha e de lá do alto fotografaram e desenharam a cidade. O resultado ficou muito bom e foi aprimorado com a ajuda da coordenadora Renata Ricoca.

 

 

 

Exposição 2: O Abapuru Carioca (Professora Janete Martins Bloise)

 

O Abapuru Carioca foi uma releitura da obra da Tarsila do Amaral. Segundo nos relatou a professora Janete,  Abapuru em tupi-guarani significa o homem que come.  “Conhecemos o movimento antropofágico na exposição do CCBB desse ano sobre a Tarsila e cada aluno do 7o. ano criou um "Homem que come ",  deglutindo a cultura carioca a seu modo. Surgiram meninos que comem música, meninas que comem livros, outros que comem a paisagem carioca, e ainda usamos o colorido de Homero Brito para dar esse tom bem brasileiro aos trabalhos. Usamos a técnica do desenho, colagem, scanner para juntar ou espelhar trabalhos.” contou a professora Janete.

 

 


 

Estes trabalhos foram expostos na mostra de escolas da Rio + 20 - Pier Mauá, e apresentado para um público interessado em nossa cultura.

 

 

Na exposição, os alunos também visitaram outros standes, experimentaram roupas de materiais recicláveis e tiraram muitas fotografias!  

 

Fonte: Arte na Escola Pública

Blog do GEC Experimental Rivadávia Corrêa

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/06/2012

Carta da Terra e Rio+20 no CIEP Manoel Maurício de Albuquerque

Tags: 5ªcre, rio+20, cartadaterra, meioambiente.

 

Desde 2011, o CIEP Manoel Maurício de Albuquerque vem criando
na sua comunidade escolar uma cultura voltada para a preservação do meio ambiente, adotando  a política dos 3 R: reduzir, reutilizar e reciclar,
usando entre outros meios a Carta da Terra.


 

O CIEP Manoel Maurício de Albuquerque está de parabéns, pois seus alunos estão sendo conscientizados da preservação do meio ambiente usando os 3R: reduzir, reutilizar e reciclar. Algumas ações tão simples estão sendo adotadas, como deixar de usar copos descartáveis, reaproveitar cartazes e outros materiais que possam ser utilizados novamente e incentivar a diminuição do consumo de água e do desperdício de comida, ratificando os objetivos do Projeto Político Pedagógico que está "centrado na cidadania e na formação de indivíduos pensantes e críticos".

 


Em 2012, o CIEP está trabalhando o subprojeto "Cidadão Sustentável",  ano em que completamos 20 anos do Eco-92, além de sediarmos mais uma vez um evento tão importante para o nosso Planeta: o "Rio+20" , na cidade do Rio de Janeiro. Pensando em sustentabilidade, o  5º ano está desenvolvendo um projeto sob a orientação da professora Andréa Mendonça, com objetivo de criar consciência ecológica voltado para a  "Rio+20". Eles criaram um vídeo que fala da Carta da Terra, tendo como narradores os próprios alunos. O objetivo é que esta consciência de preservação do meio ambiente ultrapasse os muros da escola, alastrando-se pela comunidade como um todo.

 


 


Paralelo ao trabalho da professora Andréa, a Coordenadora Pedagógica, professora Bianca, dinamizou uma oficina para as turmas de 5º ano, orientando a confecção de um porta-níquel feito com caixas de leite adquiridas no refeitório. Este material foi tão especial e original que serviu de presente para o dia das mães.

Os alunos gostaram tanto que estão pensando em outras oficinas usando materiais diversos.

 


 

 

 

A Carta da Terra

 


O NAIA (Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência) criou uma versão da Carta da Terra para crianças, elaborada com a intenção de "fazer germinar a idéia de que um outro mundo é possível e acreditando que as crianças continuam sendo a esperança de um mundo melhor".

 

A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo: respeitar a natureza, os direitos humanos, providenciar para que todos tenham o que necessitam para viver e empenhar-se para viver sempre em paz e harmonia.
Defende a idéia de sermos cidadãos do planeta, de nos importarmos com todo e qualquer ser vivo e com o presente e futuro da Terra. Evidencia que todos os povos da Terra são irmãos e compartilham a responsabilidade de preservar e melhorar o mundo em que vivemos.

 


Clique AQUI para conhecer


 

 


Veja o Mundo Através das Lentes da Carta da Terra

 


Este é o slogan da Carta da Terra Internacional, no lançamento da Campanha de Comunicação 2012_ Carta da Terra e Rio+20.


Convidamos você a usar e difundir este vídeo.


 

Esta campanha divulga a mensagem da Carta da Terra e está sendo executada em duas fases que começou em  abril e terminará em dezembro de 2012.

 

A comunidade mundial, na sua maioria, não conseguiu fazer jus às promessas feitas durante a Eco-92.

Hoje, 22/06/2012, último dia do Rio+20, representantes do mundo buscam soluções para os mesmos desafios de desenvolvimento sustentável ocorrido em 1992. Um dos principais focos deste encontro é a Economia Verde e, por esse motivo, esta campanha de comunicação está centrada principalmente na sua contribuição nesse sentido.

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD ou, como é mais conhecida, Rio+20) está terminando e sendo considerado o maior evento já realizado pelas Nações Unidas discutindo dois temas principais:

- uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;

- o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

 

O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes, relata a ONU no Brasil.

 

Sites de Pesquisa:


Carta da Terra

http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html

Earth Charter in Action

http://www.earthcharterinaction.org/invent/images/uploads/Carta%20da%20Terra.pdf

NAIA
www.naia-rs.org.br

ONU_Brasil

http://www.onu.org.br/rio20/temas/

Youtube

http://www.youtube.com/watch?v=gnsS-g9uSwA&feature=player_embedded

 

Parabéns aos alunos, professores, direção e toda comunidade escolar pelo envolvimento nesta campanha tão siginficativa de preservação do nosso Planeta Terra.

 

Visite o blog do CIEP Manoel Maurício de Albuquerque.

Acompanhe, comente, participe!
http://ciepmanoelmauriciodealbuquerque.blogspot.com.br/2012/05/carta-da-terra.html

 

Querm publicar um projeto ou uma atividade que fez a diferença na vida de seus alunos? 

Então, escreva para nós, clicando SOBRE NÓS

e contate o professor representante da sua CRE.

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

                               


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/06/2012

Exposição Meio Ambiente RIO + 20

Tags: 3ªcre, visitas, meioambiente.



 

 

Em um início de tarde de fim de outono, fui recebida na E. M. Pernambuco pela coordenadora Ana Cristina Corrêa que, atarefada, me apresentou à prof.ª Stella Maria Ferreira. Com ela, visitei a Exposição Meio Ambiente RIO +20 do primeiro turno.

 

 

Uma escola é como nossa Terra: viva. Sofre as mudanças de clima e precisa ser cuidada dia a dia para que possa render frutos e abrigar a todos de maneira sustentável. A responsabilidade é de todos porque todos sofreremos se ela não puder mais nos abrigar. Foi isso que eu vi nas paredes da escola: cuidado. Cuidado na apresentação dos trabalhos sobre sustentabilidade, aquecimento global, reciclagem e meio ambiente. As turmas colocaram nos corredores tudo que trabalharam sobre o assunto. Desde objetos e brinquedos confeccionados com material reciclado até um terrário aproveitando garrafas PET, aquilo que iria para o lixo foi olhado com carinho e recolocado em uso.

 

 

 

 

A prof.ª Stella Ferreira, que leciona Inglês para o primeiro segmento, me acompanhou diante de cada sala para que eu registrasse os trabalhos. O primeiro turno já havia se encerrado. Ela me contou do sucesso da apresentação de teatro, ocorrida no final do turno da manhã que se repetiria à tarde. Eram já muitos trabalhos de todas as turmas como vocês podem conferir no vídeo em destaque neste post. Em uma das paredes, me chamou a atenção a história ilustrada pela turma 1501. O texto é da professora de Artes Visuais Zuleica Castro Azevedo. A história da gotinha que tinha medo de cair no rio poluído, pois demoraria muito tempo para retornar a ser água potável, e que, com ajuda da coruja, descobre que as crianças podem ajudar na despoluição do rio. Esta história emociona pela esperança que transmite.


 

 

 

Retornei à escola no meio do segundo turno. Encontrei as turmas em movimento para apreciarem os trabalhos de todos. Dessa vez, os meus guias foram Thiago e Rayan da turma 1602. Com eles, visitei as salas de algumas turmas como a da professora Vera Alice, da turma 1302, que dedicou sua vida à escola e a considera seu segundo lar. As paredes já abarrotadas de trabalhos haviam sido renovadas com a produção do segundo turno. O cuidado continuava presente até mesmo na fala dos meninos. O desejo de ver tudo melhor estampava cada cartaz.

 

 

 

 

Então, chegou a hora do teatro. A peça O Sapo e o Rio foi encenada pelas professoras Zuleica e Tânia, da Sala de Leitura. É a história do sapinho que defende seu rio dos poluidores. Ele não quer que sua amada e seus amigos sofram com garrafas, sacolas plásticas e outros objetos. As crianças, que antes poluíam o rio, aprendem a separar o lixo para reciclagem. Logo depois as crianças deram show cantando a paródia Vamos Todos Reciclar.

 

 

 

 

Parabéns a toda a escola pela bela exposição de seus talentos e boa sorte neste novo momento! Em breve, o blog vai mostrar um pouco do que acontece por lá. Não percam o vídeo com os trabalhos expostos!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share