A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Quarta-feira, 20/06/2012

Viajando pelo Mundo da Leitura

Tags: 3ªcre, riodeleitores, blogsdeescolas.

 

 

Este portal se orgulha de divulgar os trabalhos da maior rede municipal de educação da América Latina. Mostrar à cidade trabalhos que, muitas vezes, ficam restritos aos muros da escola valoriza profissionais e alunos. Mas também nos orgulha ver outras mídias reconhecerem este valor. Acompanhemos o projeto Viajando pelo Mundo da Leitura.

 

 

A Escola Municipal Mário Augusto Teixeira de Freitas, da  3ª CRE, teve seu projeto registrado na reportagem Escola de Leitores, assinada por Cláudia Sanches, com fotos de Marcelo Ávila, da Revista Appai Educar, número 77.

 

O projeto Viajando pelo Mundo da Leitura tem como objetivo: “ levar as crianças ao universo dos livros de uma forma lúdica e incorporar a leitura a sua vida.” Cada dia da semana uma turma é subdividida em grupos menores que se revezam visitando a sala de leitura e a de informática. Segundo a professora Elizabete Rodrigues, da Sala de Leitura, este rodízio otimiza o trabalho permitindo aos alunos a pesquisa nos livros e a utilização da internet.

 

 

 

Alunos no primeiro momento: Visita à Sala de Leitura

 

 

 

Na sala de leitura, os livros são explorados através “ da leitura e contação de histórias. Assim, os alunos podem se divertir com desenhos, pinturas, e confeccionar seus próprios livros com auxílio dos professores.”

 

na Sala de Informática, o professor Rafael Bastos trabalha com a praticidade de jogos, quadrinhos e e desenhos e tarefas simples como cortar e colar para que os alunos possam ilustrar textos selecionados durante a visita à Sala de Leitura.

 

 

 

Segundo momento na Sala de Informática

 

 

 

O projeto já rendeu um sarau para a declamação de poesias da Arca de Noé, de Vinícius de Moraes e Cecília Meirelles. Além disso, a coordenadora Rosaura D' Ávila “ ressalta que a ideia é formar indivíduos que leiam com prazer e não por obrigação.” Para isso, cada sala de aula conta com uma caixa de livros variados para satisfazer todos os gostos e matar toda a sede de leitura dos alunos.

 

 

 

 

Para saber mais um pouco dos projetos, acompanhem a construção do blog da escola. O Projeto Político Pedagógico que inspirou esse subprojeto já está lá.

 

 

 

 

Fonte: Appai Educar 77/2012
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/06/2012

Vinhetas Rio +20

Tags: 6ªcre, artesvisuais.

 

Alunos da turma 1802, da E. M. Mário Piragibe, sob a orientação da professora Imaculada Conceição, produzem vinhetas sobre a Conferência Rio +20. Esta é uma atividade do curso Aulas Animadas, cujo desafio é a realização de uma dica cultural utilizando o vídeo como veículo de comunicação.

 

A E. M. Mário Piragibe integra o grupo das 250 Unidades Escolares do Projeto Cineclube nas Escolas. Os alunos da turma 1802, sob a orientação da prof.ª Imaculada Conceição, produziram vinhetas divulgando a Conferência Rio +20.

 

 

 

 

A vinheta foi utilizada como veículo de divulgação da Rio +20 por ser simples, de curta duração e dinâmica. A vinheta apresentada pelos alunos da turma 1802, da E. M. Mário Piragibe foi criada em vídeo, mas nada impede que seja utilizado outro veículo de comunicação.

 

Os alunos criaram duas vinhetas: Rio +20 - O Futuro que Queremos (I) e Rio +20 - O Futuro que Queremos (II). Elas tiveram como animadores os seguintes alunos:

* Christian Lima

* Dayane C. da Costa

* Carolina Fagundes

* Fernanda Monteiro

* Gabrielle Bonfin

* Igor A. Vieira

* Lilian Cristina

* Melissa Falcão

* Mikaelle Oliveira

* Patrick de Castro

* Raquel Cipriano

* Raquel Viegas

* Thainá Souza

 

A segunda vinheta, Rio +20 - O Futuro que Queremos (II), teve a participação especial da aluna Laísa de Oliveira, da turma 1702, que contribuiu com seus belíssimos desenhos.

 

As vinhetas foram produzidas com tanto profissionalismo e dedicação que foram escolhidas para fazer parte do site oficial da Conferência Rio +20. Vamos ver o trabalho que os alunos produziram? Trabalho digno de um profissional!

 

As vinhetas que veremos a seguir são vídeos em animação anunciando a Conferência Rio +20 na técnica stop-motin, captura fotográfica de imagens feitas com materiais diversos, quadro a quadro, dando a ilusão de movimento.

 

 

 

Vinheta produzida pelos alunos da E.M. Mário Piragibe e pela prof.ª Imaculada Conceição

 

 

 

 

Vinheta produzida pelos alunos da E. M. Mário Piragibe e pela prof.ª Imaculada Conceição

 

 

A produção destas vinhetas é uma atividade do curso Aulas Animadas, cujo desafio era a realização de uma dica cultural utilizando o vídeo como veículo de comunicação produzida por alunos. Este trabalho está em total  sintonia com as propostas das aulas de Artes Visuais da prof.ª  Imaculada Conceição para este ano, que envolve reflexões e criações sobre a importância da Conferência Rio +20, sustentabilidade e o futuro que nós queremos.

 

Parabéns aos alunos da E. M. Mário Piragibe e à professora Imaculada Conceição! É um orgulho tê-los em nossa CRE! Vocês contribuíram de forma significativa na divulgação deste evento tão importante para o planeta.

 

Você gostou do trabalho dos alunos da E. M. Mário Piragibe? Dá uma passadinha no blog da escola para ver outros trabalhos interessantes e criativos!

 

http://artemariopiragibe.blogspot.com.br/

 

 

Envie você também o seu  trabalho para ser divulgado no Portal Rioeduca! Este espaço só existe porque temos profissionais maravilhosos como você!

 

Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/06/2012

Aulão RIO+20 na E. M. Dr. Nelcy Noronha

Tags: 9ªcre, blogdeescolas, rio+20.

No dia 13 de junho, data oficial do início da Rio + 20, a E. M. Dr. Nelcy Noronha iniciou o dia de forma diferente: todos os professores, independentemente da disciplina iriam dar uma aula sobre este grande evento que está ocorrendo na cidade. A aula foi preparada pela professora de Ciências Carla e compartilhada por todos os professores da unidade.

 

 

 

 

Quem nos conta sobre esta experiência é a própria professora Carla que nos enviou um e-mail explicando a atividade tão bem elaborada e compartilhada entre os colegas da unidade e que teve uma valiosa contribuição para o entendimento de toda a comunidade escolar a respeito do importante evento que estamos vivendo no Rio de Janeiro – RIO +20.

 

 

Professora Carla

 

 

O Objetivo desta aula era fazer com que todos da escola soubessem o que é a Rio + 20: funcionários, professores e alunos. Ao passar pela secretaria da escola, uma funcionária me perguntou o que seria esse evento. Imediatamente, expliquei a ela e depois fiquei me questionando... Quantos da escola devem estar com a mesma dúvida?

 

 

 

 

 

Televisão, Redes Sociais, outdoors, rádios, enfim a cada canto estamos recebendo informações sobre a Rio + 20, mas será que também nossos alunos sabem realmente o que vai acontecer? Qual a sua importância para o planeta? Levei o questionamento para a sala querendo saber o porquê dessa reunião ser chamada de Rio + 20. "Ah, professora é por causa de uma coisa que já aconteceu....." Eu como professora não poderia deixar a escola inerte ao assunto.



 

 

 

 

Estava ansiosa para montar a aula com a mente fervilhando de ideias. Gosto de trabalhar com desafios e o fato de pensar em um aulão com todos os professores participando aumentava ainda mais minha adrenalina. Encontrei dificuldades na montagem da aula pois não sou expert na informática. Passei as dificuldades para os colegas por e-mail e de prontidão todos abraçaram a causa. A coletividade foi essencial para que o aulão realmente acontecesse da direção aos companheiros de equipe. Nossa como é bom ser Nelcy Noronha!

 

 

Equipe do primeiro turno

 

 

Equipe do segundo turno

 

 

Na aula, esclarecemos como tudo começou. A ONU, A Conferência de Estocolmo que consagrou o dia 5 de junho como o dia do Meio ambiente, A Eco-92 e os importantes acordos tratados como a Agenda-21, a Carta da Terra, As Convenções do Clima e da Biodiversidade e o Protocola de Kyoto.

 



 

 

Contamos com uma ajuda importante: o vídeo "A garota que calou o mundo". Foi impressionante ver os alunos de pé, se "esticando" para acompanhar o vídeo. Muitos me perguntaram por ela 20 anos após ter discursado na Eco-92 e ficaram boquiabertos em saber que ela continua atuando nas causas ambientais.

 

 

A garota que calou o mundo por 6 minutos - Eco 92

 

 

 

Um dos focos essenciais da aula era fazer o aluno compreender que a Rio + 20 não é responsabilidade somente dos governantes que se reunirão para discutir "como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para se viver sem deixar de progredir", mas deve contar também com nossa participação através de atitudes que minimizem o impacto na Terra objetivando as gerações futuras.

 

 

 

Ao final da aula, os alunos foram levados a refletir sobre as atitudes que deveriam tomar para que o nosso planeta pudesse progredir de forma sustentável. Através de figuras ou textos os alunos expressaram seus momentos de aprendizado adquiridos com o aulão.

 

 

Considero a avaliação da aula um sucesso! Professores, direção, alunos e funcionários integrados pelo mesmo objetivo: Saber sobre a Rio +20 e a sustentabilidade do planeta.

 


Surgiram muitos trabalhos expressivos de acordo com a aula dada. Todos eles foram colocados expostos na escola para que pudessem ser visualizados.

 


 

 

 

Nas redes sociais vieram alguns comentários:

Como é bom poder contar com profissionais que abraçam uma ideia educativa e fazem de tudo pra dar certo! Obrigada a todos vocês que promoveram um momento de aprendizado para toda a escola, não só para alunos, mas também aos funcionários que participaram efetivamente com nossa causa: Fazer a Rio + 20 ser compreendida.
O computador não funcionou, faltou adaptador, mas Karen e Cláudia estavam lá. Essa direção realmente faz tudo que os professores pedem, pedem não; nesse caso, mandam!
Essa é a escola que todos os alunos deveriam ter: profissionais competentes, unidos, amigos e "irmãos" 

 

 

Claudia Maria - É muito legal ver o trabalho rendendo frutos, vendo que valeu a pena. Hoje foi um dia muito legal. Ver os funcionários assistindo a aula dos professores, realmente interessados, foi muito bacana mesmo. Isso mostra que nem todo nosso esforço é em vão. Um beijo pra todos nós, guerreiros da senzala mais maravilhosa do mundo!!!!!! 

 

 

Alexandre Moraes Sant' Ana - Realmente, mais uma vez a escola mostrou que a união faz a diferença. Somos uma equipe perfeita. Um time que veste a camisa e não mede esforços para fazer acontecer. Nesses doze anos de município, tenho vivenciado cada etapa de nossa escola. É verdadeiramente esse lugar narrado pela professora e nossa amiga Carla. Nossos alunos devem se orgulhar de nosso comprometimento e dedicação. Mais uma vez quero ressaltar que nessa escola todos são comprometidos e vivem em harmonia. É a escola ideal para quem ama o que faz: a arte de educar.

 

 

Karen Patrícia Corrêa - E Eu..."Aqui", vezes sorrindo e agora chorando "um sorriso" que chega "doer" de tão profundo... Brotando bem dentro do coração! Amoooooooo Muito tudo Isso!

 

 

Fátima Alves - Hoje fiquei bastante emocionada vendo os funcionários assistindo à aula e o olhar dos alunos ao perceberem que a aula é "em rede" como disseram alguns. Queiramos ou não, fazemos a diferença na vida dos nossos alunos, mesmo que não percebam e na vida de nossos colegas e amigos. Tenho orgulho de ser Nelcy Noronha e agradeço a Deus o fato de estar trabalhando com vocês. Vamos agora nos preparar para a EXPO com o turbo na máxima potência. Alexandre, muito obrigada pela ajuda, acho que esqueci de agradecer. Bom final de semana! Bjks em todos.

 

 

Márcia Abreu - Agora, Carlinha, o que mais me alegra é saber que fazemos a diferença! Bjs

 

 

William Vieira - Fiquei na torcida e na certeza de que seria um dia inesquecível...parabéns para tod@s... Sem mais palavras...

 

 

A seguir todos terão a chance de ver o aulão (1) preparado pela professora Carla e algumas das imagens registradas (2) no dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

No blog da E. M. Dr. Nelcy Noronha encontraremos um registro deste evento onde poderemos ter acesso a mais informações e imagens, inclusive outras postagens relacionadas mostrando todo o envolvimento da escola com o evento do Rio +20. Acesse a imagem do blog:

 

 

 

 

 

Parabéns, professora Carla e toda equipe da E. M. Dr. Nelcy Noronha.  A família Rioeduca agradece  por vocês terem compartilhado conosco este momento de sucesso e por enriquecerem nossas páginas com um trabalho tão sério e importante para todos.

 

 

 

Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO, envie seu trabalho.

 

 

Representante do Rioeduca na 9ªCRE
Profª Márcia Cristina Alves


E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/06/2012

Rio+20 no Blog Estudando e Navegando

Tags: 7ªcre, rio+20, blogsdeeducadores.

 

A Rio+20 já começou e o tema do momento é a Sustentabilidade. O blog Estudando e Navegando mostra as atividades desenvolvidas sobre esse tema, pela turma 1401, na Escola Municipal Renato Leite, localizada em Jacarepaguá.

 

 

 


O blog Estudando e Navegando foi criado pela professora Raphaella Marques em 2010 e retrata as atividades desenvolvidas em sala de aula com seus alunos. Em 2012, a professora Raphaellla está regendo a turma 1401 e frequentemente compartilha no blog o trabalho desenvolvido pelos seus alunos na E. M. Renato Leite.

 


Segundo o blog, as atividades sobre esse tema tão importante começaram no dia 28 de maio com a leitura e explicação da coletânea de textos sobre sustentabilidade, a importância dos 3Rs e o Rio+20. Já no dia 29 de maio, compreendemos mais sobre a proposta através de diferentes vídeos .

 

No dia 30 de maio, foi realizada a produção textual do Primário Carioca sobre o tema Rio+20 e ao final da atividade, a professora compartilhou algumas produções para turma decidir quais seriam escolhidas para serem adaptadas para o twitter, pois neste dia, estava acontecendo uma campanha mundial no perfil @Riomais20.




 

A turma ganhou um perfil no Twitter @EMRL1401 e sob a orientação da professora, cada aluno que teve a produção escolhida, pode digitar em 140 caracteres uma trecho do que foi produzido. Foi um grande desafio, pois todos queriam participar, mas o mais importante foi a turma compreender que através da rede social eles poderiam ser participativos verdadeiramente.

 

O mais engraçado foi quando perguntaram quais serão as crianças que  participarão da cúpula do evento, uma vez que ficaram admirados com a menina que falou em 1992.

 

No último dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. E como o Rio de Janeiro está envolvido com o Rio+20, tivemos que colocar "a mão na massa" a favor da natureza.

 


  

 

Confira parte das produções dos alunos:

 

 

 

 

 

 

 

Os alunos ainda produziram cartazes em casa:

 

 

 

Clique na imagem abaixo, para conhecer o blog e ver sugestões de vídeos sobre a Rio+20 e muito mais:

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share