A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 10 resultados para o mês de 'Junho de 2013'

Segunda-feira, 03/06/2013

Promoção Cideb 2013 - SORTEADOS

 

 O Portal Rioeduca fecha parceria com o CIDEB 2013 e concede promoções para professores da rede SME/RJ

 

Conheça o CIDEB:

 

O PÚBLICO – O público do CIDEB é composto por professores do ensino infantil, fundamental, médio e superior, secretários municipais e estaduais dos estados brasileiros, gestores de escolas, instituições educacionais públicas e privadas, coordenadores pedagógicos, administradores, publicitários, presidentes de associações representativas, profissionais envolvidos com gestão escolar, educadores, pedagogos, psicólogos, acadêmicos das diversas áreas do saber, empresas ligadas direta ou indiretamente à educação, profissionais em geral e demais interessados nos temas do Congresso.

 

PALESTRANTES – O CIDEB contará com palestrantes internacionais que atuam em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, além de grandes conferencistas e renomados profissionais de Educação de todo o país, como o senador Cristovam Buarque, Pedro Demo, Hamilton Werneck, Thereza Firme, Max Haetinger, Soraia Romano, Rogério Moraes, Carlos Edmar Pereira, Gilberto Lacerda, José Daniel Moura, Fábio Fernandes, Humberto Zanetti, Arnaldo Niskier, Edileide Castro e Antônio Marival.

 

 

TEMA E CERTIFICAÇÃO – O conteúdo científico do congresso abordará a temática "Tecnologia Educacional: da tendência à realidade" e será apresentado no Náutico Praia Hotel & Convention Center, em Porto Seguro, Bahia. Durante todos os dias, a programação do congresso contará com diversas atividades acadêmicas, entre palestras, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos, entre outras. A programação também inclui visita à Feira Mundo Edu, Feira do Livro, apresentações culturais e outras atividades lúdicas que serão desenvolvidas durante o evento.

 

CIDADE SEDE – Porto Seguro, cidade anfitriã do CIDEB, espera mais de 2.500 participantes atraídos por vasto conhecimento. Mais que boas lembranças, os professores levam de volta o conhecimento adquirido e a troca de experiências, além de valores que levam ao crescimento pessoal e intelectual de cada profissional. A cidade de Porto Seguro foi escolhida como cidade-sede do congresso por ser berço do descobrimento do Brasil, devido a seus atrativos turísticos, e em função de sua infraestrutura e ampla rede hoteleira.

 

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A ESTRUTURA E LOCAL DO EVENTO

 

O Portal Rioeduca, em parceria com os organizadores do CIDEB 2013, sorteará dois pacotes (hospedagem com café da manhã + inscrição + transfer in/out) para o CIDEB 2013 aos professores da rede SME/RJ, que se inscreverem através o formulário inserido nesta postagem.

Observações Importantes: o transporte aéreo não está incluído na promoção, ficando a cargo do sorteado.

Somente poderão se inscrever aqueles que tiverem direito a recesso escolar no período do Congresso, não havendo para tal dispensa de ponto.

 

Além disso, todos que se inscreverem utilizando o email @rioeduca.net, receberão 10% de desconto na compra do lote vigente para o ingresso ao evento através do site do Cideb

 

 

Segundo sorteio gerado hoje através do site random.org, às 18 horas, estes são os professores contemplados:

 

Fausto David de Carvalho - 9ª CRE

Luciana Ribeiro Barros - 6ª CRE

 

LISTAGEM DE INSCRITOS

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 03/06/2013

Inscrições Abertas para a Formação de Tutores

Tags: escoladeformacaopaulofreire.

A Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire cria o Sistema de Tutoria direcionado aos Profissionais Docentes da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e abre inscrições para o Curso de Formação para Professores I.

 

 

 

 

 

A Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire, por intermédio da Gerência de Formação Continuada, em atendimento ao disposto do Decreto nº 35.674 de 30 de maio de 2012, nos art. 5º e 6º e na Resolução SME n°1196, de 2 de agosto de 2012, que, respectivamente, criou e regulamentou o Sistema de Tutoria.

O Sistema de Tutoria destina-se à orientação, acompanhamento e avaliação dos tutores previamente selecionados, que terão como atribuições: acompanhar, mediar, avaliar e apoiar as ações educativas dos professores de primeira matrícula na Rede Pública Municipal de Ensino.

O desenvolvimento do trabalho de tutor é um dos focos da Política Pública de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, que permitirá a médio e longo prazo resgatar o “sentido humano” da educação na criação de uma nova cultura escolar.


A formação e a atuação do tutor objetivam valorizar o exercício da profissão docente a partir de práticas inovadoras em oposição a práticas repetidoras.


Nossa compreensão indica que o tutor precisa dedicar uma atenção especial às dimensões pessoais, trabalhando a capacidade de relação e comunicação que define o trato pedagógico, valorizando o trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão.


A criação de uma nova cultura educacional deve estar marcada por um princípio de responsabilidade social, ou seja, acreditamos que o professor precisa compreender os propósitos da instituição escolar, integrar-se numa profissão, e aprender com os colegas mais experientes. Pois é no espaço da escola e no diálogo com o outro professor que se aprende a profissão.

 

REGULAMENTO


I – Público-alvo


Professores I, com carga horária de 16h, com uma matrícula, atuando como regente em 2013 e com o mínimo 10 anos de regência de turma na Rede Pública Municipal de Ensino. O professor participante do curso deverá ter disponibilidade de horário para atuar como Professor Tutor no 2º semestre de 2013.


II – Carga Horária do Tutor:


Professor I – 4h, por tutorando, cumpridas em um dia da semana, totalizando, no máximo, 16h semanais de acordo com o número de tutorandos: no mínimo 2 e no máximo 3 assim distribuídos:

  • Carga horária: mínimo de 8 horas;
  • N° de tutorandos: 2;
  • Atividades: presenciais em sala de aula com os tutorandos.

  • Carga horária: máximo de 12 horas;
  • N° de tutorandos: 3;
  • Atividades: presenciais em sala de aula com os tutorandos.

  • Carga horária: 4 horas obrigatórias;
  • N° de tutorandos:  2 ou 3;
  • Atividades: planejamento e estudo realizadas na escola de lotação do professor, na Coordenadoria Regional de Educação e /ou na escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, E/EPF.

 


III – Da Inscrição:


O candidato deverá apresentar na E/SUBE/CRE de lotação no período de 3 a 19 de junho de 2013:

  • ficha de inscrição preenchida e assinada;
  • termo de compromisso preenchido e assinado;
  • comprovação de, no mínimo, 10 (dez) anos de regência de turma na Rede Pública Municipal de Ensino;
  • declaração da(s) escola(s) de lotação constando o desempenho das turmas em que atuou nos anos de 2010, 2011 e 2012, na matrícula.


Os Professores I que concluíram o curso de Formação de Tutores em 2012 estão habilitados a atuar e poderão, caso haja interesse, participar do curso de Formação 2013. Esses deverão se inscrever na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire pelos telefones 2213-3038 ou 2253-1052.

 


IV – Da seleção:


Ficará sob responsabilidade da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire a análise da documentação e a seleção dos professores candidatos a tutor.

 


V – Do curso:


O curso para habilitação no Sistema de Tutoria 2º semestre 2013 será realizado nos meses de junho e julho na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, avenida Presidente Vargas, nº 1314, Centro.


O curso, com carga horária de 15h, será realizado nos dias 29 de junho, 6 e 13 de julho, aos sábados, no horário das 8h às 13h, com pagamento de encargos especiais aos cursistas.


Após a conclusão do curso, o professor participante estará habilitado a participar do Sistema de Tutoria para Professores I, ingressantes na Rede Pública Municipal de Ensino, independente da área de conhecimento em que é regente.


OBS.: É imprescindível que o professor candidato a tutor esteja ciente do disposto no art. 5º e 6º do Decreto Nº 35.674, de 30 de maio de 2012 e na Resolução SME Nº 1196, de 2 de agosto de 2012, que regulamenta o Sistema de Tutoria direcionado aos profissionais docentes.


 

 

Para realizar a sua inscrição, acesse:

 

CIRCULAR 003

ORIENTAÇÕES PROFESSOR I

FICHA DE INSCRIÇÃO

TERMO DE COMPROMISSO

 

 

                               


   
           



Yammer Share