A A A C
email
Retornando 16 resultados para o mês de 'Junho de 2014'

Quarta-feira, 18/06/2014

A Jornada Pedagógica de Educação Infantil na 8ª CRE

Tags: 8ªcre, jornadapedagogica, edi.

 

Na Escola Municipal Pedro Moacyr, da 8ª CRE, a Jornada Pedagógica da Educação Infantil foi um momento de reflexão e formação para todos os profissionais, onde ocorreram muitas aprendizagens, estudos, trocas de experiências e novidades.

 

A MultiRio em parceria com a Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação trouxeram a esta Jornada discussões mais atualizadas envolvendo a primeira infância.

 

Teoria e Prática unidas para que o fazer pedagógico alcance a dimensão esperada por todos os envolvidos: gestores, professores, educadores, aluno e seus responsáveis.

 

Integrando vida e arte, a Jornada foi intitulada: "Educação Infantil: O Pedagógico de Tudo e de Todos.".

 

 

Segundo a Professora Branca Azaleia Lima do EI 14: "A Jornada deste ano foi bem interessante, mais contextualizada com a realidade pedagógica do nosso dia a dia."

 

Nesta Jornada ocorreram rodas de conversa em torno de produções cinematográficas que remeteram os profissionais e todos os envolvidos a infância, em diferentes tempos históricos e disposições especiais.

 

 

 No 1º Momento aconteceu a sessão de cinema com vários filmes: "Como Estrelas na Terra", Cuerdas, Pequenas Flores Vermelhas e etc. Filmes elogiados.

 

No 2º Momento os professores envolvidos assistiram a um vídeo onde acontecia uma Roda de Conversa entre Especialistas e Profissionais da Rede sobre o filme assistido e o tema proposto.

 

No 3º Momento ocorreram propostas diversas realizadas pela mediadora e Coordenadora Pedagógica Fátima Sanches.

 

 

Segundo a Coordenadora Pedagógica Fátima Sanches: "A Jornada foi um sucesso!"

 

 

A Diretora Elaine Santos, a Diretora Adjunta Genair e a Coordenadora Pedagógica Fátima Sanches deram o apoio necessário para que a V Jornada de Educação Infantil na Escola Municipal Pedro Moacyr fosse um sucesso.

 


Texto da profª Helena Lima da Silva (by helenadetroia)


"As vezes, mal se imagina o que pode passar a representar na vida de um aluno um simples gesto do professor."

(FREIRE, 2001, p.9).
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/06/2014

Informativo Multírio - 16 de junho

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade de Leitores destaca a produção artística e cultural de Pernambuco

O programa fala sobre um dos maiores centros de produção cultural do Nordeste. Leila Richers recebe Clarissa Diniz, curadora da exposição Pernambuco Experimental, apresentada no Museu de Arte do Rio (MAR), e o atual presidente da Academia Brasileira de Letras, Geraldo Holanda Cavalcanti. A exposição apresenta a produção artística e cultural no estado desde o início do século XX, quando houve a reforma portuária, até o início dos anos 1980. A curadora destaca as investigações artísticas que romperam fronteira de linguagens e regionalismos no estado. Já o diplomata, poeta, escritor e tradutor pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti fala sobre seu livro de memórias As Desventuras da Graça e seu livro de contos Encontro em Ouro Preto, que surpreendem com a presença do sobrenatural e do inexplicável. Cidade de Leitores vai ao ar às 20h30, na quarta-feira (18), no canal 26 da NET e às 9h30, na quinta-feira (19), na BandRio.

 

Conceito & Ação: o que é ter sucesso?

Ser bem-sucedido profissionalmente ou estar realizado na vida pessoal? Ou as duas coisas? O programa discute, nesta sexta-feira (20), como é conciliar as expectativas sociais com as vontades individuais, e por que ainda é difícil aceitar que é possível estar realizado com pouco. A entrevistada é a psicóloga Maria Tereza Maldonado, que também fala do papel da família nas escolhas profissionais dos jovens. Conceito & Ação promove a reflexão sobre as principais questões da Educação e assuntos relacionados, sob a ótica do desenvolvimento humano. Com apresentação de Cristina Amaral, o programa vai ao ar na sexta-feira (20), às 20h30, no canal 26 da NET.

 

Atitude Consciente trata de altas habilidades

O programa fala sobre alunos com talento acima da média e que têm dificuldade para viver em sociedade. A apresentadora Lúcia Leme recebe a professora Regina Marques, mestre em Educação Física e especialista em altas habilidades do Instituto Municipal Helena Antipoff, para falar sobre a inadequação social e o desafio de incluir alunos superdotados. O programa aborda a falta de maturidade do aluno quando ele é adiantado uma ou mais séries e o que acontece quando a alta habilidade não é devidamente reconhecida e estimulada. Questões como se esse tipo de talento acima da média é direcionado a uma área específica de conhecimento e se o aluno pode ter baixo rendimento escolar por ficar entediado em sala de aula também estão em debate. Atitude Consciente vai ao ar na quinta-feira (19), às 9h, 13h, 17h e 21h, na Web Rádio (multirio.rj.gov.br/webradio).

 

Programação na Band durante a Copa

De 12 de junho a 13 de julho, as séries da MultiRio vão ao ar na TV aberta em novo horário, por conta da exibição dos jogos da Copa do Mundo. A programação passa a ser exibida de 9h30 a 10h30 na BandRio, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as produções continuam no horário de 9h às 10h.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/06/2014

A Jornada Pedagógica de Educação Infantil na 7ª CRE

Tags: 7ªcre, jornadapedagogica.

 

A Jornada Pedagógica de Educação Infantil aconteceu no período de 5 a 10 de junho e constituiu-se em relevante ferramenta de reflexão e formação para todos os profissionais envolvidos com a educação integral à criança de seis meses a cinco anos e onze meses.

 

 

 

Com o propósito de integrar a vida e a arte, a jornada de 2014 teve como tema: O Pedagógico de Tudo e de Todos, propondo rodas de conversa entre acadêmicos e profissionais da Rede em torno de produções cinematográficas que nos remetam a infância, em diferentes tempos históricos e disposições espaciais.

 

 

 

 

O CIEP João Batista dos Santos, como escola Polo, recebeu a E.M. Frederico Eyer e as creches conveniadas: Semente de Amor, São Francisco, Emelien Lacay, Nova Esperança e a Supervisora da 7ª CRE, Eliane da Paixão.

 

 

 

 

 

 

Parabéns a todos os profissionais que participaram dos encontros!

 


Imagens e texto da profª Lucimere, enviado pela profª Roberta Vitagliano – 7ª CRE
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 12/06/2014

Copa do Mundo 2014 no CIEP Yuri Gagarin

Tags: 4ªcre, .

 

A nação brasileira tem paixão pelo futebol, assim como nossos alunos. E em ano de Copa do Mundo no Brasil, a equipe escolar do CIEP Yuri Gagarin da 4ª CRE, aproveitou para desenvolver o projeto "COPA DO MUNDO 2014".




Com o objetivo de proporcionar novas aprendizagens aos alunos por meio de um trabalho interdisciplinar e contextualizado, foram desenvolvidas diferentes atividades com as turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Especial. Os alunos puderam construir e ampliar seus conhecimentos, percebendo que a Copa do Mundo vai muito além da bola rolando nos gramados, e possibilitando a eles condições para que se apropriassem dos diversos aspectos culturais, sociais, éticos, históricos, geográficos e políticos contidos neste evento.

 



Entretanto, o clímax do projeto pedagógico foi a produção de cartas para a Seleção Brasileira com palavras de ânimo, coragem e força. Esta atividade se iniciou nas turmas do 3° ano, devido à proposta da avaliação de Produção de Texto do 2° Bimestre. Mas, em pouco tempo, já tinha envolvido todas as turmas da escola.

 



Porém, o objetivo dessas cartas não era apenas desenvolver um trabalho com o gênero textual. As professoras queriam que as mensagens de seus alunos chegassem até os jogadores. E com o recurso tecnológico das redes sociais, encontraram a Equipe Fim de Jogo que abraçou a ideia e ajudou a tornar este sonho em realidade.


http://www.fimdejogo.com.br/blog/2014/06/03/fim-de-jogo-abraca-nova-missao/


Hoje, com a parceria do Blog Fim de Jogo, as 123 cartas dos alunos do CIEP Yuri Gagarin já chegaram às mãos do técnico Luíz Felipe Scolari. Agora, toda a comunidade escolar aguarda um retorno da leitura destas mensagens com grande expectativa e emoção.

 

Equipe Gestora e de Professores do CIEP Yuri Gagarin

 


Texto da professora Thuanny que atua no 3º ano e turma de Aceleração.
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share