A A A C
email
Retornando 16 resultados para o mês de 'Junho de 2014'

Quarta-feira, 11/06/2014

O CIEP Profª Célia Martins Menna Barreto Entrou Em Campo!

Tags: 8ªcre, projeto.

 

O CIEP Profª Célia Martins Menna Barreto, da 8ª CRE entrou em campo e vem nos contar como vem desenvolvendo seu projeto.



A Unidade Escolar localizada no Bairro de Bangu é a Escola de Chuteiras!


Trabalhando o projeto pedagógico de 2014 "Uma fantástica viagem! Viajando..." foi invadido pelas cores verde, amarela, azul e branco.



O Projeto proporciona aos alunos e a comunidade escolar o reconhecimento de outras culturas através do evento Copa do Mundo 2014, que será realizado no Brasil, favorecendo os alunos à inserção no mundo globalizado.


A valorização nacional utiliza diferentes leituras e atividades, o conhecimento da riqueza cultural que o nosso país possui, além da diversidade de elementos em suas regiões.



Incentivando sempre a educação para o desenvolvimento sustentável, utilizando o estudo dos quatro elementos da natureza, para conscientização quanto à conservação, reaproveitamento e transformação como prática da cidadania.



A cultura da paz, princípios, educação, valores e direitos humanos direcionados à ampliação da consciência dos direitos e deveres a qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive, são trabalhados diariamente durante o ano.


Ione Rezende Professora da Sala de Leitura: - "As atividades foram feitas com muita dedicação e contextualização, e as crianças curtiram e aprenderam muito!”



O trabalho desenvolvido abrangeu toda Unidade Escolar, com o apoio da Diretora Christine Rita Esteves Saisse, as Diretoras Adjuntas Leila Severino e Vanessa Mesquita, Coordenadora Pedagógica Flávia Perdomo e a Professora da Sala de Leitura Ione Rezende.

 

 

Texto enviado pela professora Helena Lima da Silva (by helenadetroia)
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/06/2014

Alimentar o Mundo Sem Destruir a Natureza

Tags: 2ªcre, concurso.

 

A Professora Vera Nácia Duarte Franco e sua turma 1401, da E. M. Gal. Humberto de Souza Mello na 2ª CRE, foram os vencedores do Concurso Cultural: “Meio Ambiente e Sustentabilidade na Educopédia” promovido pelo nosso Portal no mês de maio.

 

A professora nos enviou a descrição do seu projeto “Alimentar o Mundo Sem Destruir a Natureza” em que cita que as aulas utilizadas na Educopédia foram:


Aula 1 - Sustentabilidade, o que é?

Aula 9 – A gente não quer só comida

Aula 10 – A gente quer comer e ser sustentável

 


O projeto teve como objetivos:

- Compreender o conceito de sustentabilidade;

- Pesquisar sobre a destinação dada ao lixo orgânico em nossa escola;

- Identificar os aspectos socioambientais do consumismo;

- Relacionar a poluição urbana com o descarte incorreto dos resíduos;

- Refletir sobre a importância da agricultura sustentável;

- Diferenciar alimentos orgânicos e transgênicos

- Construir uma composteira e uma horta de alimentos orgânicos.

 

Ela utilizou os seguintes conteúdos:

- Conceito de sustentabilidade;

- Lixo orgânico;

- Consumismo;

- Poluição urbana;

- Agricultura sustentável;

- Alimento orgânico e transgênico.

 

A professora Vera programou seu trabalho para 5 aulas e usou além das aulas da Educopédia e alguns vídeos disponíveis, também na Educopédia, sobre “Consumismo”, “Poluição urbana”, “Programa cidades sustentáveis”, “Agricultura sustentável”, “Agricultura brasileira”, “Agropecuária sustentável”, “Alimentos orgânicos e transgênicos”, “Desperdício de comida”, materiais como: Terra, húmus, caixotes, sementes, mudas, matéria orgânica (cascas de frutas, legumes e ovos, pó de café, coador de papel, etc.) e lixeiras.

 

O desenvolvimento do seu trabalho se deu em 5 etapas, que ela nos descreve a seguir:

1ª etapa

Apresentar o conceito de sustentabilidade através da aula número 1 da Educopédia, Sustentabilidade, o que é?
Debate, leitura e interpretação das charges sobre o assunto.
Reflexão sobre o que podemos fazer para contribuir com práticas mais sustentáveis.
Construção de uma história em quadrinhos.

2ª etapa

Assistir a aula número 9 da Educopédia: “A gente não quer só comida”
Fazer uma pesquisa (entrevista) em nossa escola para saber qual o destino dado ao lixo orgânico.
As crianças deverão planejar a construção de uma composteira com a participação das merendeiras e dos responsáveis.
Discussão sobre os resultados da pesquisa, inclusive a observação do desperdício de alimentos pelos alunos.
Produção de um texto sobre o tema e de cartazes para fazer uma campanha sobre o desperdício e a fome no mundo.

3ª etapa

Pesquisa e analise dos hábitos pessoais e familiares de descarte dos resíduos sólidos.
Debate sobre os impactos desse descarte no meio ambiente e consequente poluição urbana.
Construção de mural sobre o tema.
Reutilização de embalagens para serem usadas como sementeira.

4ª etapa

Assistir a aula número 10 da Educopédia: “A gente quer comer e ser sustentável”.
Refletir sobre a importância da agricultura sustentável e o cultivo de alimentos orgânicos para a nossa saúde e do Planeta.
Distribuição das tarefas para a próxima etapa.

5ª etapa

Culminância: construção de uma composteira e de uma horta.
Campanha: “Se desperdiçar pode faltar” (refeitório).

 

 

A avaliação dos alunos neste projeto foi através da análise do desenvolvimento dos mesmos durante o processo. A participação nas discussões coletivas, na leitura das charges, assim como seu envolvimento individual e produções textuais.

 

 

As aulas da Educopédia sobre Sustentabilidade foram adaptadas pela professora para atender aos objetivos propostos para a turma 1401. Os vídeos escolhidos e as atividades desenvolvidas geraram grande interesse individual e coletivo. As crianças tiveram um espaço privilegiado para reflexão sobre o tema e demonstraram compreensão dos conceitos abordados bem como participaram ativamente da construção da composteira e da horta, onde aproveitamos o interesse dos alunos para introduzir outros assuntos pertinentes, como decomposição, cadeia alimentar, fotossíntese e germinação.

 

Texto adaptado da professora Vera Nácia.

 

 

Parabéns professora Vera Nácia, pelo excelente trabalho desenvolvido.

 


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/06/2014

Informativo Multírio - 10 de junho

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Futebol é o tema da estreia da nova temporada de Cidade de Leitores

Na véspera do início da Copa do Mundo, Cidade de Leitores abre espaço para a paixão nacional, rememorando lances históricos e a literatura e a dramaturgia dedicada ao tema. Os convidados são Sérgio Rodrigues, ficcionista, crítico literário e jornalista, autor do romance O Drible, sucesso de público e crítica, e elogiado pelo craque e cronista esportivo Tostão; e Henrique Tavares, autor e diretor de teatro, que escreveu À Sombra das Chuteiras Imortais, adaptação para o palco de conto e crônicas esportivas de Nelson Rodrigues. Em Cidade de Leitores, a literatura, as expressões artísticas, os autores e suas obras estão em destaque, a favor do diálogo entre as diversas linguagens. Com apresentação de Leila Richers, o programa, que está com uma edição mais ágil e dinâmica, vai ao ar na quarta-feira (11), às 20h30, no canal 26 da NET. Na quinta-feira (12), é transmitido às 9h30, na BandRio.

 

Histórias de Futebol conta a trajetória do esporte no Brasil

Nesta quinta-feira (12), dia da abertura da Copa do Mundo, as origens, algumas curiosidades e outros temas ligados à paixão nacional entram em campo na nova série exibida pela MultiRio. Em cinco episódios, com 15 minutos cada, Histórias de Futebol destaca também jogadores importantes, o estádio do Maracanã, conhecido em todo o mundo, e os times mais tradicionais do Rio. A produção traz trechos de entrevistas com convidados que falam de assuntos ligados ao futebol. Cada episódio dá ênfase a um tema. Na estreia, a série aborda os primórdios do futebol e seu desenvolvimento como esporte. Histórias do Futebol vai ao ar na quinta-feira (12), às 20h15, no canal 26 da NET.

 

Galera Yottabyte destaca a importância do espírito esportivo

As personagens Fran e Pri apostam uma corrida para ver quem chega em casa primeiro depois de uma aula cansativa de Educação Física. Um banho revigorante seria a coroa de louros para a vencedora. Durante a corrida, elas conversam sobre os esportes dos Jogos Olímpicos e acabam por reviver significados importantes do verdadeiro espírito esportivo. A competição dos gregos em homenagem aos deuses e a Medalha Pierre de Coubertin, que é dada aos atletas que demonstram o verdadeiro espírito olímpico durante esta competição, são alguns dos temas discutidos. Galera Yottabyte é uma série radiodramatúrgica que aborda matérias curriculares do 6º ao 9º ano e une curiosidades sobre cultura, cidadania e comportamento. O programa vai ao ar na quarta-feira (11), às 11h30, 15h30 e 19h30, na Web Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio).

 

Programação na Band durante a Copa

De 12 de junho a 13 de julho, as séries da MultiRio vão ao ar na TV aberta em novo horário, por conta da exibição dos jogos da Copa do Mundo. A programação passa a ser exibida de 9h30 a 10h30 na BandRio, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as produções continuam no horário de 9h às 10h.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no 
Twitter Portal 
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/06/2014

Convite - 196 anos do Museu Nacional

Tags: museu, .

 

 

Prezados,

Vimos por meio desta convidar as escolas do estado do Rio de Janeiro, para as comemorações pelos 196 anos do Museu Nacional/UFRJ, que ocorrerão nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2014, das 10 às 16h, com entrada franca.

Serão oferecidas oficinas no Museu Nacional/UFRJ, visando a troca de conhecimentos e a difusão dos saberes científico, histórico e cultural. Sem fugir às habituais características de interatividade, a idéia é podermos despertar a reflexão sobre o trabalho dos cientistas brasileiros e de que forma suas pesquisas são fundamentais para o desenvolvimento do país, demonstrando que a ciência não está tão distante e inacessível e, sim, que ela permeia o nosso dia-a-dia. Este evento pretende despertar nesta e nas futuras gerações um incentivo para a compreensão de que as ciências são importantes instrumentos de transformação.

Assim sendo, para facilitar a organização do evento e melhor atender as escolas, reservamos o dia 1 DE AGOSTO para a participação desse público específico. Para tanto, faz-se necessário que a escola interessada agende sua visita preenchendo o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE ESCOLAS e enviando para eventos@mn.ufrj.br até o dia 23 DE JULHO.



As vagas são limitadas!


Qualquer dúvida ligue para 3938-6906 /6916.

 

Seção de Eventos do Museu Nacional/UFRJ


eventos@mn.ufrj.br


www.museunacional.ufrj.br


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share