A A A C
email
Retornando 16 resultados para o mês de 'Junho de 2014'

Sexta-feira, 06/06/2014

Projeto Copinha Helton

Tags: 9ªcre, .

 

A E. M. Professor Helton Álvares Veloso de Castro desenvolveu, no 2° Bimestre, o projeto didático “Copinha Helton”. O Futebol é uma das práticas culturais(esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrínseca de significações.

 

 

Por ser uma das maiores paixões do povo brasileiro, o futebol merece lugar de destaque no desenvolvimento de atividades interdisciplinares que levem à reflexão, à contemplação do dia a dia dentro dos acontecimentos, articulando conceitos e definições de conteúdos, de forma prazerosa e lúdica.

 

 

Dado o momento atual em que todas as atenções estão voltadas para a Copa do Mundo de Futebol, mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área social, intelectual, política e cultural, visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.


Assim, devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecendo e procurando saber um pouco mais sobre a cultura de outros países, envolvendo os temas transversais: Pluralidade Cultural,Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo .

 

Algumas atividades desenvolvidas pelas turmas

 


 

A diretora Lídia apresentando à comunidade escolar o objetivo geral do projeto: Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais , valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade, a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento nas atividades desenvolvidas

 

Diretoras Lídia Pedro, Sônia Mello e parte dos professores da unidade escolar assistindo às apresentações dos alunos.

 

 Apresentação cultural de Hip-Hop com alunos e ex-alunos.

 

Grupo de dança da escola apresentando a coreografia da Mostra de Dança de 2013.

 

Momentos solenes: Hino Nacional e juramento do esportista.

 

Apresentação da Música da Copa com o EI

 

Cada turma, durante o 2° bimestre, fez uma extensa e profunda pesquisa sobre alguns países participantes da Copa. Essa proposta de trabalho teve como objetivos:

• Reconhecer a importância da história de nosso país envolvido no evento;
• Conhecer a história das Copas;
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
• Analisar o interesse econômico de cada país envolvido;
• Compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada;
• Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;
• Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada país envolvido no evento;
• Repudiar a discriminação baseada em diferença de etnia, religião, classe social, nacionalidade e sexo;

 

1º Ano

 

2º Ano

 

3º Ano

 

5º Ano

 

Projeto Aceleração I

 

 

 Confira aqui a proposta de trabalho apresentada pelo projeto em cada disciplina.

 

 

 

Parabenizamos a Equipe da E.M Helton Álvares Veloso de Castro, por proporcionar aos alunos a vivência do cotidiano na escola, através de atividades relacionadas ao tema em voga “Copa do Mundo”, de forma interdisciplinar e dinâmica, sem deixar de lado o desenvolvimento de valores humanos.

 

 


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 06/06/2014

Informativo Multírio - 06 de maio

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Estreia a série ColetivaMente na MultiRio

Nesta quinta-feira (5), o primeiro programa fala sobre a ligação da professora e líder comunitária Anna Marcondes Faria com a escolarização no Morro dos Macacos, história que já dura 40 anos. Atualmente, dona Anna é presidente do Centro Cultural Lídia Santos, o Ceaca Vila. Lá, são oferecidos reforço escolar, atividades culturais e profissionalizantes, ou seja, contribuições para mudar o destino de crianças e jovens da comunidade em risco social. ColetivaMente destaca projetos desenvolvidos por escolas e instituições da sociedade civil que estimulam a cidadania e promovem transformações sociais. O primeiro programa da série de nove episódios, com 15 minutos cada, vai ao ar na quinta-feira (5), às 20h, no canal 26 da NET.

 

A filosofia como instrumento valioso na formação das crianças

Nesta sexta-feira (6), Conceito & Ação destaca a importância do contato com a filosofia desde a infância e como utilizar a curiosidade natural das crianças em prol do desenvolvimento pedagógico. O entrevistado é o professor de filosofia da UERJ, Walter Omar Kohan. O programa mostra trechos da produção inglesa O que me faz ser eu?, exibida pela MultiRio, e que aborda conceitos filosóficos a partir de situações do dia a dia. Conceito & Ação aborda a filosofia como uma forma para que o aprendizado nos primeiros anos de vida vá além de apenas decorar conteúdos e ensine o jovem a pensar.
Com apresentação de Cristina Amaral, o programa vai ao ar às 20h, no canal 26 da NET.

 

E mais:

Não perca as novidades do Portal MultiRio! No artigo desta semana, a educadora Andrea Ramal fala sobre o senso de justiça no universo infantil. Em destaque: o tema Altas Habilidades/Superdotação e as ações da Secretaria Municipal de Educação. Saiba, também, sobre a história de Barra de Guaratiba. Ainda: acesse um Portal multimídia que desperta o amor pela música clássica. E na série de curiosidades sobre os países da Copa, descubra onde se localiza a caverna mais colorida do mundo e em qual nação celebra-se o Ano Novo duas vezes por ano.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no 
Twitter Portal 
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 04/06/2014

Projeto Pintando o Sete com as Cores da Copa

Tags: 6ªcre, edi.

Tendo em vista a Copa do Mundo 2014 ser sediada no Brasil, a C. M. Zilka Salaberry, da 6ª CRE, aproveitou o momento para desenvolver um trabalho coletivo que tem como instrumento a união de diversos povos e suas respectivas culturas.

 

A Copa do Mundo que está sendo trabalhada neste projeto, traz como tema gerador de atividades físicas e pluralidade cultural, o envolvimento de diversos países que participarão do evento despertando dessa forma o interesse e a curiosidade de toda a comunidade escolar que estará focada na torcida pelo Brasil.

 


Este projeto visa trabalhar a diversidade das cores e da cultura dos povos determinando a representatividade de cada país num contexto globalizado e tem como objetivo:

- Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
- Identificar as principais características de cada país: dança, música, comidas e roupas;
- Conhecer a história das copas;
- Identificar as cores das bandeiras;
- Observar a criação de uma cor através de misturas;
- Estabelecer relação numérica;
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam correr e movimentar-se;
- Trabalhar a importância dos jogos como um instrumento da PAZ;
- Trabalhar o respeito às regras como meio utilizado para convivência harmoniosa entre as pessoas.

 

O projeto teve seu desenvolvimento partindo da premissa da globalização e de que cada povo tem sua própria cultura, as atividades serão dirigidas no sentido de ensinar o respeito, a afetividade, a receptividade, o conhecimento das diversas culturas dos povos bem como a apreciação. Cada turma representará um país participativo da copa mundial ficando responsável em pesquisar por meio de jornais, revistas e das diferentes mídias, a bandeira daquele país, as cores que o representam, assim como o modo de vida da população, seus hábitos culturais, costumes, tipo de habitação, de vestuário, de alimentação, pontos turísticos, a Língua falada, músicas, etc.

 


Teremos como atividades:

- CORES: trabalhar as cores das bandeiras;
- REGRAS: respeito às regras e aceitação da derrota;
- TEMPO: duração das partidas de futebol, período da copa (dia, mês e ano);
- ESPAÇO: locais aonde serão realizadas as partidas;
- QUANTIDADE: número de jogadores, de times etc.
- SAÚDE: alimentação saudável para um bom condicionamento físico e mental;
- Significado das palavras: bi, tri, tetra, hexa-campeção;
- Análise do placar dos jogos;
- Trabalhar o espírito patriótico e de cidadania;
- Confeccionar a bandeira do Brasil e do país que está trabalhando;
- Pesquisa em jornais, revistas e internet sobre notícias da Copa;
- Produção de textos – histórias, notícias da copa, utilização de objetos e personagens (bola, meias, bonecos);
- Visualização dos nomes dos países;
- Movimento retilíneo, curvas fechadas e abertas;
- Dramatizações;
- Campeonatos de futebol.

 

 

O Projeto foi elaborado pelas Professoras Vânia Cristina C. Pinto e Cátia Cristina B. Gomes.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 03/06/2014

Educopédia: Parcerias de Sucesso

Tags: 1ªcre, educopedia.

 

 

No início dos meus trabalhos como Embaixadora da Educopédia, percebi o enorme desafio de motivar e estimular professores e alunos a utilizarem os recursos tecnológicos em sala de aula. E, como qualquer mudança, esta não aconteceu de uma hora para a outra e vários fatores contribuíram para que desistíssemos, mas a força de vontade e o desejo de fazer a diferença ultrapassam qualquer obstáculo.


Aos poucos, fui ganhando a confiança dos meus colegas professores bem como a atenção e curiosidade dos alunos em descobrir como as aulas podem ficar mais dinâmicas e interessantes quando se integra tecnologia à educação. E, em um incansável esforço para que a escola abraçasse a ideia, parcerias foram essenciais para que o objetivo fosse alcançado.




A partir do interesse dos docentes em conhecer a Educopédia, que é a plataforma colaborativa de aulas digitais e seus recursos, pude realizar um trabalho que cresceu e tomou dimensões de um verdadeiro trabalho em equipe. E, os professores passaram a planejar suas aulas incorporando as ferramentas que a plataforma disponibiliza, tais como: Educoteca, Máquina de publicar, Asas de papel, entre outras. Do outro lado, os alunos descobriram que as aulas podem se tornar mais interessantes e atrativas, facilitando, assim, o entendimento dos conteúdos.


Assim, o uso das novas tecnologias pode contribuir para novas práticas pedagógicas levando também em consideração o conhecimento, as necessidades e expectativas dos alunos. E, como canta Tom Jobim “É impossível ser feliz sozinho”, é somente, por meio da troca de ideias, experiências e de muita dedicação que se alcança o sucesso.


 

Ficou curioso para conhecer um pouco mais do nosso trabalho? Acesse o Blog do CIEP Henfil e descubra como tornar suas aulas mais criativas utilizando a plataforma Educopédia. Você poderá também fazer o download de todo material produzido pelos professores. E, ainda, encontrará sugestões, ideias e atividades sobre diferentes Gêneros Textuais. 

 


 

Curtiu? Então, compartilhe! 
 


Mayara Nespoli - Formada em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, com especialização em Psicopedagogia pela UCAM, Professora de Inglês da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Embaixadora da Educopédia no CIEP Henfil.
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share