
Quinta-feira, 11/06/2015
A Luz que Acende o Olhar da Escola Andrade Neves
O trabalho com projetos é positivo para o aluno e para o professor, pois a informação é tratada de forma construtiva e proveitosa, em que o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.
Em geral, o projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade. Assim nasceu "Luz que Acende o Olhar" da Escola Municipal Andrade Neves.
Os recursos naturais.
Homenagem a Tasso da Silveira.
Trabalhando o Profeta Gentileza.
Professora Ana Accioly - 4ª Cre
Email: anaaccioly@rioeduca.net
|


Quinta-feira, 11/06/2015
Informativo Multírio - 11 de junho
|


Quarta-feira, 10/06/2015
Rio 450 anos - Carioca da Gema
A equipe da Escola D. João VI levou uma proposta de trabalho coletivo para as turmas do 5º ano, que envolveu a construção conjunta de uma Receita de Ser Carioca. Vamos conhecer esse trabalho tão original?
A Cidade Maravilhosa está em festa! Em 2015, comemoramos os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. No dia 2 de março, começamos nossa manhã com o Hino do Brasil e da Cidade do Rio de Janeiro. Foi muito bonito ver nossos alunos cantando com emoção. Parabéns para nossa cidade do coração!
Diante dessa data festiva, a equipe da E. M. D. João VI levou uma proposta de trabalho coletivo para as turmas do 5º ano, que envolveu a construção conjunta de uma "Receita de Ser Carioca".
Após a leitura de um texto sobre a fundação da cidade do Rio de Janeiro e a apresentação de vídeos sobre o Rio antigo, foi discutida a formação do carioca: índios, franceses, portugueses, negros, entre outros. Em seguida, foi sugerida a observação da atual população do Rio, quando se concluiu que a população do Rio é vista como muito diversificada.
Assim, iniciamos a elaboração de uma receita de “ser carioca”, tal como uma receita culinária. A princípio, foi determinada a quantidade e os ingredientes que fariam parte do “bolo”. Anotamos no quadro várias características do carioca e de como ele é visto por pessoas de fora.
As conclusões foram reunidas e selecionadas pelas duas turmas que fizeram uma votação das mais expressivas. Com elas, montamos a receita que foi para o mural “Carioca da Gema”. Por fim, as discussões se tornaram mais interessantes e enriquecedores quando os alunos precisaram determinar a quantidade de cada característica.
Enfim, nossos alunos deram um banho de criatividade com uma receita muito deliciosa!
Contato: Escola Municpal 0312005 D. João VI e-mail emdjvi@rioeduca.net
|


Quarta-feira, 10/06/2015
450 Anos de um Rio quase Desconhecido!
No aniversário dos 450 anos da cidade do Rio, alunos da Escola Ruben Berta fizeram uma pesquisa sobre os monumentos existentes em Bangu. Essa pesquisa fez parte de um importante projeto para a escola e resultou na produção de vídeo feito pelos alunos.
Professor Itajaci Rogério apresentando os principais monumentos de Bangu.
A Escola Municipal Ruben Berta compartilhou com muito orgulho o projeto "450 Anos de um Rio quase Desconhecido". O projeto, de autoria e direção do professor Alessandro Lacerda com apoio de outros professores e equipe da direção, trouxe muito aprendizado a todos os envolvidos e uma satisfação imensa à comunidade escolar, que compreendeu que a escola é um patrimônio cultural!
Primeiras exibições do documentário na escola.
Em meados de fevereiro surgiu a ideia de realizar um trabalho focando oito pontos de nosso bairro. O objetivo foi despertar em nossos alunos o apreço pelas coisas de Bangu, levando-os a valorizar seu bairro como cariocas e parte integrante das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro. Nosso trabalho visava então fazê-los perceber que o que existe em nosso bairro não é menos importante do que os espaços do cartão postal da cidade. Muito pelo contrário!
Alessandro Lacerda, professor de Ciências na E. M. Ruben Berta
Agente Educadora Dilma Santana explicando sobre a trajetória de Thomas Donohoe e sua influência no futebol brasileiro.
Depois de aprenderem sobre monumentos históricos, patrimônio cultural e a própria história do bairro, chegou a hora da produção do vídeo. Os alunos Andryws Vinicius, Esthefany Braga e Karine Passos foram à procura dos monumentos e dos espaços que contam a história de Bangu e descobriram a influência do Reino Unido, não só em relação à região em que vivem, mas em todo o país. O vídeo passou a ser uma aula interessante, de resgate de identidade e valorização da escola e de todo o bairro.
A aluna Esthefany apresentando a Estátua da Liberdade, localizada em Vila Kennedy.
O Rioeduca parabeniza a diretora geral, professora Silvania Castro, o professor Alessandro Lacerda, toda a comunidade escolar e, em especial, os colaboradores do documentário "450 Anos de um Rio quase Desconhecido". Esse trabalho já está contagiando professores de outras unidades escolares, que pretendem incentivar seus alunos a novas produções audiovisuais. Contato com o professor Alessandro Lacerdal - Email: lacerda.alessandro@gmail.com
Não deixe de conferir o documentário clicando abaixo:
Professor, não perca a oportunidade de compartilhar os seus projetos no Portal Rioeduca. Entre em contato conosco!
Professora Neilda Silva Email: neildasilva@rioeduca.net Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1 Twitter: @Prof_Neilda
|

