A A A C
email
Retornando 60 resultados para o mês de 'Junho de 2015'

Terça-feira, 09/06/2015

Horta Agroecológica no Anima Mundi

Tags: 2ªcre.

 

 

O trabalho da professora Vera Nácia com os alunos da Escola General Humberto de Souza Mello foi selecionado para participar do Anima Mundi 2015.

 

A professora Vera Nácia Duarte, em parceria com a professora Mírian Teresa de Sá Leitão Martins do Coletivo Hortação, implementaram um projeto de horta agroecológica na E. M. General Humberto de Souza Mello. Essa parceria tem o objetivo de estabelecer relações entre os conhecimentos de diferentes áreas e de fazer conexões com a vida.


Capturando as cenas com o programa MUAN.

 


Optando por uma abordagem crítica da educação ambiental como prática educativa integrada na forma de tema transversal, a professora, com a colaboração do Coletivo Hortação, procurou trabalhar de forma interdisciplinar, permitindo ao aluno refletir sobre as causas, consequências e maneiras de intervenção do homem na natureza.


A preocupação crescente com a qualidade de vida e a preservação ambiental utilizando tecnologias limpas e sustentáveis motivou a comunidade escolar a buscar alternativas para a construção de hortas orgânicas com materiais simples e de fácil aquisição - como caixotes de feira, sementes e mudas doadas pela própria comunidade.

 


Alunos nas bancadas de trabalho.

 


A horta inserida no ambiente escolar possibilitou uma vivência interdisciplinar e contextualizada. Também permitiu trabalhar conceitos de agroecologia, alimentação orgânica, manejo, compostagem, agrotóxicos entre outros, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem.


Durante esse projeto, surgiu a oportunidade de fazer a inscrição de uma animação como produção autônoma do Anima Escola.


"Embora eu já tivesse feito duas animações em anos anteriores, nunca havia feito o curso do Anima Escola, o que foi possível com a seleção do meu projeto para a Produção Autônoma de Filmes de Animação voltados para professores da Rede", relata a professora Vera Nácia.

 

 Manipulando os objetos de cena.

 


Os alunos já estavam muito envolvidos com o projeto da horta e o tema da animação foi uma consequência do trabalho realizado. Eles já sabiam, na teoria e na prática, os assuntos que envolviam germinação, cultivo, compostagem, alimentação saudável e coleta seletiva. A partir desses assuntos, eles delinearam o tema num debate, fizeram o storyboard da animação, escreveram o roteiro, construíram os cenários e os personagens e escreveram o texto em forma de poema.


As atividades foram divididas por grupos de interesse, uma vez que trabalhar com toda a turma não é tarefa fácil.

 


Capturando as cenas com webcan.


A Divisão de Mídias da SME mantém comunicação com os professores, por esse motivo  a professora ficou sabendo da inscrição para o Anima Mundi. Preencheu todos os formulários e enviou a animação.


“Esperei com ansiedade pela divulgação do resultado. Essa animação foi feita com muito carinho e teve o envolvimento dos alunos, a contribuição dos pais e o apoio da Mírian. Sem contar com as aulas brilhantes dos professores do Anima Mundi e das orientações do Anima Escola nas reuniões de Produção Autônoma, que ajudaram muito. Tudo que eu aprendia com eles, aplicava em sala de aula com meus alunos, inclusive da outra escola, a Francisco Manuel, que também produziu uma animação que fará parte do DVD do Anima Escola", diz a professora Vera Nácia.

 


Alunas comemorando um dia de trabalho.

 


“Nós não vamos parar por aqui, já estamos planejando a próxima animação. Eu e meus alunos estamos extremamente felizes e gratos por essa oportunidade. Eles aprenderam a ser gratos, a dividir as alegrias, como dividem o trabalho em grupo e vão homenagear a Mírian e o Manfred, duas pessoas muito especiais que nos inspiram”, conta Vera Nácia.


O projeto Anima Escola faz parte do Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, que acontecerá no período de 10 a 15 de julho.


Agradecemos a professora Vera Nácia por nos enviar esse texto relatando seu trabalho e desejamos sucesso nesta caminhada.

 

O contato da professora Vera Nácia é veranacia@hotmail.com.

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 09/06/2015

Inscrições Abertas Para o Festival Internacional Pequeno Cineasta

Tags: cineclub, cinema, mídias.

 

 

 

Prezados(as) Professores,

Estão abertas as inscrições para o “Festival Internacional Pequeno Cineasta” (FIPC), que vai acontecer de 2 a 6 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Essa será a quinta edição do evento, que tem como objetivo promover o debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade cultural, através de um panorama da produção audiovisual realizada por crianças e jovens do mundo inteiro.


Para participar, basta ter entre 8 e 17 anos, uma câmera na mão e uma ideia na cabeça!

A inscrição é gratuita e vai até 30 de junho.


O regulamento completo está disponível no site www.pequenocineasta.com.br.


Veja a notícia completa em:

Blog do CINECLUBE

 

 

Luciana Bessa
Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 08/06/2015

Projeto Torcedor do Futuro na 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos, projetos.

 

 

 

Parceria da SME com FURNAS e Transamérica proporciona dias inesquecíveis aos alunos no mais importante estádio de futebol do Brasil: o Maracanã.

 

Alunos dos dois ginásios olímpicos da 1ª Coordenadoria Regional de Educação e da E. M. Floriano Peixoto foram os primeiros contemplados com as ações do Projeto “Torcedor do Futuro”, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Furnas e a Rádio Transamérica.

Alunos das três escolas foram premiados com um dia especial no Maracanã. Nos dias de jogos no estádio, o motorista contratado pela parceria foi buscar os alunos em suas residências e os conduziram ao Maracanã acompanhados de seus responsáveis.

 

Aluno Simão, da E. M. Floriano Peixoto (foto cedida pela família).

 

Lá, tiveram a oportunidade de participar da transmissão dos jogos ao lado do locutor José Carlos Araújo. Além de assistir às partidas, os alunos deram entrevistas e teceram opiniões sobre os jogos em andamento.

 

Simão, ao lado do radialista José Carlos Araujo (foto cedida pela família).

 

Na primeira partida da Final do Campeonato Carioca 2015, o aluno da E. M. Juan Antônio Samaranch (Geo de Santa Teresa), assistiu ao jogo Vasco x Botafogo. Torcedor do Vasco, o aluno David de Souza Silva teve a satisfação de sair do estádio com a vantagem do time do coração para a partida seguinte, que decidiria o título estadual.

 

Já na partida da Final do Campeonato, estava presente no estádio a aluna Natali de Carvalho Ferreira, aluna da E. M. Felix Mieli Venerando, o Geo do Caju. Torcedora do Botafogo, a aluna viveu a experiência única de assistir à partida ao lado de um dos maiores radialistas da atualidade.

 

Visão privilegiada do jogo: de dentro da cabine de transmissão da Rádio.

 

Fechando a lista das escolas da 1ª CRE, a E. M. Floriano Peixoto participou do jogo do Campeonato Brasileiro. Torcedor do Flamengo, o aluno Simão Pereira Dantas de Abreu viveu um dia inesquecível.

 

 

Nossos agradecimentos à SME, em especial à Extensividade, que proporcionou momentos marcantes na vida dessas crianças.

 

 

Quer entrar em contato com as unidades escolares citadas na matéria?

E.M. Felix Mieli Venerando

telefone: 2213-5768

E-mail: geofelix@rioeduca.net

 

E.M. Floriano Peixoto

telefone: 3895-8634

E-mail: emfpeixoto@rioeduca.net

 

E.M. Juan Antônio Samaranch

telefone: 3972-0916

E-mail: geo@rioeduca.net

 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp: 98733-1970

 

COMENTE E COMPARTILHE


 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 05/06/2015

Professor e Aluno como Agentes Transformadores na Máquina de Publicar da Educopédia

Tags: educopédia, máquinadepublicar, autores, livro, livrodigital.

 

 

 

Há muito tempo, ouve-se o professor reclamar pelo direito de deixar de ser apenas consumidor e passar a ser produtor de conteúdo. O mesmo se ouve do aluno em novas teorias de aprendizagem, ou seja, que este deve assumir um papel ativo em sua formação. Vejamos como isso funciona com a Máquina de Publicar da Educopédia.

 

A Plataforma Educopédia é resultado da construção colaborativa entre professores conteudistas, revisores e usuários de suas aulas digitais. Contudo, há uma outra ferramenta bastante poderosa nesse sentido: a Máquina de Publicar.

 

Seu livro pode ter texto, desenho, quadrinhos, imagem, áudio ou vídeo.


A Máquina de Publicar está situada dentro da Educoteca, a biblioteca virtual da Educopédia, e consiste em uma ferramenta que permite ao professor ou aluno da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, por meio de login e senha*, a produção de livros digitais. Os livros podem contar com trilha sonora, imagens, vídeos, dentre outras possibilidades, e ficam armazenados em nuvem no acervo da Educoteca. Uma vez disponíveis, qualquer usuário do mundo inteiro (inclusive visitante) pode ter acesso à publicação, compartilhar em suas redes sociais e, até mesmo, fazer comentários e sugerir alterações.

 

Recentemente, houve um concurso com categorias de professores e alunos para a produção de trabalhos com a temática “Rio 450 anos”. Essas produções foram publicadas na plataforma. Vale conferir!


A interface da ferramenta é bem intuitiva e também há um FAQ. Aproprie-se, utilize e não deixe de nos mandar um feedback com sugestões: educopedia@rioeduca.net.

 

 

*O login é o e-mail Rioeduca e a primeira senha de acesso é o CPF para o professor e a matrícula para o aluno.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share