A A A C
email
Retornando 60 resultados para o mês de 'Junho de 2015'

Terça-feira, 23/06/2015

Reencontro com a História do Rio de Janeiro

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

Neste ano, foi desenvolvido o Projeto Político Pedagógico: "Redescobrir. Um reencontro com a História do Rio de Janeiro e do Núcleo de Arte Professor Albert Einstein".



Inspirado pelos acontecimentos decorrentes dos 450 anos do Rio de Janeiro  e embalado pela canção de Gonzaguinha, o Núcleo de Arte Professor Albert Einstein optou pelo tema “Redescobrir. Um encontro com a história do Rio de Janeiro e do Núcleo de Arte Professor Albert Einstein”.

Relembrar sua própria trajetória, nesse momento de reestruturação político-administrativa, é fortalecer sua história, seu trabalho de construção artística e pedagógica.

 

 

As comemorações pelos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro acontecem em meio a reformas urbanas, com obras em inúmeros pontos da cidade, obras estas que levaram à população a possibilidade de redescobrir e repensar a história local. Escavações que trazem à superfície objetos e construções de períodos históricos passados, derrubadas de monumentos e edificações em áreas com importância histórico-culturais que foram abandonadas por longo tempo.

Opiniões de crítica ou apoio mobilizaram a maioria dos moradores da cidade a relembrar fatos, a “puxar pela memória”, a visitar locais antes desconhecidos, a refletir sobre o Rio de Janeiro, a história da cidade e a sua própria.

REDESCOBRIR... Descobrir de novo... Aquilo que já sabemos, mas estava encoberto: pelo tempo, pela poeira, pelo esquecimento, pela correria da vida, pela história que altera a história.

 

Eventos:

1) AULA INAUGURAL - Fevereiro

Com o objetivo de apresentar as linguagens artísticas oferecidas pelo Núcleo de Arte Professor Albert Einstein, preparamos dois dias de Aula Inaugural, na qual todos os alunos inscritos puderam participar de atividades variadas, experimentando um pouquinho de todas as aulas.

 

                 Aula inaugural em fevereiro.

 

2) RIO DE JANEIRO POR SUAS CALÇADAS - Projeto Caminhos Ir e Vir

Orientados pelo professor Pablo das Oliveiras, os alunos pintaram as pedras da calçada que será instalada no próprio Núcleo de Arte Professor Albert Einstein. O processo iniciou-se em 2014, com visitas a locais na cidade do Rio de Janeiro, cuja ambientação e calçamento foram objetos de estudo histórico e artístico (“Valongo: A Pequena África”; “Vila Isabel: Um Bairro Musical”; “Centro: O Rio Afrancesado”; “Aterro do Flamengo: Um parque à Beira-Mar”; “Orla e Praias: Do Leme ao Pontal”).

 

   Alunos pintando pedras de calçada que serão colocadas no Núcleo.

 

3) CRIAÇÃO MUSICAL

Orientados pelos professores de música, alunos das variadas modalidades (Violão, Piano e Teclado, Flauta, Canto, Percussão e Prática de Conjunto) exercitaram a composição musical para participação no FECEM (Festival da Canção das Escolas Municipais do Rio de Janeiro).

 

      Criação musical com diversos instrumentos.

 

4) SHOW DE TALENTOS

Convidados participaram do evento organizado pela E. M. Professor Albert Einstein, no qual alunos do Núcleo de Arte colocaram em prática seu aprendizado nas aulas de Balé, Jazz, Street Dance e Música, apresentando-se diante de professores e colegas.

 

 Apresentação para a comunidade escolar.

 

5) CRISTO REDENTOR

Com a utilização de garrafas pet como base, alunos modelaram imagens do Cristo Redentor, um ícone da cidade do Rio de Janeiro com técnica de papel machê. Sobre a modelagem, os alunos poderão utilizar pinturas variadas, registrando sua expressão de pensamentos e anseios a respeito da cidade onde moram.

 

  Cristo Redentor feito de garrafa pet.

 

6) TEATRO - Oficinas e Prática de Montagem

O exercício da cena teatral, a possibilidade de aprofundar-se na alma humana, que sofre, ama, inveja, teme, deseja, odeia. Experimentar-se no outro, investir-se de personagens que, com suas falas e ações, contam as histórias dos homens. Desde a criação improvisada de cenas, até a montagem de um espetáculo, a dramaturgia universal mantém-se viva.

 

         Aula de Teatro.

 

                     

Como se fora brincadeira de roda, MEMÓRIA

Jogo do trabalho na dança das mãos, MACIAS

O suor dos corpos na canção da vida, HISTÓRIA

O suor da vida no calor de irmãos, MAGIA

Como um animal que sabe da floresta, PERIGOSA

Redescobrir o sal que está na própria pele, MACIA

Redescobrir o doce no sabor das línguas, MACIAS

Redescobrir o gosto e o sabor da festa, MAGIA

Pelo simples ato de um mergulho,

Ao desconhecido mundo que é o coração,

Alcançar aquele universo que sempre se quis,

E que se pôs tão longe da imaginação,

Vai o bicho homem fruto da semente, MEMÓRIA

Renascer da própria força, própria luz e fé, MEMÓRIA

Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós, HISTÓRIA

Somos a semente, ato, mente e voz, MAGIA

Não tenha medo, meu menino povo, MEMÓRIA

Tudo principia na própria pessoa, BELEZA

Vai como a criança que não teme o tempo, MISTÉRIO

Amor se fazer é tão prazer que é como se fosse dor, MAGIA

(“Redescobrir”, de Gonzaguinha, 1981)

 

 

Contato do Núcleo de Arte Professor Albert Einstein:

Telefone (21) 2438-5144 - Correio Eletrônico: nuclearteinstein@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações :

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/06/2015

Matemática Divertida

Tags: 2ªcre, edi.

 

 

Os pequeninos do Espaço de Desenvolvimento Infantil Doutor Marcelo Cândia estão aprendendo Matemática de uma maneira divertida.

 

A professora Catherine Perth, regente no EDI Dr. Marcelo Cândia, compartilhou conosco uma prática bem-sucedida sobre como trabalhar Matemática na Educação Infantil. Essa experiência foi a confecção de um jogo divertido com material reciclado. A ideia foi retirada de uma imagem na internet.


A proposta da elaboração do jogo surgiu a partir da concepção da unidade escolar de que todas as competências da Educação Infantil devem ser trabalhadas de forma lúdica, principalmente a Matemática.

Considerando a faixa etária das crianças que frequentam o EDI, esses conceitos devem partir do concreto, de maneira divertida e desafiadora. Além disso, o tema do projeto anual fala sobre a relação entre a qualidade de vida e o meio ambiente. Os materiais utilizados na confecção do jogo são reciclados e de fácil aquisição: papelão e pregadores.

 

Jogo Matemática Divertida.

 


Durante uma conversa em grupo com os alunos, antes de convidá-los a jogar/brincar, a professora Catherine explicou à turma sobre a importância do material reciclado na confecção do jogo.

 

Aprendendo Matemática de maneira lúdica.

 


O jogo é composto por dez círculos coloridos de papelão com os numerais de um até dez, também em papelão, colado em relevo, e cinquenta e cinco pregadores coloridos que foram pintados com sobras de tinta da escola, também pensando no reaproveitamento de materiais.


O objetivo do jogo é identificar o numeral do círculo e prender a quantidade correspondente de pregadores, fazendo, assim, a conexão matemática entre concreto e abstrato, sequência numérica e ordem crescente e decrescente. Também, nessa atividade, os pequeninos puderam trabalhar as cores.

 

Pequeninos aprendendo Matemática de maneira concreta na Educação Infantil.

 


A professora Catherine nos conta que é possível criar outras formas de jogar, como, por exemplo, colocar pregadores a mais no círculo e pedir para as crianças irem tirando até ficar a quantidade certa, entre outras.


No blog do EDI Dr. Marcelo Cândia, encontramos uma publicação com a lista de materiais necessários e a maneira como se confecciona o jogo. Vale a pena conhecer!


Parabéns à professora Catherine e a toda equipe do EDI, por ensinar aos pequeninos a relação entre qualidade de vida e meio ambiente para que, desde cedo, aprendam a cuidar do nosso planeta.

 

O contato do EDI Dr. Marcelo Cândia é emcandia@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/06/2015

Jornada de Educação Especial 2015

Tags: iha, formação, curso.

 

 

 

 

JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
2015


 

OBJETIVOS:

• Discutir o papel das Classes Especiais no contexto das Políticas Públicas de Inclusão;

• Promover o planejamento de ações, estratégias de ensino e recursos que vislumbrem oportunidades de aprendizagem compatíveis com as habilidades, interesses e necessidades específicas dos educandos;

• Discutir e planejar estratégias de ensino voltadas para alunos jovens e adultos com Deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento matriculados em Classes Especiais.

 

PÚBLICO ALVO

• Professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro que atuam nas Escolas Especiais, Classes Especiais e Classes Hospitalares.

 

CARGA HORÁRIA: 16 horas


LOCAL:

Dia 20 de julho: Consultorias descentralizadas com a Equipe do IHA para os professores de Classe Especial (local a confirmar).

Reunião com professores de Classes Hospitalares (Auditório do Instituto Municipal Helena Antipoff).


Dias 21, 22 e 23 de julho: Palestras

ATENÇÃO: Professores da 7ª Coordenadoria Regional de Educação poderão efetivar a inscrição para o Polo II ou Polo III.

 

Todos os professores deverão realizar a inscrição a fim de favorecer a logística do evento.


• Polo I (1ª , 2ª, 3ª, 4ª e 11ª CREs) –Auditório do IFRJ (Antiga Escola Técnica Federal de Química) Rua Senador Furtado 121, Maracanã.

• Polo II (5ª, 6ª e 7ª CREs) - Auditório da 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Rua Marupiara S/N, Rocha Miranda.

• Polo III (7ª, 8ª, 9ª e 10ª CREs) – Auditório da FEUC/Campo Grande – Estrada da Caroba, 685 – Campo Grande.


HORÁRIO: Manhã (8h às 12h) Ou Tarde (13h às 17h)

 

 

Para realizar a inscrição clique aqui!
 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/06/2015

Alfabetização com Diversão: uma Parceria com Jogos e Tecnologia

Tags: 11ªcre, alfabetização, 1ºano.

 

 

 

 

Na turma 1.103 do CIEP Dr. João Ramos de Souza, localizado na Ilha do Governador, a tecnologia e os jogos se tornaram aliados no processo de Alfabetização. Confira!

 

 

Na Alfabetização, é importante ter atividades diversificadas e lúdicas, compatíveis com o nível de aprendizagem de cada aluno. Pensando nisso, a professora Laura Fantti usa e abusa dos recursos tecnológicos e dos jogos.

 

Jogo da Forca: preenchendo com vogais as palavras.

 

Nessa aula, foi utilizado datashow, em que os alunos assistiram a um vídeo sobre animais e brinquedos. E, para a escrita correta de seus nomes, tentaram adivinhar as letras que apareciam e as que faltavam.

 

Consciência fonológica: mural com desenhos confeccionados pelos alunos.

 

Logo após, foi feita uma atividade de recorte e colagem. Um mural foi confeccionado com as vogais e a foto no formato da boca de quando as pronunciamos (consciência fonológica).

Os alunos desenhavam e colavam sozinhos no mural conforme a letra inicial do desenho, e a professora escrevia o nome da figura ao lado. Por exemplo: abelha na letra A, elefante na letra E, e assim por diante.

 

Descubra qual é a letra: trabalhando a letra inicial e o valor sonoro.

 

Na atividade do caderno, os alunos tiveram que pensar e adivinhar, através do som, qual era a letra inicial da figura, como bala, mala, mola, cola etc. Todas iguais, entretanto, a primeira letra era diferente.

 

Alunos organizados em grupos trabalhando com o alfabeto móvel nos jogos.

 

Para finalizar a atividade, todos puderam em grupos preencher fichas com o alfabeto móvel, escrevendo o nome de cada figura. Todo o material dos jogos foram confeccionados com papelão e cartolina, e o alfabeto móvel foi disponibilizado pela prefeitura aos anos iniciais e encapados com contact.

 

 

Quer saber mais sobre a atividade? Entre em contato com a escola:

Unidade escolar: CIEP Dr. João Ramos de Souza

Telefone: (021) 3975-5290

E-mail: ciepjsouza@rioeduca.net

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share