A A A C
email
Retornando 60 resultados para o mês de 'Junho de 2015'

Segunda-feira, 22/06/2015

Núcleo de Artes Avenida dos Desfiles em Oficina Itinerante - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, oficinas, nucleodeartes.

 

 

O Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles sensibiliza estudantes para participarem da Oficina Itinerante. Confira!



A Oficina Itinerante do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles consiste em uma aula planejada e orientada coletivamente pelos professores de Artes Visuais, Dança, Fotografia, Teatro, Vídeo e Prática de Montagem.

As oficinas visam a integração das linguagens e a apresentação destas aos alunos das escolas da Rede Municipal.

 



O objetivo dessa proposta é despertar no aluno o interesse em dar continuidade à prática artística, participando das oficinas e atividades oferecidas no espaço do Núcleo de Arte.

 



A E.M. Guatemala foi contemplada pelo Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles com a proposta da Oficina Itinerante.

 



No auditório da escola, algumas turmas participaram de atividades lúdicas e criativas, reunindo as várias linguagens das Artes. Nesse momento de alegria e expressividade, os alunos assistiram a vídeos e apreciaram imagens sobre o Rio de Janeiro acompanhados por músicas que falam da cidade.

 


Realizaram-se jogos para estimular a criatividade e focar no desenvolvimento do tema do aniversário dos 450 anos do Rio de Janeiro. Após essas dinâmicas, os alunos produziram trabalhos de desenho, recorte e colagem, dos quais, a partir da imaginação de cada grupo, surgiram inúmeros trabalhos enaltecendo os pontos mais conhecidos da Cidade Maravilhosa.

 


Na culminância, o Núcleo realizou um grande desfile, carnavalizando a alegria de viver num lugar tão privilegiado pela natureza.

 



Quer entrar em contato com o Núcleo de Arte e conhecer um pouco mais o trabalho que ele desenvolve com nossos alunos? Entre em contato:


Telefone: 2262-1075

E-mail: nucleartdesfiles@rioeduca.net



"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque
Whatsapp 98733-1970



COMENTE E COMPARTILHE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/06/2015

Caderno Pedagógico no Cotidiano Escolar

Tags: 6ªcre, cadernos.

 

 

 

O CIEP General Augusto César Sandino utiliza o Caderno Pedagógico nas turmas do 1º ano integrado com o projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia!”. Vamos ver como esse trabalho acontece?

 

Para construir significado ao ler é fundamental ter constantes oportunidades de se enveredar na cultura da escrita e ir aumentando a competência linguística específica em relação à língua escrita. A equipe pedagógica do CIEP General Augusto César Sandino vem fazendo isso através da música e do caderno pedagógico.

 

Utilizando essas ferramentas, as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental entraram em contato com materiais escritos variados e com a leitura feita pelos professores de muitos textos. Além disso, os alunos foram desafiados a participar de situações de produção no qual deveriam compor oralmente textos com destino escrito.

 

O cotidiano pedagógico das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental no CIEP envolve atividades criteriosas visando desenvolver as habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático.

 

A criança que cresce em contato com a leitura e a escrita se apropria da língua de maneira mais autoral.

 

O fazer pedagógico dos professores é pautado no projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia!” Nele, as músicas são portadoras textuais iniciais para desenvolver e ampliar os diferentes gêneros textuais utilizados no processo de alfabetização.

 

O trabalho com o caderno pedagógico, disponibilizado bimestralmente pela Rede Municipal de Ensino, oferece aos alunos possibilidades variadas de contemplar e articular o currículo. O caderno é utilizado de forma lúdica e prazerosa.

 

No primeiro bimestre, a turma 1.101 realizou atividades do caderno pedagógico que abordaram os seguintes pontos: observação e manuseio de textos a partir de suportes diferentes; utilização do conhecimento prévio do aluno; dedução e descoberta de informações; indagações sobre o texto e consciência fonológica, com rimas e aliteração.

 

O ambiente escolar deve estar repleto de atos de leitura e escrita, inserindo o aluno no mundo das letras.

 

As atividades propostas por esse instrumento foram ampliadas através da utilização de placas alfabéticas para destacar o nome dos animais do texto “História em três atos”. As crianças se divertiram e aprenderam muito observando a ausência e a troca de letras da leitura coletiva.

 

Os alunos desenharam, registraram, leram e fizeram as atividades com muita empolgação. Rapidamente perceberam que podemos formar outras palavras trocando apenas a letra inicial.

 

Nesse processo de aprendizagem, de maneira bem descontraída, foram trabalhados vários fonemas. Além disso, os alunos desenvolveram a consciência das palavras e sílabas. Esse trabalho vem contribuindo, de forma bem significativa, para formar alunos leitores e escritores.

 

Um ambiente alfabetizador não é aquele que contém somente material escrito. Mas aquele em que os diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados com uma função comunicativa.

 

Formar leitores e escritores requer um investimento significativo, que vem sendo feito por toda a equipe do CIEP General Augusto César Sandino com muita competência e amor.

 

Uma escola envolta em um clima leitor é o elemento que mais facilita o trabalho do professor que, no final das contas, é o responsável por fazer crescer, nas diferentes fases escolares, o gosto pela leitura e o domínio da escrita.

 

Parabéns a toda equipe do CIEP General Augusto César Sandino por ajudar a formar uma sociedade leitora! É um orgulho tê-los na 6ª CRE! 

 

Quer saber um pouco mais? Entre em contato com o CIEP General Augusto César Sandino!
Rua Praça Otacílio Pedro Vasco, S/Nº
Telefone: 3358-0553
E-mail: ciepsandino@rioeduca.net

 

Quer ter o seu trabalho divulgado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua CRE! Será um prazer ter você por aqui!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6.ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/06/2015

Orientações Importantes Sobre as Provas Bimestrais e os Sistemas

Tags: circulares, provas, sistemas.

 

 

 

 

Encaminhamos orientações importantes sobre as Provas Bimestrais e os Sistemas (DESESC e SGA) em uso na SME.

 

Circular E/SUBE nº 45 de 22 de junho de 2015

              Assunto: Provas e Sistemas                       

 

 

Solicitamos ciência desta Circular a toda a comunidade escolar.

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/06/2015

Combatendo a Dengue com Cidadania e Responsabilidade

Tags: 5ªcre, dengue, saladeleitura.

 

 

Alunos da Escola Pires e Albuquerque estão espertos na prevenção da Dengue. Usando temas como cidadania e responsabilidade, eles se reuniram com a professora Raquel Nunes na Sala de Leitura para desenvolver um trabalho de combate a essa doença.


No mês de abril, o trabalho da sala de leitura da Escola Municipal 05.14.016 Pires e Albuquerque foi falar dos bairros. Dentro desse tema, foi trabalhado, também, cidadania e responsabilidade de cada um com a sua casa, com a sua rua e com o seu bairro. Daí surgiu o assunto "dengue".


Sabe-se que o controle da dengue não depende apenas do poder público e que a comunidade tem um papel fundamental nesse combate. Portanto, todos nós somos responsáveis no combate a essa doença que vem atingindo a população.

 

Leitura, Poesia e Ludicidade


Segundo a professora Raquel Nunes, trabalhando esse tema, os alunos descobriram como se desenvolve o mosquito, como combater a procriação, quais cuidados devemos tomar e quais os sintomas da doença. Isso tudo de forma lúdica, através da leitura da poesia de Cecília Meireles, "O Mosquito que Escreve", da poesia de Vinícius de Moraes, "O Mosquito", do vídeo "Ciclo de Vida do Mosquito" e da distribuição de folhetos educativos da Turma da Mônica.


A professora conta que as turmas 1101, 1201, 1202 e 1301 fizeram um mosquito de papel. Mas esse mosquito, diferente do Aedes aegypti, seria o ajudante deles no combate à Dengue. A turma 1401 fez poesias e ilustrações. As turmas 1501, 1502 e CE2 fizeram as falas dos personagens e montaram um gibi numa atividade realizada em grupo. E o CE 1 pintou e brincou com o jogo dos 7 erros da Turma Mônica.
 

 

 

 

“Foi muito divertido!”, finaliza a professora Raquel Nunes, regente de turma da Sala de Leitura da Escola Pires e Albuquerque, que tem em sua gerência a professora Janaina Maria Di Stasio e equipe.

 

Texto enviado pela professora Regina Bizarro, com a colaboração da professora Raquel Nunes, regente de turma da Sala de Leitura da Escola Municipal Pires e Albuquerque.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share