A A A C
email
Retornando 60 resultados para o mês de 'Junho de 2015'

Quinta-feira, 18/06/2015

Patrulha Mirim da HD - Salvando o Planeta

Tags: 9ªcre, meioambiente.

 

 

 

“Patrulha Mirim da HD - Salvando o Planeta” é um projeto desenvolvido pela Sala de Leitura Fredímio Trotta, da Escola Henrique Dias, com a Professora Tatiana Amaral.

 

 

O projeto visa a conscientização de nossas crianças sobre a preservação do meio ambiente através de atividades de combate ao desperdício de energia. Essa ação contribui com benefícios à sociedade e com a redução de impactos ambientais, proporcionando aprendizado e ação de forma lúdica.

 

 

Abaixo, seguem algumas das atividades desenvolvidas.

De olho nas dicas do Menino Maluquinho (personagem de Ziraldo), nossos alunos debateram a respeito da sustentabilidade e sobre formas de economizar água. As turmas definiram dicas e estratégias para evitar o desperdício de água.

 

 

A nossa galerinha ouviu atenta a aula sobre Preservação do Meio Ambiente em nossa Sala de Leitura Fredímio Trotta e conheceram mais sobre energia elétrica através do Projeto Procel. Discutiram sobre a origem, quais os tipos e os cuidados que devemos ter ao utilizar a eletricidade e o que devemos fazer para não desperdiçá-la. 

A Turma da Educação Infantil descobriu com o Joãozinho, nosso bonequinho da história "O menino e o rio", que a força das águas do rio pode gerar a energia elétrica que ilumina nossas casas.

 

 

Nossos alunos leram, ouviram e contaram histórias sobre Energia Elétrica.

 

 

Os trabalhos abaixo foram confeccionados em parceria com nossas turmas para lembrar essa data tão importante: 5 de junho, Dia do Meio Ambiente.

 

"Sou inteligente,
Cuido do Meio Ambiente.
Destruição, não gosto não!
E você não se esqueça disso:
Preservar a natureza é preciso!"

 


 

 

Belo trabalho realizado pela E. M. Henrique Dias! Equipe e alunos estão de parabéns! Para ver mais trabalhos realizados pela Creche, acesse o blog ou mande um e-mail: emhdias@rioeduca.net.

 


 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 18/06/2015

Intervalo: Mídia-Educação em Debate

Tags: midias, debate.

 

 

 

Terça, 23 de junho às 08:30

Arquivo Nacional - Praça da República, 173 - Centro/ Rio de Janeiro

 

Para quem ainda não se inscreveu é só clicar no link:


Ficha de Inscrição - Intervalo: Mídia-Educação em Debate

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/06/2015

Construindo Saberes na Educação Infantil

Tags: 8ªcre, educaçãoinfantil.

 

 

O desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil acontece através da curiosidade, que é natural nas crianças. Aprender a partir de ações concretas e lúdicas é um princípio que está presente diariamente no Espaço de Desenvolvimento Infantil.

 

 

A professora Viviane Prado orientando a higienização das mãos dos alunos.

 

Muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida. Por isso é importante orientar, estimular e envolver os pequenos na preparação dos alimentos saudáveis para que, assim, eles naturalmente saibam selecionar o que devem comer.

Uma alimentação saudável durante a infância é essencial para permitir um normal desenvolvimento e crescimento. Previne-se uma série de problemas de saúde, como a anemia, o atraso de crescimento, a desnutrição, a obesidade e até mesmo a cárie dentária, com uma alimentação balanceada desde os primeiros anos de vida.

Garantir que os pequenos cariocas aprendam desde cedo a importância da alimentação saudável é um compromisso de todos: família e escola!
 

 

O aluno Elvis Caetano exibe seu "Sanduíche Divertido".

 

O tema Alimentação sempre esteve presente no planejamento das ações da Educação Infantil da Prefeitura do Rio de Janeiro. Com a implementação da Semana da Alimentação Escolar, as atividades sobre o tema tornaram-se ainda mais atrativas.

No Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Edith Marques de Souza, a turminha da professora Viviane Prado participou de uma semana muito especial! Apresentando uma variedade de fantoches, a professora falou sobre as diferenças existentes entre as pessoas.

Durante a semana, cada aluno criou o seu fantoche, dando a ele características e até um nome. E o aprendizado e a criatividade não pararam por aí, chegaram à cozinha da escola. Com ingredientes saudáveis, coloridos e saborosos, cada criança criou seu sanduíche, provando e escolhendo os ingredientes um a um.

Alface, cenoura e beterraba fizeram a alegria dos pequenos na criação do "Sanduíche Divertido"!

 

O Agente Auxiliar Luis Paulo e a professora Viviane Prado do EDI Edith Marques.

 

   "Acredito que a riqueza da Educação infantiI cresce quando o saber é construído a partir do  interesse das crianças. Diante desse pensamento, a atividade do 'Sanduíche Divertido' surgiu através da pergunta da aluna: 'O que é peito de peru?' Nessa aula, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer alimentos saudáveis, ampliar o paladar e construir conceitos enquanto participavam de uma deliciosa brincadeira!"

                                 Viviane Prado, professora no EDI Professora Edith Marques de Souza

 

 

A turminha EI-32 e a professora Viviane Prado.

 

Assim acontece o aprendizado na Educação Infantil: experimentando, explorando e praticando. Tudo sempre com muita ludicidade e alegria!

A convivência na Educação Infantil deve proporcionar liberdade de expressão, participação e espontaneidade. É assim que a professora Viviane Prado e seus pequenos alunos têm compartilhado saberes diariamente.

 

"Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser!"

                                                            (Pilares Fundamentais da Educação - UNESCO, 1999)

 

*    *    * 

 

Alunos da turma EI-32, professora Viviane Prado e os Fantoches

 

 

Nós do Rioeduca parabenizamos a professora e toda a equipe pedagógica do EDI Professora Edith Marques de Souza!

 

EDI Professora Edith Marques de Souza: Tel. 3332-6645

Professora Viviane Prado: Tel. 98414-8088

 

 

Professor, procure o representante de sua Cre e compartilhe com todos as ações da sua escola!

 

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/06/2015

Semana da Saúde e Alimentação na Escola José Marti

Tags: 3ªcre, saúde, alimentação.

 

   

 

 

Na Semana da Saúde e Alimentação, de 18 a 22 de maio, a Escola José Marti realizou atividades pedagógicas relativas ao tema. Vamos conhecer um pouco desse trabalho!

 

A peça de teatro “Saladinha de Queixumes”, sobre a importância e cuidados com a alimentação diária, e a exibição de filme sobre Prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya foram alguns dos trabalhos realizados na Semana de Saúde e Alimentação.

A equipe da escola contou com a colaboração da Clínica da Família do Posto Ariadne Lopes de Menezes e da oficina do projeto Mais Educação Miriam Geanini.

 

Prevenção da Dengue Zika e Chikungunya

Estiveram na escola, no dia 20 de maio, representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Clínica da Família do Posto Ariadne Lopes de Menezes, realizando com os nossos alunos do 4º ano, turma 1.401, palestra sobre a Dengue Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Em seguida, foi realizada uma gincana que, de forma lúdica e contextualizada com o tema da palestra, fez os alunos refletirem sobre a importância de cada um no combate do mosquito transmissor. Através da simulação de ações que devem ser feitas no nosso dia a dia, os alunos tiveram a experiência de colocar areia em vasos de plantas, posicionar os pneus de modo que não acumulem água e recolher o lixo, levando para a casa a certeza de que a luta contra o Aedes aegypti é dever de todos.

 

 

Mais Educação: “Saladinha de Queixumes”, de Tatiana Belinky


 

No dia 21 de maio, foi a vez do Mais Educação entrar em cena com a oficineira Miriam Geanini. Com o objetivo de estimular a criatividade, o pensamento ágil e a interação entre os alunos, a oficina de Teatro vem fazendo sucesso na U.E.
 

 

Em sua primeira apresentação de 2015, com a peça “Saladinha de Queixumes”, baseada no livro “Saladinha de Queixas”, de Tatiana Belinky (Editora Moderna), os alunos atingiram o objetivo proposto pela Semana da Saúde e da Alimentação: levar à reflexão sobre a importância da alimentação diária saudável.

Foram dois grupos de apresentação: um no primeiro turno e outro no segundo turno. Assim, estimulou-se também o consumo da merenda escolar, oferecida sempre com legumes, verduras e frutas.

Parabéns à Escola Municipal José Marti, pelo trabalho de excelência que tem sido desenvolvido.

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share