A A A C
email
Retornando 60 resultados para o mês de 'Junho de 2015'

Quarta-feira, 17/06/2015

Comemorando o Dia Internacional da Família

Tags: 1ªcre, família.

 

 

 

No mês de maio, a Escola Marechal Trompowsky abre as portas para homenagear o Dia Internacional da Família.

 


A Escola Municipal Marechal Trompowsky, que atende alunos da Educação Infantil ao 6º Ano no bairro da Mangueira, abriu suas portas para um momento de alegria e participação de todos. Afinal, a escola também é família!

 


Segundo a equipe da escola, a promoção desse encontro foi muito produtivo, pois puderam promover, com alunos e pais, ações de valorização da família, buscando dialogar sobre os diferentes tipos de configurações familiares e as relações afetivas que construímos no decorrer de nossas vidas.

 


A escola transformou informações e conteúdos pedagógicos em trabalhos artísticos, culturais e de expressão da linguagem musical.

 


Esse trabalho é resultado da integração de uma equipe que acredita no potencial dos alunos, valorizando a autoestima, o exercício da cidadania, a educação e a prática coletiva.


Músicas do cancioneiro popular e infantil apresentadas através de coreografias, danças e dramatizações fizeram parte desse importante momento de integração!

 


Quer conhecer um pouco mais da escola?

Escola Municipal Marechal Trompowsky

Diretora: Adair da Silva Machado

Telefone: 2214-1638

E-mail: emmtrompowsky@rioeduca.net
 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp: 98733-1970

 

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/06/2015

Informativo Multírio - 17 de junho

Tags: informativomultirio.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter
Clique e assista agora.

Escola da Rede organiza exposição 3D

A Escola Municipal Joaquim Nabuco (Botafogo) realizou um projeto multidisciplinar por meio do qual os alunos confeccionaram réplicas de objetos históricos em três dimensões. O episódio destaca a exposição que reuniu todos os trabalhos desenvolvidos pelos jovens. O episódio de Curta e Compartilhe está na programação naWebtv, no Youtube e na Videoteca.

Tem Jogo! apresenta hóquei e goalball

O programa traz uma entrevista com os atletas Matheus Borges, que explica as regras do hóquei, e Alex Melo, que fala sobre o goalball, modalidade para atletas com deficiência visual. A série promove o espírito olímpico e o conhecimento dos esportes. Professores e escolas podem contar com o conteúdo para trabalhar a atividade física e estimular hábitos saudáveis. Tem Jogo! vai ao ar na quinta-feira (18), às 14h, na BandRio. Confira horários alternativos no Portal MultiRio.

Leia no Portal MultiRio:

Guten News é uma ferramenta educativa, que reúne notícias e games em uma plataforma destinada a estimular o hábito de ler entre crianças e jovens. Além da leitura da notícia, missões e jogos temáticos convidam o leitor a interagir com a página, estimulando a compreensão de texto. Leia mais...

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.
MultiRio

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br
Receba nossa newsletter.

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/06/2015

Alimentação e Saúde Também se Aprende na Escola

Tags: 2ªcre, alimentação.

 

 

 

Os alunos da turma 1.501 do CIEP Salvador Allende fizeram uma pesquisa e aprenderam sobre a prática da alimentação saudável e seus benefícios para a saúde.

 

Os descritores e o caderno pedagógico de Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental trazem como conteúdo os alimentos, seus nutrientes e formas de conservação. Sem dúvida, é um assunto muito rico e pode ser explorado de diversas maneiras, inclusive, com atividades de pesquisas variadas sobre o tema.


Para trabalhar os conteúdos previstos no bimestre de forma dinâmica e desenvolver práticas de trabalhos em equipe, a professora Kátia Silva realizou com os alunos do 5º ano uma pesquisa sobre Alimentação e Saúde.

 

Realizando atividades em grupos.

 


Além de estudar os conteúdos previstos na apostila, os alunos também fizeram pesquisas e levaram para a sala de aula materiais sobre o tema.

 

Construindo a pirâmide alimentar.

 


“Um dos objetivos da atividade foi incentivar as crianças a realizar trabalhos de pesquisa. Elas coletaram na internet e trouxeram o material impresso para a realização da atividade elaborada em sala de aula com a minha orientação", relata a professora Kátia Silva.


A professora Kátia também nos conta que a atividade foi idealizada a partir da solicitação da coordenação pedagógica da unidade escolar, que sugeriu aos professores que preparassem alguma atividade em sala de aula que falasse sobre Alimentação e Saúde.

Pensando em atender essa solicitação, a professora planejou o trabalho e, ainda, aproveitou a oportunidade para reforçar os conceitos trabalhados no caderno pedagógico de Ciências do 2º bimestre, tão pertinentes a essa faixa etária.

 

Cartaz para apresentação em outras turmas.

 


Após montar os cartazes e conversar sobre o assunto, os alunos da turma 1.501 percorreram outras turmas para explicar aos colegas sobre alimentação saudável e não saudável. Essa prática foi muito importante, pois, além de realizar a pesquisa, os educandos também foram multiplicadores de informações tão importantes para o bem-estar e saúde de todos.


Parabéns aos alunos da turma 1.501 e à professora Kátia, por pesquisarem e transmitirem informações que contribuem para a prática da alimentação saudável.


O contato da professora Kátia Silva é rkatia2005@ig.com.br

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/06/2015

Vivendo de Forma Saudável no Rio de Janeiro

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

No primeiro bimestre, as professoras da turma 1303 da Escola Marisa Vargas Menezes desenvolveram o projeto Vivendo de forma saudável no Rio de Janeiro.


O projeto anual da Escola Municipal Marisa Vargas Menezes é Rio de Janeiro: Conhecer, cuidar, formar para mudar. As professoras Ana Paula de Araújo Clemente, professora regente da turma 1303, juntamente com a professora Áurea Sakamoto Pais, de Educação Física, e a professora Fabiana Sá Simões Teixeira, de Inglês, trabalharam juntas para estimular a alimentação e a vida saudável entre seus alunos.

 

 

O Projeto Vivendo de forma saudável no Rio de Janeiro, realizado na turma 1303, teve como objetivos:

 

* Estimular a alimentação saudável;


* Apresentar diferentes verduras e legumes, estimulando o consumo em casa e na escola;


* Mostrar a importância da alimentação saudável e da prática da atividade física, e como elas agem no nosso corpo nas diferentes idades;


* Evidenciar as atividades físicas que podem ser realizadas em vários pontos turísticos do Rio de Janeiro, ratificando o quanto nossa cidade é maravilhosa;


* Ensinar em inglês o nome de pontos turísticos, atividades físicas e dos legumes e verduras trabalhados ampliando o vocabulário dos alunos.


O trabalho foi iniciado pela professora Áurea, de Educação Física. A partir do dia Mundial da Saúde, ela desenvolveu atividades em sala de aula utilizando o recurso da Educopédia. Depois, realizou os circuitos de atividades físicas na quadra, onde cada aluno passava por todas as estações desenvolvendo exercícios diferentes, vivenciando no total os 30 minutos que é o tempo recomendado pela OMS, como foi apresentado em sala de aula.

 

         Circuito de atividades físicas propostas pela professora Áurea.
 

A professora Fabiana, de Inglês, trabalhou os pontos turísticos do Rio de Janeiro, apresentando os nomes e desenvolvendo frases com os alunos em inglês. Além disso, explorou com os alunos os pontos onde podemos desenvolver atividades físicas.

 

       Cartazes com pontos turísticos do Rio de Janeiro em inglês .


 

Os alunos produziram cartazes com fotos dos pontos turísticos e as frases em inglês com tradução. Esse mesmo trabalho foi feito em cima da alimentação saudável.

A professora Ana Paula, professora regente da turma, desenvolveu atividades em sala englobando o que estava sendo desenvolvido pelas professoras extraclasse através de listagens, gráficos e produções textuais. Explorou o tema que já é trabalhado intensamente na escola que é a alimentação saudável.

 

     Cartaz com amostras e nomes de verduras e legumes.

                         
Foram pesquisados legumes e verduras que os alunos não conheciam e que diziam não gostar, muitos presentes na merenda escolar.

 

                        Em sala de aula, obsevando e conhecendo mais sobre alimentos saudáveis.
 

 

Finalizaram o projeto com os alunos manuseando os alimentos, produzindo cartazes com as professoras, nomeando os alimentos em inglês e apresentando na sala a importância dos temas que foram estudados para termos uma vida saudável.

 

 

 Parabéns para as professoras e alunos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato da escola:

emmarisavargas@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:

Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share