A A A C
email
Retornando 40 resultados para o mês de 'Junho de 2015'

Sexta-feira, 12/06/2015

Projeto "A Caminho da Escola"

Tags: 10ªcre.

 

 

 

Trabalhar a Educação no Trânsito tem como objetivo discutir as questões ligadas à segurança, visando capacitar os alunos para a tomada de decisão através de comportamentos adequados à prevenção de acidentes.

 


A Escola Municipal Japão, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, fica localizada no bairro de Santa Cruz e atende 119 alunos da Educação Infantil e 332 alunos do Ensino Fundamental, em um total de 22 turmas.

 

A Escola Japão procura desenvolver projetos que estejam bem de acordo com o cotidiano dos alunos da Unidade Escolar, partindo do princípio de que, dessa forma, os alunos podem aplicar todo o conteúdo aprendido. Assim, foi elaborado um projeto de acordo com as seguintes etapas, em parceria com a CET-RIO:

 

1ª- Os professores discutiram e desenvolveram atividades relacionadas ao trânsito em sala de aula.

2ª- Dramatização de uma peça (equipe CET-RIO) com objetivo de passar os conceitos do trânsito e transportes seguros.

 

Dramatização Equipe CET-RIO.

 

3ª- Realização de atividades pedagógicas desenvolvidas aos alunos de 4º e 5º anos, em sala de aula, pela equipe da CET-RIO com o auxílio do professor regente. Essas atividades ocorrem através de jogos e dinâmicas com as crianças, com o objetivo de fixar os conceitos apresentados. Nelas, os alunos realizam uma oficina de artes para concretizar a sua experiência e suas visões quanto ao uso do transporte seguro e inserção no trânsito.

4ª- Todos os alunos (de 4º e 5º anos) participantes das atividades recebem um certificado.

5ª- Os professores com os alunos fazem uma avaliação (questionário), identificando os principais pontos de riscos de acidentes de trânsito.

 

 

Alunos recebendo o certifcado de participação.

 

Professoras responsáveis pelo projeto: Cyrlene Gomes e Rosana Bandeira.

 

Os alunos observam, em seu caminho até a escola, os cenários que representam risco de acidente de trânsito, além de questões ligadas à mobilidade. Após essa observação, que é individual, a professora compila tais informações em um só documento, que é a pesquisa, e encaminha à CET-RIO.

 

Posteriormente, a equipe analisa os dados e reune esforços nas áreas de Engenharia, Fiscalização e Educação para aumentar a segurança do "caminho para a escola", para a alegria de todos que compõem a equipe da Unidade Escolar.

 

 Diretora Ana Paula Martins, diretora adjunta Alessandra Paixão e coordenadora pedagógica Verônica Freitas.

 

 

E. M. Japão:

Telefone: 3395-1285

E-mail: emjapao@rioeduca.net

 

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!
Parabéns à Comunidade Escolar!

 


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


 

 

                               

 

 

 

 

 



   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 11/06/2015

Rio de Todas as Cores, Amores e Sabores

Tags: 9ªcre, creche, culminância.

 

 

 

 

A Creche Municipal Padre Valter da Costa Santos apresenta o trabalho realizado pelas suas crianças nesse primeiro trimestre de 2015.

 

 

Chegamos ao fim do primeiro período, no qual conhecemos um pouco mais sobre a cidade do Rio de Janeiro, seus pontos turísticos e diversos habitantes. Tudo com muita brincadeira e divertimento. Olha quanta coisa legal nós fizemos!

Após nossa passeata contra o lixo no muro da creche, fizemos um movimento interno como forma de conscientização da crise hídrica. Devemos economizar para não faltar!

 

Nossos pequenos ficaram lindíssimos de coelhinhos da Páscoa! Todas as turmas trabalharam em sala de aula o verdadeiro sentido da Páscoa: a salvação.

 

 

Como uma forma de conscientizar toda a comunidade escolar e também de estabelecer parcerias que possam nos ajudar na luta contra o lixo, realizamos uma palestra com a COMLURB sobre limpeza urbana.

 

 

As turminhas conheceram a cultura indígena e aprenderam a respeitar as diferenças.

 

 

E como culminância desse trimestre, realizamos a I Mostra de Trabalhos de 2015. As turminhas fizeram uma exposição de seus trabalhos e os pais puderam nos visitar e ver tudo o que nossos pequenos produziram.

 

 

A Equipe e os alunos da Creche Municipal Padre Valter da Costa Santos estão de parabéns pelo trabalho realizado! Para ver mais trabalhos realizados pela Creche, acesse o blog ou mande um e-mail: cmpsantos@rioeduca.net. 

 

Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 11/06/2015

A Luz que Acende o Olhar da Escola Andrade Neves

Tags: 4ªcre.

 

 

O trabalho com projetos é positivo para o aluno e para o professor, pois a informação é tratada de forma construtiva e proveitosa, em que o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.

 

Em geral, o projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade. Assim nasceu "Luz que Acende o Olhar" da Escola Municipal Andrade Neves.

 


Os recursos naturais.


“(...) o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo, que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção” (ALMEIDA, 2002).


Conheçam a luz dos caminhos da Escola Municipal Andrade Neves

 


Homenagem a Tasso da Silveira.


"Nosso projeto vem trazendo a luz nas suas mais diferentes formas. Iniciamos o trabalho com os 450 anos do Rio de Janeiro e focamos no poder da luz do Sol, contando e cantando as belezas do nosso povo, com seus atrativos e seus problemas sociais, sempre clamando pela dignidade de todos que fazem parte dessa Cidade maravilhosa. Seguimos com a pesquisa acerca do Profeta Gentileza, que também foi luz para o Rio através de sua poesia - durante tanto tempo tatuada nas pilastras da Perimetral, no centro da cidade. Ainda, relembramos o drama vivido pelas crianças da E. M. Tasso da Silveira, numa homenagem que pediu paz para o nosso Rio, o Rio que amamos, o Rio que queremos." Texto enviado pela Professora Shayenne Moreira - Coordenadora Pedagógica da Unidade Escolar.

 


Trabalhando o Profeta Gentileza.


As principais vantagens de se trabalhar através de projetos é que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos. Uma vez identificado o problema e formuladas algumas hipóteses, é possível traçar as ações a serem desenvolvidas, que evidentemente serão determinadas pelo tipo de pesquisa. É importante lembrar que o aluno é o elemento central da construção do conhecimento, visto e respeitado como sujeito sociocultural. Aquele que traz suas experiências, que vê respeitada sua identidade e seu ritmo de aprendizagem.



Parabéns a todos dessa equipe, por garantir aos alunos as possibilidades de estabelecerem relações significativas entre as diferentes áreas do conhecimento.

 

 

Professora Ana Accioly - 4ª Cre

Email: anaaccioly@rioeduca.net
 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 10/06/2015

Rio 450 anos - Carioca da Gema

Tags: 3ªcre, rio450anos, carioca.

 

 

 

A equipe da Escola D. João VI levou uma proposta de trabalho coletivo para as turmas do 5º ano, que envolveu a construção conjunta de uma Receita de Ser Carioca.

Vamos conhecer esse trabalho tão original?

 

 

A Cidade Maravilhosa está em festa! Em 2015, comemoramos os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. No dia 2 de março, começamos nossa manhã com o Hino do Brasil e da Cidade do Rio de Janeiro. Foi muito bonito ver nossos alunos cantando com emoção. Parabéns para nossa cidade do coração!

 

 

Diante dessa data festiva, a equipe da E. M. D. João VI levou uma proposta de trabalho coletivo para as turmas do 5º ano, que envolveu a construção conjunta de uma "Receita de Ser Carioca".

 

 

Após a leitura de um texto sobre a fundação da cidade do Rio de Janeiro e a apresentação de vídeos sobre o Rio antigo, foi discutida a formação do carioca: índios, franceses, portugueses, negros, entre outros. Em seguida, foi sugerida a observação da atual população do Rio, quando se concluiu que a população do Rio é vista como muito diversificada. 

 

 

Assim, iniciamos a elaboração de uma receita de “ser carioca”, tal como uma receita culinária. A princípio, foi determinada a quantidade e os ingredientes que fariam parte do “bolo”. Anotamos no quadro várias características do carioca e de como ele é visto por pessoas de fora.

 

As conclusões foram reunidas e selecionadas pelas duas turmas que fizeram uma votação das mais expressivas. Com elas, montamos a receita que foi para o mural “Carioca da Gema”. Por fim, as discussões se tornaram mais interessantes e enriquecedores quando os alunos precisaram determinar a quantidade de cada característica.

 

 

Enfim, nossos alunos deram um banho de criatividade com uma receita muito deliciosa!

 

Contato:

Escola Municpal 0312005 D. João VI

e-mail emdjvi@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share