A A A C
email
Retornando 52 resultados para o mês de 'Junho de 2016'

Sexta-feira, 17/06/2016

Compartilhe sua História de Inovação com o Porvir

Tags: porvir, inovação, compartilhar, experiência.

 

 

Por acreditar que é preciso dar espaço para que professores compartilhem suas experiências inovadoras dentro de sala de aula, o Porvir criou, em outubro de 2014, o Diário de Inovações.

A seção funciona como um espaço de compartilhamento de boas práticas. Até hoje, já foram publicados mais de 70 relatos de professores de diferentes regiões do país. São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul foram alguns do estados que já contribuíram com relatos de novas práticas. As reportagens alcançam milhares de pessoas, que comentam sobre as atividades desenvolvidas.

 

Para compartilhar um relato, é preciso entrar no Compartilhe a sua Experiência Inovadora e responder, entre outras questões, o que há de inovador na sua prática de sala de aula e o que te motivou a buscar essa inovação?

 

Compartilhe a sua experiência inovadora e inspire colegas professores! 

 


 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 17/06/2016

Procedimentos para o 2º COC do Ano Letivo de 2016

Tags: coc, circular.

 

 

 

 

Circular E/SUBE nº 40

                    Rio de Janeiro, 17 de junho de 2016.

Assunto: PROCEDIMENTOS PARA O 2º COC DO ANO LETIVO DE 2016

 

 

Sr(a). Coordenador(a) de E/SUBE/CRE
Sr(a). Assessor(a) de Integração da E/SUBE/CRE
Sr(a). Gerente da E/SUBE/CRE/GED
Sr(a). Diretor(a) de Unidade Escolar

 

 Apresentamos os procedimentos a serem adotados no SGA, no COC 2, de modo a minimizar, ao máximo, erros de lançamento de dados e garantir o fechamento dentro do prazo.


CONSELHOS DE CLASSE DO 2º COC: 04, 05 e 06 de julho

 

- Deverão ser lançados: frequência, notas e conceito global.

- A atribuição do CONCEITO GLOBAL está estabelecida na Resolução SME nº 1123, de 24 de janeiro de 2011, em seus artigos 2º e 3º e respectivos parágrafos, e na Deliberação E/CME nº 19, de 17 de março de 2009, em seus artigos 2º (parágrafo único) e 3º. (Ver Anexo desta Circular: Esclarecimentos sobre atribuição do Conceito Global.)

ATENÇÃO: Esse anexo deve ser entregue aos professores antes do dia do COC, devendo ser analisado no início do 2º momento deste COC.

- Na atribuição do Conceito Global, nos grupamentos em que o Professor II é responsável pelas disciplinas básicas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia), faz-se necessária a participação ativa dos Professores I de Arte, Língua Estrangeira e Educação Física.

- DESESC: A digitação deve ser encerrada até o dia 01/07/2016, para que a migração esteja concluída no primeiro dia de COC. Fechada a digitação no DESESC, compete à direção da Unidade Escolar imprimir os resultados de cada turma e entregá-los ao seu Professor Regente.

- Para diminuir a possibilidade de erros nos resultados, os lançamentos devem ser efetuados, em sua maioria, antes da realização do COC (04, 05 e 06/07), para que os quadros totalizadores e o “Relatório de Fechamento do COC” possam ser utilizados no COC para discussão e conferência. Os professores deverão efetuar a conferência dos lançamentos (Notas/frequência/GLB). Após as análises e discussões do COC, alterações deverão ser registradas para acerto no sistema.

- Realizar, sempre que possível, o COC no 1º dia previsto.

- Emitir a Relação de Fechamento de COC para conferência, antes de fechar o COC no SGA.

- Lembramos que os lançamentos dos projetos Aceleração 2A, 3 e 6, este ano, acontecem para todas as disciplinas, inclusive a frequência e o Conceito Global.

 

ATENÇÃO!

CRONOGRAMA DO FECHAMENTO - SCA/SGA

- Todos os lançamentos devem estar efetuados até 13/07/2016.

- Dia 16/07 teremos a Reunião de Responsáveis e somente esta pendência deverá existir no sistema - SCA/SGA.

- Fechamento do 2º COC: 22/07/2016.

COLABORE: Dados lançados e conferidos, execute, imediatamente, os procedimentos de fechamento deste COC. Não espere o último dia!

ALERTA:

É responsabilidade da Direção da Unidade Escolar conferir todos os lançamentos do COC e executar os procedimentos necessários para o cumprimento dos prazos estabelecidos.

 

SOLICITAÇÃO

Solicitamos ciência desta Circular a toda a comunidade escolar.

 

Atenciosamente,

Antonio Augusto Alves Mateus Filho
Assistente I da E/SUBE/CED

 

ANEXO

1. RESOLUÇÃO SME N.º 1123, DE 24 DE JANEIRO DE 2011.

Art. 2.º A avaliação do processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do 1.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PEJA – deverá ser expressa, a cada Conselho de Classe, por meio de um conceito global, definido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o qual determinará, ao final do ano letivo, a aprovação ou reprovação do aluno.

§ 1.º O conceito global considerará as avaliações dos professores, os resultados nas provas bimestrais e o aspecto formativo do desenvolvimento do aluno.

§ 2.º No 1º Ano do Ensino Fundamental, será atribuído, a cada bimestre, um conceito global ao aluno.

§ 3.º Do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, será atribuído um conceito global ao aluno, além de se registrarem, no Boletim Escolar, as notas obtidas nas provas bimestrais de Português, Matemática e Ciências.

§ 4.º Do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, será atribuído um conceito global ao aluno, além de se registrar, no Boletim Escolar, em cada uma das disciplinas do currículo, a média, em escala de 0 (zero) a 10 (dez), de todas as avaliações bimestrais, tanto as programadas pelo professor como as provas elaboradas pela SME.

§ 5º. Do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, também serão registradas, no Boletim Escolar, a cada bimestre, as notas das provas bimestrais, aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação.

§ 6.º A atribuição do conceito global e da média das disciplinas não exclui o registro significativo em cada disciplina, a ser feito no Diário de Classe.

Art. 3.º O conceito global, que refletirá o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno no período considerado para o Conselho de Classe (COC), deverá se constituir na síntese dos apontamentos realizados no Diário de Classe.

§ 1.º Para a atribuição do conceito global, deverão ser observados os seguintes aspectos:

I – Muito Bom (MB): atingiu os objetivos propostos para o período, não tendo necessitado de atividades específicas de recuperação paralela;

II – Bom (B): atingiu os objetivos propostos para o período, com participação eventual em atividades específicas de recuperação paralela;

III- Regular (R): atingiu parcialmente os objetivos propostos para o período, necessitando, constantemente, de recuperação paralela, com novas e diferenciadas atividades.

IV – Insuficiente (I): após a recuperação paralela, não atingiu os objetivos mínimos propostos para o período.

§ 2.º No Ensino Fundamental, do 3º ao 9º Ano, ficará retido o aluno que obtiver conceito global I (Insuficiente) ao término de cada ano escolar.

§ 3.º Devido ao caráter processual da alfabetização, não deverá haver retenção no 1º e no 2º Ano.

§ 4.º O aluno que for considerado apto para o ingresso no Ensino Médio, por meio de concurso de seleção realizado por instituição de ensino de rede pública, não poderá ser retido no 9º Ano.

 

2. DELIBERAÇÃO E/CME nº 19, DE 17 DE MARÇO DE 2009:

Art. 2º - O Conselho de classe terá como finalidades:

I – analisar dados referentes ao desenvolvimento do aluno no processo de aprendizagem; da relação professor-aluno; do relacionamento entre os próprios alunos e, de outros assuntos específicos da turma;

II – sugerir medidas pedagógicas a serem adotadas, visando superar as dificuldades detectadas;

III – deliberar a respeito do conceito global dos alunos.

Parágrafo único. Na atribuição do conceito global do aluno, a cada bimestre, serão considerados:

a) o grau de atingimento, pelo aluno, dos objetivos propostos para o período;

b) os resultados obtidos, pelo aluno, nas avaliações;

c) evolução do desempenho escolar;

d) as anotações significativas feitas pelo professor no registro individual do aluno, a partir de suas observações sistemáticas;

e) o resultado obtido, pelo aluno, na recuperação paralela, quando dela teve necessidade.

Art.3.º Nos aspectos qualitativos da avaliação observar-se-á o desenvolvimento do aluno quanto:

a) à liberdade de ação, de expressão e de criação;

b) às interações que estabelece no espaço social;

c) à compreensão e ao discernimento de fatos e à percepção de suas relações;

d) à capacidade de análise e de síntese.
 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 16/06/2016

Olimpíadas, Corpo e Movimento na Creche Recanto Feliz

Tags: 8ªcre, creche, educação infantil.

 

 

 

 

Sediar as Olimpíadas é uma oportunidade única para a cidade do Rio de Janeiro e também para todos os cariocas. Na Creche Municipal Recanto Feliz o clima é de muita expectativa e o espírito olímpico já contagiou a todos.

 

 

A Creche Municipal Recanto Feliz está se preparando para o evento mais importante do ano em nossa cidade: as Olimpíadas Rio 2016.

Este evento esportivo ficará gravado em nossa história, por isso a equipe da Creche Recanto Feliz organizou, no dia 31 de maio, o "Dia de Brincar de Abertura das Olimpíadas".

Utilizando materiais recicláveis e muita criatividade cada turma confeccionou uma Tocha Olímpica. A equipe pedagógica e os alunos se prepararam para o evento, que entre algumas atividades temáticas, contou com o revezamento das tochas.

O desfile olímpico da Creche contou ainda com a presença dos responsáveis e de representantes da comunidade.

No desfile as crianças vestiram verde e amarelo e receberam medalhas.

 

"Foi um dia maravilhoso, onde a Equipe de educadores pôde contar com a participação efetiva dos pais! A Recanto Feliz agradece a colaboração das famílias, que têm sido presentes e atuantes neste processo prazeroso de ensinar e aprender."

                                                              Mayara Mudesto - Professora de Educação Infantil

 

 

 

Para o projeto "Recreando Feliz nas Olimpíadas" foram sorteados os primeiros alunos que levariam a Tocha para passar um dia em suas casas.

Desta forma as crianças puderam compartilhar informações sobre o evento esportivo com a família e criar hábitos de cuidados com a tocha, tendo a consciência de que os outros colegas a levarão para casa também.

Essa interação nas famílias é enriquecedora e muito importante para o desenvolvimento dos pequenos da creche.

O revezamento da Tocha da C.M. Recanto Feliz pode ser acompanhado na página da unidade no Facebook. Para conferir clique aqui: CM Recanto Feliz

 

 

Tendo como tema de seu plano anual o Corpo e o Movimento, a Creche Municipal Recanto Feliz organiza as atividades baseadas no brincar com o corpo e explorar novas possibilidades e descoberta de texturas e formas.

A infância é um momento propício para aprendizagem, porém todas as crianças devem viver com alegria essa bela fase da vida, seja em casa, na escola ou em qualquer outro ambiente em que esteja.

Na C. M. Recanto Feliz é assim: crianças aprendendo, experimentando e se desenvolvendo com muita alegria e prazer!

 

 

 

 "Sou professora do berçário, EI 51 e Maternal 2, EI 33. Considero que estou participando da construção da história da Educação Infantil da Prefeitura do Rio de Janeiro e como mediadora no dia a dia possibilito às crianças atividades e momentos únicos e significativos. Através dos eixos temáticos, desenvolvemos propostas onde as crianças aprendem brincando (...) explorando o universo lúdico vivenciamos experiências muito ricas."

                                                         Professora Elaine Cardoso - C. M. Recanto Feliz

 

 

O Rioeduca parabeniza a Creche Municipal Recanto Feliz e agradece a colaboração das professoras Elaine Cardoso e Mayara Mudesto para a realização desta matéria.

 

Contato com a C.M. Recanto Feliz

Tel.: (21) 3422-8543

 

 

 

Para novas publicações da 8ª Cre, entre em contato com:

neildasilva@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 16/06/2016

Recesso durante as Olimpíadas Rio 2016- SME/RJ

Tags: do, decreto.

 

 

 

( * )DECRETO RIO Nº 41.824 DE 09 DE JUNHO DE 2016 (publicado no DO de 13/06/2016)


Dispõe sobre o expediente nas Escolas, Creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, em virtude da realização das Olimpíadas Rio 2016.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETA:

Art. 1.º As Escolas, Creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro não terão expediente, permanecendo fechadas, em virtude da realização das Olimpíadas Rio 2016, no período de 1 a 26 de agosto de 2016.

Parágrafo único. Estes dias serão considerados recesso escolar para os profissionais de Educação, lotados nas Unidades Escolares, que não estiverem em gozo de férias.

Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2016, 452º ano da fundação da Cidade.


EDUARDO PAES


(*) Republicado por ter saído com incorreções no D.O de 10 de junho de 2016.

 

___________________________________________

 

DECRETO RIO Nº 41824 DE 9 DE JUNHO DE 2016 (publicado no DO de 10/06/2016)


Dispõe sobre o expediente nas Escolas, Creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, durante a realização das Olimpíadas Rio 2016.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETA:

Art. 1.º As Escolas, Creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro não terão expediente, permanecendo fechadas, durante a realização das Olímpiadas Rio 2016, no período de realização.

Parágrafo Único. Estes dias serão considerados recesso escolar para os profissionais de Educação, lotados nas Unidades Escolares, que não estiverem em gozo de férias.

Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Rio de Janeiro, 9 de junho de 2016; 452º ano da fundação da Cidade.


EDUARDO PAES

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share