A A A C
email
Retornando 52 resultados para o mês de 'Junho de 2016'

Quinta-feira, 16/06/2016

Autocuidado nas Escolas/2016 - PSE

Tags: auto cuidado, pse, .

 

 

 

Circular E/SUBE/CED n.º 051

Rio de Janeiro, 7 de junho de 2016.

Assunto: Divulgação AUTOCUIDADO NAS ESCOLAS/2016

Senhor(a) Coordenador(a) da E/SUBE/CRE,
Senhor(a) Gerente(a) da E/SUBE/CRE/GED,
Senhor(a) Diretor(a) de Unidade Escolar,

 

A Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através de um trabalho intersetorial, organizam, desde 2014, o AUTOCUIDADO NAS ESCOLAS, cujo objetivo é fortalecer e dar visibilidade às ações de Promoção de Saúde na Escola.

2. Esta ação faz parte do Programa Saúde na Escola – PSE Carioca, visando a contribuir para a formação integral dos alunos, por meio do desenvolvimento de atividades voltadas à prevenção de doenças, à atenção e à promoção da saúde, sob a coordenação dos representantes dos NSECs (Núcleos Regionais de Saúde na Escola e na Creche) de cada território.

3. Em 2016, a programação está prevista para o mês de junho, podendo se estender até o mês de julho, com encerramento na Reunião de Responsáveis do dia 16/07/2016 (prevista no Calendário Escolar da Rede), com o tema “Carioca Saudável, Carioca Sustentável”.

4. Dentre os assuntos contemplados, destacam-se: cultura da paz, prática de atividades físicas, cuidados com o meio ambiente, alimentação saudável, saúde bucal, cuidados com a pele, prevenção de doenças, avaliação antropométrica, prevenção de violências e garantia de direitos. 

5. As ações deverão ocorrer em consonância com o Projeto Político Pedagógico de cada Unidade Escolar e poderão resultar em debates, produções cênicas, musicais, visuais, gincanas, jogos, poesias, slogans, entre outros.

6. Essas produções poderão ser apresentadas em reuniões com pais/responsáveis e outros segmentos da comunidade escolar, com a participação dos representantes do CEC e do Grêmio Estudantil das Unidades Escolares, em parceria com as Unidades de Saúde, Desenvolvimento Social e outros.

7. As atividades poderão ser fotografadas/filmadas e enviadas para publicação no portal RIOEDUCA ( http://www.rioeduca.net ), com a identificação da CRE, Unidade Escolar, sinopse do trabalho e identificação dos segmentos envolvidos. 

8. Cabe ressaltar que todos os fotografados deverão ter Autorização de Uso de Imagem, devidamente assinada, antes de qualquer publicação.    

9. Contamos com a colaboração dos representantes dos NSECs na organização e acompanhamento das ações regionais junto aos parceiros da Saúde e do Desenvolvimento Social.

10. Contamos, ainda, com a ampla divulgação junto à Assessoria e às Gerências das CREs e junto às Unidades Escolares, com vistas à plena participação de todos os envolvidos.



Atenciosamente,

Elisabete Gomes Barbosa Alves
Assistente da E/SUBE/CED-PSE

 

Maria de Nazareth M. de B. Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED

 

 

 

 

MATERIAL DE APOIO

 

CADERNO TEMÁTICO - DIREITOS HUMANOS - VERSÃO PRELIMINAR

 

Paz, como se Faz?
Semeando cultura de paz nas escolas



                                                                        

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 16/06/2016

XXV Jogos Estudantis na 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos, jogosestudantis.

 

 

 

 

Cerimônia de Abertura dos Jogos Estudantis movimenta a Sede do Vasco da Gama.



Em seu Jubileu de Prata, a Cerimônia de Abertura dos XXV JOGOS ESTUDANTIS DA E/SUBE/1ªCRE teve como palco o Ginásio Esportivo do Clube Vasco da Gama.
 

A Cerimônia, que contou com a participação 19 escolas da 1ª CRE, foi realizado no último dia 09 de junho.

A Escola Tia Ciata abriu o evento com entrada da Bandeira da Paz, para que os valores propagados pelos esportes se perpetue.

 


As demais escolas participantes entraram a seguir, quando foi apresentado aos presentes as modalidades em que cada uma irá participar.

 


O Ginásio Olímpico Felix Mieli Venerando nos apresentou uma parte do Desfile Campeão apresentado na abertura do Intercolegial 2016 que, construindo um paralelo entre os cenários cariocas e as modalidades olímpicas, alunos carregaram painéis que foram produzidos coletivamente a partir de reflexões pedagógicas sobre os significados dos elementos esportivos e culturais para a constituição do carioca, especialmente no ano olímpico.

 


Após entrada do Pelotão da Bandeira, composto pelos alunos do Ginásio Carioca Nilo Peçanha, foi executado o Hino Nacional.

 


O juramento foi conduzido pelo aluno Caike Castilho, da E.M. Edmundo Bittencourt. Após o juramento, a Tocha dos Jogos Estudantis foi conduzida pela aluna Ana Carla Carvalho, da E.M. Floriano Peixoto que, após percorrer todo o Ginásio, acendeu simbolicamente a pira.

 


 

A professora Valéria Jaconiano , Gerente de Educação e a Coordenadora da CRE, professora Fátima Sueli foram convidadas a proferir as palavras de Abertura. Professora Fátima, ao final de suas palavras, declarou Abertos os Jogos Estudantis da 1ª CRE.

 


Após a Cerimônia oficial, o público presente prestigiou apresentação de Dança E. M. Espiridião Rosas. Os alunos aproveitaram o momento para uma homenagear aos professores das escolas, através da entrega de uma rosa branca, símbolo da Paz. A professora Cristina Brum, representante da SME, enfatizou em seu discurso o trabalho realizado nas escolas, ressaltando a figura do professor como aquele que promove além do conhecimento das Modalidades Esportivas à Formação de Valores nos Jogos.

 


Para Saber Mais: 

E/SUBE/1ªCRE/GED 

Rua Edgard Gordilho, 63 - Saúde 

Telefone: 2233-4839 

E-mail: gedcre01@rioeduca.net 

Professores Responsáveis: Rosimeri Lima e Alexandre Nabte

 

 




Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque
Whatsapp 98733-1970

COMENTE E COMPARTILHE 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/06/2016

Contando Histórias na E. M. Gastão Monteiro

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

 

A Escola Municipal Gastão Monteiro Moutinho desenvolveu atividades diferenciadas com contação de histórias para estimular o gosto pela leitura e pelos livros.

 

O Grêmio Estudantil da Escola Municipal Gastão Monteiro Moutinho, acompanhado pela professora Glauce Fontes, juntamente com a Sala de Leitura, organizou um projeto com o intuito de formar Contadores de História para as turminhas de Educação Infantil.

 

     Alunos finalistas do concurso Contadores de Histórias.

 

O projeto foi desenvolvido com o 6º ano e teve sua trajetória através do período de inscrição,que iniciou no dia 6 de abril, treinamento e apresentação para uma banca julgadora, com a divulgação do resultado no dia 2 de maio. Foram muitos os interessados e a escolha se tornou cada vez mais difícil.

 

Oficina de Leitura na Sala de Leitura.


Foram dias e dias dedicados à prática da contação. Os critérios de avaliação ( fluência na leitura, pontuação, postura, interpretação e interação com o público) foram rígidos e as notas para cada um deles variava de 5 a 10 pontos.

 

No dia do concurso, mesas prontas para a banca examinadora.

 

A banca julgadora foi composta pela professora Glauce Fontes , responsável pelo Grêmio Estudantil e mídia da unidade escolar; pela professora da Sala de Recursos Caroline Bachur; pela professoras da sala de Leitura Osvaldice da Silva  e pela jurada Victória Grego.

 

        Certificados dos participantes e prêmios dos vencedores.

 

As professoras da Sala de Leitura Osvaldice Maria e Andrea Otílio, iniciaram a contação dos livros escolhidos (Era uma vez e Voa João, da coleção Minha Primeira Biblioteca) e na sequência, os alunos continuavam a leitura a partir de um trecho previamente combinado.


O projeto foi de tão grande motivação que a Direção decidiu ampliá-lo e contemplar todos os alunos que foram para a final , para que se tornassem Contadores de Histórias para um outro projeto que já acontece na escola, "A Hora do conto". Sendo assim, todos ficaram felizes, todos saíram ganhando.     

 

                

                Da esq.p/dir: Professora da Sala de Leitura Osvaldice;o aluno vencedor da manhã Jonatas; a aluna vencedora da tarde Thaissa e a professora da Sala de Leitura Andrea.    

 

                                               Histórias em inglês

Na disciplina de inglês, a professora Andreza da Silva, desenvolveu uma maneira bastante criativa para contar e apresentar as histórias da série de livros de Inglês Zip from Zop da Editora Learnig Factory.


Baseado em um teatro de marionetes com os personagens, os alunos do 1º ao 3º ano conheceram a história dos alienígenas e como se deu a vinda deles para o planeta Terra (Unidade 1).

 

                                        A professora Andreza e alunos reunidos para ouvir a história.
 

Após o teatro, os alunos assistiram o vídeo sobre o tema da aula (revisão de números, cores, formas e cumprimentos), fizeram uma pintura e, para finalizar, teve até pipoca! Foi um dia bastante especial para todas as turminhas.

 

    Atividades dirigidas após a exibição do vídeo Zip from Zop.

 

As atividades desenvolvidas favorecem o gosto pela leitura e o conhecimento através das histórias. A Escola Muncipal Gastão Monteiro Moutinho desenvolve o Projeto Político Pedagógico Para que a Escola nos dê Cidadãos e tem como missão desenvolver o aluno enquanto individuo social, cognitivo, existencial.

O enfoque do projeto em 2016 é o Rio de Janeiro: Braços Abertos para todos os povos, alegorias e disfarces de uma cidade maravilhosa. No segundo bimestre, o eixo temático é uma cidade olímpica com vocação de ser feliz.

 

 

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Para conhecer mais sobre o trabalho da escola:

http://emgastao.blogspot.com.br/

Contato da E. M. Gastão Monteiro Moutinho:

emmoutinho@rioeduca.net

Contato para publicações:

Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 
 
 
 

   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/06/2016

Formação do Instituto Ciência Hoje

Tags: formação, professores, ciência, escola do amanhã.

 

 

                                

 

Inscrições abertas para a Formação do Instituto Ciência Hoje com os professores do 4º Ano das Escolas do Amanhã.

 

 

 

Sobre

O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização privada, sem fins lucrativos, voltada à divulgação científica no Brasil. É responsável pela publicação das revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, dos sites CH Online e CHC Online e de diversos livros. Com presença forte nas mídias digitais, reúne quase um milhão de fãs e seguidores em suas redes sociais.

O grande diferencial do ICH é a relação estreita com a comunidade científica, que valida o conteúdo de todas as suas publicações. A qualidade deste conteúdo foi inspiradora para que o ICH passasse a atuar também no segmento da educação científica. Por meio do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (Pchae), uma tecnologia social premiada, já foram beneficiados mais de 14 mil professores e 600 mil estudantes do Ensino Fundamental.

São 34 anos fazendo história com a divulgação da ciência e o apoio à educação.

 

Folder - Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação_pdf

 

 

 

Faça aqui sua inscrição:

 

Turmas A e B

 

Turmas C e D

 

Turmas E e F

 

O Curso de Educação Científica será realizado na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1.314, no Centro/RJ.

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share