A A A C
email
Retornando 52 resultados para o mês de 'Junho de 2016'

Terça-feira, 14/06/2016

Glauber Rocha's Olympic Games

Tags: 6ªcre, jogos, olímpicos, valores.

 

 

No dia 08 de março, toda a comunidade escolar participou da abertura do projeto Glauber Rocha’s Olympic Games. As atividades realizadas pretendem agregar os valores olímpicos à rotina da escola e transformar os alunos em multiplicadores em suas famílias.

 

Desfile dos deuses  olímpicos

 

O evento reuniu toda a escola na quadra do Ciep Glauber Rocha, uma das primeiras escolas bilíngues no Rio de Janeiro. O objetivo maior do projeto é o resgate de valores, da autoestima dos alunos e a integração escola-comunidade tendo por base primordial a amizade e o respeito mútuo.

Todas as turmas da escola foram envolvidas: da Educação Infantil ao 6.º ano. Os professores de todas as disciplinas e anos de escolaridade, a coordenação, a direção e os funcionários participaram deste primeiro momento, colaborando com sugestões, trabalhos realizados em sala de aula, confecção de itens para decoração dos diversos espaços da escola e mobilização dos alunos.

 

Na mitologia grega, os deuses olímpicos (Dodekatheon) eram os deuses mais importantes na Grécia Antiga e moravam no ponto mais alto do Monte Olimpo

 

Durante a cerimônia, todas as saudações e as primeiras falas dos alunos e professores, foram realizadas nos dois idiomas, Português e Inglês, sempre buscando a integração das duas línguas.

A professora Edilza, Sala de Leitura, iniciou o evento com um breve relato sobre a história das Olimpíadas, destacando os símbolos e os valores olímpicos. Os alunos do 6.º Ano abriram o desfile com a bandeira olímpica, que foi criada por Pierre de Coubertin no ano de 1913. Logo em seguida, vieram as turmas de Educação Infantil ao 5.º ano representando algumas modalidades olímpicas.

 

Alunos do 6º ano apresentam a bandeira olímpica

 

Um momento mágico foi a participação do Senhor Paulo Sérgio, funcionário da COMLURB, que emocionou a todos quando desfilou com a Tocha Olímpica, um importante símbolo das Olimpíadas. Na mitologia grega, Prometeu roubou o fogo de Zeus e deu aos humanos. Para celebrar a passagem do fogo de Prometeu ao homem, os gregos faziam corridas de revezamento. Os atletas passavam a tocha entre si até que o vencedor cruzasse a linha de chegada. 

 

Paulo, funcionário da COMLURB, levando o sagrado fogo olímpico para a cerimônia

 

A aluna Maria Eduarda, da turma 1502, presenteou a todos com uma belíssima apresentação de ginástica artística. Essa modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em Atenas, no ano de 1896. Ela demonstrou muita agilidade, coordenação e concentração na sua exposição. Alunos e professores não tiravam os olhos dela! Sua performance fez todos vibrarem!

 

Maria Eduarda, turma 1502, apresenta a modalidade ginástica artística junto com os valores olímpicos

 

O evento foi encerrado com a assinatura do documento “Compromisso do Participante”. Os representantes das turmas entregaram ao Diretor Geral, Prof.º Marcelo, o termo assinado por todos os alunos, destacando a responsabilidade de preservar e respeitar os valores olímpicos.

 

No mês de abril, dando continuidade aos trabalhos, as turmas realizaram a atividade “Corredor Cultural”. Cada sala de aula foi transformada no endereço de um esporte. As crianças prepararam lindos trabalhos representando uma modalidade de competição. Os alunos monitores repassaram para os visitantes as curiosidades sobre o tema da sala. Foi um momento em que os alunos puderam exercer toda a sua autonomia passando os conhecimentos adquiridos para os visitantes.

 

Desfile das modalidades olímpicas

 

O projeto continuará a ser desenvolvido durante todo o semestre. O encerramento ocorrerá em Junho, com a realização dos Jogos Olímpicos internos, nos quais algumas modalidades serão representadas. “Ao final do projeto, esperamos que os valores olímpicos estejam agregados à rotina da escola e que os alunos sejam multiplicadores em suas famílias e em outros grupos sociais dos quais façam parte”, relatou a prof.ª Márcia – Coordenadora Pedagógica.

 

Cada sala de aula se transformou no endereço de um esporte

 

Os valores olímpicos são uma fonte rica de inspiração para crianças, jovens e adultos. Trabalhar com eles no contexto escolar contribui para o processo de humanização dos alunos, assim como desenvolve a consciência crítica e a formação cidadã. É com muito orgulho que parabenizamos toda equipe do Ciep Glauber Rocha por difundir uma Educação Olímpica na escola, que vem procurando despertar em seus alunos autoconfiança, autoestima e superação, valorizando o respeito e a solidariedade, valores que serão levados pelos alunos para o resto de suas vidas. 

 

Quer saber um pouco mais? Entre em contato com o Ciep Glauber Rocha e agende uma visita para conhecer o trabalho da nossa escola bilíngue!


E-mail: cieprocha@rioeduca.net

Telefone: 2407-5639

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós! Até a próxima semana!

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/06/2016

Informativo Multirio de 13 de junho

Tags: informativomultirio.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter
Clique

Língua Portuguesa, Geografia e História na Web TV

Até o fim do mês, a faixa Interações Pedagógicas dedica seu espaço para falar sobre jogos de linguagem, produção textual e ensino de Geografia e História. Professores do 1º ao 3º ano podem acompanhar, nas terças, programas sobre formação de leitores e análises linguísticas, por exemplo. As quartas são destinadas aos educadores de projetos especiais do 6º ano, que assistem às produções sobre literatura popular e uso social da língua. Já os docentes do 4º e 5º ano conferem nas quintas-feiras séries que abordam a questão da migração e identidade urbana e momentos históricos que marcaram o Brasil. Na área Interações Pedagógicas do Portal MultiRio está disponível a programação completa da faixa. Assista às 9h e às 14h30, pela Web TV.

Um Rio de muitos esportes

Não é de hoje que o carioca tem uma ligação forte com o esporte. Para contar mais sobre essa relação, o Portal MultiRio traz a série de reportagens História dos Esportes no Rio. Os textos mostram a trajetória de diferentes práticas esportivas na cidade ao longo dos anos, como as touradas, o remo, o turfe e, claro, o futebol. Confira as matérias no Portal e comece o aquecimento para os Jogos Rio 2016.

Arte e história na E.M. Evangelina Duarte Batista

Exposição realizada com os trabalhos da turma do 9º ano da professora de Artes Julia Dutra comemorou o aniversário do bairro de Marechal Hermes. Leia no Portal MultiRio. Leia no Portal MultiRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio
MultiRio

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 13/06/2016

Projeto Oxigenando as Escolas

Tags: 10ªcre, projeto, educação, ambiental.

 

 

 

 

O Núcleo de Educação Ambiental desenvolvendo projetos para colaborar com um ambiente agradável para o aprendizado nas Unidades Escolares da 10ª CRE.

 

O Núcleo de Educação Ambiental da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (NEA10), vinculado ao Gabinete da E/SUBE/10ªCRE, está sediado na Cidade das Crianças Leonel Brizola, em Santa Cruz, planejando e desenvolvendo ações, tecnologias sustentáveis e pedagógicas a serem implantadas nas Unidades Escolares municipais da Cidade do Rio de Janeiro, tais como: hortas agroecológicas, plantio e identificação de árvores de Mata Atlântica, visitas ao Viveiro Municipal da Fazenda Modelo e áreas de reflorestamento, reuso de água do ar condicionado, destino correto aos resíduos orgânicos e verdes por meio da compostagem e inorgânicos como as pilhas e baterias, papéis e caixas de papelão, sacos plásticos de alimentos, eletrônicos, óleo de cozinha usado e outros.

 

Além disso, o Núcleo de Educação Ambiental busca estabelecer parcerias públicas e privadas que venham a colaborar com a Gestão Escolar e Ambiental, o que certamente dará uma renovação de conceitos e paradigmas sobre o Meio Ambiente, Educação e Sociedade.

 

Professor Álvaro Jorge

 

O projeto Oxigenando as Escolas é fruto da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade (SMAC), Coordenadoria Geral de Áreas Verdes – Gerência de Agroecologia e Produção Orgânica. Foi elaborado no final de 2015, em conjunto, pelo NEA10, com o professor Álvaro Jorge Madeira e pelos engenheiros agrônomos Julio César Lacerda Monteiro de Barros e Aline Barreto Santos Meira.

— Considerando a extrema necessidade da criação de um ambiente agradável para o aprendizado nas escolas municipais e sabendo que alguns bairros da cidade, principalmente na área de planejamento AP 5.1, AP 5.2 e AP 5.3, a realidade das mudanças climáticas com o aquecimento global levam nossas escolas a sofrerem constantemente períodos com elevadas temperaturas, esperamos dar um novo aspecto às dependências internas das escolas, diminuindo os impactos climáticos e possibilitando harmonia e interação dos alunos, professores e demais funcionários com o meio ambiente. — afirma o professor Álvaro.

O Objetivo do projeto é o plantio de mudas de espécies nativas da mata atlântica nas Unidades Escolares e outros equipamentos da Cidade do Rio de Janeiro, promovendo a melhoria do desempenho e da qualidade de vida dos estudantes e usuários, em função do ganho ambiental nesses locais.

 

Alunos da E. M. Ricardo Brentani no Projeto Oxigenando as Escolas

 

Na primeira etapa do projeto, foram selecionadas 19 Unidades Escolares, o parque Cidade das Crianças Leonel Brizola e a Vila Olímpica Doutor Sócrates, estimando inicialmente 750 mudas. Porém, foram plantadas 821 mudas nas áreas de Santa Cruz, Paciência e Pedra de Guaratiba.

Nesse projeto, todas as árvores são apadrinhadas pelas turmas da unidade escolar, que se comprometem a cuidar, conhecer as espécies da mata atlântica, sua relação com o meio ambiente e os benefícios ambientais.

O projeto é desenvolvido em etapas, que consistem em: retiradas de mudas mortas, se necessário; abertura de berços de plantio 80x80; adubação orgânica com 0,3 m³ substrato/muda; adubação fosfatada com 300gr farinha de osso/muda; fornecimento de mudas com porte de mínimo 2 metros e DAP diâmetro altura do peito de 2 cm, plantio de mudas, uso de hidrogel 3litros/muda, tutoramento com bambu de 3 metros, irrigação, manutenção das mudas por período de 12 meses e replantio em caso de perda natural.

 

Alunos do EDI Profª Maria Luiza Jobim de Queiroz

 

As espécies utilizadas são: Ingá, Painera Rosa, Orelha de macaco, Aldrago Sibipiruna, Pau Brasil, Oiti, Ipê Branco, Rosa e Roxo, Angico amarelo, Palmeira Imperial, Jacarandá, Guapuruvú, Aroeira, Pitanga, Sapucaia, Jequitibá, Jambo e Arariba.

Tivemos a participação das seguintes Unidades Escolares: Escola Municipal Ricardo Brentani, Escola Municipal Emiliano Galdino, Escola Municipal Roberto Civita, Escola Municipal Professora Eulália Rodrigues de Oliveira Vieira, Escola Municipal Rivadávia Manoel Pinto, Escola Municipal Professora Zulmira Telles da Costa, Escola Municipal Álvaro Valle, GEO Doutor Sócrates, Creche Municipal Inspetor Heraldo Carvalho de Sousa, Creche Municipal Vovô Benta, Creche Municipal Pedrinho, EDI Professora Maria Luiza Jobim de Queiroz, EDI Professor Celso de Almeida Chaves, EDI Geógrafo Aziz Ab’Saber, EDI Samira Pires Ribeiro, EDI Rosele Nicolau Jorge Coutinho, EDI Professor Rubem Gonçalves, EDI Professor Antonio Alfredo Mercadante e EDI Sargento Izo Gomes Patrício.

 

Alunos do EDI Sargento Izo Gomes Patrício

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

NEA10 – Núcleo de Educação Ambiental da 10ªCRE
Prof. Alvaro Jorge Madeira
Tel. 3393 7862 neacre10@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 10/06/2016

Uma parceria que deu certo!

Tags: 9ªcre, creche, educação, infantil, projeto.


 

 

 

Em contagem regressiva para as Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016, a Creche Municipal Vitória da Paz fez uma bela parceria com a SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

 

 

A Equipe Técnico-Pedagógica da creche Vitória da Paz acredita em uma educação holística, onde entende que a formação básica do educando deve contemplar a construção do ser, tornando-o mais humano. Desta forma as áreas emocional, afetiva, cultural e física não podem estar dissociadas da formação intelectual.

 

 

No ano em que a Cidade do Rio de Janeiro abre as portas para receber o maior evento esportivo do mundo, a creche se sente privilegiada em oferecer aos seus alunos a possibilidade de se desenvolver, brincar e ser feliz através da prática esportiva. Desta forma, põe a teoria em prática através da parceria com a SMEL, proporcionando aos seus alunos atividades esportivas na quadra ao lado da creche, atendendo o Maternal 2 e a Pré-Escola.

 


Esta parceria já dura três anos e é muito bem aceita pelos pais, responsáveis e principalmente pelas crianças que usufruem deste benefício e expressam grande contentamento e entusiasmo. Elas se sentem valorizadas e a autoestima é elevada porque elas sabem que estão fazendo parte de uma ação que engrandece a Comunidade do Vilar Carioca.

 

 

Contato com a creche pelos telefones 3484-1901 ou 3484-1895 e pelo e-mail cmvpaz@rioeduca.net.

 

 

 

 

 

                               

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (2)