A A A C
email
Retornando 52 resultados para o mês de 'Junho de 2016'

Quinta-feira, 09/06/2016

Prevenção à Dengue não tem idade na E.M. João Lyra Tavares

Tags: 3ªcre, dengue, prevenção.

 

   

 

   Combater os focos do mosquito Aedes Aegypti e saber como tratar as doenças Dengue, Zica e Chikungunya são tarefas frequentes na Escola Municipal Senador João Lyra Tavares. Vamos conhecer um pouco desse importante trabalho.

 

 

O projeto foi idealizado pela equipe pedagógica da escola, coordenada pela Diretora Fátima Maria de Menezes Garcia, pela Diretora Adjunta Isabel Cristina Pinheiros Canelas e pela Regente de Sala de Leitura Ana Lolita Caldeira Canavitsas. Com a parceria do Posto de Saúde da Família Professor Antenor Nascentes, o Projeto "Todos Contra o Mosquito Aedes Aegypti" contou com o envolvimento da comunidade escolar e foi desenvolvido nos quatro primeiros meses do ano, mas com desdobramentos que vão desde as campanhas educativas de multiplicação realizadas por alunos na escola até ações com os responsáveis protagonizadas pelos próprios alunos demonstrando que prevenção não tem idade.

Foi discutido e idealizado para atender os seguintes objetivos:

  • Conscientizar a todos os riscos da Dengue, Zica e Chikungunya;
     
  • Mobilizar a todos no combate aos focos do mosquito Aedes Egypti; e
     
  • Conhecer os locais preferidos para a reprodução do Aedes Egypti evitando que as larvas se transformem em mosquitos. 

 

 

O ponto de partida do trabalho foi uma apresentação do Teatrinho de Fantoches Vai e Volta intitulado "Todos Contra o Mosquito Aedes Aegypti“, idealizado e apresentado pela equipe do Posto de Saúde da Família Professor Antenor Nascentes com o apoio da equipe pedagógica da escola. Nela foi apresentado, de forma lúdica e muito criativa, as formas de prevenção e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes Egypti.

As apresentações ocorreram no pátio da escola para uma diversificada platéia de alunos, professores, responsáveis e funcionários, para que a informação sobre a importância da prevenção atingisse o maior número de pessoas.

 

 

Segundo a diretora:

"Combater os focos do mosquito Aedes Aegypti e saber como tratar as doenças Dengue, Zica e Chikungunya são tarefas frequentes na escola Senador João Lyra Tavares.

O Projeto se estenderá por todo o ano letivo através de intervenções como: criação de cartazes pelos alunos, orientados pelos professores; apresentações do Teatrinho de Fantoches Vai e Volta no combate ao mosquito; palestras oferecidas pelo Posto de Saúde da Família Professor Antenor Nascentes, entre outros eventos.

É importante lembrar que todos estão envolvidos, inclusive os responsáveis que, ao comparecerem as reuniões escolares, contam com palestras oferecidas pela equipe do posto de saúde.”

 

 

Para que esse trabalho de aprendizado lúdico de cidadania se efetive, tem sido fundamental a parceria e a presença da equipe da saúde da família do posto de Saúde Antenor Nascentes:

O PSF Professor Antenor Nascentes é uma Unidade Básica de Saúde que abriga a Estratégia Saúde da Família. A inauguração oficial da unidade foi em 23 de dezembro de 2008. Atualmente a unidade atende parte da comunidade do Lins de Vasconcelos, aproximadamente 3 mil habitantes. O atendimento é constituído em Clínicas Básicas com perfil de Saúde da Família.


O principal objetivo dessa unidade é orientar os usuários que a prevenção de doenças e a promoção de saúde são fundamentais para uma boa qualidade de vida, o que configura a saúde como um todo. A unidade encontra-se no mesmo prédio da sede da Associação de Moradores, localizado na rua Antenor Nascentes, 311, Lins de Vasconcelos. Rio de Janeiro.

 

 

Um pouco sobde a Escola João Lyra Tavares e seu patrono:

O criador do Dia do Contabilista, João de Lyra Tavares, nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro. Foi guarda-livros e chefe de escritório das firmas Lyra Tavares e Fabrício & Cia. Atuou na política, foi historiador e economista, autor de obras didáticas e estudioso de geografia.

Em 1926, no dia 28/05, através do Decreto Federal nº 17.329, foi criada a primeira escola oficial com o objetivo de ensinar Contabilidade: a Escola de Comércio.

Para o Senador, não bastava somente oficializar o ensino, mas era necessário, também, estabelecer os direitos e as obrigações dos profissionais que trabalhavam com a Contabilidade. Esse foi seu grande legado.

A Escola Municipal Senador João Lyra Tavares foi inaugurada em 11 de agosto de 1972 pelo Senhor Governador Dr. Antonio de Pádua de Chagas Freitas. A partir do ano de 1999, a escola tornou-se integral. 

 

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/06/2016

Educopédia: um Leque de Recursos

 

A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades. de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Cada uma delas possui temas, competências e habilidades contempladas nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essas orientações curriculares de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo, retiradas àquelas voltadas para avaliações e revisões.


As atividades incluem vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, mini-testes, simuladores e jogos, seguindo um roteiro pré-definido que obedece a teorias de metacognição. A plataforma visa melhorar a qualidade da experiência educacional, a partir da utilização das novas tecnologias e novas descobertas da neurociência, para a criação de um modelo pedagógico que melhor responda às demandas das crianças e jovens. As aulas são criadas e revisadas por professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.


A Educopédia é clara, direta e extremamente intuitiva para que alunos e professores possam utilizá-la sem a necessidade de treinamento. A navegação foi pensada para pessoas com qualquer nível de letramento digital. Além de uma opção prática para professores que desejam integrar novas tecnologias a seu dia-a-dia, a Educopédia passa a ser mais uma alternativa para alunos que perderam aulas; que não compreenderam o conteúdo; que precisam de um reforço escolar e também para o desenvolvimento constante e aprofundado de competências e habilidades.


Seguem alguns recursos da Plataforma Educopédia:  

Laboratório Virtual 3D

Sonhos com Degraus

Máquina de Publicar

Educação Financeira

Minha Primeira Biblioteca

Pé de Vento 1 e 2

Educoteca

Grandes Obras e Asas de Papel

Sustentabilidade

Aulas OffLine

Reforço 3º ano

Produção Textual

Transformação 2.0 e 3.0

 

Suporte, Críticas e Sugestões

 

 

Fale com a Educopédia !

Email: educopedia@rioeduca.net
Telefone: 29762002
Twitter: @Educopedia
Facebook: https://www.facebook.com/EducopediaSme/
Instagram: @educopedia
Yammer : Educopédia | Rioeduca  

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/06/2016

Fazendo Arte na Sala de Aula: Pintura Rupestre

Tags: 2ªcre.

 

 

Os alunos do projeto Aceleração 6 da Escola Municipal General Humberto de Souza Mello estudaram a Pré-História dando atenção especial às pinturas rupestres.

 

A Escola Municipal General Humberto de Souza Mello, localizada no bairro de Vila Isabel, atende majoritariamente a comunidade da Mangueira. Tem nesse ano de 2016 o desafio de promover a aprendizagem dos alunos no projeto estratégico Aceleração 6.


A escola convidou o professor Maxwel Narciso, que prontamente aceitou o desafio e tem inovado e estimulado a aprendizagem de seus alunos, sempre buscando variar a forma de conduzir suas aulas.


No dia 18 de Março de 2016, a turma 6.001, Aceleração 6, se deliciou com uma aula sobre a Pré-História onde foram apresentadas as principais características dos períodos Paleolíticos, Neolítico e Idade dos Metais, despertando atenção da turma para a importância das pinturas rupestres. Com a finalidade de estimular a aprendizagem dos educandos, foi proposta uma atividade de expressão artística dos alunos.

 

Alunos realizando atividades sobre as pinturas rupestres.

 

A turma, então, se debruçou na elaboração de pinturas rupestres em folhas A3. Foram utilizadas as tintas produzidas pelos alunos, preparadas com cascas de cebolas roxas e amarelas, urucum e condimento curry. Para a confecção das mesmas basta misturar esses ingredientes com álcool e cola branca e deixar a criatividade fluir.


As fotos demonstraram o entusiasmo dos alunos na ação, o que favoreceu a compreensão e valorização da arte como objeto de cultura e a identificação dos primeiros registros de pintura do ser humano na pré-história. A atividade favoreceu a integração do grupo e o fortalecimento da autoestima de cada um.

 

Professor Maxwel e os alunos do projeto Aceleração 6.

 

Parabéns ao professor Maxwel dos Santos Narciso por desenvolver com estes jovens atividades que proporcionem a aprendizagem e o conhecimento da Arte e da História. Agradecemos a professora Flávia Rossi, Coordenadora Pedagógica da unidade escolar, por entrar em contato conosco compartilhando esta experiência.
  

O contato da Escola para mais informações é: emghmello@rioeduca.net.

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/06/2016

Escola Sustentável Rodrigo Otávio

Tags: 11ªcre, sustentável, coleta, seletiva.

 

 


No dia 29 de abril, a Escola Municipal Rodrigo Otávio localizada na Ilha do Governador, inaugurou o projeto denominado "Escolas Sustentáveis", que tem como um dos objetivos destinar apropriadamente os resíduos da escola, além de captar energia solar e eólica. CONFIRA!

 

Cultivar hortas, orientar sobre educação ambiental, compostagem, realizar coleta seletiva de materiais dentre eles óleo vegetal e até eletrônicos, como pilhas e baterias se tornou rotina na E. M. Rodrigo Otávio, que agora faz parte do projeto "Escolas Sustentáveis".

Horta, juntamente com a captação de energia eólica e solar no pátio da escola

 

O Projeto é uma iniciativa da SMAC com importante apoio da SME, a ser implementado e monitorado em escolas da Rede Pública Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, através do comprometimento conjunto da Secretaria de Meio Ambiente – SMAC com a Secretaria Municipal de Educação – SME.

 

Algumas escolas participantes do projeto

 

Tem como objetivo a ampliação da Educação Ambiental nas unidades escolares municipais, corroborando com as ações de conscientização dos alunos sobre as mudanças climáticas e sustentabilidade já desenvolvidas no currículo escolar.

 

Horta crescendo, fruto da compostagem

 

A inauguração contou com a presença das diretoras das unidades escolares que fazem parte do projeto, junto com o  Secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz, a coordenadora da 11ª CRE Tania Bendas, a gerente de Projetos de Extensividade da SME, Denise Palha entre políticos locais.

 

Presenças ilustres na inauguração do projeto. 

 

Também foi marcada por uma grande festa com direito a apresentação de dança com a professora Maria Izabel e as alunas, representando a música "Xote Ecológico" de Luiz Gonzaga.

"Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde é que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu"

(Xote Ecológico - Luiz Gonzaga)

 

Detalhe importante da apresentação é o figurino das alunas, onde as saias rodadas foram confeccionadas a partir de guarda chuva usado, reaproveitando o material. Já as sandálias foi criação das alunas no projeto "Escola Aberta" na oficina de costura, que acontece aos sábados.

 

Saias de tecido de guarda chuva e sandálias customizadas na oficina de costura

 

Teve também a execução do Hino Nacional e da música "Herdeiros do Futuro" com a Orquestra de Vozes Meninos do Rio com a professora de música Márcia Guapyassú.

 

Orquestra de vozes cantando o Hino Nacional. Detalhe para a equipe da escola tirando Selfie com o gari Sorriso

 

Após a solenidade as autoridades foram conhecer os equipamentos instalados e as novas práticas adotadas na escola, enquanto o grupo musical da Comlurb intitulado "Chegando de Surpresa" tocava músicas na quadra para diversão dos presentes.

 

Coffe Break no auditório da escola

 

A escola desenvolve processos educativos, sensibilizando a comunidade escolar para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável na intencionalidade de educarem as gerações para a sustentabilidade socioambiental, buscando tornar-se referência em seu território.

 

Equipe reunida com os reservatórios da coleta seletiva

 

Visita a página da escola!

 

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Unidade Escolar: E.M. Rodrigo Otávio

E-mail: emotavio@rioeduca.net

Telefone: 3367-7528 ou 3383-8867

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share